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Shimano 30 Marchas.

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GuNKiLLaH Ver Drop Down
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Originalmente postado por dts dts escreveu:

.
O meu 1° XTR ainda roda (com um conhecido) e já se foi 20.000KM.


Caraca esse XTR com odometro eu nunca vi!!!! Tem foto ai?
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 11:54



Editado por Voodoo - 10 Mar 2010 as 12:16
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JOAO_XC Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 12:06
Originalmente postado por GuNKiLLaH GuNKiLLaH escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

.
O meu 1° XTR ainda roda (com um conhecido) e já se foi 20.000KM.


Caraca esse XTR com odometro eu nunca vi!!!! Tem foto ai?
Caraca Guto, essa foi foda!LOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLLOLOuch
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Royo Ver Drop Down
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Originalmente postado por dts dts escreveu:

E ai Royo tudo beleza.
Acredito que grupos de 10 possuem corrente e dentes de engrenagem mais finos sim devido as ranhuras de engate da corrente.
O fato de apenas as engrenagens serem mais proximas não daria espaço para estas, não faz sentido vou verificar mais tenho quase certeza que tudo é mais fino.
Isto ocorreu com relações de 6 para 7, de 7 para 8 e de 8 para 9.
Quanto ao desgaste ser maior é mais do que comprovado, eu tive todas as versões do XTR e afirmo que os antigos duravam mais.
O meu 1° XTR ainda roda (com um conhecido) e já se foi 20.000KM.
Claro que agora só é usado para recreação.
Quanto ao desgaste por igualdade dos materiais isto é regra mecânica (Sou projetista nesta área), varia de material a material.
Mais se forem do mesmo tipo e com a mesma dureza, rugosidade ou similar o desgaste é maior devido ao atrito tambem ser maior, claro que não conheço as ligas utilizadas pelo fabricante e é só suposição.
Este princípio é similar ao utilizado nos freios de trem (Materiais de liga e dureza, rugosidadesimilares geram mais atrito e calor) que nada tem a ver com o fenômeno de deformação (quando se risca um material mais mole com um mais duro) pois isto não ocorre com a corrente pois nesta não se aplica esforço pontual e sim destribuído.
Vc já deve ter reparado que em máquinas nunca a corrente possui o mesmo material da engrenagem, não ? 
E seguramente se isto ocorre, seguramente pode ser minimizado com um lubrificante.
 
Um abraço. 
 
Fala DTS,
 
qto às correntes, se vc olhar a spec de uma corrente de 9v e uma de 10v vai ver q o material utilizado é o mesmo  e a tensão q elas suportam tb é a mesma..   e o q suporta essa tensão são os elos das correntes.   se eles fossem mais finos..  a tensão suportada tb seria menor.   por isso q digo q apenas o elo interno da corrente de 10v q é mais estreito, mas as elos ( placas laterais) e pinos tem o mesmo dimensional.
 
qto ao desgaste..  vou dar uma pesquisada melhor sobre isso..  sou eng mecânico mas não sou especialista nessa área..
 
mas ainda acho q se existe um durabilidade menor numa corrente de 10v em relação a um de 9v não é devido ao seu dimensional e sim devido a quantidade de trocas de marchas que é maior na de 10v do q na de 9v.
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 17:05
Royo é isto mesmo.
A parte interna é mais estreita o resto é igual e em termos de tensão suportada esta é quase a mesma, diminui um poco se o pino for vazado, mais algo insignificante para a aplicação em uma bike.
Quanto ao desgaste maior pelas trocas não tinha pensado nisto e concordo com vc, será maior o desgaste geral do conjunto.
No entanto isto pode ser compensado pelo menor cruzamento da corrente.
Quanto ao desgaste por atrito tenho a impressão que ví uma formula no pai dos mecânicos o "cassilas" (acho que é assim que escreve).
Tambem não sou especialista nesta área mais trabalhei no desenvolvimento de software para CAD e CAE.
E fizemos uma simulação sobre o atrito entre a roda e o trilho do trem em uma frenagem e tambem em rotação foi dai (desta ultima) que tirei a conclusão.
Um abraço   
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 17:16
Porra os caras me sacaneiam!!! Tongue
Será que não conhecem o ciclocomputador ? e trocas a cada 1000Km.
Eu acompanhei até 7000Km, meu amigo por mais 4000KM e depois foi para um conhecido, mais pela idade facilmente já bateu 20000Km.
 
Até
 
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GuNKiLLaH Ver Drop Down
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Dts eu tive um XT que eu atropelei um carro* com ele e ele ainda funcionava, eu não duvido não de 20k no xtr.

* eu dei um RL para parar num semafaro e a mulher foi varar o mesmo e o XT POUSOU no retrovisor dela.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 18:02
20 k? Isso dá menos de 2 anos de pedal. Dura tão pouco assim?
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Originalmente postado por GuNKiLLaH GuNKiLLaH escreveu:

Dts eu tive um XT que eu atropelei um carro* com ele e ele ainda funcionava, eu não duvido não de 20k no xtr.

* eu dei um RL para parar num semafaro e a mulher foi varar o mesmo e o XT POUSOU no retrovisor dela.
To imaginando a cena... no momento deve ter sido um apuro danado, mas agora já da pra rir, graças a Deus pelo visto não aconteceu nada de grave com você =)

Editado por darlancs - 10 Mar 2010 as 18:14
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Voodoo eu comprei no mesmo ano de seu lançamento, agora não me lembro o ano.
Comigo ficou com 2 ou 3 anos depois mais 4 com um amigo depois foi para um conhecido e roda até hoje.
Como eu disse mais a cima por mim e meu amigo foi medido 11000Km depois foi por estimativa (bem por baixo) mesmo.
Mais seguramente no mínimo 20000Km ele já tem. 
Eu na epoca tinha outras bikes e revezava entre elas, por isto eu andava menos com as tops e mais com as outras.
O mais incrível é ver os cubos deste grupo, parecem que sairam da caixa ontem, novos sem folgas rodam macio e nunca foram abertos nem para lubrificação.
O cambio traseiro (tirando os arranhões de encostar etc...), sem folgas, o dianteiro esta perfeito apenas amarelo na parte onde a corrente encosta nele (pelo desgaste) sem sinal de ferrugem (diferente do meu atual que com 2 anos já avermelhou em alguns pontos).  
As coroas estão em excelente estado, o k7 foi trocado uma única vez (devido a troca de corrente) ainda quando era minha.
A única coisa que já mostra a idade é o rapid fire que parece ter perdido parte da precisão devido ao desgaste interno, mais ainda funciona satisfatóriamente (pode ser até os conduítes e cabos).
Os cantlevers estão zerados apenas as borrachas foram trocadas por outras.
 
Quando ví o grupo pela ultima vez foi como uma viagem no tempo.
 
Até
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 11:48
DTS,
 
acho q o cruzamento da corrente seja o mesmo nos grupos de 10v ou de 9v..  ja q a largura total do K7 é a mesma tb..    se colocar coroão e catracão num grupo de 10v vai torcer o mesmo q num grupo de 9v.
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BALOG Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BALOG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 13:15
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

DTS,
 
acho q o cruzamento da corrente seja o mesmo nos grupos de 10v ou de 9v..  ja q a largura total do K7 é a mesma tb..    se colocar coroão e catracão num grupo de 10v vai torcer o mesmo q num grupo de 9v.
 
Royo... a questão aqui não é ser 9 ou 10 velocidades... e sim ter 3 ou 2 coroas no pedivela e a distância entre elas.
 
O grupo XX é o primeiro oficialmente lançado com 20 velocidades e o único de fábrica que aceita o cruzamento total da corrente, em todas as combnações de marcha existentes e, provavelmente, todos os outros grupos de 20 velocidades terão esta possibilidade.
 
Se formos pensar no cassete você está correto... a largura é a mesma.
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Royo Ver Drop Down
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Balog..  
 
qto falei em ter a mesma torção..  (pensei , mas não escreci)  em grupos de Road..  ou seja. . mantendo o posicionamento do pedevela inalterado..    ai o cruzamento é igual.
 
pensei em road pois como o DTS disse q aj tinha usado relação de 10v e achou q o desgaste era maior q um de 9v..   achei q ele tivesse se referindo a grupos de road onde 10v ja é comum a algum tempo..  ai a comparação é facil de fazer..  nos grupos de MTB só o XX q tem 10v e por ser lançamento acho q nem dá pra ter uma base de desgaste maior ou não..  pelo menos não aqui no Brasil .. acho q por aqui nenhum atleta amador tenha rodado o suficiente com o XX pra chegar ao ponto de ja trocar corrente por desgaste...
 
mas se for comparar pedevela de 3 coroas e K7 de 9v..  com pedevela de 2 coroas e K7 de 10v..   ai o cruzamento é menor mesmo nos de 10v. 
 
eu to usando relação 2x9 e dá pra usar 42x34 na boa mesmo.. 
 
Abs
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

eu to usando relação 2x9 e dá pra usar 42x34 na boa mesmo.. 
Abs
Royo desculpe desvirtuar um pouco, mas como é seu cambio dianteiro!?
 
Estava pensando, eue stou muito acostumado em pedalar numa catraca 28/11 com coroa 48-38-28
 
E estava pensando (MAIS PRA FRENTE) usar o pedivela SLX de duas coroas com k7 de 9 velocidade (32/11) porém vi que ele é 22/36 (e desisti da idéia é muito leve 22)!!!
 
Gostaria de saber qual pedivela vc esta usando, e qual a qtidade de "dentes" dele... vi no topico sitarem uma solução 29/42 ou 29/44 e achei bem mais interessante Pois acho que vai ficar bem mais leve que a relação que costumo usar muito que é: coroa do meio (38) com catraca maior (28)
 
Abraços
 
DCS
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O Royo mete a ignorância. 42x34 acha?
Se nem com a 32x32 eu subo direito! :P
Mas Royo me fala um negócio não sente falta da coroinha?
As vezes eu uso ela...Estava pensando em colocar na minha bike nova um Pédivela XT com 2 coroas mais 44x29 e k7 11-34 será que vira?
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Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

O Royo mete a ignorância. 42x34 acha?
Se nem com a 32x32 eu subo direito! :P
É me parece pesado sim...
 
Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Mas Royo me fala um negócio não sente falta da coroinha?
As vezes eu uso ela...Estava pensando em colocar na minha bike nova um Pédivela XT com 2 coroas mais 44x29 e k7 11-34 será que vira?
 
É eu to pensando em algo com 29/44 e catraca 32/11 mesmo
 
Pegando a Scott da minha esposa, a relação 32 x 32 é muito leve já, a coroinha nem uso com aquela bike, acho pedal de mais pra movimento de menos...
 
DCS
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JOAO_XC Ver Drop Down


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Tem também o fator cadência...
MAis acho que vc pe que nem um amigo meu, faz força igual um touro e sobe girando em 44x32...
Não tem morro que ele não suba em 3ª coroa...Só quando a subida é bem casca ele manda pra 2ª...
Aquele lá pode usar pédivela 50x34 (compacto de Speed) que sobe tudo!
E eu não do conta do recado com a do meio...:P E ele só tem 30 anos a mais que eu :(
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cada um tem o seu estilo de pedal..   uns preferem girar mais em marchas leves..  outro preferem fazer mais força em marchas mais pesadas..     não tem certo ou errado nisso..  cada um pedala do jeito q se sente melhor.
 
eu sou mais de girar do q de fazer força.. mas to experimentando relação 2x9 com pedevela 42x26 e K7 11x34...
 
algumas Cannondales vinham com pedevela 42x29 ou 44x29 se não me engano.. 
 
na minha bike não tem como colocar coroa 44 com apenas 02 coroas.. pois como a coroa maior vaino lugar do coroa do meio..  se for mairo q 42,  a coroa vai bater no quadro..    ai tem q ver caso a caso par ver qual o tamanho de coroa q serve em cada quadro.
 
com 42x34 fica mais pesado pra subir... mas vc para de ser preguiçoso e sobe mais rápido..  no ultimo role q eu fiz com o Gun e outro camarada ( Giuliano) ..  nos trechos de subida , eu mantinha 42x34 e ia num ritmo mais forte q o Giu q tinha como jogar coroa do meio..     só em alguns trechos mais punks q eu não consegui subir de coroão e pus corinha..  mas ai o tripa seca do Gun mantinha o coroão e eu sobrava...  
 
tudo depende do nivel de preparo de cada um..  eu não aguentei subir tudo de coroão.. o Gun subiu de boa.
 
mas na falta de pernas pra manter no coroão.. é só chamar a vovózinha ( q no meu caso é 26) e ir girando.
 
Mas tb depende do terreno q vc costuma andar..   lembro q no Big de São Luis do Paraitinga, na ultima de uma serie de 03 serras na sequencia..  a relação 22x34 ja tava bem pesada..  tava pedindo a deus pra ter um K7 11x36 com coroinha 20 dentes..  mas como não tinha, a solução foi descer e empurrar mesmo.  hehehehe..
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

cada um tem o seu estilo de pedal..   uns preferem girar mais em marchas leves..  outro preferem fazer mais força em marchas mais pesadas..     não tem certo ou errado nisso..  cada um pedala do jeito q se sente melhor.
 


Na verdade não é bem assim, cada tipo de pedalada tem seus prós e contras. Pedalar travado sobrecarrega os joelhos e provoca um desgaste maior pela intensidade do esforço.
Para obter o desempenho máximo o ideal é girar dentro da cadência "ótima", que decorre de diversos fatores fisiológicos.

Ai que entra o treinamento adequado, com a composição de uma planilha de treinos de acordo com os objetivos desejados.

É fácil comprovar isso: coloque dois caras para subir uma trilha, um deles travado e outro girando, ambos na mesma velocidade. Quem vocês acham que vai chegar mais inteiro lá em cima?



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Depende.. 
 
pra mim é ruim tanto subor girando muito, qdo girando pouco..    ou seja..  acima da minha cadencia ideal é ruim e abaixo tb é..   mas acho q acima é pior.
 
e tem gente q pedala melhor travado e outros pedalam melhor girando..    cada um tem a sua cadencia "ótima".
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

cada um tem o seu estilo de pedal..   uns preferem girar mais em marchas leves..  outro preferem fazer mais força em marchas mais pesadas..     não tem certo ou errado nisso..  cada um pedala do jeito q se sente melhor.
 
No meu caso, eu gosto de pedalar dando menos voltas no pedal que a maioria das pessoas, mas não me mato de fazer força não... como disse deve ser costume da minha transmissão, 15 anos pedalando com 28/11 e 28/38/48... qdo pego a Scott (27v) é embaçado eu achar a marcha correta, é muita opção, e além de tudo é dificil eu achar a marcha que me de o ritmo de pedal que eu acho confortável (mas eu acho)
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

eu sou mais de girar do q de fazer força.. mas to experimentando relação 2x9 com pedevela 42x26 e K7 11x34...
 
Como disse sou o meio tempo, girar demais me cansa, forçar muito girando pouco tb me esgota rapido
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

algumas Cannondales vinham com pedevela 42x29 ou 44x29 se não me engano.. 
 
Essa transmissão me parece muito interessante cara... 29 é um pouco mais leve que a 32 e somente um dente mais pesada que minha coroinha (que é 28), e ainda mantem as finais (42 acho suficiente, 44... bahhh não sei... não consigo perceber muita diferença da CANADIAN(22,32,42) para a Scott (22, 32, 44)
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

na minha bike não tem como colocar coroa 44 com apenas 02 coroas.. pois como a coroa maior vaino lugar do coroa do meio..  se for mairo q 42,  a coroa vai bater no quadro..    ai tem q ver caso a caso par ver qual o tamanho de coroa q serve em cada quadro.
 
Hummm, mas isso é um pensamento furto tá, não vou fazer isso com a canadian não, é papo para ser retomado daqui a um ano!
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

com 42x34 fica mais pesado pra subir... mas vc para de ser preguiçoso e sobe mais rápido.. 
 
É mas nesse caso acho que numa subida braba em trilha haja condicionamento!!!
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

tudo depende do nivel de preparo de cada um..  eu não aguentei subir tudo de coroão.. o Gun subiu de boa.
 
Cara meu preparo não é dos melhores, alias perto de vc deve ser um lixo até, mas pensei no conforto no peso a na facilidade....
 
Já estou acostumado pedalar pouco, ODEIO a coroinha de 22... só consigo usa-la cruzando a corrente, e a corrente batendo no quadro pois fica lá em baixo, então, INEVITAVELMENTE tenho de usar a coroa do meio e subir as catracas...
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

mas na falta de pernas pra manter no coroão.. é só chamar a vovózinha ( q no meu caso é 26) e ir girando.
 
 
26... hummm se for no big up poderia testar isso!?
 
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

 
Mas tb depende do terreno q vc costuma andar..   lembro q no Big de São Luis do Paraitinga, na ultima de uma serie de 03 serras na sequencia..  a relação 22x34 ja tava bem pesada..  tava pedindo a deus pra ter um K7 11x36 com coroinha 20 dentes..  mas como não tinha, a solução foi descer e empurrar mesmo.  hehehehe..
Cara empurrar é fato, eu vou, não tenho vergonha de empurrar... mal consigo pedalar na 22x34 de tanto que tem de girar e a bike não sai do lugar, nem consigo manter uma velocidade descente nessa relação aponto de me equilibrar numa subida...
 
As vezes sinto falta de algo um pouco mais leve que o 28x28 que uso, acho que 29x32 ou 29 x 34 seriam o suficiente, mas essa opção 26 que vc usa na coroa pode ser até o ideal!
 
Sobre o cambio dianteiro, como que rola, tem cambios de 2 velocidade já para MTB (nunca vi/procurei)
 
DCS
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Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Depende.. 
 
pra mim é ruim tanto subor girando muito, qdo girando pouco..    ou seja..  acima da minha cadencia ideal é ruim e abaixo tb é..   mas acho q acima é pior.
 
e tem gente q pedala melhor travado e outros pedalam melhor girando..    cada um tem a sua cadencia "ótima".
Travado é pedalando lento? se for eu sou um meio termo, reparo que todo mundo gira mais que eu, numa velocidade que acho desconfortavel pois não consigo girar daquele jeito, porém meu giro não é muita coisa mais lento... se for pra pegar uma média é assim
 
Enquanto a turma que esta comigo já deu 4 voltas no pedal eu estou entre a segunda e a terceira... depende um pouco do nivel de inclinação da subida e de cada um... já peguei gente que girava menos que eu e subiu na boa!!!
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2010 as 09:08
E ai Royo, só para esclarecer eu não usei 2 x 10, disse que pretendo adquirir um.
Como citei em algumas partes são só observações.
OK
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Voodoo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Nov 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2010 as 12:10
Travado é em baixa rotação. Qualquer um pode elevar a sua rotação "confortável", basta treinamento. Como já disse, pedalar em baixa rotação é mais confortável, mas exige mais da musculatura e pode induzir lesões.
No MTB acho que andar travado não é tão crítico, pois a pedalada é menos constante. Mas no ciclismo de estrada é bem perceptível a diferença, os travadões sentem e se desgastam mais.

Originalmente postado por darlancs darlancs escreveu:

Travado é pedalando lento? se for eu sou um meio termo, reparo que todo mundo gira mais que eu, numa velocidade que acho desconfortavel pois não consigo girar daquele jeito, porém meu giro não é muita coisa mais lento... se for pra pegar uma média é assim
 
Enquanto a turma que esta comigo já deu 4 voltas no pedal eu estou entre a segunda e a terceira... depende um pouco do nivel de inclinação da subida e de cada um... já peguei gente que girava menos que eu e subiu na boa!!!
PauloR2

Viciado em sofrimento
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Royo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2010 as 12:32
volto a insistir q não dá pra afirmar que quem gira mais se desgasta menos.   isso depende das caracterisitas de cada biker.. 
 
um biker com grande força fisica porem com pouca capacidade aeróbica, vai render melhor pedalando numa cadencia menor e fazendo mais força.
 
ja um biker com pouca força fisica e grande capacidade aeróbica vai render melhor com cadencia alta porem fazendo um esforço fisico menor.. 
 
não adianta pegar  o 1º biker e fazer ele girar numa cadencia alta..   ele vai atingir o limite da capacidade aeróbica antes de sentir q ta faltando força nas pernas.. 
 
lógico q com treinamento dá pra melhorar a capacidade aeróbica e o cara pode girar numa cadencia maior do q girava antes..  mas essa melhora de capacidade aeróbica não é tão drástica assim..  ja vi estudos q dizem q se vc é sedentário e tem um valor de VO2 , mesmo com muito treinamento não vai conseguir alterar muito esse valor de VO2.   
 
exagerando um pouco.. se o cara tem um VO2 de 20 e o Lance tem 50..  mesmo q o cara treine por toda a vida..  nunca vai ter um VO2 maior q 30..   as caracteristicas fisicas do corpo não permitem isso.
 
a história de que girar mais dá mais desempenho tem boa parte de "culpa" devido ao Lance , pois ele tem uma capacidade aeróbica muito alta..  pulmão e coração dele são fora do normal..    e ele pedala numa cadencia bem alta mesmo..   e com os varios titulos do Tour.. muita gente ( treinadores e tecnico ) passou a copiar o estilo de pedal dele, achando q quem usasse o mesmo estilo tb teria um desempenho melhor..  
 
mas isso nem sempre é verdade..  isso funciona pra ele devido as caracateristicas fisicas dele..   não funciona pra todo  mundo.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
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