Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Shimano 30 Marchas.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Shimano 30 Marchas.

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2009 as 23:44
Originalmente postado por fubá fubá escreveu:

galera,

Ha, apesar de eu ser um shimanomaniaco a relação é Sram XX.


SRAM XX tem a mesma relação final de um pedivela com coroa 44 e k-7 (11-34), o investimento é muito caro , e não vai ter benefício nenhum no final das contas, é puro marketing.


Compre um pedivela FSA K-Force MTB com 44-29 , que pesa 720 gramas e continue com a corrente e k-7 de nove velocidades, um investimento muito menor com o mesmo resultado.
Detalhe: será que a corrente de 10V vai aguentar o "tranco" no mountain bike????? Elas são finas (estreitas), se as de 9 velocidades já "abrem o bico" de vez em quando, imaginem essas de 10V!!!!
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 00:01
Não tem essa de Abrir o Bico mais fácil uma corrente Alivio abrir que uma XT, os materiais são muito superiores, já que é 10v por exemplo a Speed exige muito mais tensionamento o tempo todo que na corrente que MTB que tem a opção da relação ter coroas mais leves, vê se as Dura Ace, 105 abrem!

Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:10
Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Não tem essa de Abrir o Bico mais fácil uma corrente Alivio abrir que uma XT, os materiais são muito superiores, já que é 10v por exemplo a Speed exige muito mais tensionamento o tempo todo que na corrente que MTB que tem a opção da relação ter coroas mais leves, vê se as Dura Ace, 105 abrem!


Mas aí a situação é completamente diferente. No MTB a corrente trabalha mais com torque, mudanças de marchas com a corrente tensionada! A SPEED trabalha mais na velocidade e menos tensionada, diferente de quando você desce um morro e logo após tem uma subida íngreme, situação comum do MTB.
Nas SPEED o k-7 tem relações muito próximas, muuuuuuuito diferente de um K-7 MTB 11-34 ou do exagerado 11-36 da SRAM XX, as de SPEED são 11-25 ou 12-25 ou 13-29.

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:12
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

. No MTB a corrente trabalha mais com torque, mudanças de marchas com a corrente tensionada! A SPEED trabalha mais na velocidade e menos tensionada, diferente de quando você desce um morro e logo após tem uma subida íngreme, situação comum do MTB.


Experimente um sprint com 53x15 descendo para 14, 13, 12 aos trancos para ver o que a coitada da corrente sofre.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:23
É César em Speed ocorre muito mais esforço na corrente! Eu andava de Speed e sei do que eu to falando!
Não tem essa de Velocidade no giro Speed na reta, subida a perna tá queimando e a corrente esticada! MTB tem fator de lama e talz, mais não tem o esforço de uma Estradeira nunca, a não ser que vc suba um morro na 44 x 32 que é que mais se aproxima da marcha mais leve de uma Speed!
Ai sim a Corrente vai tar no talo!
Outro fator 18km de morro PESADO no Tour e não vi nenhuma Dura Ace, Sram, Campagnolo estourar, e olha que os monstro colocam força inemaginaveis no Pédivela!
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:37
algumas subidas na terra são muito muito mais inclinadas que as de asfalto, algumas carros nem conseguem subir!
Isso tem em toda trilha média à difícil, diferentemente do asfalto em que a subida não passa de um certo grau de inclinação porque é feita uma terraplanagem antes do asfaltamento!
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:40
Mais nessas subidas garanto que vc não vai subir Sprintando ou forçando o seu máx!
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:41
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:


Experimente um sprint com 53x15 descendo para 14, 13, 12 aos trancos para ver o que a coitada da corrente sofre.


Vc mesmo está se contradizendo, olha só seu exemplo: "14, 13, 12 aos trancos".
Perceba como a diferença dos pinhões é na maioria das vezes SÓ UM DENTE a mais ou a menos!!!


O que quebra a corrente é a passagem de marcha no K-7, não na coroa, por isso, COM CERTEZA, um K-7 como esse SRAM XX de 11-36 vai quebrar muuuuita corrente, principalmente se lançarem a versão com grip shift que é mais rápida e mais "bruta" do que o trigger. Além do que a corrente, por ser mais fina (estreita), terá uma chance maior de quebra, apesar de utilizar materiais mais nobres (caros), contra as leis da física NEM um grande investimento em tecnologia e materiais consegue vencê-las.


Editado por César Ribeiro - 29 Dez 2009 as 01:47
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 01:44
Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Mais nessas subidas garanto que vc não vai subir Sprintando ou forçando o seu máx!


Eu creio que o sprint na reta final da linha de chegada é feitO na marcha mais pesada, ou o competidor passa marcha no momento do sprint????

Se você disser que SIM, eles passam marcha DURANTE o sprint, eu vou dizer que você está subestimando minha inteligência. rsrsrsrs


Editado por César Ribeiro - 29 Dez 2009 as 01:51
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 11:21
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Mais nessas subidas garanto que vc não vai subir Sprintando ou forçando o seu máx!


Eu creio que o sprint na reta final da linha de chegada é feitO na marcha mais pesada, ou o competidor passa marcha no momento do sprint????

Se você disser que SIM, eles passam marcha DURANTE o sprint, eu vou dizer que você está subestimando minha inteligência. rsrsrsrs


ConfusedConfused Não se passa marcha em sprint?

Só porque a diferença é de apenas um dente significa que não ocorre um grande esforço durante as trocas num sprint? Acompanhe um pelotão e preste atenção no momento de uma fuga, chega a doer na coluna o baque seco da troca das marchas.



PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 12:19
o atleta pode terminar o sprint na marcha mais pesada..   mas não começa nela não..   tem trocas sim.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
galegojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:307
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar galegojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 13:00
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

 
Se você disser que SIM, eles passam marcha DURANTE o sprint, eu vou dizer que você está subestimando minha inteligência. rsrsrsrs

Cesar,

Ninguém substima sua inteligência. É só uma questão de entender os conceitos:

Subida ingrime em MTB
Exige-se muito mais técnica que força, pelo simples fato que a aderência é crítica. Logo, a força empregada é a necessária para que a roda não patine, obviamente não é a força máxima possível, e portanto a corrente e todos os outros componentes não estão sob tensão máxima.

Subida longa em estrada (Speed)
Exige-se potência durante um período muito maior que num Sprint, e portanto não dá para ser a potência máxima. A força será maior que numa subida de MTB já que a aderência é maior. Repare que os grandes escaladores são sujeitos bem magros, que acabam tendo uma relação peso x potência muito favorável. Os componentes não estão sob tensão máxima.

Sprint em estrada
Exige-se o máximo de potência (força x velocidade) e todos os componentes estão sob tensão máxima. Repare que os grandes Sprinters são normalmente mais fortes (+pesados também).

----
Ain't No mountain is High Enough!

Galego

Voltar ao Topo
marciocbf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jul 2006
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2638
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marciocbf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 13:07
considerando o sprint desde o início da fuga, logicamente q vai existir troca de marcha, ao atingir a velocidade máxima num tem pq trocar marcha.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 14:39
Originalmente postado por galegojr galegojr escreveu:

Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

 
Se você disser que SIM, eles passam marcha DURANTE o sprint, eu vou dizer que você está subestimando minha inteligência. rsrsrsrs

Cesar,

Ninguém substima sua inteligência. É só uma questão de entender os conceitos:

Subida ingrime em MTB
Exige-se muito mais técnica que força, pelo simples fato que a aderência é crítica. Logo, a força empregada é a necessária para que a roda não patine, obviamente não é a força máxima possível, e portanto a corrente e todos os outros componentes não estão sob tensão máxima.


Acho que as duas coisas, porque senão não haveria uma coroinha de 22 dentes.

Concordo que a força contínua pode ser maior, pela maior aderência, mas uma troca de marchas em uma subida inclinada como nos morros do MTB exige muito mais do câmbio traseiro e da CORRENTE, com certeza!
O fato do k-7 de SPEED ter pinhões com pouca diferença de tamanho (1 ou 2 dentes a mais) faz com que esse esforço do câmbio seja amenizado, algo que é bem exigido nos câmbios de MTB que têm um escalonamento muito desigual.
215 g(11-26 road)
370 g(11-28 road)
222 g(12-23 road)
226 g(12-26 road)
372 g(11-32 MTB)
382 g(11-34 MTB)

K-7 de MTB: 11, 13, 15, 17, 20, 23, 26, 30, 34 , isso sim exige muito do câmbio traseiro e da corrente, somado às subidas mais inclinadas = situação propensa à quebra!!!!

K-7 de SPEED (olha só como é pequena a diferença no escalonamento de marchas):
Sizes
11-23  (11,12,13,14,15,16,17,19,21,23)
12-23  (12,13,14,15,16,17,18,19,21,23)
12-25  (12,13,14,15,16,17,19,21,23,25)
12-27  (12,13,14,15,16,17,19,21,24,27)

É por isso que fica fácil usar grupo 10V para SPEED, minha opinião é que isso não funcionará (em termos de durabilidade) e não trará nenhum benefício para Mountain Bikes, além de ser um inve$timento altíssimo!!!


Nas SPEED já estão utilizando é 11V:
Campagnolo Chorus 11-SPEED Cassette
11 - 25       (11,12,13,14,15,17,18,19,21,23,27)
12 - 27       (12,13,14,15,16,17,19,21,23,25,27)


Editado por César Ribeiro - 29 Dez 2009 as 14:40
Voltar ao Topo
joao lucio Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Dez 2009
Belo horizonte
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joao lucio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 14:45
Esta discusão é muito boa, pois envolve tecnica, marketing, desempenho, materiais....e opniões.
Tenho uma speed 30V, acho o máximo mas escuto críticas de todos os puristas....
Para um ciclista profissional as 30 V são dispensáveis mas para os amadores com certeza melhora o desempenho.
Voltando as comparações com carros e caminhões o que interessa não é a velocidade final e sim a velocidade média em um percurso longo. Quanto mais marchas voce tiver maior vai ser sua velocidade nas subidas porque voce vai otimizar sua força na relação mais correta de transmissão.
EntÃo no final da viagem voce ganha alguns minutos preciosos.
Agora o apelo do marketing dos lançamentos de novidades também pesa muito.
Bom mesmo é termos muitas opções não é mesmo?
Valeu,
 
João Lúcio
 
joAO LUCIO
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:10
joão,
 
tá corretissimo qto ao ganho de velocidade média e não de velocidade final .. é exatamente este o ganho com mais marchas.
 
só doscordo q isso seja dispensável pros profissionais , acho q seja justamente o contrario... pois pra quem compete disputando por cada segundo ter mais marchas vai trazer beneficios e redução do tempo..   ja pra quem é amador e o desempenho máximo não é o principal..  ter menos marchas e um desempenho um pouco menor não vai fazer muita diferença.
 
tanto q os grupos com 10 ou 11v são os tops de linha..  os voltados pra competição e não os grupos básicos voltados pro lazer
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:26
a linha XX da opções de K7 11/36 e 11/32 com 10 vel. alem de pdv com coroas 26/39, 28/42 e 30/45.
NÃO é possivel que seja a mesma relação final de um 44 com K7 11/34!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:32
fubá..
 
ai vai depender..  se quiser comparar a marcha mais pesada..  o XX tem coroa 45.. com o mesmo K7 11.. ou seja .. o XX tem relação final até maior q o pdv 44 com K7 de 11.
 
agora com os outros pedevelas .. ai a final do XX vai ser menor..    mas como em provas de XC dificilmente vc vai usar relação 45... uma 42 ou até 39 ja da conta do recado tranquilo..  ai é só escolher o pedevela de acordo com o trajeto da pista
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:38
Originalmente postado por fubá fubá escreveu:

a linha XX da opções de K7 11/36 e 11/32 com 10 vel. alem de pdv com coroas 26/39, 28/42 e 30/45.
NÃO é possivel que seja a mesma relação final de um 44 com K7 11/34!


Relação final eu quis dizer velocidade final, com a coroa no 45 (SRAM XX) e um XTR no 44, sendo o K-7 com final 11, a velocidade final vai ser praticamente a mesma, a diferença de um dente não vai trazer um ganho considerável em velocidade final.
A intenção não foi ganhar velocidade final , mas sim eliminar marchas, que para alguns, eram inúteis (coroinha 22).

O 26/39 é mais curto, o 28/42 uma versão intermediária e o 30/45 um pouco maior que o 44 - 11 (tradicional).

Acho que o que se assemelha mais é o 30/45, que aliás, é a melhor opção das 3.

É lógico que o planejamento do grupo foi pensado para parecer o máximo possível com o tradicional 44/32/22, mas eliminando a coroinha 22 que para os profissionais é dispensável marchas tão leves, já que a bike deles é leve, o ciclista é leve , e a velocidade média é alta.
A intenção deles foi retirar marchas leves (coroinha 22) , então o restante permanece igual, porém com menos opções de marchas mais leves.


Editado por César Ribeiro - 29 Dez 2009 as 16:48
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:48
Cesar,
 
isso depende muito..  
 
eu to montando uma relação 2x9 na minha bike e vou usar coroas 26/42 e K7 11/34,  pra mim é a melhor opção..  pois costumo andar em trajetos mais travados..  com bastante subidas.. e eu prefiro pedalar com cadencia mais alta do q fazer mais força...    ai prefiro uma relação mais leve..  pois dificilmente uso o coroão 44... ja teve provas q só usei coroinha e a do meio..  nem cheguei a usar o coroão.
 
mas pra quem prefere fazer mais força e girar menos.. ou anda em terrenos com menos subidas , uma relação mais pesada pode ser que se adeque melhor.
 
Não dá pra dizer q essa ou aquela é a melhor opção.. . isso não existe..  o q existe é a opão que melhor se adeque a necessidade e  ao estilo de cada um.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:53
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:

Cesar, 
Não dá pra dizer q essa ou aquela é a melhor opção.. . isso não existe..  o q existe é a opão que melhor se adeque a necessidade e  ao estilo de cada um.


isso é bom para os competidores que vão escolher qual pedivela utilizar, mas se eu fosse usar um pedivela duas coroas, certamente compraria um 44/29, mais especificamente esse:

Só que essa belezinha custa uma FORTUNA!!!!


Voltar ao Topo
galegojr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:307
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar galegojr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 16:57
Originalmente postado por Royo Royo escreveu:


eu to montando uma relação 2x9 na minha bike e vou usar coroas 26/42 e K7 11/34,  pra mim é a melhor opção..

Vai de Truvativ XX?

Tá mais barato que um XTR né? Hum....
----
Ain't No mountain is High Enough!

Galego

Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 17:13
Preço nos EUA:

SRAM XX pedivela = 430 dólares
SRAM XX K-7 = 328 dólares
Corrente 10 velocidadeS = 29 dólares (KMC DX10SC)


Investimento $$$$ alto!!!!


Editado por César Ribeiro - 29 Dez 2009 as 17:37
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 17:43
Originalmente postado por marciocbf marciocbf escreveu:

considerando o sprint desde o início da fuga, logicamente q vai existir troca de marcha, ao atingir a velocidade máxima num tem pq trocar marcha.


É uma questão de conceito.

O sprint é quando você imprime força no pedal para escapar do pelotão, nesse momento vc tem que estar em uma marcha "fixa" para poder imprimir toda a força POSSÍVEL nos pedais, nesse momento se você trocar alguma marcha com certeza há um grande risco de quebra de corrente ou até mesmo do câmbio.
Vc pode até deixar a marcha mais pesada (longa) mas DEPOIS de imprimir toda a força nos pedais e já ter se distanciado do pelotão, ou do seu concorrente. Acho difícil passar marcha ENQUANTO a corrente está tensionada.

No MTB ocorre isso várias vezes, vc está na coroa do meio e ao encarar uma subida tenta descer a corrente para a coroinha e ela não desce porque está tensionada. Fica aquele barulho da corrente batendo no Câmbio dianteiro e a corrente não desce "nem a pau". É a mesma situação, só que em vez de deixar a marcha mais leve no sprint ocorre na hora de imprimir força (arranque) nos pedais.
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 18:21
Galego,
 
eu vou de Race Face Deus   mesmo..    dá pra montar 2x9 com qualquer pedevela de 3 coroas..    naõ precisa ser pedevela especifico não.
 
Cesar,
 
Ai ja acho q seja questão de "técnica"..   pois o mesmo jeito q vc desce de coroa do meio pra coroinha no mtb no meio de uma descida..  vc tb muda de coroão pra coroa menor na speed tb na subida..   mas ai, em nenhum dos casos vc pode fazer a troca com a corrente tensionada...   senão não troca mesmo..   mas é só dar meia pedalada mais forte, ai aliviar a força e fazer a troca.. 
 
mas não é esse o caso aqui.. a discussão é sobre a troca de marchas no K7 e não no pedevela..    qto maior a diferença de dentes entre uma marcha e outra , maior a força necessária , maior o desgaste dos componentes, maior a diferença na cadencia  e etc..   ai se mudar 03 dentes no cassete já é um esforço grande com uma mudança de cadencia considerável..  imagina então mudar 10 dentes na troca entre as coroas do pedevela.. 
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 19:24
tudo bem em relação a UMA opção de velocidade 44X11 ou 45X11, mas e o resto das opções?
Royo, rodo com 2X9 44/32 com K7 11/34 e sou louco pra colocar uma 44/30, mas é f(a)#&*a achar a tal coroa de 30.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 20:59
Originalmente postado por fubá fubá escreveu:

tudo bem em relação a UMA opção de velocidade 44X11 ou 45X11, mas e o resto das opções?


A opção da SRAM foi a de retirar SETE (07) marchas mais leves, que para os profissionais e bikeRs mais experts eram desnecessárias, automaticamente aliviando o peso dos componentes. Sinceramente acho que por trás disso existe mais um marketing do que realmente aumento em performance, é só você dar uma olhada no sistema da CANNONDALE, o hollowGram, que é um pedivela com duas coroas 44/29 e um k-7 (11-34) XTR. Esse conjunto , mesmo com duas marchas a menos, não fica nada a dever para o SRAM XX, além de usar corrente 9V que é mais confiável que as fininhas correntes de 10V.
Na minha opinião 10 ou 11V são para speed!


Editado por César Ribeiro - 29 Dez 2009 as 21:05
Voltar ao Topo
fubá Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2009
n. friburgo-rj
Offline
Mensagens:647
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fubá Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 23:08
Blz Cesar, é um bom argumento, mas a algum tempo atras esta era a mesma visão qdo os K7 de 9 vel começaram a aparecer nas Mtbks.
Na verdade tudo se mistura e ja tenho visto nego correndo prova de maratona mtbk com pedvla 53/39 de speed.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2009 as 23:24
Originalmente postado por fubá fubá escreveu:


Na verdade tudo se mistura e ja tenho visto nego correndo prova de maratona mtbk com pedvla 53/39 de speed.


Tem que ter muuuuuuuuita perna.
Hoje pedalando com uma relação 44 pedivela e 34-11 (K-7) e com rodas de speed com pneu traseiro 700X35C já era difícil chegar à velocidade final da bike, imagine um coroão GIGANTESCO de 53 dentes!!!! Será que o ciclista vai ter perna pra tudo isso?? D.U.V.I.D.O!!!!!!!!!!
Voltar ao Topo
Guiné Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2003
Salvador - Bahia
Offline
Mensagens:11333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guiné Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Dez 2009 as 01:48
Kolé...

Muito bom o tópico.
Só q já foi p/ outro rumo.
Mas essa questão de duas coroas e dez catracas é coisa de profissional mesmo, que acaba chegando no nosso desejo de querer - consumir. Não acho mico das empresas fazerem isso. Além do mais, eles precisam inovar p/ todos evoluírem e poder vender tb, claro. Se não, ficaríamos nas primeiras marchas: 3, 5, 6, 10, 12, 15, 18, 21, etc...
Vcs já viram as opções de catracas e coroas para fazer uma combinação de duas coroas? Os pilotos tops já sabem fazer a "matemática do circuito".
Bom, até aí tudo bem.

Mas fiquem ligados q no mundial desse ano os caras já estavam usando apenas uma coroa. É nisso q "nós" vamos chegar.
O atleta vai dar uma volta no circuito e analisará qual relação vai por. Parece simples, né?
Mas já chegamos nesse nível. No futuro. O atleta quer ter menos produtos p/ usar e mais facilidades tb.

Essa é a minha opinião.

Abraços
Guiné Racing Team
Voltar ao Topo
Paulo-Natal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:2363
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo-Natal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2010 as 20:44
Originalmente postado por decz. decz. escreveu:

 
se mais marchas fosse sinônimo de performance, então os caminhões correriam a mais de 600km/h né, pois existe caixas de câmbios com até 18 velocidades.
 

Acho que o ponto aqui (MTB) não é velocidade, mas força.
Meu instagram: https://www.instagram.com/thebrazilianbiker
Meu Strava: https://www.strava.com/athletes/19168812
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2010 as 21:17
Acho que ninguém entendeu o intuito do negócio, quanto mais marchas, mais opções você terá pra achar a relação ideal, e conseqüentemente ter melhor rendimento!
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 09:35
Os colegas estão esquecendo de um detalhe.
Mais engrenagens no mesmo comprimento (espaço), resulta em engrenagens mais finas que resulta em mais fragilidade que resulta em maior desgaste que resulta em vc ter que trocar corrente com menos de 1000KM rodados (se quiser que o grupo dure mais) e um grupo que antes durava 5 anos hoje pode não passar de 3.
O fato se agrava se pensar que a corrente tambem afina o que a torna mais frágil, fica pior ainda se analizar k7 de cromo com corrente de aço o desgaste é enorme quando comparado com titanio\aço ou mesmo aluminio\aço, pois quanto maior a dureza e similaridade das partes envolvidas maior é o desgaste.
Eu mesmo quero montar um 2x9 ou 2x10 mais sei que não dura como 3x9 ou 2x8.
Quem acompanhou os XTR´s desda 1° geração sabe que os primeiros tinham mais durabilidade do que os atuais.
 
Um abraço 


Editado por dts - 09 Mar 2010 as 09:37
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 12:15
acho q a espesura da catraca em si não mudou não.. . só muda o espaçamento entre cada catraca.
 
e usar uma corrente mais fina , não implica obrigatóriamente em ser menos resistente..   pois do mesmo jeito q no K7 só muda o espaço entre as catracas..  na corrente tb só muda a largura do anel interno da corrente..  
 
e no MTB acho q não tenha relação q dure sequer 03 anos , qto  mais 05 anos.
 
e naõ concordo q qto mais similar os materiais, maior o desgaste..    acho q seja o contrário ..  qto menos similar , maior o desgates..   aço com aço vai ter um desgate menor q aço com aluminio ..   só q no aço com aluminio o q desgaste é o aluminio..  sempre desgasta o material menos resistente ao desgaste.
 
pra  mim o q resulta num desgaste maior de um grupo de 10v em relação a um de 9v.. q é vc vai ter mais opções de marchas e vai fazer mais trocas..  e qto mais trocas , mais rapido o conjunto se desgasta.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 12:18
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

estranho é que a SRAM fez uma relação dez marchas, que é para ser usada com apenas duas coroas (transformando em 20 marchas) e eliminar a coroinha que para alguns (principalmente profissionais) é inútil.
Agora, e a Shimano, com esse câmbio de 30 marchas, sendo que a final continua 44 por 11 e também permanece a coroinha 22 ... Que será que ela quer com isso????
 
Que alguém diga.... po minha bike tem 30 marchas!!! (ta pior que Scania isso)
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 12:29
Originalmente postado por darlancs darlancs escreveu:

Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:

estranho é que a SRAM fez uma relação dez marchas, que é para ser usada com apenas duas coroas (transformando em 20 marchas) e eliminar a coroinha que para alguns (principalmente profissionais) é inútil.
Agora, e a Shimano, com esse câmbio de 30 marchas, sendo que a final continua 44 por 11 e também permanece a coroinha 22 ... Que será que ela quer com isso????
 
Que alguém diga.... po minha bike tem 30 marchas!!! (ta pior que Scania isso)


Cadência. A minha cadência "ótima" é 90 rpm, se conseguir manter essa rotação em qualquer terreno automaticamente meu desempenho vai melhorar. Para isso preciso de uma relação com menos burracos. Se entre cada pinhão a diferença for de 3 ou 4 dentes fica difícil manter uma determinada rotação ao trocar de marcha.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 13:19
Falando sério, para muita gente aqui ter 30 marchas é loucura (27 já acho muito)
 
Mas tenho 3 Mtb em casa...
 
- Uma 21 veloc. (11/28) com Pedivela 28/38/48
 
- uma 24 (11/34) com pedivela 22/32/42
 
- uma 27 (11/32) com pedivela 22/32/44
 
A minha bike até umas 3 semanas atras era a 21 marchas com 28, 38 e 48... (agora é do meu filho mais velho)
 
Agora a minha bike é a de 24 marchas e da minha esposa é a de 27 e obvio que ando em todas
 
Todas elas são completamente diferentes, muito diferentes, mesmo se comparando a 24 com a 27 velocidades...
 
Sinceramente não se compara uma bike de 27 velocidades com uma de 24, a relação é muito mais suave e a cadência é mantida de forma melhor, não fiz ainda um passeio grande com essa bicicleta de 27 marchas, mas a pedalada que dei com ela nesse final de semana me impressionou, e foi facil acostumar com ela e achar as relações ideias para pedalar...
 
Como eu ando a muito tempo com uma bike com relação 11/28 e com pedivela 28/38/48 vc deve imaginar que minha pedalada é mais pesada, não consigo pedalar muito rapido, gosto de pedalar devagar e usar marchas mais pesada (pela propria relação ela te obriga a isso)
 
Agora onde eu quero chegar dizendo esse monte de bla bla bla...
 
uma relação de 20 marchas com 2 coroas para mim, mesmo meu preparo fisico estando um lixo acho que seria o IDEAL... estou acotumado com minha amrcha mais leve como sendo algo mais pesado do que o 34/29 proposto pelo pessoal...
 
Trocar menos a coroa já é um "alívio" (desculpe o trocadilho shimano) e vc ter 10 marchas na catraca é algo a se pensar muito sim, pois as trocas são mais suaves e fora o fato de numa relação dessa a corrente "mal cruza"
 
O problema é o investimento disso...
 
Penso que qdo vc fala que com 24 marchas está muito bem "obrigado" e nada vai te convencer que vc precise de 30 marchas (ou 20 marchas) imagino que vc esta pensando em 2 coisas, se o CUSTO BENMEFÍCIO DISSO (pois é caro pra kct aqui no BR) vai te valer a pena e a segunda coisa é se vc realmente precisa disso... e muito provavelmente a resposta é não...
 
Com certeza a SRAM e a Shimano não são burras, o mercado principal deles é JP, euro, e america do north e sabemos que lá é muito mais barato essas coisas... mesmo para amadores...
 
Aqui no Brasil é proibitivo os valores praticados! Porém nesse valor estão investido MUITA TECNOCLOGIA e com certeza são metais de liga mais resistente e caros...
 
Enfim, pode ter certeza que lá fora esse conjunto vai vender bem, seja para entusiastas e amadores como para profissionais, e como tb para auqele cara que sempre acha que o KCT dele é maior e vai dizer, tenho uma bike de 30 marchas...
 
Agora falando sério Decz e outros... se vc puder ficar por uns dias com uma boa bike com relação de 27 marchas... (nem digo pelas 27 marchas todas pois elas cruzam) mas vc vai ver que é outro mundo...
 
Acho que minha bike de 24 marchas esta me atendendo bem apesar de eu nem usar a coroinha... mas um dia se eu puder testar essa relação de 29/42 com uma catraca de 9 velocidades do tipo 34/11) com certeza o farei... as 18 velocidades para mim já são suficientes! Mas se eu tiver com grana pegaria sim uma relação com 10 velocidades... acho que a performance no geral subiria um pouco sim...
 
Como dizem, não que eu fosse andar mais, pois meu motor são minha pernas, mas acho muito valido essa iniciativa, seja de 30 marchas ou 20 marchas... uma pena que o preço é absurdo... azar de quem é escravo de tecnologia, e triste para alguém que acha que precisa disso, e não pode ter... Mas as reais vantagens de se ter um conjunto desse são inegaveis, por mais que algumas pessoas acham que não precisam!!!
 
Mais uma coisa, a relação é uma parte muito importante da bike, mas temos de lembrar do restante do conjunto, quadro, rodas, pneus adequados e etc etc etc, nada adiantar ter uma relação dessas se o restante dos componentes estão "margeados por baixo"
 
Abraços
 
DCS
 


Editado por darlancs - 09 Mar 2010 as 13:22
Voltar ao Topo
GuNKiLLaH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2004
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1445
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuNKiLLaH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 13:41
Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:


SRAM XX tem a mesma relação final de um pedivela com coroa 44 e k-7 (11-34), o investimento é muito caro , e não vai ter benefício nenhum no final das contas, é puro marketing.




Aonde??? Como que 44 é a mesma coisa que 42????

Beneficio nenhum??? Você reduz MUITO a quantidade de trocas de marchas feitas pelo cambio dianteiro durante a prova, o que REDUZ o desgaste da corrente que você teima em insistir que seria um problema DRASTICO do XX.

UNIDOS SOMOS MAIS FORTES, PARTICIPEM DE TODOS FÓRUNS:
www.dhbrasil.com.br/forum
www.pedal.com.br/forum
www.weightweenies.com.br/forum

MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 13:52
Originalmente postado por GuNKiLLaH GuNKiLLaH escreveu:

Originalmente postado por César Ribeiro César Ribeiro escreveu:


SRAM XX tem a mesma relação final de um pedivela com coroa 44 e k-7 (11-34), o investimento é muito caro , e não vai ter benefício nenhum no final das contas, é puro marketing.



Aonde??? Como que 44 é a mesma coisa que 42????

Beneficio nenhum??? Você reduz MUITO a quantidade de trocas de marchas feitas pelo cambio dianteiro durante a prova, o que REDUZ o desgaste da corrente que você teima em insistir que seria um problema DRASTICO do XX.
 
Aff... até eu que sou leigo consigo entender isso... é lógica aplicada...rs!!!
 
Cesar, para vc pode ser  marketing, mas pra muita gente é uma sacada legal, como para muita gente, não tem utilidade!!!
 
Qdo falamos de equipamentos HIGH END, são pequenas diferenças na qualidade do produto que fazem pequenas diferenças no resultado final ou de conforto ou de durabilidade, e essas pequenas diferenças no LIMITE da tecnologia são as mais caras que existem e as que menos dão diferença significativa, principalmente para pessoas que são amadoras ou ainda intermediárias!
 
Não vai adiantar vc dizer "não tem quase diferença" pois pra vc ela é praticamente inexistente, mas tem pessoas que já estão precisando de tecnologias novas para melhorar o desempenho ou o conforto...
 
É caro? É sim d+. Mas que tem suas vantagens (mesmo que poucas) isso tem é fato, vc só não acha que ela vale a pena, mas muita gente acha que vale...
 
Eu acho que até vale o Benefício... mas o custo não!!! Mas não que não seja valido para alguém que tem melhor condições $$$$ que eu!!!
 
Se quer ter certeza realmente se alguma coisa é boa ou não... vc tem de testar e muito... e agente sabe, testar esse tipo de equipo é bem dificil!
 
Abraços
 
DCS
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 09:02
E ai Royo tudo beleza.
Acredito que grupos de 10 possuem corrente e dentes de engrenagem mais finos sim devido as ranhuras de engate da corrente.
O fato de apenas as engrenagens serem mais proximas não daria espaço para estas, não faz sentido vou verificar mais tenho quase certeza que tudo é mais fino.
Isto ocorreu com relações de 6 para 7, de 7 para 8 e de 8 para 9.
Quanto ao desgaste ser maior é mais do que comprovado, eu tive todas as versões do XTR e afirmo que os antigos duravam mais.
O meu 1° XTR ainda roda (com um conhecido) e já se foi 20.000KM.
Claro que agora só é usado para recreação.
Quanto ao desgaste por igualdade dos materiais isto é regra mecânica (Sou projetista nesta área), varia de material a material.
Mais se forem do mesmo tipo e com a mesma dureza, rugosidade ou similar o desgaste é maior devido ao atrito tambem ser maior, claro que não conheço as ligas utilizadas pelo fabricante e é só suposição.
Este princípio é similar ao utilizado nos freios de trem (Materiais de liga e dureza, rugosidadesimilares geram mais atrito e calor) que nada tem a ver com o fenômeno de deformação (quando se risca um material mais mole com um mais duro) pois isto não ocorre com a corrente pois nesta não se aplica esforço pontual e sim destribuído.
Vc já deve ter reparado que em máquinas nunca a corrente possui o mesmo material da engrenagem, não ? 
E seguramente se isto ocorre, seguramente pode ser minimizado com um lubrificante.
 
Um abraço. 


Editado por dts - 10 Mar 2010 as 09:39
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X