Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Será o problema no meu câmbio traseiro?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Será o problema no meu câmbio traseiro?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Será o problema no meu câmbio traseiro?
    Postado: 22 Ago 2013 as 18:56
Olá colegas de fórum.

Venho aqui humildimente gritar por socorro.

No meu último pedal o cabo do câmbio traseiro rompeu (powercordz, não recomendo). Voltei pra casa com a corrente cruzada (~ 15km).

Hoje a tarde fui substituir o cabo e já vi que existe algo mais que minha percepção não conseguiu captar, resultando que, entre outras palavras, fui vencido pelo cansaço e nesse momento que escrevo, com as mãos detonadas, coluna destruída, estou mais exaurido do que se tivesse participado de uma etapa do tour de france.
Acho que desaprendi a regular o câmbio ou o mais óbvio é que nunca soube fazer isso e me achava o esperto.

Em resumo é o seguinte, o cabo está tensionado direitinho na menor catraca e vai descendo beleza (da menor p/ a maior), ao chegar mais ou menos na metade, sei lá, da quinta p/ a quarta catraca a corrente está saltando duas de uma vez só e no final "sobra uma marcha" pra passar (ultegra 10v). Os limites já foram ajustados (inferior e superior) e confesso que nunca tinha mexido neles nas vezes que troquei esse cabo, mas dessa vez me parece que a coisa desandou.

Estou achando que o fato de eu ter voltado pra casa com a corrente cruzada (no limite) pode ter entortado alguma coisa (entenda-se o câmbio traseiro), isso é possível?

Eu já mexi zilhões de vezes no parafuso de tensão (com a mola) mas a coisa não funciona. Se eu regulo ele vindo de cima pra baixo (da maior catraca pra menor), sobra meio cabo de aço de folga.

Alguém poderia me dar algumas informações adicionais para eu concluir esse estágio?

Antecipadamente, grato.

Editado por Hands - 22 Ago 2013 as 18:56
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2013 as 19:05
Pode ter entortado a gancheira...confere isso...
Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2013 as 19:13
Me parece que o cabo está muito esticado. Deixe o parafuso de ajuste de tensão aparafusado no limite (junto ao cambio). Coloque na menor catraca, solte o cabo e prenda-o novamente, deixando uma pequena folga. Tire a folga pelo parafuso de ajuste. E aí é só fazer o ajuste fino.

Cuidado com a limitação do curso, sobretudo na catraca maior (o cambio pode enroscar nos raios).

Esse video é bem legal:

Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2013 as 22:14
jklaser

Vou tentar fazer o procedimento que o enkidubr8 sugeriu, por ser mais prático. Se não resolver vou arrancar a gancheira pra ver se está em ordem. Obrigado pela ajuda.

enkidubr8
Fiz um pedal hj a noite, só com a metade do câmbio disponível e amanhã, num primeiro momento vou tentar refazer tudo suas instruções. Obrigado por postar e pelo vídeo.

Divulgarei aqui o resultado.


Voltar ao Topo
RaulRockSeixas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2006
Cwb / Brusque
Offline
Mensagens:4568
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RaulRockSeixas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 09:21
Deixe o mínimo de tensão necessária no cabo para subir da menor engrenagem para a seguinte e veja se funciona para as próximas.

Eu tive um problema parecido com o seu que me tirou algumas noites de sono. Depois de mudar tudo, conduite, cabo, cambio, roldandas, gancheira e finalmentem cassette e corrente, só sobrou o sti que realmente estava quebrado. No meu caso precisava de 2 cliques para subir uma, não dava tensão suficiente no cabo.
Arrroooocha Pica-Pau!
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 30455 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 09:33
A relação é nova?? Pode ser  sintoma de desgaste de corrente e cassete, agravado pela corrente cruzada...

Arbs
Voltar ao Topo
Hands Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2008
Natal - RN
Offline
Mensagens:598
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hands Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 18:05
Caríssimos, resolvido o problema.

Nível de dificuldade intelectual(0-10): 11. Nível de dificuldade de execução(0-10): -1.

Antes de mais nada, agradecimentos aos Mrs. RaulRockSeixas e Calliari_ciclista pela postagem.

O problema foi criado pela falta de observação no encaminhamento do cabo do câmbio, que meu cérebro ignorou na operação. Me parece, pelo que li, que o "encaminhamento alternativo" é a saída para utilização onde você tem cassetes com número de velocidades maior do que o trocador. Isso faz você perder o uso de uma catraca, que foi exatamente o que aconteceu comigo.

Eu não pude deixar a oportunidade de fotografar o meu descuido e com isso registrar para a eternidade* (*até que o ImageShack delete os arquivos) exatamente onde cometi o maltratante erro.

Antes de finalizar agradeço aqui, publicamente, ao membro do fórum com nick stupid monkey (Thanks dude!) que me enviou uma mensagem privada relatando situação semelhante com o próprio e, na mesma mensagem, me passou um link do Sheldon Brown onde a parte técnica é explanada. Maiores detalhes em Alternate Cable Routings.

As fotos:




Voltar ao Topo
enkidubr8 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar enkidubr8 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 19:09
Muito interessante...uma questão de geometria tridimensional. Com essa mudança você altera a razão entre os deslocamentos do cabo e do cambio, fazendo até um Shimano rodar com Campagnolo.
Voltar ao Topo
jklaser Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2012
Portugal
Offline
Mensagens:1234
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jklaser Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 19:11
Como diz o ditado:  " O material tem sempre razão"....
Voltar ao Topo
uphill Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2008
porto alegre l
Offline
Mensagens:1106
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uphill Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 19:25
Originalmente postado por RaulRockSeixas RaulRockSeixas escreveu:

Deixe o mínimo de tensão necessária no cabo para subir da menor engrenagem para a seguinte e veja se funciona para as próximas.

Eu tive um problema parecido com o seu que me tirou algumas noites de sono. Depois de mudar tudo, conduite, cabo, cambio, roldandas, gancheira e finalmentem cassette e corrente, só sobrou o sti que realmente estava quebrado. No meu caso precisava de 2 cliques para subir uma, não dava tensão suficiente no cabo.


qual era o sti e quanto tempo de uso,onde quebrou?.

no fim trocou o sti e resolveu o problema?.

 
luciano
Voltar ao Topo
BORA Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Set 2010
on the road
Offline
Mensagens:569
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BORA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Ago 2013 as 22:16
hmm, interessante, não sabia desse detalhe.
ainda bem que postou as imagens, pois esse "por fora" vejo como sendo "por dentro". hehe

Obrigado(1)!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X