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Sensor de Velocidade tem vantagem sobre GPS ?

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acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

Registrado: 12 Nov 2010
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de acpalopoli Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Sensor de Velocidade tem vantagem sobre GPS ?
    Enviado: 01 Abr 2021 as 16:14
Pessoal, boa tarde!

Eu tô com uma dúvida aqui. Comprei um IGS620 e tem a opção de adquirir o sensor de velocidade, além do de cadência.

Na minha cabeça, o GPS seria o mais preciso possível. O sensor tem alguma vantagem pra uso outdoor ou só é válido pra uso indoor?

Valeu
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Gustavoct Ver Drop Down
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Registrado: 22 Abr 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Gustavoct Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2021 as 16:58
Não perde o sinal do GPS, é mais rápido pois o GPD tem um lag até mostrar a velocidade real, o sensor "conta" a quantidade de giros da rede e multiplica pelo diametro do pneu (voce cadastra essa informação).
Acho que é isso, eu uso o GPS mesmo.
Att.
Gustavo
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acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

Registrado: 12 Nov 2010
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de acpalopoli Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2021 as 17:25
Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Não perde o sinal do GPS, é mais rápido pois o GPD tem um lag até mostrar a velocidade real, o sensor "conta" a quantidade de giros da rede e multiplica pelo diametro do pneu (voce cadastra essa informação).
Acho que é isso, eu uso o GPS mesmo.

É, eu estava fazendo os testes aqui. Eu comprei o kit do IGS620 via Aliexpress. No GPS, ele pede pra informar o diâmetro da roda e pneu. Quero ver pra descobrir essa informação. kkkk
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stefanob Ver Drop Down


Registrado: 25 Jan 2016
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2021 as 18:15
o GPS não é o mais preciso possível pois ele está aberto a erros e oscilações.. do próprio sensor do aparelho, da comunicação com os satélites, de você estar com sinal ruim (muitas árvores, tunel, ou clima fechado)
o sensor de velocidade dá a info ali direto sem erro, é mais confiável tanto pra velocidade quanto pro deslocamento (o aparelho vai aferir isso com o GPS, mas ele geralmente considera primeiro o sensor e dps o que leu com o sinal de GPS)

só como ex, já tive pedais que o gps pirou em alguns momentos e o caminho no mapa do Strava ficou tudo maluco, pingando em vários pontos, apontando como se eu estivesse pedalando em meio aos prédios (voando na vdd), mas a distancia e velocidade estavam oks por estar usando sensor

isso tb não quer dizer que o GPS não serve, mas tem que ver muito o teu uso, ele pode ser suficiente pra atender tua necessidade :)

quanto à circunferência da roda que o aparelho pede na hora de cadastrar, geralmente tb tem uma tabela que ja oferece com aprox na combinação aro/largura pneu; ou você pode fazer uma marca no chão, andar em linha reta até o pneu dar uma volta completa, faz outra marca e mede entre as duas, pronto você tem a circunferencia do pneu hehe
Road Tropix Madrid 2018 - Rodas Superteam 50C (review)
https://www.strava.com/athletes/14288255
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gm1987 Ver Drop Down


Registrado: 12 Jun 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de gm1987 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2021 as 18:44
In Garmin We Trust!
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dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2021 as 19:03
Originalmente Postado por acpalopoli acpalopoli Escreveu:

Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Não perde o sinal do GPS, é mais rápido pois o GPD tem um lag até mostrar a velocidade real, o sensor "conta" a quantidade de giros da rede e multiplica pelo diametro do pneu (voce cadastra essa informação).
Acho que é isso, eu uso o GPS mesmo.


É, eu estava fazendo os testes aqui. Eu comprei o kit do IGS620 via Aliexpress. No GPS, ele pede pra informar o diâmetro da roda e pneu. Quero ver pra descobrir essa informação. kkkk


Vem uma tabela junto do GPS.

Link com medidas

https://support.wahoofitness.com/hc/en-us/articles/115000738484-Tire-Size-Chart
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Abr 2021 as 19:06
Originalmente Postado por acpalopoli acpalopoli Escreveu:

Pessoal, boa tarde!

Eu tô com uma dúvida aqui. Comprei um IGS620 e tem a opção de adquirir o sensor de velocidade, além do de cadência.

Na minha cabeça, o GPS seria o mais preciso possível. O sensor tem alguma vantagem pra uso outdoor ou só é válido pra uso indoor?

Valeu


Tenho sensor de velocidade similar. Se você treina em lugar aberto sempre não é necessário. Trilhas fechadas com muitas arvores e tuneis tornamno sensor desejavel mas não obrigatório. Prefiro inveatir num HRM e num sensor de cadencia.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
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acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

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Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Originalmente Postado por acpalopoli acpalopoli Escreveu:

Originalmente Postado por Gustavoct Gustavoct Escreveu:

Não perde o sinal do GPS, é mais rápido pois o GPD tem um lag até mostrar a velocidade real, o sensor "conta" a quantidade de giros da rede e multiplica pelo diametro do pneu (voce cadastra essa informação).
Acho que é isso, eu uso o GPS mesmo.


É, eu estava fazendo os testes aqui. Eu comprei o kit do IGS620 via Aliexpress. No GPS, ele pede pra informar o diâmetro da roda e pneu. Quero ver pra descobrir essa informação. kkkk


Vem uma tabela junto do GPS.

Link com medidas

https://support.wahoofitness.com/hc/en-us/articles/115000738484-Tire-Size-Chart

Valeu, facilitou bastante. No gps só tem umas medidas loucas pré programadas.
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acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

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Originalmente Postado por dimas2dimas dimas2dimas Escreveu:

Originalmente Postado por acpalopoli acpalopoli Escreveu:

Pessoal, boa tarde!

Eu tô com uma dúvida aqui. Comprei um IGS620 e tem a opção de adquirir o sensor de velocidade, além do de cadência.

Na minha cabeça, o GPS seria o mais preciso possível. O sensor tem alguma vantagem pra uso outdoor ou só é válido pra uso indoor?

Valeu


Tenho sensor de velocidade similar. Se você treina em lugar aberto sempre não é necessário. Trilhas fechadas com muitas arvores e tuneis tornamno sensor desejavel mas não obrigatório. Prefiro inveatir num HRM e num sensor de cadencia.

O gps que uso hoje, um Atrio Iron nunca mostrou perda de sinal. Nem sei se mostra. Porém o relógio que uso em certos trechos do meu trajeto, perde e recupera o sinal por algumas vezes. Então acho que vai ser útil usar o sensor. A única coisa é qeu tenho duas bikes. É inviável ficar tirando e colocando o sensor de velocidade. O de cadência é fácil.
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acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

In Garmin We Trust!

Meu bolso que não trust no Garmin kkkkk

Tô com viagem marcada pra Foz e tô torcendo pra fronteira estar aberta porque quero muito pegar um Fenix e uma Gopro.
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Zaka Ver Drop Down
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Eu pratico rally.

Existem computadores de bordo para navegação que tem opção de pegar a medida por GPS ou físico (caixa de câmbio ou roda, depende da disposição em instalar).

Sensor físico é muito mais preciso. Não tem comparação. Bem calibrado, a exatidão é no metro. Não tem delay em velocidade alta, não perde trechos, nada.

Já desenhei provas com sensor físico no meu carro, onde GPS de competidores durante a prova, em 50Km de percurso chegavam a dar um erro de 600 metros (com muita subida de serra).

Mas numa bicicleta, não creio que essa diferença seja tão importante assim que justifique a instalação de um sensor na roda.
Non est ad magna facilis ascensus.
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acpalopoli Ver Drop Down

Restrito

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Originalmente Postado por Zaka Zaka Escreveu:

Eu pratico rally.

Existem computadores de bordo para navegação que tem opção de pegar a medida por GPS ou físico (caixa de câmbio ou roda, depende da disposição em instalar).

Sensor físico é muito mais preciso. Não tem comparação. Bem calibrado, a exatidão é no metro. Não tem delay em velocidade alta, não perde trechos, nada.

Já desenhei provas com sensor físico no meu carro, onde GPS de competidores durante a prova, em 50Km de percurso chegavam a dar um erro de 600 metros (com muita subida de serra).

Mas numa bicicleta, não creio que essa diferença seja tão importante assim que justifique a instalação de um sensor na roda.

Antes do IGS620 eu usava um Atrio Iron. E paralelo a ele usava um smartwatch pra medir batimentos. E na questão da distância, sempre ficaram muito próximos. Fiz o teste com o IGS620 e sensor de velocidade e num pedal de 30km deu +- 600m a menos que no relógio. Como não sou competidor, não é algo que me incomoda ou faça diferença. Eu comprei o kit de gps, sensor de cadência, velocidade e batimentos. A única coisa que não estou muito contente é com o delay do sensor de cadência. Demora uns 7 segundos pra atualizar.
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juniorcarp Ver Drop Down
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cabo frio
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de juniorcarp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2021 as 01:30
Normalmente o GPS é bem mais preciso que os sensores de velocidades de motos e carros. isso também não se aplica em bicicletas? 
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Zaka Ver Drop Down
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Registrado: 01 Nov 2005
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Sensores de velocidade de carro e de motos são imprecisos propositalmente (marcam velocidade sempre um pouco acima da real e, considere que boa parte dos condutores não verifica a pressão dos pneus com muita frequência). Nesse ponto o GPS é mais preciso, mas se considerar o delay para atualizar a velocidade isso vai por água abaixo (experimente fazer um teste com um GPS: chegue numa velocidade alta ou baixa num radar e altere bruscamente ela, veja o que marcou no radar e veja quanto está no GPS. Ele vai levar 1 ou 2 segundos para se atualizar). Como disse mais acima, pratico rally, e esse 1 ou 2 segundos pode ser decisivo para perder uma prova.

Além disso, o GPS na marcação de distância é muito impreciso quando a altimetria é grande. Cobertura vegetal então, acaba com a precisão.

Massssss.... se o uso do GPS for recreativa, não para competição, vai atender bem, com certeza.

Finalmente, só pra concluir, nos rallys usamos sensores específicos (ligados ao cardan, caixa de câmbio ou roda traseira). O diferencial é que a medida pode ser aferida e corrigida no computador de bordo. Considere também que essa correção vai variar em função da pressão dos pneus (2 libras já se percebe a diferença). Cabe também ao navegador fazer as correções durante o movimento (saltos, patinadas, etc - isso só a experiência ensina) e também os ajustes nos pontos de aferição informados no livro de bordo.
Non est ad magna facilis ascensus.
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paulohn Ver Drop Down
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O sensor de carros subestima a velocidade real (mesmo no padrão de fábrica).

Mas no sensor de bike isso não é problema já que é possível programar a circunferência do pneu. Para carros isso não é possível... e quando o cara vai e muda o conjunto rodas/pneus, a precisão vai pra mais longe ainda...

Tem sensores baratos, acho que vale a pena. Recentemente comprei sensores Magene (velocidade e cadência) no AliExpress. Foi menos de R$ 100 cada um.
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dudaoklein Ver Drop Down


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Sobre o tamanho da circunferência da roda, para precisão mesmo, o ideal é medir. E não usar medida de tabela.

A medição é fácil, deixe sua bike e você mesmo como sai para pedalar, com água, comida, capacete, calibração dos pneus. Em algum lugar como por exemplo dentro da garagem, coloque o ventil bem alinhado com alguma marca no piso, ou cole uma fita para marcação, melhor se tiver ajuda de alguém para verificar o alinhamento. Então pedale devagar, em linha reta (de preferência seguindo uma linha reta no piso) até que a roda dê uma volta completa e o ventil fique alinhado ao piso, então meça essa distância com uma trena.
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