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scandium versus carbono |
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andreabc
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Bloqueado Cadastrado em: 26 Mar 2012 - Offline Mensagens:56 |
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Postado: 25 Mar 2013 as 13:52 |
Olá Amigos,
Hoje na bicicletaria que vou me foi dito que scandium é muito mais leve e resistente que carbono. Queria saber na opinião de vocês se isso é verdade e o que vocês acham do scandium para uma boa performance no pedal? Abraços |
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andreabc
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Bloqueado Cadastrado em: 26 Mar 2012 - Offline Mensagens:56 |
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encontrei essa materia aqui:
http://blog.rodociclo.com.br/2009/06/o-scandium-e-seu-uso-no-ciclismo.html que já me ajudou um pouco. |
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Alex SP
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Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
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Depende de muitos fatores, é relativo. Não é o material, mas principalmente o projeto e a fabricação que definem e ambos exigem alto grau de engenharia aplicada e tecnologia na fabricação.
Como regra, se forem dois componentes iguais e com mesmo grau de tecnologia e qualidade na fabricação, o de carbono sempre será mais leve. Durabilidade e resistência (são qualidades distintas) já é outra coisa, outra questão.
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HAIRTONNETO
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Cadastrado em: 06 Dez 2012 CURITIBA Offline Mensagens:1910 |
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Depende da fabricação.
Na fabricação certa, o carbono é muito mais leve e muito mais resistente. Por que acha que usam carbono nos carros de F1 e não scandium ou outros materiais? Simples, porque o carbono é o que tem a melhor relação peso x resistência.
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Adilson
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Cadastrado em: 31 Mai 2011 SJ.d Calçado ES Offline Mensagens:999 |
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No caso da F1 entra um outro fator, que talvez seja o primeiro: Modelagem! Com o carbono vc faz um molde e depois "só repete". Alem de formas "livres" ou organicas
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sassota
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Cadastrado em: 30 Mar 2009 São Paulo Offline Mensagens:9146 |
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então, mas esses produtos da KCNC não são de aluminio com uma porcentagem minima de scandium na liga?
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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dependendo da geração, scandium, ou mesmo alguma liga de alumínio pesa a mesma coisa que carbono.
Por exemplo, um quadro PZ Racing 2.2 de carbono pesa até um pouquinho mais do que um PZ Racing 2.3 de liga de alumínio. Outro exemplo: eu tenho uma mesa Deda de carbono e de alumínio que também pesam a mesma coisa. Comparado a uma mesa de scandium de outra marca, sim, parece ser mais leve a mesa de scandium. Mas, nas gerações mais recentes de carbono, elas pesam muito menos do que scandium, e suportam até 42ton/cm² - o que uma liga de scandium não chega a suportar. Carbono é complicado nesse ponto. No mercado se for ver tem pelo menos umas 4 gerações diferentes de carbono por aí sendo vendidas simultaneamente - fora tecnologias empregadas exclusivamente por um ou outro fabricante. Um tópico pouco mais antigo que tem alguma coisa a acrescentar: http://www.forumbtt.net/archive/index.php/t-6006.html amplexos T. |
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enkidubr8
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Cadastrado em: 20 Set 2010 São Paulo Offline Mensagens:999 |
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Eu ja tinha ouvido falar na aplicação do escandio, e tudo o que ouvi fazia crer que ele é mais leve que o aluminio. Na verdade não, é 10% mais pesado. Talvez ele agregue alguma propriedade quando em liga (resistencia?).
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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sim, o 'escandium' é um material que é usado sempre em conjunto com o alumínio, formando uma liga metálica, tal como outros materiais (zircônio, vanádio, etc).
Segue a citação de outro tópico:
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sassota
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Cadastrado em: 30 Mar 2009 São Paulo Offline Mensagens:9146 |
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Some manufacturers of bikes make frames out of aluminum alloys containing scandium, usually referred to simply as scandium for marketing purposes although the Sc content is less than 0.5%. Scandium improves the welding characteristics of some aluminum alloys with superior fatigue resistance permitting the use of smaller diameter tubing, allowing for more frame design flexibility.
retirado daqui: http://en.wikipedia.org/wiki/Bicycle_frame |
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a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
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Alex SP
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Cadastrado em: 12 Mar 2004 São Paulo Offline Mensagens:8970 |
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Algumas dessas peças que vc citou não são de carbono e sim de alumínio com acabamento (em alguns casos só a pintura mesmo) de carbono. Por isso são mais pesadas. A questão é comparar bananas com bananas, ou seja níveis de projeto e fabricação similares para o mesmo componente. Ex.: um guidão de carbono top será mais leve do que um de alu top. Se comparar um quadro de carbono mediano com um de scandium top, aí sim o de alu poderá ser mais leve. O carbono para ser realmente leve e ao mesmo tempo conservar suas demais qualidades (flexibilidade direcionada, modularidade, resistência e durabilidade, etc.) exige tecnologia intensiva. Daí que os quadros e componentes mais top de fabricantes reputados são os mais leves e avançados de toda a linha, mas não necessariamente de todos os fabricantes pois alguns ainda não dominam toda a grade de tecnologia necessária para atingir esse nível. Com o alu, é mais fácil e acessível. Além disso, existem alguns componentes ou partes de componentes que não podem ser fabricadas ainda em carbono, ou que apresentam vantagens inclusive de peso mas principalmente de resistência, durabilidade e confiabilidade, quando feitas em metal. É o caso de algumas peças muito delgadas, ou pequenas, ou que sofrem muito atrito, etc.
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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Alex, no caso das mesas da Deda, a mesa de carbono é inteira de carbono e a mesa de alumínio é de alumínio inteira também. Porém a tecnologia do carbono empregada não é das mais recentes - chegando ao ponto das duas pesarem a mesma coisa. A mesma coisa são os quadros 2.2 e 2.3. O 2.2 é um quadro de carbono e a PZ 2.3 é de uma liga bem leve de alumínio. Mas também, vamos assim dizer que, o quadro de carbono 2.2 só pelo peso dele, não seria um quadro de tecnologia muito recente não.
Gerações diferentes de carbono existem até dentro de um mesmo fabricante. Vide uma Wilier, por exemplo, que tem lá seus quadros 'carbon monocoque' numa Isoard XP, por exemplo, enquanto a superior a ela, a Cento 1 SR, já tem um quadro 'carbon monocoque isometric 42t', com tecnologias bem distintas. E praticamente, todos os fabricantes de bikes tem no catálogo algo parecido, com o 'carbono de entrada' nas bikes de carbono mais baratas, e fibras mais nobres nas linhas mais caras. Se for ver, todas as bikes de 'carbono' ainda tem a parte do movimento central com uma peça de alumínio. As gancheiras também ainda são todas de alumínio. |
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Ricardo B. Muhle
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Negativo para as tuas duas afirmações. Centrais do tipo press fit vão assentados diretamente no quadro. Existem vários quadros com gancheiras de carbono, e não precisa nem ser top de linha. Sds.
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Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
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T-Rodman
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Cadastrado em: 23 Fev 2012 Jaú Offline Mensagens:2111 |
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ok, até então eu desconhecia existência de quadros 'full carbon bb'. Vi agora em um vídeo como esses:
http://www.youtube.com/watch?v=kmnnrzq2itA A Dogma 65.1 tem a gancheira traseira (onde se coloca o dellaieur traseiro) ainda em alumínio. O centro também é de alumínio: http://www.youtube.com/watch?v=GxqtP_tNm4Q Wilier Cento 1 SR, a mesma coisa: http://www.youtube.com/watch?v=3HLj5uTNhnk A maioria das bikes que conheço seguem esse padrão de central de alumínio e o resto em carbono. As gancheiras, idem. amplexos T. |
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Ricardo B. Muhle
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Cadastrado em: 31 Mar 2004 Florianópolis Offline Mensagens:253 |
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Agora ficou melhor! Abs.
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marlon_brando
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Cadastrado em: 01 Jul 2007 SÃO PAULO - SP Offline Mensagens:1209 |
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Interessante o tópico, li todas as informações nele contido.
Independente do processo de fabricação, se o carbono é mais leve que o scandium e/ou vice-versa, o meu Scott USA Jean Delatour, comigo a 1 ano e 3 meses, só me tem dado alegrias, bastante leve e rígido, agora com grupo Dura-Ace pesa 7,6 kg... :-)
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Ciclismo, opção saudável de viver!
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Senhor Artur
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Banido Cadastrado em: 27 Mar 2013 Brasil Offline Mensagens:50 |
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gostei muito do tópico, mais gostaria saber mais sobre a rigidez ??
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Ricardo B. Muhle
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Cadastrado em: 31 Mar 2004 Florianópolis Offline Mensagens:253 |
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Meu caro, quanto a rigidez, um bom quadro de carbono de competição será sempre superior a um bom quadro de Alumínio, mesmo que tenha Escândio (Sc) na liga. Só para teres uma ideia, o módulo de elasticidade, que é um parâmetro que expressa a medida de rigidez de um material, no alumínio 7075 T6 está por volta de 73 GPa (GigaPascal). As fibras de carbono que são agrupadas em 4 tipos, tem módulos de até 100 GPa nas classificadas de baixo módulo, até 300 GPa nas de módulo intermediário, até 500 GPa nas de alto módulo, e maior que 500 GPa nas de ultra-alto módulo. Isso não significa claro, que um quadro com fibras de alto módulo tem uma rigidez 7 vezes maior que um quadro de alu 7075. Lembre-se que estamos falando de material composto, ou seja tem muito mais coisa na jogada. Na verdade eu vejo essa característica, a maior rigidez dos quadros de carbono, como a principal qualidade na escolha do material do quadro, ao invés da questão peso (massa). Sds.
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joaojuliomello
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Cadastrado em: 12 Ago 2012 rio de janeiro Offline Mensagens:3615 |
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esse topico não ficaria melhor no forum de componentes leves?
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Visite meu site: http://www.behance.net/joaojuliomello fotografia
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pinarello
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Cadastrado em: 15 Dez 2008 Santo André-SP Offline Mensagens:1 |
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Lembro quando saiu o Quadro Scoot Jean Le Tour de Scandium. tinha na media de 900 gramas e ja fiz varios andando por ai e nunca quebraram. era tão fino a espessura do metal que dava para apertar com a mão. top top
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Bike_Energy
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O sacandium é muito melhor que carbono, carbono nada mais é que uma fibra semelhante a fibra de vidro recoberta por uma resina para dar o acabamento liso e brilhante, podemos notar que em algumas peças como quadros e guidões que ao sofrer uma pressão tende a torcer para amortecer o impacto e quando esse impacto é muito forte chega a romper, nos carros de fomula 1 é usado o carbono justamente por ser leve e por essa flexibilidade, no entanto a célula de sobrevivência é feita em uma armação de Scandium recoberta com fibra de carbono.
O Scandium é na verdade uma invenção russa, que precisava de um material leve e resistente para as pontas de mísseis que seriam lançados da Sibéria. Com o fim da guerra fria, esta invenção chegou ao ocidente nos anos 90 e somente nos últimos anos, temos ouvido falar mais do seu uso em artigos de ciclismo, escandium (em homenagem à https://pt.wikipedia.org/wiki/Escandin%C3%A1via - Escandinávia) é um https://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico - elemento químico de https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADmbolo_qu%C3%ADmico - símbolo Sc, https://pt.wikipedia.org/wiki%C3%BAmero_at%C3%B3mico - número atômico 21 (21 https://pt.wikipedia.org/wiki/Pr%C3%B3ton - prótons e 21 https://pt.wikipedia.org/wiki/El%C3%A9tron - elétrons) com https://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_at%C3%B3mica - massa atômica 45 https://pt.wikipedia.org/wiki/Unidade_de_massa_at%C3%B3mica - u. É um https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3lido - sólido a temperatura ambiente, é um https://pt.wikipedia.org/wiki/l_de_transi%C3%A7%C3%A3o - metal de transição, https://pt.wikipedia.org/wiki/Grupo_da_tabela_peri%C3%B3dica - grupo 3 ou 3B, classificado com frequência entre os https://pt.wikipedia.org/wiki/Lantan%C3%ADdio - lantanídios devido a características similares a eles. É encontrado em alguns https://pt.wikipedia.org/wiki/Mineral - minerais na Escandinávia. Faz parte do grupo das https://pt.wikipedia.org/wiki/Terras_raras - terras raras. Foi descoberto por https://pt.wikipedia.org/wiki/Lars_Fredrick_Nilson - Lars Fredrick Nilson em https://pt.wikipedia.org/wiki/1879 - 1879 mediante análise espectral dos https://pt.wikipedia.org/wiki/Mineral - minerais https://pt.wikipedia.org/wiki/Euxenita - euxenita e https://pt.wikipedia.org/wiki/Gadolinita - gadolinita. O escândio tem aplicações aeroespaciais, seu isótopo Sc-46 em craqueamento do https://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo - petróleo e, seu óxido, em lâmpadas de vapor de https://pt.wikipedia.org/wiki/Merc%C3%BArio_%28elemento_qu%C3%ADmico%29 - mercúrio. Um dos maiores e mais conhecidos fabricantes de componetes de Scandium é a KCNC ( http://www.kcnc.com.pt/ - http://www.kcnc.com.pt/). Os produtos da marca estão entre alguns dos mais leves disponíveis atualmente no mercado mundial. Entre os produtos, figuram peças como manetes, freios, pedivelas, cassetes e avanços, entre outros. Outro destaque é o visual inovador dos componetes, com desenhos e grafismos exclusivos. |
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