Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sapatilha speed e dedos curtos
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sapatilha speed e dedos curtos

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sapatilha speed e dedos curtos
    Postado: 01 Dez 2019 as 20:30
Gente revirei os tópicos na esperança de haver uma discussão em andamento... 
mas não achei (o que me deixou preocupado).

Tenho os dedos curtos nos pés, com o osso do metatarso fica bem mais a frente que os pés normais.

Qual é o problema? Se eu comprar uma sapatilha no tamanho justo e confortável para os meus pés, 
é impossível ajustar o taquinho, mesmo colocando na posição mais avançada.

O que acaba dando dor e até lesionando os joelhos se eu insistir (coisa de uma semana).

O que tenho feito há muito tempo é comprar sapatilhas maiores que os meus pés, elas ficam quase 1cm maior que meus pés, além disso elas ficam bem largas e quando ajusto o velcro ou boa que seja, elas ficam meio engruvinhadas (o que não ocorre ao comprar sapatilhas justas e confortáveis).

Gostaria de saber de quem tem o mesmo problema como solucionou...
Há marcas que a furação é mais para frente? Quais seriam?
Ou modelos com a furação ajustável (lembrando que é para speed 3 furos)?

Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1810
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2019 as 21:15
Tenho tido problema semelhante. A solução foi usar 1 numero maior. Usei Shimano e ficavam muito desajustadas, acabei mudando. As da Specialized permitiram bom avanço do taco e são bastante confortáveis (meus pé são largos também).
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 10:10
Dependendo do modelo, acredito ser possível refurar a sapatilha, deslocando o taquinho mais a frente. Teria que analisar com ela foi construída, pois o que fixa o taquinho na verdade é uma contra-chapa que fica por dentro, abaixo da palmilha.

Uma pergunta: Usar um tamanho maior não cria desconforto? A que uso está um ou dois tamanhos maior, e está me chateando um pouco pois o pé fica "solto"...
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 17:36
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Tenho tido problema semelhante. A solução foi usar 1 numero maior. Usei Shimano e ficavam muito desajustadas, acabei mudando. As da Specialized permitiram bom avanço do taco e são bastante confortáveis (meus pé são largos também).

É o que tenho feito e mesmo assim fica no talo (feito durante bikefit), no fim não sei se o cara colocou no talo e ficou aceitável ou se estava ok para mim. Pelas minhas medições acho que ele colocou na zona do aceitável.

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Dependendo do modelo, acredito ser possível refurar a sapatilha, deslocando o taquinho mais a frente. Teria que analisar com ela foi construída, pois o que fixa o taquinho na verdade é uma contra-chapa que fica por dentro, abaixo da palmilha.

Será que todas são assim? Estou com uma Spiuk Altube C (Carbono), não sei se seria boa idéia refurá-la.
Mas pensando bem, talvez seja uma ótima idéia. Tem gente que mexe com fibra de carbono e pode furar e remendar a outra parte... quem sabe. Por enquanto fiz umas alterações no taquinho e consegui uns 3mm. Na semana de pedal mais leve vou ver se me adapto e se não machuca o joelho. 

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Uma pergunta: Usar um tamanho maior não cria desconforto? A que uso está um ou dois tamanhos maior, e está me chateando um pouco pois o pé fica "solto"...

Pois é , isso está me incomodando ultimamente. Sempre usei sapatilha 1 ou 2 maior... o pior é que o meu pé não é largo, então quando aperto a sapatilha fica sobrando tiras, o "couro" fica engruvinhado... Os dedos ficam tão soltos que ultimamente estou com uma mania de dobrá-los dentro da sapatilha, quando percebo desfaço, chega a ser ridículo.


Editado por MarcusM - 02 Dez 2019 as 17:38
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 18:12
Vi agora que marcas como Spiuk e Giro os furos dos parafusos são fixos, já na Shimano e Pearl Izumi os "suportes" dos parafusos são ajustáveis para frente e para trás, sendo que nos modelos mais caros esse ajuste é maior.

Resta saber se é suficiente estes ajustes, só testando para saber!!!

Shimano RP501 Carbon
Shimano RC500 Carbon
Shimano RP100 (a amplitude de ajuste é a metade dos anteriores)

Pearl Izumi Pro Leader V4 Carbon
Pearl Izumi Pro Leader II Carbon (um pouco menor a amplitude)
Pearl Izumi Race Road V5 Carbon (bem menor a amplitude)

As Scott são todas muito caras e todas tem a regulagem com grande amplitude

Mavic, todas com pequena amplitude



Editado por MarcusM - 02 Dez 2019 as 18:26
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 18:23
Furar fibra de carbono não me parece uma boa ideia... As sapatilhas mais pebas são de plástico/fibra de vidro, aceitaria melhor um retrabalho destes...




Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2019 as 18:26
Originalmente postado por MarcusM MarcusM escreveu:

Vi agora que marcas como Spiuk e Giro os furos dos parafusos são fixos, já na Shimano e Pearl Izumi os "suportes" dos parafusos são ajustáveis para frente e para trás, sendo que nos modelos mais caros esse ajuste é maior.


Shimano RP501 Carbon
Shimano RC500 Carbon
Shimano RP100 (a amplitude de ajuste é a metade dos anteriores)

Pearl Izumi Pro Leader V4 Carbon
Pearl Izumi Pro Leader II Carbon (um pouco menor a amplitude)
Pearl Izumi Race Road V5 Carbon (bem menor a amplitude)

Resta saber se é suficiente estes ajustes, só testando para saber!!!

Então, é dessa forma construtiva que eu me referia... Tu teria o recurso de abrir um pouco mais os rasgos e ganhar mais regulagem... Mas como a sua não tem regulagem nenhuma na sapatilha, somente no taco, é possível que estes modelos consigam chegar no ajuste que vc precisa. O ideal é ir a uma loja e experimentar.
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Dez 2019 as 15:11
Originalmente postado por MarcusM MarcusM escreveu:

(...)
Tenho os dedos curtos nos pés, com o osso do metatarso fica bem mais a frente que os pés normais.

Qual é o problema? Se eu comprar uma sapatilha no tamanho justo e confortável para os meus pés, 
é impossível ajustar o taquinho, mesmo colocando na posição mais avançada.
(...)

Esqueci de citar que meu pedal é o Look Keo 2 Max, e comparando o taquinho dele e o padrão shimano, temos que o Keo tem 14mm de curso (na verdade menos por causa do diametro do parafuso) e o Shimano tem 20mm, é uma boa diferença, são 6mm!!!

Vou fazer um teste com o shimano de um amigo, depois volto e posto.


Editado por MarcusM - 05 Dez 2019 as 15:12
Voltar ao Topo
miniic Ver Drop Down


Cadastrado em: 08 Jul 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar miniic Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 17:54
As sapatilhas mais top da shimano tem mais possibilidade de ajuste, não são todas iguais.
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 18:17
Originalmente postado por MarcusM MarcusM escreveu:

Originalmente postado por MarcusM MarcusM escreveu:

(...)
Tenho os dedos curtos nos pés, com o osso do metatarso fica bem mais a frente que os pés normais.

Qual é o problema? Se eu comprar uma sapatilha no tamanho justo e confortável para os meus pés, 
é impossível ajustar o taquinho, mesmo colocando na posição mais avançada.
(...)

Esqueci de citar que meu pedal é o Look Keo 2 Max, e comparando o taquinho dele e o padrão shimano, temos que o Keo tem 14mm de curso (na verdade menos por causa do diametro do parafuso) e o Shimano tem 20mm, é uma boa diferença, são 6mm!!!

Vou fazer um teste com o shimano de um amigo, depois volto e posto.

Fiz a montagem com o taquinho para pedal shimano, porém a diferença fica bem reduzida pois a arruela retangular da shimano é estampada e tem uma borda que entra dentro do furo, anulando boa parte 6mm, como o taquinho era genérico, não houve ganho algum em relação à Look keo, mas o taquinho da shimano teria um pequeno ganho, cerca de 2mm.
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2019 as 18:20
Originalmente postado por miniic miniic escreveu:

As sapatilhas mais top da shimano tem mais possibilidade de ajuste, não são todas iguais.

Moro em Piracicaba, se alguém puder indicar uma loja que venda e tenha uma grande quantidade de modelos e números em estoque para indicar, é para experimentar, medir e comprar na própria loja.

De preferência nas redondezas (Limeira, Rio Claro,... Campinas... São Paulo... só não vou para Sta Catarina...rsrsrs)
Voltar ao Topo
MarcusM Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2009
Sorocaba/SP
Offline
Mensagens:672
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarcusM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2019 as 23:36
Atualizando o tópico

Ontem consegui experimentar uma Shimano RP400 (com boa e o rasgo comprido para regulagem da posição dos parafusos dos taquinhos).

Achei impressionante é que a tabela de tamanhos da Shimano (44EU = 28cm) apesar de ser maior do que da Spiuk (27.3cm), o meu pé ficou bem apertado no tamanho 44EU da Shimano.

Experimentei então um 45EU e ficou bom no comprimento (com um pouco de folga), mas ficou largo.
O taquinho deu ajuste um mais para frente possível e o outro sobrou um pouco.

Na verdade queria ter experimentado um RC5 ou RC7 ou pelo menos uma RP5. (não gostei muito de RP4, o couro bem duro e o ajuste da primeira fivela não serve de muita coisa).

Para quem estiver atrás, foi na decathlon da D. Pedro I (Campinas) perto da Leroy Merlin.

Mas tudo bem, pelo menos consegui duas respostas: o tamanho real da sapatilha e se ela dá ou não ajuste.

Ainda atrás lojas com boa quantidade modelos na região de campinas.


Editado por MarcusM - 14 Dez 2019 as 23:40
Voltar ao Topo
pcauez Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Dez 2019
macaé
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pcauez Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Dez 2019 as 17:08
Olá pessoal, sou novo aqui no forum mas eu tive um problema com sapatilha folgada que eu resolvi colocando uma palmilha mais espessa em cima da que veio.
Talvez amenize o problema, no caso de utilizar a sapatilha maior.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X