Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sapatas de Freio - Qual comprar?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sapatas de Freio - Qual comprar?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
CarecaVoador Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
Blumenau
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CarecaVoador Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sapatas de Freio - Qual comprar?
    Postado: 23 Mar 2015 as 11:36
Pessoal, bom dia.

Rodei 2000km com os freios Axis 1.0 que vieram originais na minha bike. Ontem dei uma geral nela, e vi que uma das pastilhas traseiras está muito desgastada, e de uma forma irregular. Provavelmente, porque a sapata estava desalinhada.

Fiz o alinhamento das sapatas, e agora parece estar OK. Porém, vou precisar substituir as pastilhas.

Na verdade, uma parte da minha dúvida é exatamente esta. Tem como substituir só as pastilhas, ou é preciso/recomendável trocar as sapatas também?

Neste caso, qualquer sapata vai ser compatível com estes freios? Queria investir em algo de bom desempenho/durabilidade. Não teria muita restrição de valores neste caso...

E por fim, vale a pena investir num upgrade de freios? Nunca usei outros freios, então não tenho parâmetros para comparação.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2015 as 12:07
Algumas sapatas de freio possibilitam a troca do refil (Borracha).
Verifique se as suas possuem este parafuso lateral.


Você também pode optar por fazer o rodízio, jogando as de trás para frente e as da frente para trás.


Editado por Pão Doção - 23 Mar 2015 as 12:10
Voltar ao Topo
CarecaVoador Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
Blumenau
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CarecaVoador Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2015 as 12:25
Originalmente postado por Pão Doção Pão Doção escreveu:

Algumas sapatas de freio possibilitam a troca do refil (Borracha).
Verifique se as suas possuem este parafuso lateral.


Você também pode optar por fazer o rodízio, jogando as de trás para frente e as da frente para trás.

Sim, elas têm este parafuso lateral.

Interessante a dica do rodízio. Vou começar a pôr em prática.
Voltar ao Topo
Fabitus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
São Paulo
Offline
Mensagens:486
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabitus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2015 as 17:06
Cara, veja que tem refil e/ou sapata para aros com parede usinada e aros com parede lisa.
Mas eu procuraria mesmo é a recomendação do fabricante e usaria refil OGIRINAL da marca!

Também tem modelos para Seco e Molhado, depende onde voce mais usa!
Além de ter umas sapatas com +1mm ou seja, 1 mm maior que as normais.

E, senão conhece, procure saber sobre os ajustes toe in toe out...

Além que não cair na BESTEIRA de fazer rodizio em sapatas que não possibilitam tal fato com segurança...cuidado rapaz!

São apenas algumas dicas para pensar melhor antes de decidir-se e mexer em um produto original...

FLW!
Voltar ao Topo
Tarmac Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:68
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Tarmac Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2015 as 20:55
  A sapata de freio do seu axis é uma sapata compatível com encaixe shimano , você pode procurar uma sapata shimano que serve perfeitamente ou uma sapata melhor , uma swisstop seria bom , freia mais e desgasta menos o aro Wink .

  Abraços , Edú.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Mar 2015 as 10:14
E também não compensa usar sapatas com desgaste, a superfície irregular prejudica a frenagem e elas não desgastam por igual, fazendo o rendimento do freio diminuir com o tempo. Se elas tem ressaltos na superfície, melhor mesmo comprar uma nova e alinhar a sapatas corretamente.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 07:54
Se o desgaste não for muito grande, é possível lixar até deixar alinhada novamente e reinstalar com a regulagem correta.

Sapata não evapora de um dia para o outro pra ser jogada fora com meia vida. Salvo se vc pegar um dia de chuva e usar bastante, situação em que o desgaste seria acentuado.

Basta chegar em casa após o treino e olhar o desgaste. Se houve um gasto considerável, substitua, mas se não for preciso, mantenha a atual. Além de não jogar dinheiro fora, não desperdiça material que ainda pode ser usado.
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
dcschmidt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dcschmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 11:14
Originalmente postado por Fabitus Fabitus escreveu:

...
Além que não cair na BESTEIRA de fazer rodizio em sapatas que não possibilitam tal fato com segurança...cuidado rapaz!
...
Nunca fiz rodízio, mas me parecia uma boa prática. Fiquei na dúvida porque não se deve fazer?
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 12:49
Porque se ela está irregular, apenas parte da sapata vai ser usada na frenagem, perdendo muita eficiência e gastando mais metros para parar, ou diminuir até a velocidade esperada.  Sua cabeça certamente vai calcular a força a ser aplicada nas manetes como se elas estivessem com a eficiência de sempre e dependendo da situação, acabará fazendo mais força com a manete e poderá vir a travar a roda. Imagina descendo as montanhas da cidade, fazendo uma curva mais rápida ou pedalando no trânsito? Wink

Se lixar e acertar as sapatas como o Alessandro explicou, vai voltar a ter a mesma eficiência desde zero, apesar de perder alguns quilômetros de uso.

Vou contar para a Meire que você quer fazer mineirice com os freios da bicicleta hein!!!!! LOL


Editado por FAB1000 - 25 Mar 2015 as 12:54
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 13:10
Pelo amor de Deus !!!

Sapata é um item tão barato e tão importante. Não inventa moda. Troque logo.
Voltar ao Topo
Pão Doção Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2004
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pão Doção Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 14:01
Quando me referi em fazer o rodízio das sapatas era justamente para não haver gasto excessivo somente em um par. Caso não dê para "nivelar" as sapatas lixando, troque o par.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 14:01
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Se o desgaste não for muito grande, é possível lixar até deixar alinhada novamente e reinstalar com a regulagem correta.

Sapata não evapora de um dia para o outro pra ser jogada fora com meia vida. Salvo se vc pegar um dia de chuva e usar bastante, situação em que o desgaste seria acentuado.

Basta chegar em casa após o treino e olhar o desgaste. Se houve um gasto considerável, substitua, mas se não for preciso, mantenha a atual. Além de não jogar dinheiro fora, não desperdiça material que ainda pode ser usado.

Tenho sérios problemas com sapatas, já levei um tombo por usar sapatas irregulares, desde então troco quando percebo esse problema, principalmente por que minha bike roda faça chuva ou granizo, você nunca sabe quando vai precisar de toda a eficiência do freio. A ideia de lixar parece interessante também, se o cara fizer direitinho.

Mas ai varia muito do modelo da sapata. Tem umas chinesas padrão de 10 reais que são muito boas, mas derretem na água, como uso essas troco sem medo. Agora paguei 55 numa coolstop pra minha bike de treino, essa tem que durar bem, mas provavelmente nunca verá a cor da água, salvo uma mudança repentina de tempo.
Voltar ao Topo
dcschmidt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:289
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dcschmidt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 14:22
Fabricio e Pacheco, continuo não vendo problema em fazer rodízio, se as sapatas estão com desgaste irregular aí o problema é com elas e não com o rodízio em si.

Perguntei isso porque a tendência é que as pastilhas da frente acabem mais rápido que as de trás, imaginei que fazendo rodízio daria pra programar ambas acabando ao mesmo tempo. Não é pão duragem não.

Outra coisa, qual é o jeito certo de fazer o "toe in"? Eu colo uma fita dupla face (que é meio gordinha) na parte de tras da pastilha, aperto bem o freio e prendo a pastilha. Visualmente o "toe in" está lá, mas não sei se foi muito ou pouco.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2015 as 21:53
Daniel, se elas não estiverem com as superfícies irregulares, até poderia fazer isso. Mas o ideal seria você colocar uma sapata nova na frente, para ter um melhor poder de frenagem e deixar a traseira se desgastar até a marcação, fazendo o uso de 2x1, assim como é o ideal com os nossos pneus, já que a frente sempre é mais importante.

Se o par das sapatas for super ultra hiper melhor do que as novas até valeria a pena fazer isso com as sapatas, mas se forem de mesmo nível, o 2x1 é sempre a melhor escolha. Wink

Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Xmotta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2005
brasilia - DF
Offline
Mensagens:1471
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Xmotta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 11:39
 

 
   2.000km.??

   Trocar a sapata de freio..????  Acho que sou muito irresponsável..

   Já troquei de grupo algumas vezes, mas nunca troquei a sapata de freio de nenhum deles.. 

   Vocês fazem ciclocross..??? Tongue
SPZ Carve 29er
KUOTA Kryon Sram force 22
Voltar ao Topo
CarecaVoador Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2014
Blumenau
Offline
Mensagens:203
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CarecaVoador Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 13:00
Eu não faço CX. Mas pratico endurance. Aí é normal pegar muita chuva. Acho que o desgaste dessas pastilhas originais é bem grande no molhado.

E no meu caso, especificamente, houve um desgaste irregular. Creio que por alinhamento errado.

Vou comprar umas pastilhas Kool Stop para seco e molhado para ver...
Voltar ao Topo
CristianRMS Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Abr 2014
Joinville
Offline
Mensagens:213
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CristianRMS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 13:16
 As minhas da roda traseira também também tem desgaste irregular, mas é pq não consigo baixalas o suficiente, de tempos em tempos tenho que dar uma lixada. Testa logo ai que já já vou precisar trocar também :0

Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2015 as 13:55
Originalmente postado por Xmotta Xmotta escreveu:

 

 
   2.000km.??

   Trocar a sapata de freio..????  Acho que sou muito irresponsável..

   Já troquei de grupo algumas vezes, mas nunca troquei a sapata de freio de nenhum deles.. 

   Vocês fazem ciclocross..??? Tongue

Minhas sapatas Shimano duraram anos na bike que usava pra treinar, nunca viram chuva, troquei os freios e coloquei as sapatas na bike que uso pra trabalhar, duraram 1 semana de chuva, isso porque rodo no asfalto.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2015 as 14:52
Originalmente postado por Pacheco01 Pacheco01 escreveu:

Pelo amor de Deus !!!

Sapata é um item tão barato e tão importante. Não inventa moda. Troque logo.


Até pode ser, mas sou contra jogar fora qq coisa que esteja funcionando ou que possa vir a funcionar com um pequeno reparo, sem causar impactos na segurança.

O dinheiro em si não é a questão, e sim o desperdício!
On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X