Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Sapata não da regulagem no Arp
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Sapata não da regulagem no Arp

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Sapata não da regulagem no Arp
    Postado: 10 Nov 2020 as 18:08
Pessoal, boa noite.

Comprei uma speed usada e quando fui regular os freios, verifiquei que a sapata não da regulagem corretamente na altura do aro, ou seja, eu já joguei ela toda pra baixo e ainda sim ela continua pegando no pneu.

Alguém tem alguma sugestão? Vou colocar uma foto.


Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 18:08
Complementando:
Freio Claris
Quando TSW TR20
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 18:28
a roda está montada corretamente? totalmente encaixada no garfo?
bem estranho não dar a altura do freio.. se estiver tudo encaixado corretamente, a roda é 700 mesmo? q algo tá errado na conta ai..
outra coisa é se a roda está perfeitamente circular.. ao rodar ela essa altura do freio se mantém? pode estar "amassado" (apesar que pra estar amassado a ponto de dar essa diferença, estaria muito perceptível)


Editado por stefanob - 10 Nov 2020 as 18:29
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2020 as 18:47
Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

a roda está montada corretamente? totalmente encaixada no garfo?
bem estranho não dar a altura do freio.. se estiver tudo encaixado corretamente, a roda é 700 mesmo? q algo tá errado na conta ai..
outra coisa é se a roda está perfeitamente circular.. ao rodar ela essa altura do freio se mantém? pode estar "amassado" (apesar que pra estar amassado a ponto de dar essa diferença, estaria muito perceptível)



Já fiz todas essas verificações e está tudo correto.

Será que a própria ferradura não tem algum tipo de regulagem de altura? Tirando a regulagem da altura das sapatas.

Editado por joaopaulofl - 10 Nov 2020 as 19:12
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 09:34
Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Pessoal, boa noite.

Comprei uma speed usada e quando fui regular os freios, verifiquei que a sapata não da regulagem corretamente na altura do aro, ou seja, eu já joguei ela toda pra baixo e ainda sim ela continua pegando no pneu.

Alguém tem alguma sugestão? Vou colocar uma foto.




A pessoa que vendeu essa bike para você antes de entregar a bike, trocou as pinças de freio longas por essas mais curtas. Provavelmente os freios eram ótimos e ele não quis entregá-los junto com a bike. Ou então eram com pivots longos e ele queria ter certeza de que a nova bike dele teria freios que funcionassem.

Você tem que procurar na web por "freios com pivot de longo alcance" ou "long reach dual pivot brakes". A Tektro tem vários modelos com diferentes tamanhos de freios. Geralmente a galera que roda com M10 ou C10 e resolve colocar aro 700 precisa fazer essa modificação, pois os freios originais não tem braços com alcance longo o suficiente e ficam "pegando" no pneu em vez de tocar o aro.




Wink


Editado por marcos_netto - 11 Nov 2020 as 09:35
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 09:55
A solução o marcos já trouxe, usar pinças de freio longas (que são mosca branca de achar pq só tem utilidade para usar rodas 700 em bikes antigas de aro 27 - tipo caloi 10)

Agora a causa do problema... Ainda tenho dúvidas, um quadro moderno desses da TSW com freio CLARIS, deveria montar adequadamente num aro 700.

Seria esse aro um 650b de speed (sim, existe, outra mosca branca de olho azul). Julgando pelo espaço generoso entre a pinça e o pneu, me aparenta a roda ser menor que 700.


Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 09:56
Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Originalmente postado por stefanob stefanob escreveu:

a roda está montada corretamente? totalmente encaixada no garfo?
bem estranho não dar a altura do freio.. se estiver tudo encaixado corretamente, a roda é 700 mesmo? q algo tá errado na conta ai..
outra coisa é se a roda está perfeitamente circular.. ao rodar ela essa altura do freio se mantém? pode estar "amassado" (apesar que pra estar amassado a ponto de dar essa diferença, estaria muito perceptível)



Já fiz todas essas verificações e está tudo correto.

Será que a própria ferradura não tem algum tipo de regulagem de altura? Tirando a regulagem da altura das sapatas.

Não, a ferradura não tem regulagem de posição, somente as sapatas.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 09:59
amigo, poste uma foto da numeração do pneu, onde diz o diâmetro dele. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 10:03
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A solução o marcos já trouxe, usar pinças de freio longas (que são mosca branca de achar pq só tem utilidade para usar rodas 700 em bikes antigas de aro 27 - tipo caloi 10)

Agora a causa do problema... Ainda tenho dúvidas, um quadro moderno desses da TSW com freio CLARIS, deveria montar adequadamente num aro 700.

Seria esse aro um 650c de speed (sim, existe, outra mosca branca de olho azul). Julgando pelo espaço generoso entre a pinça e o pneu, me aparenta a roda ser menor que 700.


Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 10:06
Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 11:09
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A solução o marcos já trouxe, usar pinças de freio longas (que são mosca branca de achar pq só tem utilidade para usar rodas 700 em bikes antigas de aro 27 - tipo caloi 10)

Agora a causa do problema... Ainda tenho dúvidas, um quadro moderno desses da TSW com freio CLARIS, deveria montar adequadamente num aro 700.

Seria esse aro um 650b de speed (sim, existe, outra mosca branca de olho azul). Julgando pelo espaço generoso entre a pinça e o pneu, me aparenta a roda ser menor que 700.



Segundo o antigo dono as rodas são VZAN Futura (24 furos na traseira e 20 na dianteira).
Eu tbm tenho essa suspeita que as rodas são menores.

Tem como confirmar isso medindo alguma coisa na roda?
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 11:27
e do outro lado, falta essa mesma distancia ou ta sobrando regulagem na sapata?
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 11:36
Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A solução o marcos já trouxe, usar pinças de freio longas (que são mosca branca de achar pq só tem utilidade para usar rodas 700 em bikes antigas de aro 27 - tipo caloi 10)

Agora a causa do problema... Ainda tenho dúvidas, um quadro moderno desses da TSW com freio CLARIS, deveria montar adequadamente num aro 700.

Seria esse aro um 650b de speed (sim, existe, outra mosca branca de olho azul). Julgando pelo espaço generoso entre a pinça e o pneu, me aparenta a roda ser menor que 700.



Segundo o antigo dono as rodas são VZAN Futura (24 furos na traseira e 20 na dianteira).
Eu tbm tenho essa suspeita que as rodas são menores.

Tem como confirmar isso medindo alguma coisa na roda?
conforme o gm1987 comentou, as numerações do pneu podem resolver isso.. no pneu tem o diâmetro dele e ai daria pra descobrir
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 03:22
Quase certeza que o Aro é 650! A diferença no raio para um 622 é de uns 2,5cm que alinhariam a pinça e a pista de frenagem.

Verifique a medida do pneu procurando por um par derodas Shimano algarismos acompanhados por 571.

Em resumo, vendedor 171!
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 08:34
Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A solução o marcos já trouxe, usar pinças de freio longas (que são mosca branca de achar pq só tem utilidade para usar rodas 700 em bikes antigas de aro 27 - tipo caloi 10)

Agora a causa do problema... Ainda tenho dúvidas, um quadro moderno desses da TSW com freio CLARIS, deveria montar adequadamente num aro 700.

Seria esse aro um 650b de speed (sim, existe, outra mosca branca de olho azul). Julgando pelo espaço generoso entre a pinça e o pneu, me aparenta a roda ser menor que 700.



Segundo o antigo dono as rodas são VZAN Futura (24 furos na traseira e 20 na dianteira).
Eu tbm tenho essa suspeita que as rodas são menores.

Tem como confirmar isso medindo alguma coisa na roda?

O pneu indica a medida amigo, só olhar a numeração no pneu ou postar foto de todos os números aqui que lhe ajudamos!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 08:35
As rodas FUTURA tem perfil de aro 30mm, não me parece ter isso pela foto.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 14:17
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

As rodas FUTURA tem perfil de aro 30mm, não me parece ter isso pela foto.

Eh já acho q tem, pela pista de frenagem da p ter uma idéia.
A foto não está ajudando.

Amigo, manda foto da medida do pneu. Se for isso mesmo, q baita sacanagem.
Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 18:44
A informação dos 2 pneus é a seguinte:

23 - 622 (700 x 23c)

O Perfil do Aro é de 30mm (medi com paquímetro).

Editado por joaopaulofl - 12 Nov 2020 as 18:51
Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 21:41
A única explicação que encontro é que o alcance da ferradura é menor do que o exigido pelo quadro da TSW.

A solução seria trocar a ferradura ou desbastar em 10mm/1cm (para baixo) o furo do quadro para que a ferradura possa descer um pouco. O mecânico deu essa ideia. Acho melhor fazer isso do que desbastar na própria ferradura como um cara fez aqui no fórum com uma ferradura Ultegra.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 21:47
Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

A única explicação que encontro é que o alcance da ferradura é menor do que o exigido pelo quadro da TSW.

A solução seria trocar a ferradura ou desbastar em 10mm/1cm (para baixo) o furo do quadro para que a ferradura possa descer um pouco. O mecânico deu essa ideia. Acho melhor fazer isso do que desbastar na própria ferradura como um cara fez aqui no fórum com uma ferradura Ultegra.


Nunca, jamais tire material do quadro ou ferradura. Pode haver falha no material e tal falha tende a ser fatal! Ja imaginou se a ferradura se solta e entra com conduite e cabo na roda dianteira?

Estes quadros com padrões datados são osso.

Mas...
Faça sempre o correto! Compre ferraduras Long Reach e troque imediatamente de mecanico. Nao c9nsigo imaginar a bisonhice que o camarada deve fazer na bike da galera! Recomendar desbastar o quadro ou a ferradura é demais!

Um par de calipers Tektro R312 custa R$180,00 e resolve todo o problema da forma correta. É provável que vc consiga vender o Claros pelo mesmo valor.

E... troque de mecanico. Surpresas não são desejáveis ao pedalar!

Ferradura correta com reach de 51mm:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1349207804-par-freio-ferradura-tektro-r312-speed-_JM

O modelo equivalente da Shimano e o BR561 bem mais caro.


Editado por dimas2dimas - 12 Nov 2020 as 21:54
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 23:17
Como comentado pelo Dimas, desgastar 1cm de do freio vai comprometer a peça. É um item essencial.
Pode até funcionar mas não vale o risco.
A solução é barata.

Bom, dos males o menor. Prefiro pensar q quem te vendeu trocou a peça e não conferiu se dava certo.
Se fosse uma roda 650 ia ser MTA mancada.
Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 06:28
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Como comentado pelo Dimas, desgastar 1cm de do freio vai comprometer a peça. É um item essencial.
Pode até funcionar mas não vale o risco.
A solução é barata.

Bom, dos males o menor. Prefiro pensar q quem te vendeu trocou a peça e não conferiu se dava certo.
Se fosse uma roda 650 ia ser MTA mancada.


Degan, pela conversa que tive com o vendedor, ele realmente aparentou não saber desses detalhes de tamanho da ferradura.

O estranho é que já vi uma bike idêntica a essa com a ferradura Claris do modelo R2000 e o tamanho estava ideal e a sapata não ficava no final de regulagem, não. (esse meu é o R2400).
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 08:27
Bom, pneus/rodas corretos, que situação bizonha...

Fazendo coro ao pessoal, não aumente o furo em hipótese alguma! Vai fragilizar as peças!

Seu mecânico não tem um garfo usado para testar na bike? A última explicação plausível é terem usado um garfo "estranho" que não seja de speed. 

Fora isso, a solução já foi dada: Trocar a pinça por uma de longo alcance. 


Voltar ao Topo
joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
Offline
Mensagens:131
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2020 as 08:38
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Bom, pneus/rodas corretos, que situação bizonha...

Fazendo coro ao pessoal, não aumente o furo em hipótese alguma! Vai fragilizar as peças!

Seu mecânico não tem um garfo usado para testar na bike? A última explicação plausível é terem usado um garfo "estranho" que não seja de speed. 

Fora isso, a solução já foi dada: Trocar a pinça por uma de longo alcance. 




O garfo é original da TSW TR20
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X