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Saindo a tinta preta do canote

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Mario A. Junior Ver Drop Down
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    Postado: 07 Fev 2018 as 23:04
Galera,

notei que a pintura do canote está descascando por causa do sobe e desce do selim. O que fazer para impedir que isso aconteça?
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Rafael88 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 07:35
Não sei se impedirá no longo prazo, mas creio que a utilização de graxa branca (considerando NÃO se tratar de canote e/ou quadro de carbono - peças de carbono precisam de produtos específicos pois pode sofrer reação com a química da graxa etc.) deve ajudar a evitar o desgaste.

Se já descascou, talvez passar uma tinta/verniz por cima para evitar surgimento de ferrugem...

Porém aguarde opiniões de outros usuários mais entendidos rss.
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jh1991 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 09:23
é só deixar o canote na sua regulagem e não mexer. Lubrificação com produtos específicos também ajuda, até para evitar a entrada de água.
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
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Lucas Portela Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Portela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 12:08
Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Não sei se impedirá no longo prazo, mas creio que a utilização de graxa branca (considerando NÃO se tratar de canote e/ou quadro de carbono - peças de carbono precisam de produtos específicos pois pode sofrer reação com a química da graxa etc.) deve ajudar a evitar o desgaste.

Se já descascou, talvez passar uma tinta/verniz por cima para evitar surgimento de ferrugem...

Porém aguarde opiniões de outros usuários mais entendidos rss.

Graxa à base de sabão de lítio para aço e alumínio. Graxa à base de poliuréia para componentes de carbono.Thumbs Up

 
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Mario A. Junior Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario A. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 16:38
Considerando que é uma bike dobrável, impossível não mexer na altura do selim a cada pedal. A graxa não deixa o canote mais suscetível a movimentos laterais e verticais durante o treino mesmo com um aperto maior na blocagem?

Editado por Mario A. Junior - 08 Fev 2018 as 16:39
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 16:46
Originalmente postado por Mario A. Junior Mario A. Junior escreveu:

Considerando que é uma bike dobrável, impossível não mexer na altura do selim a cada pedal. A graxa não deixa o canote mais suscetível a movimentos laterais e verticais durante o treino mesmo com um aperto maior na blocagem?


Se o canote for de alumínio, nem esquente com isso de pintura. Se for de aço, vale a pena trocar por um de alumínio. Além de ser mais leve, não é caro e vai lhe poupar o problema com oxidação (ferrugem).

Sobre usar graxa, não faça isso. Ele não vai fixar bem e vai ficar se movimentando durante a pedalada. você até pode travar com mais intensidade o quick release para evitar que escorregue, mas vai acabar amassando os tubos, o que não é interessante. Eu não colocaria graxa nesse local.
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Mario A. Junior Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario A. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 16:51
O canote da dobrável é gigantesco pq serve como apoio no chão quando ela não está em uso, seria então um local que ficaria com muita sujeira grudada e inconveniente para transportar no banco do carro como faço hoje.

Editado por Mario A. Junior - 08 Fev 2018 as 16:51
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 16:57
Originalmente postado por Mario A. Junior Mario A. Junior escreveu:

O canote da dobrável é gigantesco pq serve como apoio no chão quando ela não está em uso, seria então um local que ficaria com muita sujeira grudada e inconveniente para transportar no banco do carro como faço hoje.


Qual a bike?


Editado por hug0.dts - 08 Fev 2018 as 16:57
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Rafael88 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rafael88 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2018 as 17:07
Sobre a recomendação de usar graxa no canote, algumas referências apenas p/ exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=mCrY2w7lAlc (entre 2:20~2:30, em inglês)

A recomendação é para evitar que canote e quadro grudem, bem como evitar entrada de detrito e água jogada pela roda traseira. A aplicação é em quantidade parcimoniosa, não é p/ deixar tudo ensebado com uma crosta de 3mm de graxa.

De qualquer modo, sobre ficar sambando, quando levo minhas bikes p/ manutenção geralmente é aplicado graxa e nunca tive problemas com movimentação da peça.

Sabendo agora que é uma dobrável, a graxa poderia solucionar um problema e te criar outro, já que ao abaixar o canote até o fim, algum resquício da graxa poderia cair no estofado do carro.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2018 as 17:14
Acho que só trocando por um cromado, ou talvez um anodizado (não pintado) que resolveria... Unhappy
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dionei Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2018 as 17:50
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por Mario A. Junior Mario A. Junior escreveu:

Considerando que é uma bike dobrável, impossível não mexer na altura do selim a cada pedal. A graxa não deixa o canote mais suscetível a movimentos laterais e verticais durante o treino mesmo com um aperto maior na blocagem?


Se o canote for de alumínio, nem esquente com isso de pintura. Se for de aço, vale a pena trocar por um de alumínio. Além de ser mais leve, não é caro e vai lhe poupar o problema com oxidação (ferrugem).

Sobre usar graxa, não faça isso. Ele não vai fixar bem e vai ficar se movimentando durante a pedalada. você até pode travar com mais intensidade o quick release para evitar que escorregue, mas vai acabar amassando os tubos, o que não é interessante. Eu não colocaria graxa nesse local.

Sempre coloquei graxa e nunca tive problema de ficar solto. Se o canote e abraçadeira forem do tamanho certo, fica firme com a graxa sim. E impede oxidação, entrada de sujeira e solda fria.
O importante é o caminho :)
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Mario A. Junior Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario A. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2018 as 13:16
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

Originalmente postado por Mario A. Junior Mario A. Junior escreveu:

O canote da dobrável é gigantesco pq serve como apoio no chão quando ela não está em uso, seria então um local que ficaria com muita sujeira grudada e inconveniente para transportar no banco do carro como faço hoje.


Qual a bike?

Essa:


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Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Acho que só trocando por um cromado, ou talvez um anodizado (não pintado) que resolveria... Unhappy

Sabe onde posso encontrar esses canotes para dobráveis?
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Originalmente postado por Rafael88 Rafael88 escreveu:

Sobre a recomendação de usar graxa no canote, algumas referências apenas p/ exemplo:
https://www.youtube.com/watch?v=mCrY2w7lAlc (entre 2:20~2:30, em inglês)

A recomendação é para evitar que canote e quadro grudem, bem como evitar entrada de detrito e água jogada pela roda traseira. A aplicação é em quantidade parcimoniosa, não é p/ deixar tudo ensebado com uma crosta de 3mm de graxa.

De qualquer modo, sobre ficar sambando, quando levo minhas bikes p/ manutenção geralmente é aplicado graxa e nunca tive problemas com movimentação da peça.

Sabendo agora que é uma dobrável, a graxa poderia solucionar um problema e te criar outro, já que ao abaixar o canote até o fim, algum resquício da graxa poderia cair no estofado do carro.

Eu fiz um teste com cera automotiva no canote, para que ele atritasse menos dentro do quadro na tentativa de parar o descascamento da tinta. Passei a cera e poli com pano de microfibra e o resultado é que eu não parava de "sambar" em cima do selim mesmo com o quick release no talo =) . Imagina se fosse graxa. Tive que passar querosene para remover toda cera.
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Uma solução que encontrei foi encapar o canote com um pedaço de câmara para cobrir os riscos, que já estão bem feios, assim eu enrolo a câmara para cima quando quero baixar o canote para dobrar a bike. O ideal é trocar o canote por outro anodizado, cromado ou algo assim.

Esse canote creio ser de aço pois encostei um ímã nele e grudou, se fosse alumínio não grudaria.





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Mario A. Junior Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario A. Junior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2018 as 12:10
Galera, atualizando o tópico:

Lixei a tinta do canote e ficou como a figura abaixo. Agora resta saber o que fazer com ele: 

1- polir e deixar assim, passando uma fina camada de WD-40 para que não oxide com o tempo (não sei se esse aço é inoxidável).

2- cobrir com a câmara que eu citei antes.

3- enviar para cromar (provavelmente bem caro) ou encontrar alguma tinta/processo de pintura que aguente o tranco.









Editado por Mario A. Junior - 23 Fev 2018 as 12:14
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mario A. Junior Mario A. Junior escreveu:

Galera, atualizando o tópico:

Lixei a tinta do canote e ficou como a figura abaixo. Agora resta saber o que fazer com ele: 

1- polir e deixar assim, passando uma fina camada de WD-40 para que não oxide com o tempo (não sei se esse aço é inoxidável).

2- cobrir com a câmara que eu citei antes.

3- enviar para cromar (provavelmente bem caro) ou encontrar alguma tinta/processo de pintura que aguente o tranco.









Eu não deixaria só no metal para evitar oxidação, já que é de aço. Depois de pintado, voltaria a usar essa câmara, que foi uma solução interessante e que ficou discreta.
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DiogoFrare Ver Drop Down
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desenterrando o tópico hehehe

Hugo, o que vc decidiu fazer afinal?

Estou com o mesmo problema, meu canote riscou bastante já por causa do sobe e desce dos ajustes

Alguém que já tenha pintado pra compartilhar a experiência?
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amarelofff Ver Drop Down
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Peso 120 kg, nas revisões meu mecânico sempre põe um pouco de graxa no canote, conforme o amigo comentou acima, para evitar entrada de água e não emperrar o canote no quadro.

NUNCA desceu o canote por causa disso. Uso braçadeira com quick release.

PS: Antigamente eu pesava 150kg e pedalava igual. Também não descia o canote.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por DiogoFrare DiogoFrare escreveu:

desenterrando o tópico hehehe

Hugo, o que vc decidiu fazer afinal?

Estou com o mesmo problema, meu canote riscou bastante já por causa do sobe e desce dos ajustes

Alguém que já tenha pintado pra compartilhar a experiência?


Eu? Nada. A bike não era minha.

Sinceramente, se for um canote barato ou de medidas comuns é melhor trocar de uma vez. É uma peça barata.

Para pintar terá que gastar com primer, tinta e verniz. Se aplicar somente tinta, ela vai soltar com facilidade. Fora que há o risco de ficar um lixo se não tiver experiência com pintura, então não acho que compense.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por amarelofff amarelofff escreveu:

Peso 120 kg, nas revisões meu mecânico sempre põe um pouco de graxa no canote, conforme o amigo comentou acima, para evitar entrada de água e não emperrar o canote no quadro.

NUNCA desceu o canote por causa disso. Uso braçadeira com quick release.

PS: Antigamente eu pesava 150kg e pedalava igual. Também não descia o canote.

Não lembro o porquê do meu comentário sobre o uso da graxa mas hoje em dia uso também. Não vai descer se o tubo e o canote tiverem medidas corretas.
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DiogoFrare Ver Drop Down
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é canote barato... é que to com dificuldades com as medidas... tem mta medida de diamentro de canote e eu nunca comprei isso, e to com dificuldade de encontrar, com dúvida se é a medida certa, enfim... por isso cogitei pintar pra evitar comprar algo fora da medida
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hug0.dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por DiogoFrare DiogoFrare escreveu:

é canote barato... é que to com dificuldades com as medidas... tem mta medida de diamentro de canote e eu nunca comprei isso, e to com dificuldade de encontrar, com dúvida se é a medida certa, enfim... por isso cogitei pintar pra evitar comprar algo fora da medida


Qual é a sua bike?

Via de regra, todas as bikes recentes mais baratas usam canote 27,2mm.

Existem alguns com diâmetros maiores, mas só são encontrados em bikes mais caras. Outras medidas menores também existem, mas apenas em bikes mais antigas.
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DiogoFrare Ver Drop Down
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a minha é uma GT Karakoram Comp 2017
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DiogoFrare Ver Drop Down
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eu medi o diametro do vão do furo do canote, dava mais de 30 mm
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DiogoFrare Ver Drop Down
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Originalmente postado por DiogoFrare DiogoFrare escreveu:

a minha é uma GT Karakoram Comp 2017


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jh1991 Ver Drop Down


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Se inscrevam no youtube.
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DiogoFrare Ver Drop Down
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Legal! Muito obrigado.
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