| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Roupas de ciclismo para bike como transporte
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Roupas de ciclismo para bike como transporte

 Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dhpaulino Ver Drop Down


Registrado: 18 Fev 2019
Curitiba
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dhpaulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Roupas de ciclismo para bike como transporte
    Enviado: 18 Fev 2019 as 13:56
Olá pessoal,

Comecei a pedalar para a faculdade todos os dias, são  6 Km pra ir mais 6Km para voltar. Hoje tenho usado shorts esportivos, camisetas de polyester ou algodão na bicicleta e quando chego me troco.

Vou comprar shorts, calças e camisetas, então gostaria de saber se vale a pena comprar roupas próprias de ciclismo. Os meus principais questionamentos são com relação ao número de dias que posso usar as peças de ciclismo, porque ter que lavar todo dia ou trocar não rola ou fica muito caro.

Além disso vou comprar uma capa poncho nautika, ela mais sacolas são o suficiente para não se molhar?
Voltar para o topo
newtonwagner Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 03 Jun 2016
Brasília-DF
Desconectado
Mensagens:108
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de newtonwagner Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2019 as 14:48
Como você já começou a pedalar sem comprar nada, na minha opinião já começou certo. rs.

6km é um percurso que considero pequeno, então o ideal é você ir resolvendo dificuldades apenas quando elas aparecerem. Coisas como:

1. Se sentir desconforto no selim, troque por um mais confortável.

2. Se achar que a mochila nas costas está atrapalhando, instale um bagageiro.

Indispensáveis mesmo são só os itens de segurança.


Apesar de nunca ter usado uma, capas poncho não me parecem uma boa ideia pra andar de bike. Podem atrapalhar sua pedalada, sinalização no trânsito ou enroscar em algum lugar da bike.

Mais usual são casacos impermeáveis (tem os corta-vento tb, mas não sei a diferença deles pra casacos de chuva) e mochilas impermeáveis ou sacos estanque. Mas "não se molhar" durante um pedal na chuva é algo bem difícil.

Editado por newtonwagner - 18 Fev 2019 as 14:49
Voltar para o topo
Rafael88 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Out 2017
Santo André-SP
Desconectado
Mensagens:353
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Rafael88 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Fev 2019 as 15:57
Usar a mesma peça dias seguidos complica pelo cheiro e proliferação de fungos/bactérias. Se for inevitável, ao mesmo deixa-a arejando bastante.

Roupa de ciclismo costuma secar bem rápido.

Eu costumo deixar um sabão de coco no box do chuveiro. Após o treino já entro com a roupa e lavo ela enquanto tomo banho, depois só espremo bem (evite torcer roupas esportivas) p/ tirar o excesso e deixo pendurada no varal.

Lavando à noite é comum já estar seca na manhã seguinte. 

De qualquer forma, como Curitiba é mais úmido, tenha pelo menos 2 shorts de ciclismos, já que é a espuma o que costuma demorar mais p/ secar (pedalar com ela molhada poderá gerar assaduras ou micose na virilha).

*****

Quanto à chuva, eu nunca usei poncho, mas tenho corta vento e capa de chuva p/ ciclismo.

O corta vento aguenta uma garoa fina ou uma chuva bem leve. Aquece o corpo de forma moderada.

A capa de chuva já aguenta pancadas mais fortes e aquece bastante o corpo.

Mas no fim, todas as vezes que peguei chuva mais intensa ou durante mais tempo sai com o corpo molhado, seja por água que entrou por algum ponto (pescoço, rosto, mangas, cintura) ou pelo aumento da transpiração com o calor gerado pela capa/corta vento.

Tem gente que em razão desse resultado acaba desencanando e tomando chuva direto, já que "inevitavelmente" ficará molhado ao final, mas eu ainda assim prefiro usar capa/corta vento ao menos p/ preservar um pouco mais o calor do corpo.

No fim, é tentativa e erro - na dúvida, compre uma capa/poncho mais barata e depois que identificar os pontos fortes e fracos, troque por outra.
Voltar para o topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 25 Mai 2018
SP
Desconectado
Mensagens:572
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de am.araujo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2019 as 09:27
Eu costumo comprar minhas roupas na Decathlon, tem muita coisa barata lá. Mas eu não costumo usar nada de especial, a camiseta de ciclismo eu comprei por conta dos bolsos nas costas, mas se usar mochila ou alforje pode comprar uma camiseta e uma bermuda de corrida mesmo, sai 20 reais cada uma. Tem segunda pele também que dá pra usar em dias frios e lá não sai caro. Um pouco mais caro, dá pra encontrar também corta vento pra usar em dia de chuva.

Só dar uma pesquisada e ordenar pelo preço mais barato, tem muita coisa bacana:



Editado por am.araujo - 19 Fev 2019 as 09:28
Voltar para o topo
Nobre_ Ver Drop Down


Registrado: 21 Jul 2017
Fortaleza-CE
Desconectado
Mensagens:51
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nobre_ Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Fev 2019 as 16:19
Originalmente Postado por dhpaulino dhpaulino Escreveu:

Olá pessoal,

Comecei a pedalar para a faculdade todos os dias, são  6 Km pra ir mais 6Km para voltar. Hoje tenho usado shorts esportivos, camisetas de polyester ou algodão na bicicleta e quando chego me troco.

Vou comprar shorts, calças e camisetas, então gostaria de saber se vale a pena comprar roupas próprias de ciclismo. Os meus principais questionamentos são com relação ao número de dias que posso usar as peças de ciclismo, porque ter que lavar todo dia ou trocar não rola ou fica muito caro.

Além disso vou comprar uma capa poncho nautika, ela mais sacolas são o suficiente para não se molhar?

Diariamente faço a mesma distância pra ir à federal aqui em Fortaleza, terra do Sol, e pedalando "de boas" não vejo necessidade de utilizar roupas de ciclismo.

O que eu indico fortemente é adquirir um bagageiro (se puder de alumínio, atentando pra compatibilidade com freio a disco, se tiver) e um box bike da Kalf (ou caixa de feira), conforme a disponibilidade de grana.

Depois que passei a usar, poupei minhas mochilas e camisas do atrito, além de não suar mais as costas nem sobrecarregar a coluna/bunda com o peso.
Voltar para o topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Desconectado
Mensagens:1607
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ninocoutinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Fev 2019 as 12:48
Originalmente Postado por dhpaulino dhpaulino Escreveu:

Além disso vou comprar uma capa poncho nautika, ela mais sacolas são o suficiente para não se molhar?

Os outros colegas falaram sobre as opções para chuva, e vou acrescentar:

Eu imagino que esse poncho da nautika seja um poncho de caminhada/montanhismo. Não sei como eles funcionam para pedalar. Entre as várias soluções possíveis, já usei - e dependendo do caso ainda uso - outros tipos de capas de atividades outdoor. Mas já que apareceu a palavra poncho, e caso vc ainda não tenha comprado, fica a dica de que existem ponchos próprios para ciclismo urbano e eles são EXCELENTES, em minha singela opinião.

Eles em geral se prendem ao guidão e formam uma espécie de barraca, com o corpo ficando arejado por baixo. É mais fácil ver do que explicar, clicando aqui vai para uma pesquisa no google imagens.

Eu já tive de algumas marcas e ultimamente tenho usado um que comprei na decathlon, mas fora do brasil. Não sei se está tendo nas lojas daqui - no site não achei. Aqui tem um link dele na decathlon de portugal.

Em geral combino com uma calça impermeável que também cobre a sapatilha, q tb acabei comprando na decathlon. É a melhor combinação pra uma chuva média a pesada. Diminui um pouco sua mobilidade e realmente atrapalha um pouco a sinalizar, então com ele acabo pedalando um pouco mais lento. Caso esteja rolando um pouco menos de chuva, prefiro usar outras capas - tanto próprias para ciclismo como de caminhada, ou mesmo só tomar a chuva, pq com pouca chuva uma capa impermeável pode ficar meio demais (vc começa a esquentar demais debaixo da capa e ficando molhado por dentro. capas com tecidos ditos "respiráveis" tem seus limites ESPECIALMENTE no nosso clima úmido).

Recentemente sei que a Renata Falzoni "lançou" ou fez propaganda de um poncho desses bem baratinho, tipo uns 40 reais. Eu vi de perto e achei o material MUITO pesado, é bem diferente da proposta desses ponchos como os da btwin. Em princípio, não recomendo esse "da falzoni". No Brasil várias pessoas já fizeram profissionalmente ou semi-profissionalmente, não sei quais estão disponíveis hoje em dia, em geral a galera acha caro mas garanto que vale o investimento. Se tiver oportunidade de comprar algum mais barato em ebay ou aliexpress, recomendo. Vc não vai usar o bicho todo dia, mesmo em época de chuva - por causa dos detalhes que comentei no parágrafo anterior - mas quase todos os ponchos tem uma maneira muito fácil de carregar na bike (dobrando, velcros, etc) e o ideal é sempre levar pq pode ser que uma chuva mais bruta te pegue.


Editado por ninocoutinho - 20 Fev 2019 as 12:53
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar para o topo

 Responder Responder
  Compartilhar   


Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.