Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rotor RT66 ou RT86?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Rotor RT66 ou RT86?

Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rod_br Ver Drop Down

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rotor RT66 ou RT86?
    Postado: 14 Dez 2023 as 19:13
Olá pessoal, tenho uma dúvida entre estes dois modelos de freio, o RT66 e o RT86 IceTech.

No meu caso eu optaria pelo RT66 com 180mm na frente e 160mm atrás. Já o RT86, eu colocaria 160mm em ambas as rodas. Meu freio é o MT500, posso até fazer um upgrade no futuro, mas não para já.

Quanto ao custo, o RT66 está saindo R$355,00 já com o adaptador para 180mm. O RT86 sai por R$765,00 o par.

Minha dúvida é, compensa pagar esta diferença pelo RT86? Conheço a tecnologia IceTech na teoria, mas na prática a diferença é sensível o bastante para custar mais que o dobro do valor?

Não sou pesado, estou na faixa dos 70kg.

Obrigado,

Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Dragum Ver Drop Down

Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2023 as 20:36
Ice tech é pra fading, só vale à pena investir nisso se já passou por esse problema. Até onde eu sei o rt66 é mais leve.
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Pabloebani Ver Drop Down

Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Dez 2023 as 22:44
Considerando tbm que seu freio não aceita pastilhas Ice Tech que fariam um melhor conjunto com os rotores desse sistema.
Analisa teu uso de freios, pq se vc não faz coisa muito radical que queime os freios a ponto deles falharem, vc provavelmente não precisa investir em Ice Tech só por estética.

Freios Deore já são eficientes no comum mesmo.

Eu utilizo os meus com rotores de 180(F) e 160(T) e ainda não passei trabalho nas pirambeiras por aqui. Tbm peso 71kg. Fora que meus discos são os RT10 que usava com os MT200. Minha ideia é trocar eles pelo menos por um RT54 mais pra frente. Mas bem da verdade, os freios pro meu uso, estão ótimos assim.
GabrielSL329 Ver Drop Down

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2023 as 07:16
Não adianta pagar tudo isso nos discos se não vai usufruir da tecnologia!

IceTech só ajuda a não esquentar tanto os freios em situações de frenagens longas e/ou intensas.

Eu uso esses discos em conjunto com freios XT m8020 de 4 pistões. Esquentam pouco pra segurar a jamanta aqui morro abaixo!

Com freios que não são IceTech, não terá grandes benefícios a não ser de ter um disco superdimensionado pros freios.

Em tempo: MT500 aceita pastilha IceTech???
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2023 as 08:14
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Não adianta pagar tudo isso nos discos se não vai usufruir da tecnologia!

IceTech só ajuda a não esquentar tanto os freios em situações de frenagens longas e/ou intensas.

Eu uso esses discos em conjunto com freios XT m8020 de 4 pistões. Esquentam pouco pra segurar a jamanta aqui morro abaixo!

Com freios que não são IceTech, não terá grandes benefícios a não ser de ter um disco superdimensionado pros freios.

Em tempo: MT500 aceita pastilha IceTech???

Não, não servem pastilhas IceTech no MT500. Nem pastilhas metálicas tem para ele, só semi-metálica, resina ou cerâmica.
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2023 as 08:22
O MT500 utiliza as B05s atualmente. Então da Shimano só resina, semi metalica ou metalica só de marcas paralelas.
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2023 as 08:28
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

O MT500 utiliza as B05s atualmente. Então da Shimano só resina, semi metalica ou metalica só de marcas paralelas.

Correto, da Shimano só resina. Pretendo usar metálica de outra marca quando for trocar. Por isso estou pensando no RT66 ou RT86.
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
dabliuagaeme Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dabliuagaeme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2023 as 15:38
Eu uso freios Magura MT7, comprei os discos Magura desse anuncio que tem outros modelos bem interessantes e preços bem convidativos https://pt.aliexpress.com/item/1005005790960410.html
Pastilhas já usei da marca Cooma cerâmica e gostei bastante do desempenho e silêncio e agora estou usando pastilhas Sintered da marca DELT, barulhentas mas freiam bem também, tudo do Aliexpress e encontra bons preços também.

Peso 105Kg

Editado por dabliuagaeme - 15 Dez 2023 as 15:50
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Dez 2023 as 17:58
Originalmente postado por dabliuagaeme dabliuagaeme escreveu:

Eu uso freios Magura MT7, comprei os discos Magura desse anuncio que tem outros modelos bem interessantes e preços bem convidativos https://pt.aliexpress.com/item/1005005790960410.html
Pastilhas já usei da marca Cooma cerâmica e gostei bastante do desempenho e silêncio e agora estou usando pastilhas Sintered da marca DELT, barulhentas mas freiam bem também, tudo do Aliexpress e encontra bons preços também.

Peso 105Kg

Valeu pelas dicas.
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
dabliuagaeme Ver Drop Down

Cadastrado em: 21 Nov 2021
Cach. Paulista
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dabliuagaeme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2023 as 08:42
Originalmente postado por rod_br rod_br escreveu:

Valeu pelas dicas.

Os discos de freio Magura são um pouco mais espessos que os da Shimano

Editado por dabliuagaeme - 16 Dez 2023 as 08:54
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2023 as 09:19
Por isso que não fica bom misturar Magura com outras marcas.
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Kamikaze_Zero Ver Drop Down

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2023 as 11:17
Como "solução" em nível nacional eu tenho usado as pastilhas de cerâmica da sentec na roda dianteira e gostado bastante.

Silenciosas e eficientes quando em alta velocidade.
Como uso no meu freio M445 com pinças M447 creio que também sirva no MT500.
Solito Ver Drop Down

Cadastrado em: 19 Abr 2021
Tremembe SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Solito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Dez 2023 as 14:53
Acho que o tamanho é uma qualidade por si só...
Uso 180mmX180mm, RT26 tras e RT64 frente, em breve vou colocar RT64 203mm na frente...
MT200, normalmente pastilha de resina...
Tem muita descida grande por aqui, até 20K sem parar, muita terra, erosão, para descer forte, sem parar, com segurança, acho que rotores grandes ajudam muito...
Abração a todos, e Bons Treinos para todos nós !!!

Editado por Solito - 16 Dez 2023 as 14:53
True Ver Drop Down
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Abr 2021
.
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar True Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2023 as 11:43
O que vocês fazem para ficar tanto sem freio? Discos 200mm, icetech e os caraio.
Descem a imigrantes, pedrinhas CF-Campos do Jordão 3x seguidas se teletransportando pro topo? 

Eu acho que estão usando errado o freio. 
Apertam o freio, mesmo que pouco, continuamente, sem deixar ele dar uma esfriada, sem alternar entre dianteiro e traseiro, só gerando atrito e calor.
Manutenção desleixada. Óleo antigo, pastilha contaminada...

Não importa a pirambeira. Um Deore, ou mesmo alívio, sabendo usar, óleo novo, pastilha boa, não tem porque precisar de disco maior que 180 (já acho exagero) no mtb xc. 
Você vai ter um pouco mais de alavanca (força) na frenagem. Mas o tamanho em sim mal vai mudar a quantidade de material para esquentar o rotor (fading). 
E  quanto maior o disco, mais material, se demora mais para esquentar, também demora mais para esfriar. 

20km de descidão sem parar de frear? ahaha
Duvido. Me manda o strava desse role aí em Tremembé. 
Nem pra descer a serra para a praia é isso.
True Ver Drop Down
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Abr 2021
.
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar True Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2023 as 11:49
E outra. Tão importante quanto.
Esse link aí do rotor "Magura" do Aliexpress. Vocês não estão achando que o disco é original, né?

Não é porque a estética é igual que usa a mesma liga metálica, com as mesmas propriedades de atrito com pastilha e dissipação de calor.
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2023 as 11:48
outra questão a se atentar. Existem os rotores para pastilhas G0Xs e os para B0Xs.
Geralmente os rotores mais tops da Shimano tem a pista onde há atrito mais estreita, pois uma pastilha G03s por exemplo, é mais estreita que a B03s.

NO meu caso que uso pastilha G05s num rotor RT10 (feito pro MT200), ela trabalha apenas em 70% da pista do rotor. Então vai gerar um desgaste desigual no rotor.

Pior é o caso das B05s em rotores Iceteck ou da linha Deore, que a pastilha vai trabalhar fora da pista do rotor pois o disco será mais estreito que a pastilha, a pastilha vai trabalhar com menor area de contato no rotor.

Editado por Pabloebani - 18 Dez 2023 as 11:50
rod_br Ver Drop Down

Amparo, SP
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Dez 2023 as 14:22
Originalmente postado por Pabloebani Pabloebani escreveu:

outra questão a se atentar. Existem os rotores para pastilhas G0Xs e os para B0Xs.
Geralmente os rotores mais tops da Shimano tem a pista onde há atrito mais estreita, pois uma pastilha G03s por exemplo, é mais estreita que a B03s.

NO meu caso que uso pastilha G05s num rotor RT10 (feito pro MT200), ela trabalha apenas em 70% da pista do rotor. Então vai gerar um desgaste desigual no rotor.

Pior é o caso das B05s em rotores Iceteck ou da linha Deore, que a pastilha vai trabalhar fora da pista do rotor pois o disco será mais estreito que a pastilha, a pastilha vai trabalhar com menor area de contato no rotor.

Sim, eu pensei nisso. No melhor caso a pastilha irá ficar deformada devido a área menor do disco. No pior, além disso, vou perder performance na frenagem.

Estou trocando de roda e meus discos atuais são Center Lock e não servirão na nova. Optei pelo RT66 180(F)/160(T). Caso não funcione bem com o MT500 eu vejo um upgrade pelo menos para o M6100.

Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2023 as 08:45
Você pode tentar comprar mais pra frente só as pinças do M6000 ou XT M8000 e usa tuas manetes mesmo. Pois são as mesmas dos freios atuais.
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

X