| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Rotas para Bike - Plataformas e Macetes
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

%>

Rotas para Bike - Plataformas e Macetes

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
VAN DER TILT Ver Drop Down

São Paulo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de VAN DER TILT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Rotas para Bike - Plataformas e Macetes
    Enviado: 28 Set 2023 as 09:56
Olá pessoal,

Procurei no fórum por um tópico que abordasse a criação, customização e importação de rotas (arquivos .gpx) para utilização nos ciclocomputadores, mas não encontrei nenhum.

Por isso, resolvi criar este tópico para que todos da comunidade possam compartilhar suas experiências e dicas sobre o assunto.

Aqui estão algumas perguntas que podem ajudar a direcionar as discussões:

Quais plataformas vocês utilizam para criar rotas? Quais são boas e quais péssimas?
Quais são os macetes para customizar rotas de terceiros e carrega-las de uma base para outra?
Como vocês realizam uploads para seus GPSs?
Quais são os desafios e dificuldades que vocês enfrentam na criação e customização de rotas?

Acredito que, reunindo as experiências de todos, podemos criar uma boa biblioteca de informações sobre o tema.

Minha experiência com criação de rotas é limitada e pelo pouco que aprendi notei que o negócio é bem trabalhoso... customizar rotas de terceiros não é nada moleza (as plataformas dificultam no modo free), passar arquivos gpx de um sistema para outro as vezes pode ser um desafio, enfim, um monte de cotovelo no meio do processo. 

Voltar para o topo
GabrielSL329 Ver Drop Down

Farroupilha
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de GabrielSL329 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 10:48
Eu uso a versão paga do Strava. 

A criação de rotas dele é bem satisfatória pro meu proposto (desbravar novos locais)! 

Um pedal que organizei com um pessoal de outra cidade, salvei o arquivo GPX e eles colocaram em um Garmim. Funcionou 100% e foi a pior cois que poderia ter feito! pois os caras sabendo da rota, me deixaram pra trás!

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar para o topo

São Paulo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de VAN DER TILT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 11:29
Gabriel,

legal! Obrigado por compartilhar sua experiência!

Eu testei o STRAVA pago, gostei muito do 'traçar rota assistido' (modo NãO manual, em que o STRAVA traça o roteiro pelas vias apenas com o comando de ponto de partida e ponto de chegada) é bastante simples e intuitivo, entretanto notei os seguintes 'cotovelos' no processo:

- É dificil acessar rotas de terceiros, somente possível pela interface do celular, e muitas vezes ela está relacionada aos arredores de seu mapa de calor (por meio de sugestões do sistema). Isso torna dificil pesquisar uma rota distinta e/ou copia-la para suas rotas para depois edita-las (ainda não testei para ver se é possivel editar rotas de terceiros);
- O editor de rotas não permite que parte da rota seja traçada em rodovias no 'modo assistido' de modo que daí é necessário ficar traçando trechinhos curtos para delinear curvas pelo 'modo manual', trabalhinho bem chato;

ainda não testei editar rotas copiadas de terceiros, nem sei se é possivel no Strava. Com relação a importação para a base do meu ciclocomputador (IGPSPORT), esse processo é bastante simples e prático partindo da STRAVA para IGP.

Voltar para o topo
Solito Ver Drop Down

Tremembe SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Solito Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 12:53
Eu uso mapa impresso e bussola...
Lá nos anos 80 as únicas opções eram mapas do IBGE e conversas, dai uso esse método até hoje, não fica sem bateria, não tem problema de sinal...
Para montar o trajeto uso bastante o Wikiloc versão paga, uns 40 contos por ano, tem uma ferramenta que mostra as trilhas que passam em determinado local, dai dá uma base se não tenho maiores informações...
Um GPS que dê odômetro parcial ajuda bastante...
Um colega que usa arquivo GPX também usa bastante o Wikiloc...
Vou seguir o tópico, parece ser muito interessante...
Voltar para o topo

São Paulo, SP
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de VAN DER TILT Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 14:01
Solito,

esquema raíz o teu, hein! Quase a prova de falhas! 
Achei legal a dica do WIKILOC, já o utilizei para trekking, mais ou menos no esquema que você descreveu como consulta de mapa para norteamento, nunca para baixar gpx, nem imagino como faz para baixar o arquivo e depois carrega-lo no GPS, por exemplo. O preço anual parece bastante ok, quase o equivalente à 1 mês de Strava.  

Vamos ver se os colegas ciclistas se empolgam e postam mais coisas por aqui. Valew!
Voltar para o topo
leonardovit Ver Drop Down

Realeza
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de leonardovit Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 14:25
Eu uso o Ride With GPS, e gosto bastante, acho bem útil e prático.

Já usei o Wikiloc também, algumas vezes, e achei bom.. mas o RWGPS achei mais prático.

O que mais usei foi o Strava, quando ainda era gratuito, depois que virou pago abandonei.
Voltar para o topo
BrunoRHCP Ver Drop Down

Campinas
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de BrunoRHCP Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 15:55
Eu não paga nada, pra isso, faço umas gambiarras.

Baixo os .gpx, seja do Strava ou Wikiloc, jogo no https://gpx.studio/ para edição, se necessário.

Para uso durante o pedal tem o Samsung Health que você pode subir a rota e ele fica falando como o GPS do carro (vire aqui, vire ali) aí vc não precisa ficar de olho no celular. Ou pode usar a opção de criar seus mapas no Google Maps, aí abre ele no celular, olha a rota de tempos em tempos de acordo com sua noção de localização.

https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Set 2023 as 18:29
Já usei o sygic para criar rotas, podem ser de arquivos baixados , ou criados do nada, a parte ruim é que ele jogou numa cicloviagem, numa estrada de terra que era em um pedreira, e a pedreira fechou a estrada, tivemos que contornar 16km de volta para dar continuidade por asfalto.

Funciona muito bem, na versão gratuita já é bom, a paga deve ser coisa da NASA
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar para o topo
Pabloebani Ver Drop Down

São Francisco d
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Pabloebani Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2023 as 08:34
Eu tenho usado o Ride With GPS pra criar minhas rotas.
Depois eu importo o GPX no Jepster.
Eu tenho usado pouco, pq na minha região já conheço uma boa variedade de caminhos, então algum exploratório é coisa curta, um trecho desconhecido entre uma ou outra estrada conhecida, fica fácil. Por isso parei de pagar o strava. E desisti tbm de comprar um GPS que mostre rotas, não vou usar tanto assim.
Uso mais quando vou fazer reconhecimento de alguma prova em cidades vizinhas sem acompanhantes locais hehe.
Voltar para o topo
stefanob Ver Drop Down

Curitiba
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de stefanob Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2023 as 09:56
RidewithGPS é o caminho msm, já rolou discussões mas sempre nos tópicos dos aparelhos, tipo do BSC300 e do Bryton420, nos quais já comentei isso tb

é mto prático e fácil de usar, fácil de exportar a rota tb
o que eu gosto dele é q tem muito mais liberdade pra traçar a rota. você consegue colocar se quer que ele priorize uma rota de carro ou de bicicleta, e isso pra mim faz uma baita diferença

eu pedalo de speed/road, e com isso pego bastante estrada, seja as grandes rodovias ou menores vicinais, e apesar de eu ter o Strava premium o recurso de rotas dele é chato de mexer pra isso
pq você traça de ponto a ponto e ele só enxerga rota de bicicleta/ciclovia, ele ignora que você pode pegar a estrada - faz sentido pela segurança, mas faz zero sentido no mundo real

a ponto de ter trechos aqui em Curitiba que se eu tento traçar a rota no Strava ele simplesmente se recusa a oferecer a rodovia como opção, te fazendo dar uma volta de 5km pelo mato ao invés de andar 200m na rodovia - e isso especialmente pra speed não faz o menor sentido

no RideWithGPS eu seleciono ir de carro e traço tranquilamente, faço todas as alterações e ajustes necessários, salvo no meu perfil (que aceita sincronizar automático com alguns sistemas, como era no Bryton), ou eu exporto o gpx pra mandar pro BSC300 q é o que faço hoje

acho q uma vantagem do Strava é usar a database de usuários deles, que mostra caminhos mais utilizados (heatmap) e tb recém implementaram que mostra tb fotos tiradas no trecho selecionado, isso é legal pq dá pra descobrir como que é o terreno, conhecer umas paisagens legais tb

Originalmente Postado por leonardovit leonardovit Escreveu:

Eu uso o Ride With GPS, e gosto bastante, acho bem útil e prático.
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar para o topo
hug0.dts Ver Drop Down

DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hug0.dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Set 2023 as 11:53
O legal do Strava é que dá para usar o heatmap de atividades global para montar as rotas. Infelizmente, esse recurso não necessariamente permite que se crie uma rota automática em cima do trajeto desejado, então é necessário adicionar alguns pontos manualmente nas rotas. Se possível, usem essa ferramenta no computador. Muito mais prático que pelo telefone.

Para quem, como eu, não acha que vale a pena pagar pelo Strava, podem fazer o seguinte: Abram o aplicativo no telefone, vão em iniciar atividade e olhe o heatmap da área que quer pedalar (não aparece de graça no Desktop). Tire um print da tela e use outro app ou recurso para montar a rota.

Os que conheço:
- Footpath
- RidewithGPS
- Maplocs

Para quem quer acessar rotas prontas:
- Strava - a busca só vai estar disponível para assinantes até onde sei, mas muitos usuários possuem rotas salvas em seus perfis, especialmente os organizadores de grupos de pedal. Vale a pena olhar no perfil deles, salvar a rota em sua conta e exportar o gpx. Também dá para salvar o gpx das atividades de outros usuários para consultar/editar posteriormente.
- Wikiloc - Vai ser possível visualizar as rotas feitas pelos usuários, mas pelo aplciativo o download do .gpx é pago. Para contornar, basta acessar a página no navegador (desktop ou mobile) para ter acesso a esse recurso gratuitamente.
- Komoot - bem prático de usar
- Trailforks - infelizmente a base de trilhas no Brasil é pequena, mas tem alguma coisa lá. O interessante é que as rotas que aparecem ali passam por curadoria, então dificilmente se vai encontrar trilhas inexistentes.

Para edição/criação de gpx, podem acessar o link a seguir, pois lá são listadas várias ferramentas para isso.

Em inglês, mas vocês podem usar um tradutor caso não dominem o idioma.

Para visualização rápida do GPX no telefone, sugiro o app GPX Viewer. É bem simples e objetivo, só para ver a rota mesmo.

Para quem quer fazer um planejamento de viagem ou algo similar, há o My Maps da Google. Dá para montar várias mapas dsitintos (pense em diferentes viagens), com rotas distintas em cada uma, com adição de pontos de referência/interesse, etc. Também já para importar arquivos GPX e fazer a edição em cima dele. É bem interessante!  Depois essas rotas podem ser exportadas e convertidas para GPX para envio pro GPS de vocês, apesar de eu não lembrar como isso é feito.
https://www.google.com/maps/d/u/0/

Se eu lembrar de mais alguma coisa, depois compartilho aqui.

Editado por hug0.dts - 29 Set 2023 as 12:07
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X