Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Roldanas do câmbio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Roldanas do câmbio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Gedeon Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2016
Taquara RS
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gedeon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Roldanas do câmbio
    Postado: 08 Fev 2016 as 08:30
Bom dia. Fiz uma pergunta sobre a distancia das roldanas no câmbio e obtive uma boa resposta. Mas teve uma resposta que diz que o tamanho das roldanas também influencia no cambio. Consigo alguma informação sobre as roldanas? Agradecido por resposta Gedeon.
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2016 as 21:02
qual o problema??....

vc quer saber o que ?


o que a roldana ta atrapalhando ?
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 08:23
Jamais mude o modelo de sua roldana por outra maior ou menor.
Outra coisa é saber se seu sistema usa roldana fixa (lateralmente) ou não (geralmente a superior pois a de baixo é sempre fixa.)
Em sistemas de 10v no geral é suportado roldanas fixas em cima e em baixo, nos sistemas de 9 ou menos no geral não aceitam estas roldanas o que gera problemas na regulagem.
Voltar ao Topo
Gedeon Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2016
Taquara RS
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gedeon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 08:48
Bom  dia. Para melhor o conhecimento sobre bike. O ocorrerá mudando os tamanhos das roldanas? Qual a influencia delas no câmbio? Agradecido por resposta Gedeon.
Voltar ao Topo
Gedeon Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2016
Taquara RS
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gedeon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 08:50
Bom dia. Quero aumentar o conhecimento sobre bike. Eu mesmo regulo a mesma (sou mecânico industrial) e não gostaria de cometer erros. Agradecido por resposta Gedeon.
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 12:45
rapaz, nos mortais nao precisamos saber essas coisas nao, cambio so precisamos saber como funciona e como se regula, agora pq a roldana vem grande, ou pequena, acho que nao importa para quem e somente usuario...



Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 13:42
1 - roldanas grandes nao precisam ser de um material tão bom por que a carga e distribuida entre uma area maior.

2 - certos cambios basicos com habilidade de usar a megarange (de 7 e 8 marchas)
possuem muitas vezes um cage curto e salto grande na relação e por isso e necessario uma roldana maior pra pular da 24 pra 34 sem "engasgar" e tbm pra manter a corrente esticada nas catracas pequenas.

3 - Alguns cambios top usam roldanas de 15 dentes , segundo estudos vc pode salvar 1.75 watts de energia tendo um cage com menos tensao uma roldana gigante e um rolamento bom.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2016 as 15:39
Misera, "matou a pau" nessa explicação. Alguns anos atrás um mecânico me explicou esses detalhes técnicos sobre tamanhos das roldanas dos câmbios traseiros , foi numa época de febre dessas catracas megarange. Já nem me lembrava mais desse detalhe. Outro detalhe que o mecânico me falou na época é que pelo desenho das roldanas e também o material empregado nelas (na maioria é plástico) elas absorvem boa parte das torções provenientes da corrente, poupando o câmbio de um maior desgaste.
Voltar ao Topo
harlanrodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2015
Salvador
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2020 as 14:45
Galera, revivendo o tópico.

Comprei umas roldanas para o cambio 105 versão 5800-SS. No site a loja disse ser compatível, mas enviou as roldanas do 5800-GS, ou seja, par ao câmbio que suporta cassetes com mais de 28 dentes. Já li que mesmo em um câmbio SS é possível usar cassetes maiores, mesmo sem a recomendação da Shimano, porém não encontrei nenhuma informação "não-oficial" sobre usar as roldanas do câmbio GS no câmbio SS, já que a fabricante não recomenda.

Vocês sabem detalhes sobre isso? Muito obrigado!
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2020 as 02:37
O parafuso da roldana de baixo da versão GS é de 12mm, enquanto o da SS é de 10,5. Os mancais ou a própria polia devem corresponder a isso.

Eu devolveria o produto. Se não puder, tentaria ver se tem diferença na largura, pra não ficar na mão, e testaria pra ver como ficou. 10,5mm pra 12mm da diferença visual, vc vai perceber se não ficar bom, então pq não tentar? Ressaltando que vc precisa fazer as medições antes e avaliar como vai ficar. Se a rosca do parafuso não alcançar até o final da rosca no cage, definitivamente não tá bom.

Pra constar, as informações sobre a largura eu achei nesse documento: https://si.shimano.com/api/publish/storage/pdf/en/ev/RD-5800/EV-RD-5800-3712C.pdf
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2020 as 09:05
Estou curioso sobre a durabilidade das roldanas.

Minha Monark 10 1976 ainda está com o câmbio original. Só eu já rodei mais de 7000km com essa bike. Não sei quanto o dono anterior rodou com ela.

Elas ainda estão girando direitinho. Alguém sabe quanto elas podem durar? Qual o indicativo que ela já chegou ao fim da vida útil?

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
harlanrodrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2015
Salvador
Offline
Mensagens:159
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar harlanrodrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Dez 2020 as 10:54
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Estou curioso sobre a durabilidade das roldanas.

Minha Monark 10 1976 ainda está com o câmbio original. Só eu já rodei mais de 7000km com essa bike. Não sei quanto o dono anterior rodou com ela.

Elas ainda estão girando direitinho. Alguém sabe quanto elas podem durar? Qual o indicativo que ela já chegou ao fim da vida útil?



Rapaz, dessas minhas roldanas já são mais de 12 mil km e percebo visualmente já um desgaste se comparado com uma nova. O restante da relação aparenta estar em boas condições ainda. Dizem que quando estão gastas elas ficam mais afiadas (as minhas tem pontas bem quadradas quando novas). Atualmente elas não estão nesse nível, mas percebe-se já um desgaste sensível, mas não saberia dizer se já estão na época de fato de trocá-las.

Originalmente postado por <span id=userPro10 =msgsidepro= title=Ver Drop Down>dwsmartins</span> dwsmartins escreveu:

O parafuso da roldana de baixo da versão GS é de 12mm, enquanto o da SS é de 10,5. Os mancais ou a própria polia devem corresponder a isso.

Eu devolveria o produto. Se não puder, tentaria ver se tem diferença na largura, pra não ficar na mão, e testaria pra ver como ficou. 10,5mm pra 12mm da diferença visual, vc vai perceber se não ficar bom, então pq não tentar? Ressaltando que vc precisa fazer as medições antes e avaliar como vai ficar. Se a rosca do parafuso não alcançar até o final da rosca no cage, definitivamente não tá bom.

Pra constar, as informações sobre a largura eu achei nesse documento: https://si.shimano.com/api/publish/storage/pdf/en/ev/RD-5800/EV-RD-5800-3712C.pdf



Rapaz, muito obrigado por me apresentar esse documento! Eu tô pensando seriamente em devolver o produto mesmo, já que ainda nem abri. É uma pena porque um anúncio mal feito complica muito. Vou perguntar no chat da loja que comprei se eles falam algo e quando chegar em casa também comparar direitinho.

Obrigado!


Editado por harlanrodrigo - 01 Dez 2020 as 10:55
Salvador, Bahia.

Urbana Ferrini 700c
Focus Cayo AL 105
MTB Soul Vesúvio
Voltar ao Topo
Jopamacedo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2019
SJCampos
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jopamacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mai 2022 as 10:26
Cambio com roldana grande dá diferença (pra melhor).A bike fica mais solta. Poucos notam isso, só quem anda em single speed e depois anda numa com marcha.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X