Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rodas Shimano XT WH-M8100-TL
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rodas Shimano XT WH-M8100-TL

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rodas Shimano XT WH-M8100-TL
    Postado: 09 Abr 2021 as 13:12

Quero opinião se esta roda da Shimando XT -M8100 é uma boa escolha?

Alguns dados do meu uso:

Pedalo 90% em estradas do interior, raramente em trilhas (minha base de comparação é trilha mesmo, já que fui trilheiro e praticante de enduro em motos e quadriciclo). Estrada de terra, por mais difícil que seja, se passar um carro/camioneta, não é trilha)

Sou pesado (gordo) 101kg. 

Rodo até 160km por semana, meus pedais mais longos raramente chegam a 100km. 

O uso deles serão em uma Caloi Elite 2021 (alumínio Deore 12V).

Procuro uma roda com boa rolagem, já que a original da bike são bem meia boca. 

Meu limite para este investimento em rodas é R$ 5.000,00

Aceito sugestão de segundo ou terceiro modelo. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 13:14
MODELO : WH-M8100 
SÉRIE DEORE XT M8100 
Cor Preto
Peso médio 994 g Traseiro e dianteiro 846 g 
Eixo_Método de fixação E-THRU de 12 mm
Eixo: 148x12mm x 15x110mm Boost 
Rolamento_Cone CBN e polimento
Tipo de freio Disco CENTER LOCK
Dianteira / Traseiro 
Aro Altura (mm) 18.8
Aro Largura (mm) 27.9
Vedação Cubo Labirinto e contato
Velocidades MTB 12 speed
28 Raios 
Pneu Tamanho recomendado de 29 x 2.00 - 2.35
Tubeless 

Valor R$ 4100,00

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 13:32
Rolagem é de pneu, não da roda.
Quais são os originais da bike?
Falou que as roda são meia boca, elas vem apresentando algum problema?
Agora se vai trocar as rodas por serem mais bonitas e/ou mais leves ou simplesmente por estar querendo trocar, vai fundo.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 13:54
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Rolagem é de pneu, não da roda.

é o conjunto!

não adianta um pneu de boa rolagem com uma roda ruim e vice versa!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:00
Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Rolagem é de pneu, não da roda.
Quais são os originais da bike?
Falou que as roda são meia boca, elas vem apresentando algum problema?
Agora se vai trocar as rodas por serem mais bonitas e/ou mais leves ou simplesmente por estar querendo trocar, vai fundo.

Montagem atual:  

Aros Stans No Tubes Arch D - parede dupla - 32 raios - alumínio;

Raios Double butted inoxidáveis;

Cubo traseiro Shimano - FH-MT410-B - 12x148mm Boost;

Cubo dianteiro Shimano - HB-M410-B - 15x110mm Boost;

Pneu dianteiro Schwalbe Racing Ray Performance - Addix Compound - Tubeless Ready - 29x2.25;

Pneu traseiro Schwalbe Racing Ralph Performance - Addix Compound - Tubeless Ready - 29x2.25;


Quero também baixar peso do conjunto. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:09
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Rolagem é de pneu, não da roda.
Quais são os originais da bike?
Falou que as roda são meia boca, elas vem apresentando algum problema?
Agora se vai trocar as rodas por serem mais bonitas e/ou mais leves ou simplesmente por estar querendo trocar, vai fundo.

Montagem atual:  

Aros Stans No Tubes Arch D - parede dupla - 32 raios - alumínio;

Raios Double butted inoxidáveis;

Cubo traseiro Shimano - FH-MT410-B - 12x148mm Boost;

Cubo dianteiro Shimano - HB-M410-B - 15x110mm Boost;

Pneu dianteiro Schwalbe Racing Ray Performance - Addix Compound - Tubeless Ready - 29x2.25;

Pneu traseiro Schwalbe Racing Ralph Performance - Addix Compound - Tubeless Ready - 29x2.25;


Quero também baixar peso do conjunto. 



Com essas rodas e esses pneus, nenhuma troca que você faça vai fazer você sentir diferença na rolagem. Vai ser 6 por meia dúzia. 
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:15
Tem várias marcas de rodas top além da shimano. mavic, roval, dt swiss mas não sei se vale a pena investir tanto em rodas para essa bike.

Antes acho que seria melhor investir em pneus com melhor rolagem já que os pneus que vem na caloi elite são para trilhas, xco.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:19
Especificação do aro original:

Largura interna do aro:26,0 mm          ETRTO:406x26,0 (20 ") / 507x26,0 (24") / 584x26,0 (27,5 ") / 622x26,0 (29")
Largura externa do aro:29,3 mm ISO:29,3 mm
Profundidade da borda:17,5 mm Fita:27mm
Contagem de furos:24 orifícios, 28 orifícios ou 32 orifícios Válvula:Presta
Cor da borda:Preto Tensão máxima do raio:125kgf (1225N)
Material:6061 liga de alumínio Pressão máxima com pneu de 2,2 ":39 psi
Freios:Só disco Pressão máxima com pneu de 2,5 ":36 psi
ERD:388 (20 ") / 489 (24") / 565 (27,5 ") / 604 (29") Peso da borda:365g (20 ") 458g (24") / 524g (27,5) / 559g (29 ")
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:19
Foda que junta 3 coisas nesses casos.

1º Bike não é tão cara assim e esse upgrade vai chegar fácil em 50% do valor da bike;
2° Essa bike já tem cubos Shimano, então não mudaria nada para outra roda Shimano. Aliás, se o cubo substituído não estiver com defeito nos rolamentos, na vida real ninguém vai perceber diferença de rolagem na troca por outro;
3º Por incrível que pareça, esses pneus que vieram com a Caloi são um dos melhores em termos de rolagem.

Editado por Fabio - 09 Abr 2021 as 14:20
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:25
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Tem várias marcas de rodas top além da shimano. mavic, roval, dt swiss mas não sei se vale a pena investir tanto em rodas para essa bike.

Antes acho que seria melhor investir em pneus com melhor rolagem já que os pneus que vem na caloi elite são para trilhas, xco.


Já usei Race king da continental, rolam bem mais, mas as estradas aqui em grande maioria são com areia e pedras soltas. Nesses locais, principalmente a descer, ficava muito inseguro. E para subir então, mesmo com baixa calibragem (20 a 22psi) o race patinava muito. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:26
Não tem para onde fugir. Mais rápido que RaceKing é Speed King e com mais aderência são os que você já tem.

Você usava essas pressões com seu peso atual já?

Editado por Fabio - 09 Abr 2021 as 14:27
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2550
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:28
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Hugobh77 Hugobh77 escreveu:

Rolagem é de pneu, não da roda.


é o conjunto!

não adianta um pneu de boa rolagem com uma roda ruim e vice versa!


Nesse caso em específico penso que as rodas não são tão ruins a ponto de prejudicar a rolagem.
Quanto aos pneus atuais e rodas o Fábio e os demais já deram um norte aí. Acho que a mudança aí seria mais estética mesmo, já que pneus menos cravudos não seriam uma opção.

Editado por Hugobh77 - 09 Abr 2021 as 14:33
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:28
Eu acho essa caloi elite 2021 um bike bem montada. Bem equilibrada nos componentes.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:31
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Foda que junta 3 coisas nesses casos.

1º Bike não é tão cara assim e esse upgrade vai chegar fácil em 50% do valor da bike;
2° Essa bike já tem cubos Shimano, então não mudaria nada para outra roda Shimano. Aliás, se o cubo substituído não estiver com defeito nos rolamentos, na vida real ninguém vai perceber diferença de rolagem na troca por outro;
3º Por incrível que pareça, esses pneus que vieram com a Caloi são um dos melhores em termos de rolagem.


Concordo com o item 01 e 03. O item 02 não tenho propriedade para falar. 
Minha outra bike é uma FSI 04 com Lefty. Talvez isso esteja prejudicando minha avaliação. 

Esta elite vai substituir a FSI, que por ua vez vou trocar em uma Full (ainda não sei qual).

Usarei a Elite para pedais semanais e a full para brincar mais nos final de semana. Será uma Full com pegada Trail... 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:42
Originalmente postado por LeoSilva LeoSilva escreveu:

Eu acho essa caloi elite 2021 um bike bem montada. Bem equilibrada nos componentes.


Bem honesta mesmo, e confortável. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Abr 2021 as 14:54
A verdade é que esse ano estamos com otimas opções de bikes intermediarias de todas as marcas (caloi, soul, sense, audax, oggi). Só os preços que estão salgados.
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2021 as 08:40
Em resumo, por 5k vc não compra nenhuma roda que justifique o valor em relação a sua.

Os aros estão no lado bom, largura interna maior, borda sem gancho, tubeless, aguentam o seu peso.

Cubos de entrada, mas baratos de manter e substituir.

Nessa faixa, melhor que a shimano vc tem

Roval Control R$ 4200, mais leve, cubos dtswiss, aros assimetrico 25mm interno, facil de manutenção.

Mavic Crossmax R$ 3600~3800, peso médio, cubos ratchet igual dtswiss, 25mm interno, tem 1 no mercadolivre. Tem muitas do modelo antigo, então cuidado.

Mas na situação eu guardaria o 5k pra outra bike full que quer comprar.


Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:535
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2021 as 08:06


Pessoal, obrigado pelas informações. Vou manter as rodas originais.

 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X