Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rodas DT Swiss R460 são moles?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rodas DT Swiss R460 são moles?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rodas DT Swiss R460 são moles?
    Postado: 06 Fev 2019 as 10:52
Bom dia!

Comprei uma Tarmac SL4, com grupo Tiagra e rodas DT Swiss R460.
O fato é que quando eu pedalo em pé numa subida a roda traseira raspa na pastilha de freio.
Ontem, conversando com um mecânico amigo meu e de confiança, tive a informação que essa roda é mole e essa raspada na pastilha é normal.

Já levei para regular o freio e as rodas estão bem alinhadas.

Alguém já teve esse problema ou conhece algum caso parecido? Tem solução? Ou qual roda eu deveria comprar/trocar?

Pesquisei aqui no fórum e não encontrei nada parecido com esse problema.

Abraço
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 14:43
Sua sapata não está muito justa? 
Minha roda mavic tbm raspava assim, mas estava muito justa. Meu mecânico me falou que é sempre bom deixar um espaço (vão de aprox. 25% do curso total). 

Freia melhor e temos mais força. Eu sinceramente achei mais adequado do jeito que ele deixou. E ainda parou de raspar.


Editado por jh1991 - 06 Fev 2019 as 14:44
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 15:39
Gustavo,
Vc eh muito pesado?
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 16:06
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Gustavo,
Vc eh muito pesado?

Não, peso uns 79 kg. 
Eu acabei de ligar na loja em que comprei a bike e me pediram para levar lá pq nunca viram um problema assim. Disseram que pode ser algum desalinhamento mas só podem ter certeza se olharem a bike.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 16:12
Em primeiro lugar, R460 é um excelente modelo de Aro e nao de rodas.

Quantos raios? Que tipo de cubo, diametro das flanges? Straight pull? Foi conferida a tensao dos raios? Qual o valor medio/desvio maximo?

A rigigez e durabilidade de uma roda depende da combinacao de todos os fatores acima e deve ser conferido em toda bike nova.

Quando o teu mecanico te disser que este ou aquele aro sao muito moles, pergunte entao qual a tensao recomendada para a tua montagem e se esta tensao foi conferida. Esta nao é uma pratica rotineira e Uma critica deveria ter um embasamento tecnico minimo para ser levada a serio, principalmente se vier de u.a pessoa tecnicamemte qualificada.

Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 16:14
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 16:32
Obrigado, pessoal!

Vou levar a bike na loja e ver o que eles falam.

A roda é a que vem na Tarmac de fábrica. 

FRONT WHEEL DT R460, sealed cartridge hubs, 14g spokes, 20h
REAR WHEEL DT R460, sealed cartridge hubs, 14g spokes, 24h
INNER TUBES 700x20/28mm, 40mm Presta valve
FRONT TIRE Espoir Elite, 60 TPI, Kevlar® bead, 700x23mm
REAR TIRE Espoir Elite, 60 TPI, Kevlar® bead, 700x23mm

Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Fev 2019 as 18:28
Originalmente postado por corredor_x corredor_x escreveu:


Quando o teu mecanico te disser que este ou aquele aro sao muito moles, pergunte entao qual a tensao recomendada para a tua montagem e se esta tensao foi conferida. Esta nao é uma pratica rotineira e Uma critica deveria ter um embasamento tecnico minimo para ser levada a serio, principalmente se vier de u.a pessoa tecnicamemte qualificada.



Isso ai é raro, eu ja montei uma roda numa loja specialized que só trabalha com bike top, e o mecânico apertou os raios no olho. Se o colega ai for da capital, leva na Bike Time que o mecânico de lá é top, roda alinhada no gabarito e raios apertados com tensionador, só mando minhas roda pra lá.
Voltar ao Topo
rogeriosjunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriosjunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2019 as 00:02
Cara,

Tenho uma tarmac com essas rodas tb, elas torcem mesmo, não tem jeito, tanto em subidas pesadas quanto em sprints! Além do fato que não aguentam peso, eu tenho 89kg e quebrei raios diversas vezes.

Atualmente rodo de vzan futura, que é melhor nesses dois aspectos, mas a R460 tem uma rodagem melhor e é mais leve!

Não tem o que fazer!
<font color=BLUE>Motor é para os fracos! - Resposta dada a um motoqueiro na rua -
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2019 as 08:17
Originalmente postado por rogeriosjunior rogeriosjunior escreveu:

Cara,

Tenho uma tarmac com essas rodas tb, elas torcem mesmo, não tem jeito, tanto em subidas pesadas quanto em sprints! Além do fato que não aguentam peso, eu tenho 89kg e quebrei raios diversas vezes.

Atualmente rodo de vzan futura, que é melhor nesses dois aspectos, mas a R460 tem uma rodagem melhor e é mais leve!

Não tem o que fazer!

Claro que tem!!
Basta não pegar subidas e não sprintar!! rss

Pelo visto vai ser o caso de buscar o equilibrio.
Ter esse problema de rigidez em contrapartida a uma melhor rolagem e leveza. Avaliar o quanto isso vai atrapalhar a performance.

O melhor dos mundos é ter pares de rodas diferentes para cada situação. Infelizmente para a realidade da grande maioria isso está fora de cogitação.
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2019 as 08:50
Originalmente postado por Degan Degan escreveu:

Originalmente postado por rogeriosjunior rogeriosjunior escreveu:

Cara,

Tenho uma tarmac com essas rodas tb, elas torcem mesmo, não tem jeito, tanto em subidas pesadas quanto em sprints! Além do fato que não aguentam peso, eu tenho 89kg e quebrei raios diversas vezes.

Atualmente rodo de vzan futura, que é melhor nesses dois aspectos, mas a R460 tem uma rodagem melhor e é mais leve!

Não tem o que fazer!

Claro que tem!!
Basta não pegar subidas e não sprintar!! rss

Pelo visto vai ser o caso de buscar o equilibrio.
Ter esse problema de rigidez em contrapartida a uma melhor rolagem e leveza. Avaliar o quanto isso vai atrapalhar a performance.

O melhor dos mundos é ter pares de rodas diferentes para cada situação. Infelizmente para a realidade da grande maioria isso está fora de cogitação.

Sem subidas, impossível. Sem sprintar, agora é possível que estou voltando depois de 3 meses parado. hehehe

De qualquer maneira falei com a loja que comprei, lá também é oficial Specialized, Pedal Power, em São Paulo, e tem ótimos mecânicos. Vou ver qual o diagnóstico e qual a solução que eles tem. Chegar no equilíbrio.

Mas também é "bom" saber que meu caso não é isolado. 

Agradeço a ajuda de todos!
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2019 as 10:03
Eu conheço os mecânicos da Pedal Power, uma vez tive um problema com uma roda vzan extreme, o mecânico da cidade onde eu moro apertou os raios até sair o caldo, ficou extremamente tencionado, depois de um tempo o aro trincou em 2 ilhoes. Então desmontei toda roda, comprei um aro novo no site da vzan e mandei enrraiar lá na Pedal Power, pensando que seria um serviço refinado, até pelo preço que eles cobram.

Resultado, a roda voltou pra casa com aros extremamente apertados, acho que é costume de mecânico que trabalha com cubos shimano que são de aço. No dia seguinte pedalei 10 kms, no meio do pedal o cubo quebrou a flange e foi pro saco.

Pensei em passar lá e reclamar, mas fiquei na duvida se a culpa principal foi do primeiro mecânico que fez a cagada ou do segundo que continuou, como não queria agir de má fé deixei pra lá, tirei as rodas fora e guardei na dispensa.
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Fev 2019 as 11:07
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Eu conheço os mecânicos da Pedal Power, uma vez tive um problema com uma roda vzan extreme, o mecânico da cidade onde eu moro apertou os raios até sair o caldo, ficou extremamente tencionado, depois de um tempo o aro trincou em 2 ilhoes. Então desmontei toda roda, comprei um aro novo no site da vzan e mandei enrraiar lá na Pedal Power, pensando que seria um serviço refinado, até pelo preço que eles cobram.

Resultado, a roda voltou pra casa com aros extremamente apertados, acho que é costume de mecânico que trabalha com cubos shimano que são de aço. No dia seguinte pedalei 10 kms, no meio do pedal o cubo quebrou a flange e foi pro saco.

Pensei em passar lá e reclamar, mas fiquei na duvida se a culpa principal foi do primeiro mecânico que fez a cagada ou do segundo que continuou, como não queria agir de má fé deixei pra lá, tirei as rodas fora e guardei na dispensa.

Como comprei lá, se tiver algum erro de montagem quero que eles vejam e troquem ou arrumem, se for o caso. Está na garantia. Pela quantidade de gente que vai lá e recomenda o lugar, acho que fazem um bom trabalho. 
Inclusive fiz o bike fit lá também que ficou perfeito. Como troquei de bike, vou fazer de novo. 
Espero que esse problema da roda, quadro ou montagem seja resolvido. Vou lá no sábado e depois posto aqui o resultado.
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2019 as 22:55
Boa noite!
Fui na loja hoje levar a bike.
Essa roda realmente é mais flexível e torce mais que outras equivalentes. 
Fizeram um ajuste no freio deixando as sapatas mais afastadas. Amanhã vou pedalar e ver se deu resultado. Se não der, voltarei lá para desmontarem a roda e montarem de novo.

Off topic:
Vi a Venge nova com o Sram AXS eTap de 12v. Que bike!!!!
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 13:57
Originalmente postado por rogeriosjunior rogeriosjunior escreveu:

Cara,

Tenho uma tarmac com essas rodas tb, elas torcem mesmo, não tem jeito, tanto em subidas pesadas quanto em sprints! Além do fato que não aguentam peso, eu tenho 89kg e quebrei raios diversas vezes.

Atualmente rodo de vzan futura, que é melhor nesses dois aspectos, mas a R460 tem uma rodagem melhor e é mais leve!

Não tem o que fazer!

Vou aproveitar o que escreveu para dar o veredito.
O ajuste nas sapatas funcionou! O mecânico me explicou sobre a roda e deixou as sapatas um pouco mais afastadas. Agora consegui aproveitar realmente a bike!

rogeriosjunior, acho que vc poderia ver se com uns ajustes conseguiria usar as DTs de novo.
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 16:42
ótima notícia!
Tomara que consiga tirar 100% da bike!
Voltar ao Topo
gustavojh Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Jan 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gustavojh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2019 as 17:06
Fiquei muito feliz!!
Já tenho um upgrade em mente, vou colocar pneus 700x26, que é o máximo que a Tarmac permite.
Voltar ao Topo
rogeriosjunior Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:150
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriosjunior Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2019 as 17:22
Originalmente postado por gustavojh gustavojh escreveu:

Originalmente postado por rogeriosjunior rogeriosjunior escreveu:

Cara,

Tenho uma tarmac com essas rodas tb, elas torcem mesmo, não tem jeito, tanto em subidas pesadas quanto em sprints! Além do fato que não aguentam peso, eu tenho 89kg e quebrei raios diversas vezes.

Atualmente rodo de vzan futura, que é melhor nesses dois aspectos, mas a R460 tem uma rodagem melhor e é mais leve!

Não tem o que fazer!

Vou aproveitar o que escreveu para dar o veredito.
O ajuste nas sapatas funcionou! O mecânico me explicou sobre a roda e deixou as sapatas um pouco mais afastadas. Agora consegui aproveitar realmente a bike!

rogeriosjunior, acho que vc poderia ver se com uns ajustes conseguiria usar as DTs de novo.

Atualmente estão na bike da minha esposa. Não vejo muita vantagem em voltar com elas, rodam igual a vzan, são um pouco  mais leves, mas a vzan é mais bonita...rs!
<font color=BLUE>Motor é para os fracos! - Resposta dada a um motoqueiro na rua -
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X