Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [Roda] Sentido de Rotação
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[Roda] Sentido de Rotação

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
tiago_pimenta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2021
Barretos/SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiago_pimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [Roda] Sentido de Rotação
    Postado: 17 Fev 2022 as 00:00
Pessoal, desculpa se eu estiver criando um tópico repetido ou em lugar errado, antes de criar esse tópico, fiz a busca mas não encontrei a minha dúvida !

Dia 23.01.2022, depois de passar em uma valeta com o pneu um pouco murcho, fez um pequeno rasgo no pneu e consequentemente a câmara furou !

Providenciei tanto o pneu quanto a câmara (Pneu Turbo Pro - Specialized , Câmara de Ar 700x20-28 Specialized e Fita Anti-Furo Mr Tuffy) e no vida 11.02.2022, levei para uma empresa que me disseram ser muito boa. Resumindo, o mlk do "mexanico" furou a câmara nova ao colocar o pneu enfiando uma ferramenta que não era a espátula.

Bom, comprei outra câmara de ar igual e levei ontem, 15.02.2022, para um senhor que me indicaram... Resumindo *rs*, não acompanhei a montagem, mas conversando com ele ontem, comentei que tinha visto um vídeo dizendo que o pessoal recomenda colocar a fita anti-furo com talco e talz, ontem ele tinha dito fazia a montagem sem, mas hoje quando fui pegar a roda, ela estava suja com talco, ou seja, acho que ele fez isso por que eu comentei com ele... Mas o problema foi, que mesmo ele sendo atencioso com o lance do talco, ele montou o pneu com o sentido de rotação ao contrário.

Como já faz quase 1 mês que estou nessa novela, eu dei uma broxada legal sabe... Pensei até em levar para ele novamente e pedir para montar direito, mas para levar a roda para ele, tenho que pedir favores, além de ter que deixar a roda em um dia e pegar no outro...

Mas ai eu pensei... E se eu tirar a blocagem da roda (Dianteira), inverter a roda para que o sentido de rodagem do pneu fique correto e montar a blocagem novamente !!!

Mas ai veio a dúvida !!! A roda tem sentido de rotação ? Será que vai prejudicar algo no cubo ?

Desculpa a pergunta se ela for muito estupida, mas sou novato total em bike !!!
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 06:32
Sugiro você aprender a fazer essas coisas básicas em casa.

https://youtu.be/hx_fiYfEtZk


Outro ponto, tá mal servido de técnicos, hein?!?

Sobre o sentido de rotação, sem inverter blocagem
: só atrapalha seu desempenho. Se fosse mtb e a depender do pneu, não teria grip.

Editado por Leo Amaral - 17 Fev 2022 as 06:35
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
tiago_pimenta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Dez 2021
Barretos/SP
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tiago_pimenta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 09:24
Originalmente postado por Leo Amaral Leo Amaral escreveu:

Sugiro você aprender a fazer essas coisas básicas em casa.

https://youtu.be/hx_fiYfEtZk - https://youtu.be/hx_fiYfEtZk


Outro ponto, tá mal servido de técnicos, hein?!?

Sobre o sentido de rotação, sem inverter blocagem
: só atrapalha seu desempenho. Se fosse mtb e a depender do pneu, não teria grip.

É... Vou ter que aprender a fazer na marra né... Por que aqui é complicado cara... E não é só de técnicos/"mexanicos" em relação à bike não... É em relação a qualquer serviço que necessite de Mão de Obra...

Não inverter a blocagem não passou pela cabeça pois, a roda traseira, a "lingueta" que fecha a blocagem fica de um lado... Então na roda dianteira, ela vai seguir do mesmo lado da roda traseira...

Agora sobre o que eu perguntei, se eu retirar a blocagem, inverter a roda e montar novamente a blocagem... Pode dar algum problema ? Tipo, o cubo da roda dianteira só pode rodar em um sentido ? Algo do tipo !?!?!
Voltar ao Topo
Speed_racer Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jun 2009
Jacareí/SP
Offline
Mensagens:134
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Speed_racer Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 09:36
Para roda dianteira que não é com freio a disco ou possua um dínamo, que eu saiba, não há sentido de rotação.
Speed_Racer
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1113
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 09:36
Amigo, trocar uma camara, montar um pneu é o básico do básico pra vc não ficar no meio do nada empenhado com um pneu furado.
Não tem mistério, pega as espátulas (vc vai carregar sempre com vc, espátula e bomba) e mãos a obra.
Não vai estragar nada na bike, no máximo se não conseguir montar leva numa oficina.

A roda em si não tem sentido de rotação, a menos que sejam rodas especiais assimetricas, mas ai é caso específico. Só MTB tem sentido pq vc não consegue inverter a roda devido ao disco de freio.

E pneu de speed dependendo do modelo não influencia em nada estar inverso. A menos casos especiais que tenham ranhuras pra limpar a água ou garras para aderência.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 09:39
cara geralmente o aro da roda não tem sentido de rotação não.. claro, no caso da traseira você nao pode inverter pq tem o cassete, mas a dianteira poderia ser invertida pra deixar o pneu no sentido correto
mas é sempre bom examinar a roda e ver se tem alguma indicação, vai estar gravado no aro se houver, da mesma maneira do pneu tem marcado o sentido de rotação

ai como o Leo comentou acima, precisa procurar uns mecanicos melhores ai viu.. ainda mais pra um serviço bem simples como trocar camara/pneu, erros nesse tipo de serviço é mal sinal..
msm coisa do primeiro que fez cagada, isso ai eles deviam cobrir o custo, no minimo.. eu teria voltado haha

e tipo, se voce ta começando, pequenos consertos é sempre bom saber fazer em casa, pq te economiza tempo e grana.. e esse tipo, de trocar pneu e camara, é dos mais simples e que nao exige mto equipamento especifico
dá uma procurada pelos videos do Pedaleria, eles tem video ensinando praticamente tudo e são bem claros e didáticos
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
sascencio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mai 2006
SJosé Campos-SP
Offline
Mensagens:909
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sascencio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 18:22

Como já disseram, é importante aprender a fazer essas manutenções básicas na bike.

Não saio de casa para pedalar, sem câmara de ar reserva, espátulas, remendos e bomba de ar. 

Além das ferramentas para poder regular a bike...

Muitas vezes já tive que trocar/remendar câmaras, emendar corrente, regular freios, etc...
*** Se tem 2 rodas, to dentro!!! moto e bike (mtb/speed/cicloturismo) *********
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2022 as 21:59
O Turbo Pro dificilmente vai aguentar as rodovias brasileiras. a lateral deste modelo é muito fina e frágil, corta fácil.

Quanto ao sentido de rotação, em bikes de estrada não faz sentido a não ser que haja função de escoamento de agua. Rodar ao contrário não vai trazer prejuizo algum num slick. Já num pneu de MTB o desenho da banda e específico, lembro-me do Schwalbe RapidRob que monta o dianteiro ao contrário do traseiro (que é invertido pra tracionar melhor).
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Fev 2022 as 10:35
segue a dica do pessoal que é melhor.

Lendo seu relato, lembro qdo voltei a pedalar com mais frequência... fiquei pedalando uns 6 meses sem bomba, espátula, nem nada, pq não saia que era necessário.
Um dia achei o pneu com pouca pressão, fui no posto encher (no posto!!) e descobri que o bico da camara não era compatível com o dos carros. Fiquei inconformado.
Aí descobri os adaptadores, depois descobri as bombas de mão. Me lembro do espanto ao descobrir que pneu de bike usava muito mais pressão que o de carro...
Voltar ao Topo
lfonseca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2019
RJ
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lfonseca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Dez 2022 as 17:16

Boa tarde, alguns pneus atuais de road possuem sim uma direção. O Continental GP 5000 por exemplo, possui, o Bontrager R3 também. Na lateral do pneu existe a palavra "direction" ou "rotation", que indica para qual lado o pneu deve rodar, pois dentre outras coisas, influencia no  escoamento da água em dias de chuva, além da rolagem do pneu.


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X