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Roda de carbono chinesa: Elite Wheels |
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RodrigoOliveira
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Eu peso cerca de 84Kg. Não senti insegurança alguma, as rodas me parecem absolutamente sólidas. Não ouço os discos rasparem nas pastilhas quando pedalando fora do selim, fazendo força. A opção dos cubos nessas rodas é entre centerlock e 6 parafusos. Escolhi centerlock. É um cubo simples mas que pelo menos nesses 1000Km não deram dor de cabeça alguma. As rodas giram que é uma beleza. Voltarei mais pra frente no tópico quando elas estiverem com uma quilometragem maior, ou quando houver algum problema a ser relatado. Existem rodas oferecidas por eles com cubos Novatec ou DT-Swiss. Como eu queria o maior custo-benefício, fui nesses mais simples. Até então não me arrependi. Sim, elas têm perfis menores disponíveis. 30mm, 35mm, o meu de 38mm e por aí vai. Acho que se vc está com receio de ventos laterais esse de 38 é uma boa. Mas o de 30 será o mais leve, claro. Discordo aí do amigo que diz que as rodas têm um custo-benefício ruim. São muito bem acabadas, bonitas e leves, especialmente considerando o preço. Pessoal que pedala comigo babou nas rodas, um cara já comprou uma de perfil 45mm e outro está pensando seriamente. Digamos que vc faça o upgrade de raios pra deixá-las mais leves. Se pagar imposto cheio, será cerca de R$ 3500 por um par de rodas de carbono com cerca de 30mm*28mm de perfil pesando algo em torno de 1470g. Nada mal, convenhamos. Ou compare as minhas rodas de 38mm de perfil e pesam 1520g. Uma Fulcrum Racing 4 DB com perfil de 35mm (alto pra uma roda em alumínio, mas mais finos que os 28mm das Elite) o par pesa cerca de 1690g. Vc pode sempre argumentar que dá pra tirar peso de outras áreas da bike, mas esse argumento pra mim é fraco. É óbvio que vc pode tirar peso das outras áreas e das rodas se quiser. Foi oq eu fiz na minha bike. Tem opções interessantes de rodas de marcas conhecidas de perfil de alumínio comprando lá fora? Claro. E em geral virão com hubs melhores. Dá uma olhada por exemplo nas Vision TriMax 30 Disc. Custo benefício muito bom tb. Eu escolhi essas chinesas por entregar um perfil maior com peso que as de alumínio não conseguem, sabendo que estou levando um hub simples que terei que fazer mais manutenção com o tempo, além de é claro o risco de estar comprando de uma marca chinesa relativamente desconhecida. Não acho que tem escolha errada, cada macaco no seu galho. Dito isso, concordo que vc tem que ponderar o upgrade a ser feito com cuidado. No meu caso valia mto à pena trocar as rodas pq as originais da bike eram *muito* pesadas. Até as rodas genéricas Sentec que vieram na Sense Activ eram cerca de 500g mais leves que elas. Se vc já está com bons aros e ainda por cima tem medo de aros de perfil maior por conta dos ventos laterais, veja se vale a pena realmente. Qual o peso das suas rodas atuais? Editado por RodrigoOliveira - 09 Jun 2021 as 13:13 |
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Degan
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Não é da marca Elite, mas segue o alerta do tipo de problema q pode acontecer:
Esse aro foi p o espaço |
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stefanob
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caraca hein Degan.. :( mas foi buraco isso ai? pra entender melhor, pq dependendo da pancada podia ser carbono de marca ou até alumínio que ia amassar de qqr maneira (como já vi alguns tantos casos pessoalmente e internet afora)
Editado por stefanob - 09 Jun 2021 as 18:35 |
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Degan
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Difícil dizer Stefano...eu estou em dúvida do que realmente ocorreu: - Um tempo atras, finalizei um treino com amigos, aí estavámos batendo papo a 15km/h e acertei um tartaruga dquelas que dividem a pistas. Na verdade acertei algumas. Parei e vi que nada tinha acontecido, perfeitamente alinhadas, raios intactos, sem furo ou perda de pressão. - Rodei mais algumas semanas sem problemas e decidi voltar a usar as rodas de aluminio, deixando esse conjunto para quando retomasse os treinos em grupo e rachões. O pneu perdeu pressão, o selante secou e grudou na fita de aro. - Levei numa oficina em SP (Bike Leopoldina) para refazer a fita de aro (que ficou péssimo e vazou, usaram fita errada e instalaram porcamente) tubeless e colocar o selante. Quando fui buscar as rodas, me disseram que ela estava fazendo um barulho de estiramento quando passava dos 60 PSI. Achei estranho e constatei que realmente fazia barulho, mas o pneu estava mal encaixado. E tbm me falaram umas bobagens alegando que a roda não era tubeless pois não tinham os "ganchinhos laterais", eles não sabiam do chamado "hookless". - Decidi levar num amigo mecânico que sempre levo e ele viu que a roda estava desalinhada. Após o alinhamento, notamos uma pequena deformação próximo da pista de frenagem e precisei mexer no ajuste do freio para não ficar tocando a sapata no aro - No dia seguinte fui num pelotão e peguei um buraco, desses que xingamos mas não chegariam sequer a rasgar a camara numa roda comum. E aí a roda dianteira rachou. Se o buraco fosse tudo isso era p ter destruído a traseira tbm. Então estou na dúvida: Será que a roda veio com defeito? Será que a roda é tão frágil a ponto das tartarugas que atropelei devagarzinho terem danificado? Será que a oficina fez bobagem colocando pressão demais? Será que o mecânico dessa oficina que nem sabia do hookless, quando percebeu que o pneu tubeless de speed é muito dífícil de encaixar no aro acabou usando uma espatula de metal? a deformação era bem próxima da pista de frenagem. Estou tentando a troca em garantia. Não indico e nem recomendo essa Bike Leopoldina em SP, fizeram C#gada e ainda tentaram sair de fininho. Editado por Degan - 09 Jun 2021 as 20:53 |
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stupid monkey
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Desconfio que montaram o pneu errado, encheram até o talo e o pneu desencaixou, a camara saiu e estourou..
Tenho uma roda sram S60 aro borda de aluminio.. montei um pneu q não percebi tava descosturando (continental..q costuma sair aqueles fiapinhos).. enchi e fui dormir.. de madrugada ouvi um tiro..! fui ver, encontro a camara estourada.. pmeu pra fora e o estouro foi tao grande q desalinhou o aro.. como o seu a borda é de carbono ...imagina um estouro desses pode fazer num aro . |
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Degan
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Embora nao colocaram camara, podem sim ter colocado mais que o limite de 125.
Vamos ver se o xing atende em garantia. |
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stefanob
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puts cara, que merda isso :( pode ter sido uma sequência né.. pq pelo que voce explicou foi meio uma progressão, então possivelmente uma falha que foi propagando até que uma pancadinha seca, apesar de "fraca" foi suficiente pra rachar pode ter começado com defeito na roda msm ou na oficina que os caras fizeram besteira.. boa sorte na garantia aí, torcer pra dar boa, várias lojas de roda divulgam garantia (como a Elite) então é bom ver tb se funciona msm.. se estiver com dificuldade de comunicação pela loja do Ali, tenta procurar o email deles no site, ou pagina no Facebook/Instagram, já vi comentarios de marcas chinesas que atendem mais dessas formas e experiencia própria, as vezes que precisei acionar garantia de coisa comprada no Aliexpress foi bem de boa, mas eram itens bem mais baratos e importante esse aviso ai, quanto ao cuidado com oficina.. o que eu vejo é que tem bastante mecânico parado no tempo, pra lidar com uma bike mais básica/antiga tá ok, mas componentes mais modernos e especializados pra dar merda é fácil o foda é que msm conversando e investigando é dificil de saber de antemão, acaba sendo na tentativa/erro msm, ou pegar indicação
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clanovel
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Degan, se mesmo ao passar nas "tartarugas" você conseguiu rodar por mais algumas semanas, e verificou que estavam perfeitas, se continuasse rodando conforme seu relato a roda continuaria normal. Só danificou após levar na oficina, então é bem provável que foi alguma bobeira de quem mexeu na roda, e nem é questão de estar desatualizado, como citado acima, é muito aventureiro mexendo em bicicletas.
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Degan
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Pois é, a hipótese mais provável é que fizeram besteira na oficina. Acabei comprando outro aro, 1100 pilas com frete e mais os impostos quando chegar aqui. Além do tempo que vai demorar. Por isso que é a melhor coisa ter 2 pares de roda. |
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stefanob
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pra quem se interessar, Aliexpress tem liquidação 21/06, tem várias rodas da Elite (e outras marcas) entrando em promoções interessantes.. dica é usar o EbanxGo pra +5% de cashback, é uma carteira digital que voce "deposita" grana e paga por lá, tenho usado no Ali/Shopee nos últimos meses e tenho tido uma boa experiência.. única questao é que o deposito é a vista, mas considerando o cashback se tiver a grana na mão vale a pena o desconto
acho que não é tão simples assim.. tem muito fator envolvido tem certos tipos de fratura que não aparecem de imediato, as vezes trincas internas que vão propagando ao longo de semanas de uso normal, e em um certo momento cedem e finalmente quebram - as vezes por uso extremo, ou simplesmente por "azar" mesmo além disso, um problema já conhecido em rodas de carbono com freio no aro é deformação na pista de freio, pelo aumento de temperatura concentrado e como isso pode interagir com a resina e causar deformação (veja esse vídeo do PeakTorque https://www.youtube.com/watch?v=7O95Cd-aogk) nao to dizendo que é um ou outro, pq pode ser tudo combinado a pancada enfraqueceu a região, vai se formando algum ponto concentrador de tensão, conforme continua rodando essa região vai enfraquecendo mais e mais, a frenagem contribui, e no final qdo chega num mecânico que nao manja do que ta fazendo e ainda é meio bruto, o cara termina de ferrar com a parada
Editado por stefanob - 17 Jun 2021 as 18:26 |
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clanovel
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Realmente pode ocorrer, mas levo em conta que ele verificou e não constatou trincas após a pancada. O carbono não é igual ao alumínio que vai flexionando até enfraquecer, perder resistência e romper. O carbono fratura ou não, e depois que algumas fibras se romperam, já era a resistência da peça, e realmente pode ir aumentando o rompimento das demais de acordo com o esforço. Quanto à deformação pelo calor acho que não é o caso, já assisti vários testes e uma roda de qualidade aguenta no mínimo 160°C antes de deformar, e isso só ocorreria se ele tivesse descido com esta roda algumas montanhas como os alpes italianos, com as mãos constante nos freios.
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Thiagocastro360
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[QUOTE=stefanob] pra quem se interessar, Aliexpress tem liquidação 21/06, tem várias rodas da Elite (e outras marcas) entrando em promoções interessantes.. dica é usar o EbanxGo pra +5% de cashback, é uma carteira digital que voce "deposita" grana e paga por lá, tenho usado no Ali/Shopee nos últimos meses e tenho tido uma boa experiência.. única questao é que o deposito é a vista, mas considerando o cashback se tiver a grana na mão vale a pena o
Bacana, tem q baixar aplicativo? |
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bentoinha
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Vi os comentários do Degan e do Dimas, mas mesmo assim fiquei na dúvida da largura! Vou pegar perfil 50mm! A largura selecionada deve ser 25mm também? Existem as opções de 27 e 29 nesse perfil!
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dimas2dimas
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O que vale é a largura interna. De 18mm já é suficiente para 25c. Vai vender as Fulcrum? |
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Dimas C. Prado
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bentoinha
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Hum entendi! Não está mais vindo Fulcrum, e sim as Maddux RD 2.0. Mas a ideia é vender sim!
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RodrigoOliveira
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Dimas, a medida externa do aro também importa quando falamos de aerodinâmica e rodas com esse enfoque. A medida interna dita o formato final do pneu quando inflado, se a combinação funciona em termos de segurança, volume de ar etc, ou seja, realmente importante. Mas a medida externa é quem vai fazer a interface do ar que vem do pneu. Em bikes sem foco em velocidade isso é absolutamente desimportante, mas se a pessoa está pensando em comprar um aro de 50mm de profundidade de perfil, é uma consideração importante também. O ideal é que ambos sejam parecidos, ou seja, um pneu com medida real de 28mm vai casar aerodinamicamente bem com um aro de tamanho parecido. Na verdade o ideal é que o aro seja ligeiramente mais espesso que os pneus, dêem uma googleada sobre "105% rule" que acha fácil os porquês. No meu caso, os GP5000 de 28mm ficaram com algo em torno de 27.5mm quando instalados nas rodas. Como o aro é de 27mm, está fora da regra de 105%, mas bem melhor do que se o aro tivesse 25mm. Anedoticamente posso atestar que deixo o pessoal pra trás em descidas, inclusive um amigo meu de tamanho e peso parecidos com o meu e com uma 3R1 com aros Fulcrum (Racing 9 se não me engano, os que vieram de fábrica nas modelo 2020). Se o amigo citado ali em cima comprar aros de 25mm externos e colocar pneus de 28mm, vai comprometer o objetivo das rodas de 50mm de profundidade que é melhorar a aerodinâmica. No caso de aros de 25mm de largura externos, no máximo pneus de 25mm de medida real no aro.
Editado por RodrigoOliveira - 23 Jun 2021 as 09:33 |
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flabombarda
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Se alguem por acaso tiver interesse, eu tenho um jogo de elite novos aqui, comprei, demorou quase 120 dias pra chegar, e no meio do caminho comprei outra roda, e agora outra bike que veio com outra roda kkkkk, entoa estou com 4 jogos de roda em casa.
Vou divulgar no classificados inclusive.
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dimas2dimas
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Se for buscar a completa eficiência temos que partir pro pneu tubular que é mais aero, quadro aero, cabeamento interno, guidao sem fita, posicionamento agressivo e roupa com trama aero. Acho que a questão da largura dos pneus é pouco significante pra quem usa recreativamente e busca por rodas de baixo custo sem nenhum estudo aerodinâmico. Pneus 28 aumentam a área frontal da bicicleta assim como cabeamento, fita de guidao, suporte de caramanhola, GPS... Acho radicalismo demais, assim como cubos esperados e rolamentos e até mesmo pneus. Outro dia vi um estudo dizendo que freios de aro são mais aerodinâmicos que os a disco. Outro assegurava que a energia acumulada numa roda aero pesada numa subida era mantida assim como numa roda leve se não houver necessidade de reacelerar (no mundo real, subidas longas e enormes de montanhas sem curvas e sem uma ou outra aceleração não exiatem) Todo mundo puxando a sardinha! Se você roda de GP5000 e o outro de Vittoria Zaffiro, a resistência a rolagem desse é de quase 10watts maior que daquele, sendo esta diferença inalvancavel por um simples roda aero. Temos que pensar no conjunto, a maioria compra roda aero por "buniteza" e de carbono pra "valorizar" o visual da bike. O que mais tem é bike de 10kg com uma montanha de carbono. Alguém mais questionou o motivo do peso das chinesas? Andei percebendo que estão utilizando cubos muito leves e aros de peso incerto. Não seria um contrassenso? Pioraram as acelerações? Não sei, mas vou dar mais uma pesquisada! Ainda não me convenci dos benefícios de rodas aero de baixo custo. As flagships dizê. Ter ganhos expressivos quando utilizadas em bikes específicas... no momento continuo preferindo quadro sloping de carbono, de tamanho pequeno, freio de aro, rodas com aros e câmaras leves e pneus 23 ou 25 pra andar rapido! Pra andar por aí, pedalar com colegas e curtir, freio a disco, pneu enorme, peso relativamente na média e bora lá! Editado por dimas2dimas - 23 Jun 2021 as 18:00 |
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Dimas C. Prado
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Degan
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tbm sou dessa linha que para nós, amadores, é muito difícil perceber melhora em desempenho por causa de largura de pneu adequada a roda e outros detalhes.
Duvido que vai conseguir colocar em prática os ganhos que prometem nos testes em tunel de vento. Por outro lado, comparando as rodas Xing Ling de menos de 1,5kg com 50mm de altura X Vzan Concept de 38mm e 2 kg, a diferença é muito perceptível, tanto no plano quanto em subida. Principalmente para manter o embalo. |
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dimas2dimas
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Exatamente, é o caso do cara do GCN querer vender a ideia que uma aero de 2kg e uma normal de 1kg sobem igual se forem isoladas as demais variáveis, pois a energia é mantida... o problema são justamente as variáveis! A Vzan parou no tempo, mas a galera idolatra o trem. Aros de 14mm pesados, raiacao estranha, peso elevado, cubos bons, dizem que não torcem e que duram horrores (pesando 2kg sem blocagrns e o mínim que se espera). Hoje peguei um vento de uns 23km/h com rajada de 47km/h de frente, desejei ter um motor elétrico de uns 350watts! Fiz 10,5km/h de média no trecho... foi um longo solo de 3 15km na volta! Alguém já comprou aros de carbono e montou as rodas com outros componentes diferenciados, tipo cubos e raios? Queria um aro de 22 ou 24mm de altura plantar com 28 furos aproveitando os cubos da Caad/Fórmula (grana anda meio curt por aqui)! Editado por dimas2dimas - 23 Jun 2021 as 19:10 |
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Dimas C. Prado
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stefanob
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cara, to total de acordo com o comentário sobre a importância/relevância da montagem do pneu com o aro a gente vê muita importância ao "aero is everything", e parte disso é pq o marketing martela forte tb, toda bike/componente que sai é falando que é x% mais rápido que o modelo anterior mas é tudo ganho muito marginal, e que pra gente que faz uso recreativo/amador dá pouca diferença, mesmo se juntar tudo! no triatlo/timetrial você vê bastante a galera comentar isso e falar que o principal as pessoas esquecem, que é o posicionamento otimizado.. que no final é disparado a maior área superficial pra arrasto tipo, não que não tenha importância, mas tem muita coisa a se preocupar que dá mais retorno
qto aos pesos, pelo menos das marcas que passam maior credibilidade eu vejo sim uma certa padronização, aros com pouco desvio de peso, e os cubos é em geral novatec/powerway e oferecem tb marcas de mais renome mas algo a ficar de olho é que aro leve é fácil de conseguir, o difícil é fazer um aro leve seguro.. até por isso roda leve tem sempre que ficar de olho e investigar BEM! só que pegando essa do tópico msm, tá na média, é por volta dos 1.5kg que eu vejo oscilar o jogo de 38mm, e 1.6kg nas 50mm mas a roda de carbono tem outros ganhos né, rigidez, responsividade, rolagem.. pelo menos é o que dizem, nunca testei haha
procura no youtube pelos videos do PeakTorque (mandei um dele uns posts acima), ele tem uma seq de 3 videos sobre montar rodas em casa que ele faz bem isso, pega um aro Farsports, raios Sapim e cubos Bitex (F) e Dura-ace (T) procura tb no forum WeightWeenies que tem bastante coisa sobre montar rodas, e uns topicos especificos pra rodas/aros chineses com bastante feedback (e muitos de longo prazo/milhares de km)
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RodrigoOliveira
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Eu sei, uai. Minha bike não é aero, nem vou comprar uma. Tubular então nem se fala. Só estava citando que a largura externa dos aros também importa. Importa menos? Óbvio. Tanto que citei isso na minha mensagem. O cara quer comprar uma roda espessa pq é bonito, seja feliz. Mas acho interessante passar a informação completa pro cidadão tomar a decisão de forma melhor. Continuo achando que se o candango pergunta de espessura de aros com enfoque aero, temos que ao menos citar que é interessante casar a espessura externa dos pneus se possível/desejável. Se vc meter um pneu de 32mm num aro de 25mm, não vai importar em nada ele ter profundidade de 50mm, o fluxo de ar descola do pneu e não volta no aro mais.
É Rubino. Mas sim, vc tem duplamente razão, o GP5000 continua superior. Por isso que eu comprei ele Mas eu sei que não estou controlando variável nenhuma, tanto que citei que era um relato anedótico e não científico. Eu mesmo falei isso pra esse meu amigo, que os meus pneus tinham resistência de rolagem menor. Ele comprou assim mesmo as rodas Elite. Quando elas chegarem, vamos ver como ficaram, até pq ele comprou com altura de 45mm. Vai ser no mínimo interessante.
Tem outras versões das rodas deles que usam aros Novatec ou DT-Swiss, dá pra fazer o cálculo. Mas vou deixar vc fazer Elas não são realmente rodas especialmente leves considerando a construção em carbono. Mas convenhamos que não dá pra tirar essa diferença toda nos cubos. Achei esse lance de "piorar as acelerações" um tico desmedida, mas complicado de quantificar pelo sim ou pelo não. Eu até prefiro que os aros tenham bastante material e sejam robustos. Como já citei, já peguei buraco, atropelei tartaruga, asfalto merda, ciclovia idem, agora já 1400 Km depois e elas continuam super alinhadas, super sólidas. Só alegria por enquanto.
Cada macaco no seu galho Eu sei que paguei um preço, literalmente, ao escolher uma Speed com freio a disco hidráulico relativamente barata. Daria pra ter comprado uma de carbono mais antiga com freios no aro, tranquilamente, e em termos de desempenho, seria superior. Mas eu não quero mais voltar a usar freio no aro não, coisa minha.
Editado por RodrigoOliveira - 24 Jun 2021 as 07:27 |
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acfsilva
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Olá pessoal, vendo este tópico fiquei na duvida entre adiquirir uma par de Mavic Krsium Pro SL por R$4500 (1,5 Kg) e um par destas rodas da Elite 38mm.
Alguém poderia me dar uma opinião? Grato. |
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MTB = Sense Impact Carbon Comp.
Speed = Emonda ALR 5. |
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RodrigoOliveira
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Bicho, acho que já tá bem discutido no tópico os prós e contras desse lance "roda chinesa vs roda de marca". Dá uma lida com calma. Acho que só quem pode decidir isso é você. Só posso dizer que continuo feliz com a escolha que fiz, gosto muito das rodas. Quando esses pneus chegarem no fim de suas vidas, vou ver como é esse lance de tubeless, aí volto aqui pra relatar os resultados.
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Degan
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Rodrigo, isso q ia perguntar…
Conte mais do q vem achando. Ja pegou buraco grande c elas? Sentiu melhora nas subidas e planos? |
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RodrigoOliveira
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Cara, buraco grande não, mas já atropelei tartaruga com vontade. E já peguei pedra na estrada de um jeito azarado que deu mordida de cobra na câmara. Até agora, sem avarias, não empenaram, nada. Sobre melhora na subida ou plano é complicado falar, pois a instalação das rodas coincidiu com um aumento significativo de volume e intensidade dos meus treinos, então naturalmente estou melhorando, fica complicado dizer o quanto as rodas influenciaram.
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https://www.pedalroom.com/members/RodrigoOliveira - Pedal Room
https://www.strava.com/athletes/50352814 - Strava |
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gucorrea
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Boa noite pessoal, sei que o post nao e relacionado a mtb porem procurei no forum topico a respeito estou olhando alguns vendedores para compra de um par de rodas de carbono de mtb, porem estou com algumas duvidas a respeito.Sobre Hookless & Assimétrica.
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acfsilva
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Opa Rodrigo, obrigado pela resposta, vou procurar este tópico e dar uma olhada. |
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MTB = Sense Impact Carbon Comp.
Speed = Emonda ALR 5. |
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stefanob
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isolar o efeito das rodas é bem difícil.. msm se tentar fazer testes com troca direta, ta cheio de videos no youtube fazendo isso tentando comparar diferença no desempenho mas todos tem falha, não é método científico onde dá pra isolar efeito, e tb tem muita percepção subjetiva no final a questão msm fica em você estar gostando da roda, sentindo um bom retorno delas, isso que importa e saber que tá aguentando bem é ótimo feedback! vai atualizando no tópico qdo possível, qtos kms tem rodado, como ta a integridade, alinhamento, etc.. é ótimo ter as atualizações com uso mais longo semana passada eu comprei um par de Superteams no Ali, peguei uma promo mto boa e resolvi agarrar.. vai demorar pra chegar, mas conforme eu tiver atualizações pretendo fazer a msm coisa de criar um tópico pra ir atualizando
quais duvidas sobre? pq uma busca rapida no forum ou no google te responde, vai saber o que é, quais vantagens, etc.. agora se vale a pena e tal, ai pode entrar em outras discussões, e como voce falou de mtb tem coisas que puxam mais e menos, talvez aqui nao seja o local.. e foi mal responder assim, mas é que 1msg vindo pedir pra explicar coisa que uma busca rapida responde, é foda....
como o rodrigo comentou, a discussão de marcas e origens já foi puxada aqui no proprio topico, destrinchando pontos pros dois lados.. o negócio é colocar lado a lado a especificação.. perfil, cubos, raios, e os detalhes extras tipo tubeless, desenho do aro, extras que vem com a roda.. compara tudo, coloca um certo peso na marca e confiabilidade, e no final é você que toma a decisão se tá disposto ao risco
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RodrigoOliveira
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Ah, antes que eu me esqueça, aquele lance relatado pelo canal Trace Velo, dos pneus dele soltarem do aro quando ficam sem pressão, ao menos nos meus aros combinados com esses pneus, não acontece. Ficam travados bonitinho no aro mesmo sem pressão. Como eu já disse lá pra cima, quando esses pneus acabarem já estou com versões tubeless engatilhadas pra testar. Vamos ver se continuo tendo sorte.
Editado por RodrigoOliveira - 05 Jul 2021 as 16:30 |
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akinaga
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Rodrigo, usar pneus com a mesma largura da roda fez diferença no meu caso, eu uso rodas de 88mm com 23mm externos e perfil toroidal. Até o mês passado eu rodava com pneus 25mm e quando eu troquei, no intuito de testar esta questão, instalei pneus 23mm (mesma marca e modelo) e notei a roda perceptivelmente mais estável em ventos cruzados (que eram o meu maior problema), aquela guinada no guidão quando entra uma rajada de vento ficou bem mais suave. Na velocidade média do pedal não houve nenhuma alteração perceptível, ando sempre no mesmo trecho de uma ciclovia bem longa e sem obstáculos, onde é bem fácil medir a diferença de tempo sem muita influência externa. |
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Gori
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Tenho pesquisado por rodas de carbono, e achei alguns fabricantes que também recebem elogios. Alguns deles vocês já devem conhecer, mas a ICAN eu não conhecia. O interessante é que algumas te dão a opção de colocar cubos melhores, como DT Swiss.
- Yoeleo (são mais caras, consideradas "premium") - ICAN (mais baratas) - Winspace |
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[]'s Gori
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stefanob
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só pra registrar, que vi e achei legal mas esqueci de compartilhar haha teve roda da Elite nas olimpiadas.. atleta da China no mtb tava usando uma https://www.instagram.com/p/CRyzUJgsFZf/
Ican/Triaero é bem conhecida, dá pra encontrar bastante review por ai Superteam também é uma marca bem difundida, tenho um par a caminho (sabe-se la qdo vai chegar...) Farsports é uma marca muito conhecida tb, bastante tempo de mercado, reviews ótimas por ai Yoeleo tem anos já crescendo no mercado, o Ozcycle tem review de rodas e quadros com 10/15/20 mil kms.. e Winspace lançou marca propria faz pouco mas ja fabrica há muito pra outras marcas, agora eles tão com a linha Lún só de rodas também essas 2 (Yoeleo e Winspace/Lún) são mais premium não só pelo acabamento, mas pq gastam em marketing, patrocinam times e tal, isso tudo sai no preço lá na frente aliás as 2 tão entrando no Brasil agora.. recebi recentemente propaganda de perfis br delas no insta, tem 2 atletas aqui de Curitiba que receberam rodas HyperX da Winspace tb
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Gori
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Comprou essas Superteam em qual site?
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[]'s Gori
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stefanob
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Aliexpress, loja Green Cyclist acho.. em julho rolou uma liquidação e consegui combar uns cupons e cashbacks então o valor pago ficou bem atrativo msm considerando a taxa quase certa.. qdo chegar posto por aqui
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Degan
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Stefano, estou ansioso p ver como sua bike vai ficar!
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Gori
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Posta sim! Tenho ouvido falar bem dessas também: https://www.lightbicycle.com/
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[]'s Gori
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stefanob
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opa, nem me fale! eu to tentando controlar a ansiedade mas tá foda hahah naquela de ter consciência que vai demorar pq é caixa grande e tals, mas com todas as outras compras (menores) do aliexpress chegando é dificil desligar... ctz que quando eu esquecer que comprei é que chega hahah
sim, também é muito bem falada e é das marcas chinesas com mais nome recomendo dar uma olhada no fórum gringo WeightWeenies, esse sub de rodas tem topicos da Light Bycicle, Winspace, Farsports, Yoeleo, com dezenas de páginas de comentarios e experiencias.. e no forum principal de Road tem um tópico tb muito interessante de ler só sobre "chinese open mould" acho legal de acompanhar os gringos pq pelo poder aquisitivo maior, pros norteamericanos e europeus é meio que grana de aposta ir nos componentes chineses, e no caso das rodas por ex tem muitos ali comparando com as de marca que possuem na garagem
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Acpires
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Tenho um par montado com pneus Schwalbe ProOne Tubeless e cassete 11-28T 105 Shimano, as rodas são excelentes, rodei um ano com elas, uns 500 km, sem nenhum problema, estou vendendo, pois mudei para o exterior e não trouxe a bike ou rodas. Quem interessar vou colocar o anúncio, aliás tenho um par de Mavic Aksium e uma Speed Tarmac 58 2018, para vender também.
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Road: Specialized Tarmac
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94573
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Stefano, não achei no tópico, então perdão se já respondeu. Que loja comprou o frame da bike que tá montando e quanto pagou (imposto também)? Tô considerando começar a montar uma parruda (gastando até uns 10k) com coisas compradas do Ali no ano que vem e usar a atual pra giros.
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