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Roda 26 em bike 29

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rafnunes Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de rafnunes Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: Roda 26 em bike 29
    Enviado: 20 Jun 2021 as 16:59
Boa tarde, amigos.
Sou leigo no assunto e gostaria de perguntar uma coisa um tanto estranha.
Uso minha bike para passear com meu filho no bagageiro traseiro. Possuo uma MTB de aro 29" e quadro 21". Tenho sofrido muito com quebras de raios mesmo sem usar a bike em vias esburacadas. Os raios costumam quebrar, acredito, por excesso de peso combinado (eu e meu filho) durante esforos de toro lateral (quando inclino o corpo numa curva por ex.).
Tenho 1,92m e uns 90kg, mais o meu filho que tem uns 27kg.
Assim, procurei rodas com raios mais reforados, mas s encontrei para o tamanho 26". A pergunta :
Seria possvel colocar uma roda 26" numa bike 29"? Veja bem, no o contrrio...
Muito obrigado desde j.
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dimas2dimas Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de dimas2dimas Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 17:22
Originalmente Postado por rafnunes rafnunes Escreveu:

Boa tarde, amigos.
Sou leigo no assunto e gostaria de perguntar uma coisa um tanto estranha.
Uso minha bike para passear com meu filho no bagageiro traseiro. Possuo uma MTB de aro 29" e quadro 21". Tenho sofrido muito com quebras de raios mesmo sem usar a bike em vias esburacadas. Os raios costumam quebrar, acredito, por excesso de peso combinado (eu e meu filho) durante esforos de toro lateral (quando inclino o corpo numa curva por ex.).
Tenho 1,92m e uns 90kg, mais o meu filho que tem uns 27kg.
Assim, procurei rodas com raios mais reforados, mas s encontrei para o tamanho 26". A pergunta :
Seria possvel colocar uma roda 26" numa bike 29"? Veja bem, no o contrrio...
Muito obrigado desde j.


Tem algo de errado na sua bike. Um aro duplo de 28 furos aguenta pancada a vontade.

Eu mesmo com 88kg quando andava de MTB fazia longas descidas com muitas pedras sem aliviar e nunca desalinho um aro.

Roda 26 no serve pra 29, o raio 3,15cm menor e baixando isto vai pegar o pedivrla e m todas as curvas alm de ser visualmente questionvel.

Procure por uma roda bem montada.
Dimas C. Prado

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Hugobh77 Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de Hugobh77 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 17:26
No pra acontecer, nesse caso voc usa a cadeirinha na parte traseira da bike, correto?
Meio genrica a sua pergunta devido falta de informao sobre a bike em si e a configurao da roda. Geralmente as bike suportam entre 100 e 120kg, desde que tenham o mnimo de qualidade. Existe dimetros diferentes de raios e qualidade de material, mas como disse, como indicar algo melhor se no temos as informaes bsicas.
Quanto a roda 26", vai servir,mas a bike vai ficar com o central mais baixo e consequentemente o pedal vai pegar no cho com mais facilidade em curvas, o que pode render um desastroso tombo.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 17:30
Originalmente Postado por rafnunes rafnunes Escreveu:

Boa tarde, amigos.
Sou leigo no assunto e gostaria de perguntar uma coisa um tanto estranha.
Uso minha bike para passear com meu filho no bagageiro traseiro. Possuo uma MTB de aro 29" e quadro 21". Tenho sofrido muito com quebras de raios mesmo sem usar a bike em vias esburacadas. Os raios costumam quebrar, acredito, por excesso de peso combinado (eu e meu filho) durante esforos de toro lateral (quando inclino o corpo numa curva por ex.).
Tenho 1,92m e uns 90kg, mais o meu filho que tem uns 27kg.
Assim, procurei rodas com raios mais reforados, mas s encontrei para o tamanho 26". A pergunta :
Seria possvel colocar uma roda 26" numa bike 29"? Veja bem, no o contrrio...
Muito obrigado desde j.


Das duas uma: ou a roda foi mal montada, o que exigiria que voc levasse num bom mecnico para avaliar a roda, ou voc precisar substituir os raios. No caso da substituio, recomendado usar raios Inox, so mais resistentes que os bsicos zincados que vem nas bikes mais simples.

Voc tambm pode reforar as rodas aumentando o nmero de cruzamentos dos raios. O mnimo para se ter uma roda resistente so trs cruzamentos (quantas vezes um nico raio cruza com outros. Basta seguir a pea e contar). Ser preciso substitu-los por novos, mais longos, no entanto, envolvendo os dois procedimentos que mencionei acima.

Sobre a troca por rodas 26, no recomendvel. A sua bike ficar mais baixa com risco do pedal pegar no cho numa curva ou do cmbio tocar no cho por conta do mesmo processo.


Editado por hug0.dts - 20 Jun 2021 as 17:31
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True Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de True Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 17:31
D para rebaixar a suspenso, mas manter o carro legalizado? | Servios |  autoesporte
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rafnunes Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de rafnunes Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 19:24
Ol, pessoal!
Em primeiro lugar, agradeo enormemente as respostas.
D para ver que sou muito leigo.
Nem havia me atentado para o fato de que a pedivela ficaria mais baixa e com risco de coliso com o solo.
Bom, com relao ao nmero de cruzamentos, eu devo contar apenas os que ocorrem com raios que saem do mesmo lado do cubo, correto?
Os cruzamentos onde os raios passam bem perto um dos outros, n? Contando assim, essa bike s tem 2 cruzamentos. Uma bike da carga que temos aqui em casa possui 3, alm de que os raios tm uma seo transversal bem maior.

Uma coisa que eu notei que as quebras ocorrem sempre na fixao dos raios ao cubo.

Agradeo mais uma vez toda ateno.
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rafnunes Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de rafnunes Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 19:24
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Jun 2021 as 20:52
Originalmente Postado por rafnunes rafnunes Escreveu:

Ol, pessoal!
Em primeiro lugar, agradeo enormemente as respostas.
D para ver que sou muito leigo.
Nem havia me atentado para o fato de que a pedivela ficaria mais baixa e com risco de coliso com o solo.
Bom, com relao ao nmero de cruzamentos, eu devo contar apenas os que ocorrem com raios que saem do mesmo lado do cubo, correto?
Os cruzamentos onde os raios passam bem perto um dos outros, n? Contando assim, essa bike s tem 2 cruzamentos. Uma bike da carga que temos aqui em casa possui 3, alm de que os raios tm uma seo transversal bem maior.

Uma coisa que eu notei que as quebras ocorrem sempre na fixao dos raios ao cubo.

Agradeo mais uma vez toda ateno.

Isso explicaria a fragilidade.

Uma coisa que voc pode fazer para tentar resolver de forma simples, sem precisar mexer na roda como um todo, o sugerido pelo Edu Capivara no vdeo abaixo. Basicamente amarrar os raios com uma linha forte e pingar cola instantnea (super bonder).

https://youtu.be/o_9zkuhVfvw


Editado por hug0.dts - 20 Jun 2021 as 20:53
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TomSemFreio Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (2) Obrigado!(2)   Citao de TomSemFreio Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2021 as 00:36
Raios quebrando um problema chato e que quando conea parece no ter fim. difcil equilibrar as tenses e o problema continua. S vejo 2 sadas:
1 desmontar e montar toda a roda com raios novos. Com o servio feito por quem entende muito de rodas, de preferncia com medidor de tenso.

2 Roda com mais raios.

No meu caso, s resolvi quando comprei roda de 36 raios. Dizem que so ultrapassadas, pesadas, que no faz sentido, bl, bl, bl...
Mas foi a nica coisa que resolveu p mim, que estou na casa dos 100Kg. Roda traseira com 36 e no tive mais problemas.
Antonio Carlos
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2021 as 08:50
Reforando a receita que j foi dita e acrescentando alguns itens: mecnico com boa experincia em raiao, cubos com 36 furos, raios em inox e aros 36 furos mais fortes. S vou recomendar que no use raios mais grossos, pois a o problema passa pro aro, que pode deformar ou rachar.

Considere se nessa troca toda j no seria vantagem migrar pra cassete. Os eixos no sistema de catraca tendem a empenar com mais facilidade, principalmente sob carga. Se for gastar isso tudo nas rodas, um cassete 7v no vai ser muito mais.

Minha sugesto de peas:

- Aros VZan Extreme Pro 36 furos ( melhor, mas t difcil de achar e apenas pra freio a disco) ou Vnine 36 furos (um pouco mais barato e fcil de achar, tem pra disco e v-brake). Vai dar algo em torno de R$200,00.

- Raios em inox 2,0mm no comprimento que seu mecnico indicar. O jogo geralmente j vem com os nipples em inox, o que vai dar uns R$100,00.

- Cubos Shimano HB-RM40 na frente e FH-RM30 na traseira (pra v-brake, o traseiro tem verso pra cassete 7v, que aceita somente cassete 7v, e 8v, que pode receber um cassete 7v se colocar um calo prprio, cheque com seu mecnico) ou um par HB-TX505 e FH-TX505 (pra disco, obriga o calo com cassete 7v). Vai variar entre R$200,00 e R$300,00, conforme a situao.

- Cassete Shimano CS-HG41-7, SunRace CSM40 ou Shimano CS-HG200-7 (precisa checar se o seu cmbio aceita o tamanho). Todos esto girando em torno de R$100,00.

Se no for migrar pra cassete, pega um par de cubos convencionais de rosca com 36 furos que voc fica bem. Mas como no o mais caro dessa lista, sugiro a migrao.

Da pra colocar um cassete 8v tambm, mas a teria de trocar passadores e talvez o cmbio junto. Como sempre, avalie se no vale mais a pena vender a bike atual e trocar por outra que j tenha isso. Cheque com um mecnico de confiana se no h algum impeditivo pra fazer a alterao antes de meter a mo no bolso e lembre-se que ele pode ter as peas em estoque j (geralmente eles embutem o preo da mo de obra no valor das peas).
Bora pedalar, seno estressa!
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Registrado: 09 Mar 2019
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de GabrielSL329 Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2021 as 09:14
Tch

Eu tenho 130 kg e no arrebento tanto raio assim! Andando de boas, sem saltar, dificilmente quebra!
E olha que eu no alivio pra buraqueira! 
mas t usando aros VZan Extreme PRO de 32 raios com pneus Raceking calibrados acima da mdia pra andar razoavelmente bem com meu peso! 
Gabriel Pires
MTB: Soul SL329 T21 stock
Speed: Caloi Strada Sora16v
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rafnunes Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de rafnunes Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2021 as 13:18
Boa tarde, pessoal.
Vocs so demais. Muito obrigado pelos feedbacks.
Vou ver se arrumo um bom mecnico que entenda de rodas.
Pensando aqui eu acho que realmente deve estar faltando atrito entre os raios para dar mais estabilidade roda.
s vezes eu sentia como se a roda traseira estivesse solta (ou com o pneu muito murcho). Acho que so sintomas de que os raios esto permitindo muito jogo lateral, certo?
E com o tempo ocorre a fadiga.
Vou correr atrs do especialista.
Mais uma vez muito agradecido. Quando resolver, posto o resultado para vocs.
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rafnunes Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de rafnunes Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2021 as 13:21
Originalmente Postado por hug0.dts hug0.dts Escreveu:

Isso explicaria a fragilidade.

Uma coisa que voc pode fazer para tentar resolver de forma simples, sem precisar mexer na roda como um todo, o sugerido pelo Edu Capivara no vdeo abaixo. Basicamente amarrar os raios com uma linha forte e pingar cola instantnea (super bonder).

https://youtu.be/o_9zkuhVfvw - https://youtu.be/o_9zkuhVfvw



Eu vi esse vdeo. H duas maneiras indicadas. Uma usando linha e cola e outra fios de cobre e solda de estanho.
Vou ver se fao isso. Mas como j h raios quebrados e terei de levar a roda para dar manuteno, talvez j pea para recolocar raios mais longos e pedir que faam com 3 cruzamentos.

Mas obrigado pela dica, Hugo.
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hug0.dts Ver Drop Down
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de hug0.dts Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2021 as 14:01
Originalmente Postado por rafnunes rafnunes Escreveu:

Boa tarde, pessoal.
Vocs so demais. Muito obrigado pelos feedbacks.
Vou ver se arrumo um bom mecnico que entenda de rodas.
Pensando aqui eu acho que realmente deve estar faltando atrito entre os raios para dar mais estabilidade roda.
s vezes eu sentia como se a roda traseira estivesse solta (ou com o pneu muito murcho). Acho que so sintomas de que os raios esto permitindo muito jogo lateral, certo?
E com o tempo ocorre a fadiga.
Vou correr atrs do especialista.
Mais uma vez muito agradecido. Quando resolver, posto o resultado para vocs.

Eu nunca observei esse movimento lateral, mas me veio a cabea outras questes, que de talho abaixo.

Sobre o atrito, um fator importante pois isso ajuda a distribuir o impacto por mais pontos na roda. aqui que entra a questo do nmero de cruzamentos. Mas o principal, independente do nmero de furos e cruzamentos ou formato dos raios, que a roda seja capaz de distribuir a tenso de maneira igual entre todos os raios. isso que realmente torna uma roda forte (com as devidas limitaes) , mas s possvel alcanar isso com uma roda bem montada. Quando existem raios muito ou pouco tensionados, so criados pontos de fragilidade que podem resultar no que voc est observando na sua bike.

Para saber se a roda foi tensionada corretamente, basta comparar manualmente a tenso dos raios. Puxe um pouco e compare com o seguinte. Eles devem ter sido tensionados de maneira similar para distribuir a carga por toda a roda. Se algum estiver tensionado demais, esse ser um ponto de fragilidade e estar mais propenso a quebrar. Se algum estiver pouco tensionado, significa que os raios adjacentes esto recebendo mais carga do que deveriam.

Sobre o que voc deve fazer (a substituio dos raios), acredito que resolva. Fazer isso vai lhe poupar tempo (e dor de cabea) tentando isolar o problema, apesar de o custo ser maior. uma boa fazer logo isso.
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