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RockShox Judy Gold vazando óleo

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roots_sp Ver Drop Down


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    Postado: 13 Jun 2020 as 03:21
Fala pessoal,

Estou precisando de uma ajuda. Montei uma bike nova e estou usando suspensão Rockshox Judy Gold (Boost), em tempos de pandemia consegui fazer apenas 2 pedais que somam uns 100km. Percebi um excesso de óleo nas "canelas", minha bike antiga uso suspensão Manitou Marvel e isso nunca aconteceu.

Sabem informar se este é um comportamento normal para uma suspensão nova? Ou devo me preocupar e levar para uma revisão?

Segue imagem.


Obrigado
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jefmello Ver Drop Down
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sorocaba-sp
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Tenho uma Judy TK Silver...deduzo que é por guardar a bike em pé (a minha fica assim por um ano e meio já)...vamos aguardar quem entende mais.
jefmello-sorocaba
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azazel66 Ver Drop Down
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tenho uma, troquei retentores, raspadores, tudo e isso vaza... acho que é projeto... vi que quando para, acumula sujeira e é bom fazer serviço de lower leg e trocar óleo, ela para de vazar com 50h de uso, e o melado de óleo deixa de ser claro e fica preto...

sem danos aparentes esse efeito, e já vi em outras tbm.
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roots_sp Ver Drop Down


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Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tenho uma, troquei retentores, raspadores, tudo e isso vaza... acho que é projeto... vi que quando para, acumula sujeira e é bom fazer serviço de lower leg e trocar óleo, ela para de vazar com 50h de uso, e o melado de óleo deixa de ser claro e fica preto...

sem danos aparentes esse efeito, e já vi em outras tbm.


Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Segunda vou enviar via Sedex para revisão com o Ulisses Dupas da Conexão Brasil.
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azazel66 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar azazel66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2020 as 19:12
Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tenho uma, troquei retentores, raspadores, tudo e isso vaza... acho que é projeto... vi que quando para, acumula sujeira e é bom fazer serviço de lower leg e trocar óleo, ela para de vazar com 50h de uso, e o melado de óleo deixa de ser claro e fica preto...

sem danos aparentes esse efeito, e já vi em outras tbm.


Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Segunda vou enviar via Sedex para revisão com o Ulisses Dupas da Conexão Brasil.


Eu fiquei na epoca, mas o esquema, como faço as revisoes casa, é colocar 2ml a mais de oleo em cada canela, que aí ela passa um pouco do momento de revisão com folga... mas se deixar essa sujeira acumular aí, ele risca a haste, fique esperto. E tem uns videos das fox que mostram como limpar externamente os raspadores.

Eu tenho uma onix tbm, e sempre digo que nessa faixa de preço, a nacional é muuuuito melhor!.
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roots_sp Ver Drop Down


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Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:

Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

tenho uma, troquei retentores, raspadores, tudo e isso vaza... acho que é projeto... vi que quando para, acumula sujeira e é bom fazer serviço de lower leg e trocar óleo, ela para de vazar com 50h de uso, e o melado de óleo deixa de ser claro e fica preto...

sem danos aparentes esse efeito, e já vi em outras tbm.


Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Segunda vou enviar via Sedex para revisão com o Ulisses Dupas da Conexão Brasil.


Eu fiquei na epoca, mas o esquema, como faço as revisoes casa, é colocar 2ml a mais de oleo em cada canela, que aí ela passa um pouco do momento de revisão com folga... mas se deixar essa sujeira acumular aí, ele risca a haste, fique esperto. E tem uns videos das fox que mostram como limpar externamente os raspadores.

Eu tenho uma onix tbm, e sempre digo que nessa faixa de preço, a nacional é muuuuito melhor!.


Tenho feito a limpeza após os pedais... Na minha outra Bike uso uma Manitou Marvel Comp e não tenho este problema.

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guives Ver Drop Down


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Tenho uma Spark 970, uma sense impact sl e as duas usam judy, e nas duas há esse problema. O melhor é que não existe solução.
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Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:



Tenho feito a limpeza após os pedais... Na minha outra Bike uso uma Manitou Marvel Comp e não tenho este problema.



Mas procura da fox que te falei, eles ensinam no vídeo, com cuidado, a remover o anel de metal do raspador, e a limpar dentro... eu uso um palito de dente, limpo 1x a cada 200 a 300km... e todo pedal limpo a haste com lenços umedecidos, são ótimos.
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Originalmente postado por guives guives escreveu:

Tenho uma Spark 970, uma sense impact sl e as duas usam judy, e nas duas há esse problema. O melhor é que não existe solução.


A recon da Scale faz o mesmo tbm...

Depois dessas, desanimei com a RS... parece que da Reba pra cima não tem mais esse problema.. mas aí prefiro economizar mais e comprar a de entrada da fox (mais macias e combinam mais com o meu estilo pedal!)

os: colocar uns 2ml de óleo a mais que o manual (por conta e risco do usuário) ajuda a manter limpo, pq vaza mais óleo e não entra sujeira e nem risca as hastes (problema pior nas fast black, felizmente a minha é uma cromada).

Editado por azazel66 - 13 Jun 2020 as 21:00
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guives Ver Drop Down


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Se você colocar mais óleo do que o recomendado vai acabar saindo mais ainda pelas canelas.
Se você quiser um conselho, após seus pedais, limpe as canelas com um pano seco, sem fazer força.
Não fique desmontando a lotérica leg e nem tente enfiar nada pelos retentores.
Já fiz de tudo pra ver se parava de subir óleo, é só acabei mais intensificando o problema. Minha sense está toda riscada - foi a única que mexi-, já da scott, só faço a manutenção a cada 100 horas - sim 100 hrs e não 50- e até agora não tive nenhum risco significativo
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azazel66 Ver Drop Down
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Originalmente postado por guives guives escreveu:

Se você colocar mais óleo do que o recomendado vai acabar saindo mais ainda pelas canelas.
Se você quiser um conselho, após seus pedais, limpe as canelas com um pano seco, sem fazer força.
Não fique desmontando a lotérica leg e nem tente enfiar nada pelos retentores.
Já fiz de tudo pra ver se parava de subir óleo, é só acabei mais intensificando o problema. Minha sense está toda riscada - foi a única que mexi-, já da scott, só faço a manutenção a cada 100 horas - sim 100 hrs e não 50- e até agora não tive nenhum risco significativo

O bom, a minha só estragou quando fiz conforme fabricante... (sobre limpar, uso um pano limpo de microfibra pras suspensões a cada pedal)

Com 15h o oleo ficou escuro nas canelas e seco (seco já do raspador), e com 35h eu abri a primeira vez... sem oleo em nenhuma canela.

comprei o kit de reparo novo (original da RS), troquei tudo, e coloquei os 5 e 6ml (diferente em cada lado segundo o manual), com 25h, mesmo problema, oleo sujo e seco..

Fui estudar na gringa pq não haviam relatos por aqui... Vi vários com o problema, e a solução foi colocar mais óleo, sai mais óleo, não seca, e a lubrificação melhora... a cada 50h faço o serviço de lower leg como manda o manual, com o volume adicional de óleo, e a cada 200h faço o serviço de troca de reparos completo, conforme manual de usuário.

Nunca mais nenhum dano ou risco a suspensão, nem tive nenhum raspador substituído precocemente.

Ando em condição extrema de poeira e minério, mas com a onix andava no mesmo ambiente e nunca houveram problemas...

MAS, ressalvo, alterar as condições do fabricante é risco de cada um, foi o que resolveu o meu problema... molhar de óleo não incomoda, incomoda é riscar!

ps: Limpo os retentores conforme recomendação da Fox pras suspensões FOX sempre que observo a presença de sujeira saindo de dentro do raspador (ao invés de uma linha de óleo onde o amortecedor afundou, fica um risco acompanhando o movimento de retorno da haste).

ps2: De antemão, esse foi um relato de quem possui uma e de tudo que já fiz nela... não é uma regra, e seguir é conta e risco.


Editado por azazel66 - 15 Jun 2020 as 12:04
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TheLittle Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 10:15
peraí, como vcs decidiram q isso é um problema?

É o funcionamento normal de qualquer suspensão com banho de óleo. O óleo fica solto dentro das canelas da susp, quando ela funciona ele vai pra uma espuma na parte de cima, e essa espuma acumula um pouco de óleo, e deposita o óleo na haste da suspensão para lubrificação. E esse óleo fica como uma pelicula na haste, então é NORMAL PASSAR UM POUCO DO ÓLEO PARA FORA DO RETENTOR.
Essa película de óleo naturalmente atrai poeira, por isso é necessário limpar a cada pedal para evitar que a poeira entre de volta no retentor. Inevitavelmente uma hora ou outra isso acaba acontecendo, e o óleo fica sujo internamente, ou ainda acaba, visto que as rockshox por exemplo usam somente 10ml desse óleo cada canela.

POR ISSO NO MANUAL ESPECIFICA QUE DEVE-SE FAZER MANUTENÇÃO DO ÓLEO DE BANHO A CADA 50 HORAS geralmente (depende do fabricante).


Se não fosse isso, as hastes trabalhariam secas e em pouco tempo os retentores iriam ser danificados, e a longo prazo cmeça a acontecer desgaste no revestimento das hastes. De fato vejo muito isso acontecer pois muita gente negligencia essa manutenção pq acha caro.

Existem garfos que trabalham com graxa ao invés de óleo, geralmente garfos de entrada (rst, suntour, etc) ou mesmo uns mais tops como magura e DT. Nesse caso a atenção deve ser redobrada e a manutenção mais frequente.


 

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Originalmente postado por azazel66 azazel66 escreveu:

Originalmente postado por guives guives escreveu:

Se você colocar mais óleo do que o recomendado vai acabar saindo mais ainda pelas canelas.
Se você quiser um conselho, após seus pedais, limpe as canelas com um pano seco, sem fazer força.
Não fique desmontando a lotérica leg e nem tente enfiar nada pelos retentores.
Já fiz de tudo pra ver se parava de subir óleo, é só acabei mais intensificando o problema. Minha sense está toda riscada - foi a única que mexi-, já da scott, só faço a manutenção a cada 100 horas - sim 100 hrs e não 50- e até agora não tive nenhum risco significativo

O bom, a minha só estragou quando fiz conforme fabricante... (sobre limpar, uso um pano limpo de microfibra pras suspensões a cada pedal)

Com 15h o oleo ficou escuro nas canelas e seco (seco já do raspador), e com 35h eu abri a primeira vez... sem oleo em nenhuma canela.

comprei o kit de reparo novo (original da RS), troquei tudo, e coloquei os 5 e 6ml (diferente em cada lado segundo o manual), com 25h, mesmo problema, oleo sujo e seco..

Fui estudar na gringa pq não haviam relatos por aqui... Vi vários com o problema, e a solução foi colocar mais óleo, sai mais óleo, não seca, e a lubrificação melhora... a cada 50h faço o serviço de lower leg como manda o manual, com o volume adicional de óleo, e a cada 200h faço o serviço de troca de reparos completo, conforme manual de usuário.

Nunca mais nenhum dano ou risco a suspensão, nem tive nenhum raspador substituído precocemente.

Ando em condição extrema de poeira e minério, mas com a onix andava no mesmo ambiente e nunca houveram problemas...

MAS, ressalvo, alterar as condições do fabricante é risco de cada um, foi o que resolveu o meu problema... molhar de óleo não incomoda, incomoda é riscar!

ps: Limpo os retentores conforme recomendação da Fox pras suspensões FOX sempre que observo a presença de sujeira saindo de dentro do raspador (ao invés de uma linha de óleo onde o amortecedor afundou, fica um risco acompanhando o movimento de retorno da haste).

ps2: De antemão, esse foi um relato de quem possui uma e de tudo que já fiz nela... não é uma regra, e seguir é conta e risco.

realmente já vi suspensões novas com pouco óleo. 
também acho um absurdo uma suspensão conter somente 5ml de óleo internamente, isso acaba ou fica sujo muito rápido. Vc fez o certo aumentando o volume, só tem que ficar ligado que algumas suspensões possuem projetos de cartucho em que se houver muito óleo na canela, o cartucho acaba sugando esse óleo pra dentro dele, e isso acarreta vários problemas, como óleo sujo, com volume demais e com a densidade inadequada indo p dentro do cartucho.

tive duas fox que levavam 40ml de óleo de banho por canela... não tinha problemas com lubrificação das hastes, mas o cartucho delas (evolution) era um lixo, não tenho saudades kkkk
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roots_sp Ver Drop Down


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Pessoal,

na sexta feira fui buscar na suspensão após a revisão (foi realizado a troca dos retentores), ontem fiz um pedal e as canelas não ficaram com excesso de óleo.

Acredito que meu problema foi resolvido. 


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joaopaulofl Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Out 2011
Vitória
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2020 as 19:20
Tenho uma Impact SL 2020 com a Rock Shox Judy.
E todo pedal é essa mesma lambança. Acredito que esse excesso seja de algum modelo específico da Judy, principalmente a TK Silver.

O que eu faço é limpar as canelas depois de cada pedal com um guardanapo ou papel higiênico (que carrego para limpar o óculos...rs rs).

Fiz a revisão de 50h e o mecânico disse que não viu nenhum problema na suspa. A minha está com uns 2mil Kilômetros rodados e apesar desse excesso de óleo, está funcionando normal.

Acho que a Judy TK Silver mais nova, aquele que vem com a trava One Lock já não tem mais esse "defeito".

Eu ia mandar para garantia, mas desisti (por enquanto).


Editado por joaopaulofl - 29 Set 2020 as 19:20
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Nathangoiano Ver Drop Down
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Bem, levando em conta tudo que ja tenho ouvido falar da Judy, ele esta vindo com diversos problemas cronicos, ao que se aplica tambem, a esta vazamento e estralos na suspensao. Tente acionar a garantia, é o mais correcto que se possa fazer.
Abs
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joaopaulofl Ver Drop Down


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Vitória
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Originalmente postado por Nathangoiano Nathangoiano escreveu:

Bem, levando em conta tudo que ja tenho ouvido falar da Judy, ele esta vindo com diversos problemas cronicos, ao que se aplica tambem, a esta vazamento e estralos na suspensao. Tente acionar a garantia, é o mais correcto que se possa fazer.
Abs


Vou aguardar mais um mês, pois acabei de fazer a revisão de 50h. Se não parar de vazar, o que eu acho difícil, pois veio assim de fabrica, eu irei acionar a garantia.

Não podemos dar mole para a RockShox. Temos que exigir o produto em perfeito funcionamento.
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Cadastrado em: 29 Out 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2020 as 10:29
Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:

Pessoal,

na sexta feira fui buscar na suspensão após a revisão (foi realizado a troca dos retentores), ontem fiz um pedal e as canelas não ficaram com excesso de óleo.

Acredito que meu problema foi resolvido. 



roots_sp, sua suspa é nova?

Os modelo de retentores que foram colocados são os originais? Na próxima revisão acho que vou pedir ao mecânico para efetuar a troca para ver se resolve o problema.

Abs
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Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:

Pessoal,

na sexta feira fui buscar na suspensão após a revisão (foi realizado a troca dos retentores), ontem fiz um pedal e as canelas não ficaram com excesso de óleo.

Acredito que meu problema foi resolvido. 




roots_sp, sua suspa é nova?

Os modelo de retentores que foram colocados são os originais? Na próxima revisão acho que vou pedir ao mecânico para efetuar a troca para ver se resolve o problema.

Abs


Minha suspensão quando apresentou o problema eu havia rodado menos de 100km. Depois que o Ulisses Dupas vez a revisão, não tive mais o problema. Já rodei uns 700km em terrenos diversos.
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roots_sp Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roots_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2020 as 10:37
Ele usou retentores originais.
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulofl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2020 as 13:14
Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:

Originalmente postado por joaopaulofl joaopaulofl escreveu:

Originalmente postado por roots_sp roots_sp escreveu:

Pessoal,

na sexta feira fui buscar na suspensão após a revisão (foi realizado a troca dos retentores), ontem fiz um pedal e as canelas não ficaram com excesso de óleo.

Acredito que meu problema foi resolvido. 




roots_sp, sua suspa é nova?

Os modelo de retentores que foram colocados são os originais? Na próxima revisão acho que vou pedir ao mecânico para efetuar a troca para ver se resolve o problema.

Abs


Minha suspensão quando apresentou o problema eu havia rodado menos de 100km. Depois que o Ulisses Dupas vez a revisão, não tive mais o problema. Já rodei uns 700km em terrenos diversos.

Mas foi só troca de retentor normal mesmo? 

Esse Ulisses Dupas é daqui do fórum?? Se for, ele poderia nos dizer qual era o suposto problema.


Editado por joaopaulofl - 01 Out 2020 as 13:38
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joaopaulofl Ver Drop Down


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Pessoal, atualização sobre o defeito.

Fiz um ajuste no rebound (retorno) da minha Judy. Deixei o retorno na penúltima posição mais lenta (lado da tartaruga).

Fiz um pedal de 30km com uma exigência média da suspa e que inclusive quando estava na configuração de rebound anterior (acho que na antepenúltima pro lado do coelho) tinha vazado óleo.

Dessa vez o vazamento foi quase zero. Se alguém quiser fazer o teste e relatar aqui depois para comparação.

Aparentemente, quando o retorno está rápido, o óleo também sobe mais rapidamente e com mais pressão fazendo com que vaze mais.

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