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RockShox Judy Gold vazando óleo |
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roots_sp
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Postado: 13 Jun 2020 as 03:21 |
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Fala pessoal,
Estou precisando de uma ajuda. Montei uma bike nova e estou usando suspensão Rockshox Judy Gold (Boost), em tempos de pandemia consegui fazer apenas 2 pedais que somam uns 100km. Percebi um excesso de óleo nas "canelas", minha bike antiga uso suspensão Manitou Marvel e isso nunca aconteceu. Sabem informar se este é um comportamento normal para uma suspensão nova? Ou devo me preocupar e levar para uma revisão? Segue imagem. Obrigado |
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jefmello
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Cadastrado em: 20 Jul 2012 sorocaba-sp Offline Mensagens:170 |
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Tenho uma Judy TK Silver...deduzo que é por guardar a bike em pé (a minha fica assim por um ano e meio já)...vamos aguardar quem entende mais.
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jefmello-sorocaba
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azazel66
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tenho uma, troquei retentores, raspadores, tudo e isso vaza... acho que é projeto... vi que quando para, acumula sujeira e é bom fazer serviço de lower leg e trocar óleo, ela para de vazar com 50h de uso, e o melado de óleo deixa de ser claro e fica preto...
sem danos aparentes esse efeito, e já vi em outras tbm. |
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199X - Sundown aro 24, 12v
200X - Caloi T-Type aluminium 2015 - B'twin RockRider 340 2016 - GT Karakoram Comp 2018 - Scott Spark 960 |
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roots_sp
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Confesso que fiquei um pouco decepcionado. Segunda vou enviar via Sedex para revisão com o Ulisses Dupas da Conexão Brasil. |
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azazel66
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Eu fiquei na epoca, mas o esquema, como faço as revisoes casa, é colocar 2ml a mais de oleo em cada canela, que aí ela passa um pouco do momento de revisão com folga... mas se deixar essa sujeira acumular aí, ele risca a haste, fique esperto. E tem uns videos das fox que mostram como limpar externamente os raspadores. Eu tenho uma onix tbm, e sempre digo que nessa faixa de preço, a nacional é muuuuito melhor!. |
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199X - Sundown aro 24, 12v
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roots_sp
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Tenho feito a limpeza após os pedais... Na minha outra Bike uso uma Manitou Marvel Comp e não tenho este problema. |
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guives
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Tenho uma Spark 970, uma sense impact sl e as duas usam judy, e nas duas há esse problema. O melhor é que não existe solução.
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azazel66
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Mas procura da fox que te falei, eles ensinam no vídeo, com cuidado, a remover o anel de metal do raspador, e a limpar dentro... eu uso um palito de dente, limpo 1x a cada 200 a 300km... e todo pedal limpo a haste com lenços umedecidos, são ótimos. |
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199X - Sundown aro 24, 12v
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azazel66
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A recon da Scale faz o mesmo tbm... Depois dessas, desanimei com a RS... parece que da Reba pra cima não tem mais esse problema.. mas aí prefiro economizar mais e comprar a de entrada da fox (mais macias e combinam mais com o meu estilo pedal!) os: colocar uns 2ml de óleo a mais que o manual (por conta e risco do usuário) ajuda a manter limpo, pq vaza mais óleo e não entra sujeira e nem risca as hastes (problema pior nas fast black, felizmente a minha é uma cromada). Editado por azazel66 - 13 Jun 2020 as 21:00 |
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guives
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Se você colocar mais óleo do que o recomendado vai acabar saindo mais ainda pelas canelas.
Se você quiser um conselho, após seus pedais, limpe as canelas com um pano seco, sem fazer força. Não fique desmontando a lotérica leg e nem tente enfiar nada pelos retentores. Já fiz de tudo pra ver se parava de subir óleo, é só acabei mais intensificando o problema. Minha sense está toda riscada - foi a única que mexi-, já da scott, só faço a manutenção a cada 100 horas - sim 100 hrs e não 50- e até agora não tive nenhum risco significativo |
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azazel66
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O bom, a minha só estragou quando fiz conforme fabricante... (sobre limpar, uso um pano limpo de microfibra pras suspensões a cada pedal) Com 15h o oleo ficou escuro nas canelas e seco (seco já do raspador), e com 35h eu abri a primeira vez... sem oleo em nenhuma canela. comprei o kit de reparo novo (original da RS), troquei tudo, e coloquei os 5 e 6ml (diferente em cada lado segundo o manual), com 25h, mesmo problema, oleo sujo e seco.. Fui estudar na gringa pq não haviam relatos por aqui... Vi vários com o problema, e a solução foi colocar mais óleo, sai mais óleo, não seca, e a lubrificação melhora... a cada 50h faço o serviço de lower leg como manda o manual, com o volume adicional de óleo, e a cada 200h faço o serviço de troca de reparos completo, conforme manual de usuário. Nunca mais nenhum dano ou risco a suspensão, nem tive nenhum raspador substituído precocemente. Ando em condição extrema de poeira e minério, mas com a onix andava no mesmo ambiente e nunca houveram problemas... MAS, ressalvo, alterar as condições do fabricante é risco de cada um, foi o que resolveu o meu problema... molhar de óleo não incomoda, incomoda é riscar! ps: Limpo os retentores conforme recomendação da Fox pras suspensões FOX sempre que observo a presença de sujeira saindo de dentro do raspador (ao invés de uma linha de óleo onde o amortecedor afundou, fica um risco acompanhando o movimento de retorno da haste). ps2: De antemão, esse foi um relato de quem possui uma e de tudo que já fiz nela... não é uma regra, e seguir é conta e risco.
Editado por azazel66 - 15 Jun 2020 as 12:04 |
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TheLittle
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peraí, como vcs decidiram q isso é um problema?
É o funcionamento normal de qualquer suspensão com banho de óleo. O óleo fica solto dentro das canelas da susp, quando ela funciona ele vai pra uma espuma na parte de cima, e essa espuma acumula um pouco de óleo, e deposita o óleo na haste da suspensão para lubrificação. E esse óleo fica como uma pelicula na haste, então é NORMAL PASSAR UM POUCO DO ÓLEO PARA FORA DO RETENTOR. Essa película de óleo naturalmente atrai poeira, por isso é necessário limpar a cada pedal para evitar que a poeira entre de volta no retentor. Inevitavelmente uma hora ou outra isso acaba acontecendo, e o óleo fica sujo internamente, ou ainda acaba, visto que as rockshox por exemplo usam somente 10ml desse óleo cada canela. POR ISSO NO MANUAL ESPECIFICA QUE DEVE-SE FAZER MANUTENÇÃO DO ÓLEO DE BANHO A CADA 50 HORAS geralmente (depende do fabricante). Se não fosse isso, as hastes trabalhariam secas e em pouco tempo os retentores iriam ser danificados, e a longo prazo cmeça a acontecer desgaste no revestimento das hastes. De fato vejo muito isso acontecer pois muita gente negligencia essa manutenção pq acha caro. Existem garfos que trabalham com graxa ao invés de óleo, geralmente garfos de entrada (rst, suntour, etc) ou mesmo uns mais tops como magura e DT. Nesse caso a atenção deve ser redobrada e a manutenção mais frequente. |
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TheLittle
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realmente já vi suspensões novas com pouco óleo. também acho um absurdo uma suspensão conter somente 5ml de óleo internamente, isso acaba ou fica sujo muito rápido. Vc fez o certo aumentando o volume, só tem que ficar ligado que algumas suspensões possuem projetos de cartucho em que se houver muito óleo na canela, o cartucho acaba sugando esse óleo pra dentro dele, e isso acarreta vários problemas, como óleo sujo, com volume demais e com a densidade inadequada indo p dentro do cartucho. tive duas fox que levavam 40ml de óleo de banho por canela... não tinha problemas com lubrificação das hastes, mas o cartucho delas (evolution) era um lixo, não tenho saudades kkkk
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roots_sp
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Pessoal, na sexta feira fui buscar na suspensão após a revisão (foi realizado a troca dos retentores), ontem fiz um pedal e as canelas não ficaram com excesso de óleo. Acredito que meu problema foi resolvido. |
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joaopaulofl
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Tenho uma Impact SL 2020 com a Rock Shox Judy.
E todo pedal é essa mesma lambança. Acredito que esse excesso seja de algum modelo específico da Judy, principalmente a TK Silver. O que eu faço é limpar as canelas depois de cada pedal com um guardanapo ou papel higiênico (que carrego para limpar o óculos...rs rs). Fiz a revisão de 50h e o mecânico disse que não viu nenhum problema na suspa. A minha está com uns 2mil Kilômetros rodados e apesar desse excesso de óleo, está funcionando normal. Acho que a Judy TK Silver mais nova, aquele que vem com a trava One Lock já não tem mais esse "defeito". Eu ia mandar para garantia, mas desisti (por enquanto).
Editado por joaopaulofl - 29 Set 2020 as 19:20 |
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Nathangoiano
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Bem, levando em conta tudo que ja tenho ouvido falar da Judy, ele esta vindo com diversos problemas cronicos, ao que se aplica tambem, a esta vazamento e estralos na suspensao. Tente acionar a garantia, é o mais correcto que se possa fazer.
Abs
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joaopaulofl
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Vou aguardar mais um mês, pois acabei de fazer a revisão de 50h. Se não parar de vazar, o que eu acho difícil, pois veio assim de fabrica, eu irei acionar a garantia. Não podemos dar mole para a RockShox. Temos que exigir o produto em perfeito funcionamento. |
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joaopaulofl
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Cadastrado em: 29 Out 2011 Vitória Offline Mensagens:131 |
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roots_sp, sua suspa é nova? Os modelo de retentores que foram colocados são os originais? Na próxima revisão acho que vou pedir ao mecânico para efetuar a troca para ver se resolve o problema. Abs
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roots_sp
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Minha suspensão quando apresentou o problema eu havia rodado menos de 100km. Depois que o Ulisses Dupas vez a revisão, não tive mais o problema. Já rodei uns 700km em terrenos diversos. |
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roots_sp
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Ele usou retentores originais.
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joaopaulofl
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Mas foi só troca de retentor normal mesmo? Esse Ulisses Dupas é daqui do fórum?? Se for, ele poderia nos dizer qual era o suposto problema.
Editado por joaopaulofl - 01 Out 2020 as 13:38 |
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joaopaulofl
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Cadastrado em: 29 Out 2011 Vitória Offline Mensagens:131 |
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Pessoal, atualização sobre o defeito.
Fiz um ajuste no rebound (retorno) da minha Judy. Deixei o retorno na penúltima posição mais lenta (lado da tartaruga). Fiz um pedal de 30km com uma exigência média da suspa e que inclusive quando estava na configuração de rebound anterior (acho que na antepenúltima pro lado do coelho) tinha vazado óleo. Dessa vez o vazamento foi quase zero. Se alguém quiser fazer o teste e relatar aqui depois para comparação. Aparentemente, quando o retorno está rápido, o óleo também sobe mais rapidamente e com mais pressão fazendo com que vaze mais. |
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