Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Review: Schwalbe Marathon 700x32 - 7200km
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Review: Schwalbe Marathon 700x32 - 7200km

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Review: Schwalbe Marathon 700x32 - 7200km
    Postado: 01 Mai 2021 as 00:09
Segue uma revisão deste lendário pneu após 1 ano de uso:

Comprei este pneu da alemã Schwalbe em abril de 2020, e rodei 7200km com ele na roda traseira, neste difíci período de pandemia. Após passar alguma raiva com os seguidos furos no Vittoria Zaffiro, decidi partir pra algo mais robusto.
Escolhi a medida 700x32 para ter melhor conforto e controle nos terríveis trechos de asfalto e paralelepípedo onde ando (mantive na roda dianteira o Zaffiro na mesma medida). O quadro em questão é um gravel, que uso só no asfalto.

Foto do pneu novo, antes de instalar na bike:


O pneu é no estilo touring, com foco na resistência e não em performance ou baixo peso. Na medida 700x32 pesou 720g. Possui talão de arame e um sistema antifuro embutido, que o fabricante chama Greenguard. Possui também uma vistosa faixa refletiva:



Nestes 12 meses com o pneu, peguei muito asfalto ruim, esburacado, sujo, onde aqueles arames de pneus se proliferam. Como a borracha é bem dura, poucos grudam na banda (ao contrário do Vittoria) e felizmente, nenhum nem nada conseguiu ultrapassar a barreira antifuro! Foram 7200km sem precisar parar pra trocar câmara. Pego bastante trecho urbano onde há muito vidro no asfalto, e felizmente o pneu tem passado ileso.

As fotos abaixo mostram como ele está hoje:




Há algum desgaste, mas pequeno ainda. Em sites estrangeiros, há relatos deste pneu chegando em 15 ou 20 mil km.

Pro uso que faço, creio ter sido uma boa escolha (estava injuriado com os furos do pneu anterior, mesmo com fita antifuro, e cogitava à época até pneu sólido). O Marathon não é um pneu leve, rápido, performance, mas para treinos, deslocamentos, touring e outras aplicações, julgo ser super válido. Há quem diga que é um pneu feio (como se isso fosse relevante), outros julgam ser muito caro, mas levando em conta a durabilidade e economia com câmaras/remendo, fora evitar perda de tempo e ficar parado por aí, acho um preço compatível.

É isso, volto atualizar aqui no futuro. Bons pedais meu povo!

Editado por Jagwire - 01 Mai 2021 as 00:14
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2021 as 06:48
Não tem nem uns cortezinhos (de "cicatriz") minúsculos de eventuais caquinhos que tentaram entrar mas não conseguiram, saindo logo depois da "tentativa"?
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2021 as 13:55
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Não tem nem uns cortezinhos (de "cicatriz") minúsculos de eventuais caquinhos que tentaram entrar mas não conseguiram, saindo logo depois da "tentativa"?


Olhando com muita atenção acha uns 3 arranhões deste tipo.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
daa Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Mar 2003
-
Offline
Mensagens:1267
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar daa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Mai 2021 as 14:23
Eu gosto bastante da linha Schwalbe Marathon. Rodo com eles há muitos anos (dezenas de milhares de km) e são muito resistentes, tanto ao desgaste quanto a furos. No entanto, já tive vários furos com eles, mesmo usando a fita Mr. Tuffy (90% dos furos são causados por arames de pneu de veículos automotores que vão penetrando lentamente até furar). Certa vez fiz uma estimativa e em média o pneu furava a cada 3000km (só para se ter uma ideia, com pneus comuns essa média era 10 vezes menor).

Apenas um outro pneu se aproximou do Schwalbe nesses quesitos (durabilidade e proteção): o Rubena Flash. O Rubena Flash V66 Ultimate tem proteção de 5mm e se equipara ao Schwalbe Marathon Plus; o Rubena Flash Classic tem proteção de 3mm e corresponderia ao Schwalbe Marathon. Eles tinham bom preço, mas atualmente é difícil encontrá-los no mercado nacional.
Voltar ao Topo
Kamikaze_Zero Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jun 2015
SP
Offline
Mensagens:579
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kamikaze_Zero Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2021 as 03:02
Originalmente postado por daa daa escreveu:

Eu gosto bastante da linha Schwalbe Marathon. Rodo com eles há muitos anos (dezenas de milhares de km) e são muito resistentes, tanto ao desgaste quanto a furos. No entanto, já tive vários furos com eles, mesmo usando a fita Mr. Tuffy (90% dos furos são causados por arames de pneu de veículos automotores que vão penetrando lentamente até furar). Certa vez fiz uma estimativa e em média o pneu furava a cada 3000km (só para se ter uma ideia, com pneus comuns essa média era 10 vezes menor).

Apenas um outro pneu se aproximou do Schwalbe nesses quesitos (durabilidade e proteção): o Rubena Flash. O Rubena Flash V66 Ultimate tem proteção de 5mm e se equipara ao Schwalbe Marathon Plus; o Rubena Flash Classic tem proteção de 3mm e corresponderia ao Schwalbe Marathon. Eles tinham bom preço, mas atualmente é difícil encontrá-los no mercado nacional.


Concordo, já usei esses Rubena/Mitas Flash e nunca mais furei pneu também, nem quando tava detonando antes da pandemia rodando com eles casa>trabalho>faculdade>casa

Creio que pra quem quer rodar sem muita preocupação com furos as saídas sejam:

Schwalbe marathon
Rubena/Mitas Flash
Maxxis Re-fuse

Na época cogitei muito pegar o schwalbe só não o fiz porque apareceram esses Mitas já no BR e o marathon eu teria de importar

Editado por Kamikaze_Zero - 04 Mai 2021 as 03:03
Voltar ao Topo
Degan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:2099
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Degan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2021 as 15:25
olah que legal!
ou seja, ele é perfeito para o que se propoe a ser.
E aparentemente ele roda muito ainda.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2021 as 22:00
Estimo que chegue nos 15mil km, o que é bastante pra um pneu de roda traseira.
Informações importantes que faltaram:
- uso entre 80 a 85 psi. A calibragem de "trabalho" dele é de 65 a 95psi, mas abaixo de 80 já acho muito molenga.
Peso 68kg.
Numa viagem com bagageiro (+- 7kg) usei 90psi.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Online
Mensagens:1035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mai 2021 as 09:34
boa review! e impressionante msm essa kmtragem sem furos
até pelas ressalvas, importantes, mas considerando pra deslocamento ou até treino, tá ótimo!
e essa faixa refletiva também direciona bem pra isso tb

eu usei por 1 ano o Schwalbe One Evo, durou 7 mil kms e tive que aposentar, mas nesse tempo tive poucos furos, ficou mais frequente no fim da vida só.. pra um pneu de performance eu achei um ótimo desempenho, a marca me passou uma boa impressão na qualidade tb
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2021 as 19:44
Atualizando sobre o pneu:
Completou 9 mil km e fim de linha pra ele, infelizmente.
O pneu entortou o talão e não para mais no aro. Tempos atrás amanheceu com a câmara estourada e solto do aro. Continuei usando com pressão reduzida (60psi) mas sábado passado escapou do aro quando eu estava pedalando e estourou a câmara (susto desgraçado).
Agora não para mais no aro, basta colocar 20psi que já escapa, conforme essa foto:




Tentei em aros diferentes, até amarrei o pneu no aro pra ver se com a pressão ele assenta, mas sem chance, escapa imediatamente. Olhando ele fora do aro ficou num formato de S. Parece que nesse lado desbeiçado cedeu a malha do pneu e deformou.
Uma pena pois tem bastante borracha ainda (duraria mais 5mil km pelo menos).

Foram 15 meses de uso, cerca de 9mil km, sempre na roda traseira e nenhum furo, andando em asfalto horrível, repleto de arames, vidro e demais tranqueiras que furam as câmaras.

strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2021 as 15:24
Faltou relatar aqui o desfecho da história:

Como o pneu não tinha mais como usar, e não achei outro igual pra compra, num preço aceitável, cortei as laterais do marathon danificado e fiz da banda de rodagem dele uma fita anti furo:



Daí montei ele dentro de um vittoria zaffiro 700x30, como se fosse uma fita:


Montei no aro traseiro e já foram uns 500km assim, sem nada de furo. O encaixe ficou perfeito:


Agora é usar assim, nesse esquema de um pneu dentro do outro e vida que segue. O mais importante é não ficar parado por aí trocando câmara (coisa que com o frágil zaffiro sozinho, seria frequente). Acabei utilizando o maior trunfo do marathon, que é a resistência aos furos, pra tornar outro pneu praticável pro meu uso.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
RodrigoOliveira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2020
SJCampos SP
Offline
Mensagens:250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RodrigoOliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 10:53
Solução interessante essa que vc deu. Deve conseguir extrair uma boa vida do pneu ainda.

Quando ele chegar no final da vida, vc já chegou a usar os Gator Hardshell? Vejo um pessoal falando bem da durabilidade e resistência deles.
https://www.pedalroom.com/members/RodrigoOliveira - Pedal Room
https://www.strava.com/athletes/50352814 - Strava
     
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 20:24
Agora dentro do Zaffiro, o marathon danificado não vai é acabar nunca 🤣

Vamos ver quanto o Zaffiro dura.

Vi o Hardshell sim, mas o preço na época era de desanimar. Agora deve estar beirando os 500 reais cada.. sem chance.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2021 as 23:55
Atualizando (com trágicas notícias)
Tudo ia bem, rodei uns mil km com o Zaffiro (e o marathon dentro dele) sem furo ou problema, até que ontem quase chegando em casa após um pedalzinho bobo de 50km, ocorre essa desgraça:



Crava esse maldito parafuso na roda traseira e fura na hora. Estava pertinho de casa, nem parei pra trocar câmara, segui empurrando.
Larguei a bike na garagem, estava apurado pra sair, nem desmontei pra ver o estrago.
Hoje peguei pra analisar e tomei um susto com o tamanho do parafuso:



Atravessou o os dois pneus, arrombou a câmara e chegou a riscar o aro por dentro:




Câmara foi pro saco, e o Zaffiro ficou com 3 buracos bem feios:





Tristeza viu, pneu novinho, costurei os furos e colei remendo por dentro, vamos ver se não abre e dá pra salvar ele.
Amanhã montar na roda e ver como fica. Continuarei com o schwalbe montado dentro (embora um furo deste tipo, não tem o que segure: pode ter 3 pneus um dentro do outro, fita antifuro, tubeless o que for, vai arrebentar tudo).

Nessas horas, volto a pensar em pneu sólido.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2021 as 07:03
Caraca, acho que nem se eu quisesse fazer isso no martelo (enfiar o mesmo parafuso nas mesmas condições de ângulo e penetração) eu conseguiria, deve ser macumba que fizeram pra vc. Ontem eu estava pedalando no final de tarde no entorno do Engenhão qdo notei 3 adolescentes "daquele tipo" (com uma placa na testa escrito eu sou ladrão) jogando tachinhas no chão da ciclovia em determinado ponto pra ver se beliscava algum ciclista (eu vi os caras colocando as tachas). Eu só de sacanagem (uso um pneu dentro do outro) passei por cima várias vezes indo e vindo, pulei em cima, entraram umas 8 tachinhas nos dois pneus e ainda falei pros caras colocarem tachinhas de curso maior e depois fui avisar um carro da polícia que estava mais à frente o que eles estavam fazendo, os policiais foram lá mas não puderam fazer nada, acharam as tachinhas com os punhetas mas não acharam nada de produto de roubo e ainda tiveram a cara de pau de falar pros policiais que tinham visto gente colocando tachas na ciclovia e que eles recolheram as mesmas para que não machucassem alguém. Só soube disso dos policiais no final da pedalada qdo eu estava voltando pra casa, pois após o episódio eu fui para os galpões para "treino de manobras" (e estava cheio) e só depois fui nos policiais (que tinham mudado de lugar) perguntar qual tinha sido o desfecho da situação... Stern Smile
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2021 as 12:54
Nem fale...
Em geral, tenho pouco problema com furos, mas quando fura, é coisa bizarra deste tipo aí (ou é pneu que estraga e fica inutilizado).
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X