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Review: Pedalla GIOIA

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Ligeirinho Ver Drop Down


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    Enviado: 26 Nov 2019 as 18:55
Postei nos últimos meses uma série de dúvidas sobre bikes elétricas visando a compra de uma para deslocamento diário de 20 Kms de ida/volta sem recarga.
Após tudo isso comprei há cerca de 40 dias uma Pedalla Gioia e tenho fazer aqui um apanhado sintético das impressões. 

Primeiro: O produto que queria teria que atender alguns requisitos para decisão de compra;

1- Mínima confiabilidade de marca.
2- Suporte de insumos futuros após a compra, leia-se principalmente bateria
3- 350 Watts que creio seria melhor utilizado que os 250 Watts da GIOIA
4- Podia ser 26, embora 700 me atraísse mais.
5- Quadro de alumínio ou cromoly porque de peso já bastava a bateria e o motor
6- Garfo rígido pois suspensão seria provavelmente fajuta

Antes, preciso dizer que a bike que mais mexeu comigo foi um protótipo da OGGI, que apesar de 250 Watts tinha uma autonomia sem precedentes, mas esse produto nunca foi lançado e precisava muito de reduzir meus custos com deslocamento ao trabalho.
Outra queridinha era claro a VELA Bikes  de 350 Watts , quadro cromoly e aro 700. Mas certos "desuportes" técnicos pessoais quando os inquiri na sua loja física (atendimento em Brasília é sofrível) sem qualquer resposta (que foi prometida a mim em alguns dias mas nunca respondida) me afastaram dela. 
Além do que, principal fator determinante, a GIOIA bateu montada a imbatível casa dos 3 mil em 12 vezes que é o que podia pagar. 
A VELA á época estava ao menos 5.400 e realmente suspeite que talvez estivesse saindo do mercado dada a desassistência técnica demonstrada em sua loja. E o fantasma de precisar de uma bateria e não ter mais a marca presente, já pensaram nisso?... Ermm
Nesse contexto, digo que a GIOIA é o mínimo que precisava pois sim, te ajuda a vencer o percurso em um pouco menos tempo e sem suor ao chegar que é o que precisava. Sem pressa e curtindo vou em 30 minutos na ida e 40 na volta. 
O motor é um Xofo (que nome!) de 250 Watts (tem tbm na GTS elétrica ) e uma bateria, que a EBMS declara ser SAMSUNG que no limite percorre olhe lá, no limite, seus 20 kms. 
Sua amperagem era, o que me deu medo na hora da compra,  de apenas míseros  6Maphs. Mas como o trecho é relativamente curto e 80% dele é retilíneo ou quase com o restante com declive na ida e aclive de apenas 20%  na volta resolvi arriscar o que confirmou de fato o limite de distância da GIOIA basicona sem recarregar. 
Nesse aspecto inclusive comprei um carregador extra pra deixar no trabalho. Assim. tendo um em casa e outro no trabalho sempre recarrego sem ficar sem carga no meio do caminho. Não tendo assim perigo de esquecer o carregador.
O digamos torque, é de 3 intensidades.
A primeira intensidade, apesar de mais fraquinho, é relativamente forte na saída e útil em trechos curtos onde vc não pode desenvolver mais velocidade devido a pessoas nas ruas e calçadas ou ainda obstáculos. Também te dá uma ajudinha no final da carga do trecho como lhes falei.
Um adendo: Uma critica da Vela é que o motor é um pouco mais difícil de controlar nessas situações pois é mais forte e também tem apenas 2 intensidade. Creio que 3 é justamente a proporcionalidade adequada. (Já ouvi falar de 5 intensidades de força do motor elétrico).
A segunda intensidade de força é o que mais uso pois chega-se facilmente aos 25kms limitados pelo motor elétrico bem como gasta um pouco menos de bateria (noía dos 6 amperes somente...).
O quadro, apesar de 16 (uso 17) apresenta soldas razoavelmente bem feitas e cabeamento interno saindo por vezes até seu destino final. A caixa de direção é OVER e mesa articulável ZOOM?
A suspensão ZOOM é quase inútil exceto porque segura a roda e o conjunto de direção mas serve mesmo é pra contribuir para peso inútil (suspeito de 2,5 kgs) e dar coices incômodos no curso curso na buraqueira urbana. Será que conseguiria um garfo mesmo de aço feito pelo Miamura que tirasse dois coelhos (peso e desconforto do coice da suspensão) O que acham da alternativa?
Quanto a pintura  parece ser uniforme e aparenta ter boa qualidade e resistência ao uso cotidiano.
Já o conjunto mecânico é abastecido por manetes de freio v-brake razoáveis para uso urbano e bem feitinhos (pareciam ser da Tektro pelo acabamento e modelo da alavanca de freio). Curioso que a  fiação inibitória do motor elétrico proveniente dessas manetes não "entram" no oco do guidão passando por fora sendo assim mais fácil trocar o modelo de guidão (parece ser da honesta marca ZOOM) caso não seja do seu agrado. 
Particularmente a ergonomia me agradou mas não permite maiores acrobacias, é pra uso caretinha, familiar e pouco avesso a exageros mas suficiente para o que preciso.
O banco, apesar de ser um item muito pessoal, não me parece bom com excesso lateral o que imprime certo desconforto após sua meia hora de pedalada. O canote é a ponta da economia do produto pois nem carrinho integrado tem usando as horrorosas castanhas para acomodar o canote de salvo engano a medida exótica de 30 mm. (aliás já viram essa medida de canote de selim). Já vi 30.4 ou 30.9mm...
A roda parece ser simples mas honesta embora o aro seja razoavelmente estreito comportando um pneu de 1,75 de largura feito para calçadas ideais, não me pareceu escorregadio nem aderente demais o que aponta talvez um desgaste mediano. Coloquei desde o primeiro dia providenciais fitas anti furo.
Já o cubo dianteiro é basicão de aço pintado de preto e de eixo sólido o que não é tão ruim considerando um pouco mais de dificuldade de furto da roda.
Quanto a durabilidade do cone/esferas não tenho como precisar mas estou curioso e creio que, por ser um conjunto simples sua reposição seja mesmo barata.
Já a catraca de 7 V (14,16,18,20,22,24,28) começou depois de duas semanas estralando um pouco e está um pouco mais frequente após força nos pedais. Qual seria a causa? Pouca graxa, marca fajuta da catraca, não sei se é Sun Race, Shimano ou uma xing ling qualquer. Aposto nessa última  LOL
De qualquer forma a reposição creio que se dará em até 6 meses trocando assim por um produto melhor e um pouco mais durável










Editado por Ligeirinho - 26 Nov 2019 as 19:56
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lportugal Ver Drop Down
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Prezado Ligerinho, Parabéns! pelo excelente review, me convenceu kkk, comprei e estou esperando a chegada em 6 dias, queria compartilhar com vc sobre o selim. Como é uma postura mais de conforto o apoio é maior no selim mesmo, tenho uma bicicleta urbana specialized sirrus que veio tb com esse tipo de selim, com o tempo perde o acolchoado e por ser mas largo atrapalha para pedalar mesmo, a solução para mim foi comprar um selim da Brooks B17, de couro, no inicio parece duro com o tempo como um bom sapato de couro, se amolda e fica muito comfortavel. Um abraço e obrigado pelo review,
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Grato por poder ajudar. Comprei o único bagageiro robusto o suficiente para carregar a mochila do meu filho ä escola:
https://www.spokes.com.br/acessorios/bagageiro.html
O senão ou a vantagem é que serve somente pra garfo rigido.
Dessa forma, após varias buscas e alternativas viávei$, acredito que me sobrou só a alternativa FIB Aheadset de 23 cms de espiga e rebaixo do axle crown em 2 cms.
A configuração original da Pedalla Gioia pede um Garfo Over Headset com Rosca e espiga de 22 cms
O unico garfo rigido,porem sem rosca é justamente o FIB Aheadset.O FIB Headset ou seja com rosca, tem apenas 17.5 cms. Nesse caso terei que mandar fazer rosca nesse FIB Aheadset. Deixar Aheadset não seria melhor?
Seria se a altura da mesa Aheadset nao reduzisse tanto impedindo assim a indispensável bagageiro pra entrega escolar do filho.
Na tirar de coelho da cartola poderia ao invés disso usar um prolongador de espiga mas pelo peso excedente do bagageiro carregado ( aprox. 10kgs) achei insegura essa ideia.
Ja a solução tecnica pra cadeirinha atrás e upgrades com otimo custo benefício ficam pra outro post.

Editado por Ligeirinho - 22 Jan 2020 as 19:07
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xandaumgv Ver Drop Down
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Opa blz? Vi seu relato e concordo com muitos itens e escolhas, acabei adquirindo uma Gioia tb, porém pedi pra enviarem a bateria de 9 ah pagando a diferenca, a caixa é a mesma e o carregador idem. Dava até pra pedir a de 11 imagino, mas aí seria exagero.
Vc colocou o site relacionado ao bagageiro, já utilizou bagageiro dianteiro? A experiência da pedalada muda e não muito pra melhor, mas pelo que entendi é sua única opcao.
E quanto a perder a garantia na troca das pecas, já consultou a pedalla?
Tb tenho interesse na troca do garfo dianteiro, mas vou experimentar bem ainda, quanto a catraca já não pareceu muito confiável no primeiro pedal rs.
Aproveitando os pneus achei que são bem pesados.
A catraca fiquei em dúvida se seria melhor um megarange Shimano tz500 ou sunrace m2a ambos são 14-34 porém tem escalonamento melhor no sunrace.
Não tenho muita experiência com gripshift entao não sei se são vilões ou não.

Editado por xandaumgv - 01 Mar 2020 as 11:24
Alexandre

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Atualizando, achei baixa a capacidade da bicicleta de adquirir velocidade considerável quando o motor desliga ou seja acima de 25 km/h. A relação 38/14 éuito curta para o pneu 26 x 1.75.
Troquei por um pedivela 44 ainda achou testar, o anterior girava muito em falso com o pedivela anterior na reta.
Alexandre

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