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Retirar ou não retirar a corrente

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wagner marinho Ver Drop Down
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    Postado: 07 Jun 2015 as 21:22
Parece assunto batido mais gostaria de opiniões tecnicas a respeito da retirada da corrente para limpeza e perda de tensão.
existem muitas opiniões conflitantes, eu acredito que corrente não foi feita para ser retirada frequentemente como rodas, pois se assim fosse todas viriam com powerlink de fabrica para auxiliar esta remoção.
Entretanto gostaria de ter mais embasamento.
abraço a todos
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gladiator25 Ver Drop Down
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Sram e KMC vem com power e missing link respectivamente de fábrica, pelo que eu saiba não há quaisquer recomendações dos fabricantes contrárias à remoção de corrente pra limpeza e ou troca.

O que você deve ficar atento é com o estado físico deles, tem que ser cuidado e lubrificado como os demais elos da corrente, comigo já aconteceu de rachar um da KMC, o motivo não sei, nas trilhas nunca me deixou na mão, a praticidade é sem igual, fora da bike a limpeza fica bem mais fácil, você pode deixar de molho em solução desengordurante enquanto lava a bike...

Minha corrente XT que não vem com uma solução parecida de fábrica já está com mais de 600km com um missing link KMC, zero problemas.
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furukawa Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar furukawa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 10:00

Eu uso PowerLink da SRAM nas correntes Shimano faz 4 anos sem problemas, já usei neste tempo 6 correntes da Shimano nos modelos HG53, HG73 e HG93 (2 vezes cada um).

A desmontagem da corrente facilita muito não só a limpeza dela mesma como também a manutenção dos câmbios dianteiro e traseiro (desmontagem para limpeza no tanque com jato d'água, secagem e lubrificação). Caso a corrente não fosse desmontada por um elo falso, os câmbios ficariam presos pela corrente.
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danielgcruz Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 11:03
O que eu já lí nos manuais de mecânica é que a corrente não deve ser remendada sempre no mesmo ponto, caso a retirada não seja feita com power/missing link (a park tools tem um ótimo manual e o Zinn também vale a pena).
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brunocarlo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunocarlo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 11:17
Eu estou usando o missing link da kmc, em correntes kmc e campy, sem problemas, e a corrente fora da bike é muito melhor limpa-la, assim como a bike, e cambios, fica muito bom mesmo.
A única precaução é trocar o  missing link, uso +/- um para cada 2 correntes.
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zex Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 12:56
O que não da para ficar abrindo são as correntes que usam o pino mestre(comum nas shimano)... Esse pino não pode ser reaproveitado, e o reaproveitamento poderá ocasionar a quebra da corente, mesmo a corrente sendo nova......
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
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wagner marinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Set 2014
mar de espanha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagner marinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 22:49
Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

O que eu já lí nos manuais de mecânica é que a corrente não deve ser remendada sempre no mesmo ponto, caso a retirada não seja feita com power/missing link (a park tools tem um ótimo manual e o Zinn também vale a pena).


poderia passar esse manual amigo?
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wagner marinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Set 2014
mar de espanha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagner marinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2015 as 22:51
Originalmente postado por zex zex escreveu:

O que não da para ficar abrindo são as correntes que usam o pino mestre(comum nas shimano)... Esse pino não pode ser reaproveitado, e o reaproveitamento poderá ocasionar a quebra da corente, mesmo a corrente sendo nova......


minha corrente é shimano vc acha que devo utilizar o powerlink no lugar do pino mestre ou manter o pino mestre e colocar o powerlink em outro lugar da corrente ?
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Ironman Ver Drop Down
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Hannover
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Ironman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 07:02
Originalmente postado por wagner marinho wagner marinho escreveu:

Originalmente postado por zex zex escreveu:

O que não da para ficar abrindo são as correntes que usam o pino mestre(comum nas shimano)... Esse pino não pode ser reaproveitado, e o reaproveitamento poderá ocasionar a quebra da corente, mesmo a corrente sendo nova......


minha corrente é shimano vc acha que devo utilizar o powerlink no lugar do pino mestre ou manter o pino mestre e colocar o powerlink em outro lugar da corrente ?


Penso que seria melhor você manter o pino mestre na corrente. Não tem necessidade de você removê-lo. Afinal, ele será apenas mais um pino na corrente porque você vai abrí-la sempre pelo powerlink.
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offsyde Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar offsyde Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 08:35
Eu também retiro a corrente com a ajuda do power link da kmkc, sempre fiz assim e nunca tive problema. 

Eu sempre coloco a corrente na mesma posição, para evitar desgaste desforme. Ou seja, sempre do mesmo lado. 
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Ogihara Ver Drop Down
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Jarinu
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ogihara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 09:25
nas correntes shimano, sempre desmontar pelo pino mestre... atentar na posição em que a corrente está instalada, para que na remontagem, não fica de cabeça para baixo!!!... caso reinstale ao contrário, poderá ter pulos nas marchas

se quiser continuar com o pino mestre, deverá sempre por um novo... e por este motivo, sempre recomendo que use power link, que pode ser reaproveitado durante a vida útil da corrente que é de mais ou menos 1.000km (Tem que medir com a régua de desgaste)
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Ogihara Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Mai 2015
Jarinu
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ogihara Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 09:28
Mas para uma limpeza correta, tem que retira-la da bike mesmo

Mas dependendo do tipo de lubrificante que passa na corrente, uma simples esponja com detergente liquido dá conta da limpeza com ela instalada na bike mesmo... no caso do lubrificante Skirt, dá pra limpar assim, os demais, como os da linha Finish Line, tem que desmontar mesmo
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wagner marinho Ver Drop Down
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Cadastrado em: 18 Set 2014
mar de espanha
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wagner marinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 12:44
Originalmente postado por Ogihara Ogihara escreveu:

nas correntes shimano, sempre desmontar pelo pino mestre... atentar na posição em que a corrente está instalada, para que na remontagem, não fica de cabeça para baixo!!!... caso reinstale ao contrário, poderá ter pulos nas marchas

se quiser continuar com o pino mestre, deverá sempre por um novo... e por este motivo, sempre recomendo que use power link, que pode ser reaproveitado durante a vida útil da corrente que é de mais ou menos 1.000km (Tem que medir com a régua de desgaste)


então é melhor eu substituir o pino mestre da shimano pelo powerlink? qual a indicação de vcs power link ou missing link?

não sabia deste fato de montar a corrente do mesmo lado
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sergio_moraes Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sergio_moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2015 as 13:01
Na aluminum eu sempre desmontava a corrente para fazer uma limpeza mais decente após alguma pedalada por terra, sempre desmontava pela emenda da corrente mesmo e nunca tive problemas posteriores, ja na caloi100 sempre retiro a corrente para fazer a limpeza, só que nesse caso a corrente sai inteira sem precisar abrir a mesma, gosto de limpa-la embora agora meu uso seja exclusivamente urbano.
força sempre!!
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AleRamos Ver Drop Down
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Comprei uma ferramenta p limpeza de correntes (Parktools) que faz o serviço sem retirar a corrente.
Acho mais seguro e mais rápido.
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wagner marinho Ver Drop Down
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Originalmente postado por AleRamos AleRamos escreveu:

Comprei uma ferramenta p limpeza de correntes (Parktools) que faz o serviço sem retirar a corrente.
Acho mais seguro e mais rápido.


eu conheço mais dizem que para limpeza pesada não é bom, fuciona bem com agua e sabão mais desengordurantes diminuem a vida util...

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gladiator25 Ver Drop Down
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Originalmente postado por wagner marinho wagner marinho escreveu:



eu conheço mais dizem que para limpeza pesada não é bom, fuciona bem com agua e sabão mais desengordurantes diminuem a vida util...



Detergente de cozinha é barato e funciona muito bem sem danificar a corrente, lavo minhas bikes assim ha mais de 15 anos.


Editado por gladiator25 - 10 Jun 2015 as 09:03
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danielgcruz Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar danielgcruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2015 as 10:25
Originalmente postado por wagner marinho wagner marinho escreveu:

Originalmente postado por danielgcruz danielgcruz escreveu:

O que eu já lí nos manuais de mecânica é que a corrente não deve ser remendada sempre no mesmo ponto, caso a retirada não seja feita com power/missing link (a park tools tem um ótimo manual e o Zinn também vale a pena).


poderia passar esse manual amigo?


Olá Wagner. Tenho 4 que uso mais: Jones, C. Calvin. Big Blue Book of bicycle repair, 3rd ed (Park Tool).2013; Zinn, Lennard. Zinn e the art of road bike maintenance, 4th ed.2013; Zinn, Lennard. Zinn and the art of mountain bike maintenance, 5th ed. 2013. Sidwells, Chris. Manual de manutenção e reparo de bicicletas.2012. O primeiro tem umas 240 paginas, e é ilustrado com fotografias. Os do Zinn tem mais de 400 paginas cada, e é ilustrado principalmente com desenhos. Comparado com estes, o do Sidwells é bem ruim. Prefiro os videos do youtube.
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danielzj Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielzj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jun 2015 as 13:04
Galera, só fiquem atentos que a KMC tem vários modelos de missing link, alguns "re-usable" e outros "NON re-usable".

Já usei dos dois, inclusive reusando o não reutilizável; o que acontece é que o link abre cada vez com mais facilidade (e isso também ocorre com o reutilizável, só que demora mais); o risco de ruptura ou mesmo da corrente abrir em uma descida com pedra, por exemplo, aumenta muito. 

Então continuo usando o link, levo mais um de reserva sempre, mas evito tirar a corrente o tempo todo pra limpar; hoje uso lubrificante pra bike (seco) e desengordurante (os dois da marca wd40) e uma escova pra lavar a corrente sem tirar (estilo parktools) - show de bola.

Um detalhe contra o link: medindo o desgaste da corrente (medidor parktools), reparei que a medida muda colocando o link dentro do "espaço amostral" ou não - hoje não chega em 0,5% sem o link e quase chega em 0,75% com o link entre os elos medidos. O link tem a mesma idade da corrente. Moral da história: minha próxima corrente não terá link, que será levado somente para emergências em trilha.

Abraço!

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gladiator25 Ver Drop Down
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Originalmente postado por danielzj danielzj escreveu:

Um detalhe contra o link: medindo o desgaste da corrente (medidor parktools), reparei que a medida muda colocando o link dentro do "espaço amostral" ou não - hoje não chega em 0,5% sem o link e quase chega em 0,75% com o link entre os elos medidos. O link tem a mesma idade da corrente. Moral da história: minha próxima corrente não terá link, que será levado somente para emergências em trilha.

Abraço!



Será que ele expande mais que corrente?
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danielzj Ver Drop Down


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Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:



Será que ele expande mais que corrente?

pelo jeito sim! e é elo kmc, corrente kmc... tenho um link (depois posto foto) que ficou muito desgastado na parte interna do link externo, onde entra em contato com o link interno da corrente.

E olha que sou bem cuidadoso com a corrente! mas agora fico imaginando se a cada volta que a corrente dá o link passa entortando, um a um, os dentes do meu cassete e coroas... será?? Confused
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AleRamos Ver Drop Down
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Uso querosene dentro da ferramenta de limpeza...tira todo lubrificante velho...depois passo um pano p secar e retirar o excesso de queroseno...funciona bem p speed (sem lama)
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wagner marinho Ver Drop Down
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mar de espanha
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Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Originalmente postado por danielzj danielzj escreveu:

Um detalhe contra o link: medindo o desgaste da corrente (medidor parktools), reparei que a medida muda colocando o link dentro do "espaço amostral" ou não - hoje não chega em 0,5% sem o link e quase chega em 0,75% com o link entre os elos medidos. O link tem a mesma idade da corrente. Moral da história: minha próxima corrente não terá link, que será levado somente para emergências em trilha.

Abraço!



Será que ele expande mais que corrente?


pois é camarada aí é que tá a questão... já estava convencido a usar o powerlink para limpar a corrente agora vc me deixou preocupado de novo
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