Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade. |
Restauro Oldtimer - Rosca Garfo |
Responder |
Autor | |
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
Postado: 06 Mar 2020 as 08:13 |
Olá pessoal,
Sou novo aqui e por isso gostaria de me apresentar primeiro: Chamo-me Rene Moreira, moro em Innsbruck, Áustria e possuo uma bike bem antiga da marca RaFa, que até onde pude apurar é dos anos 50, 60. Esta bike eu comprei em 2009 em Hannover e desde entao ela se tornou meu xodó, onde, com o passar do tempo, já tive que trocar algumas peças, entretanto busco sempre peças novas ou usadas antigas de época, para manter a originalidade da mesma. Bom, esta semana decidi fazer uma intervenção mais profunda na bike para que a mecânica dela fique ok para os próximos anos. Assim sendo abri a caixa de direção para trocar alguns componentes e abrirei também o movimento central, que possui pedivela de chaveta. No que se refere à caixa de direção eu já sabia que meu garfo estava torto e a rosca do mesmo estava espanada e por isso o mesmo estava com um jogo bem grande. Bom, ao tirar o garfo eu imaginei, inicialmente, que teria que encontrar um antigo em bom estado e substituí-lo, mas depois de escrever para algumas lojas as pessoas me sugeriram refazer a rosca e desentortar o garfo, já que o mesmo está em bom estado. Buscando vídeos na internet pude ver que para desentortar não é tão difícil, mas para refazer a rosca precisarei de um cossinete. A dimensão, até onde pude apurar, deveria ser de 1 polegada com 24 fios de rosca por polegada. Através deste Fórum, gostaria de perguntar se este cossinete é o indicado para o meu canote, se esse procedimento de fato devolveria a rosca para o meu garfo? Em anexo envio uma foto do estado da rosca. Posso enviar por e-mail mais fotos, pois aqui cada uma tem que ter um tamanho máximo de 1mb. Um abraço a todos e obrigado pela ajuda desde já, Rene Moreira
|
|
gscs
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Nov 2009 João pessoa Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Opa, blz? Eu trocaria a espiga ou canote (não sei como vc chama) provavelmente essa peça vende onde você mora. Levaria para um bom soldador fazer essa troca com mig ou tig. E outra, leve o movimento de direção para fazer o encaixe correto, pois existem espigas de medidas diferentes.
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Obrigado pela resposta, GSCS.
Da pra fazer a troca só da espiga? Não sabia disso! Poderia usar a espiga de alguma outra bicicleta antiga de época também? Abraços Rene
|
|
gm1987
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
O cossinete não te ajudará no seu caso, pois ele faz os filetes da rosca cortando o material. No seu caso, não há mais material para fazer rosca.
Teria que trocar a espiga desse garfo, usando um tubo novo e aí sim fazer a rosca nova no tubo "virgem". Vai ter que recorrer a um torneiro para fazer este serviço
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Entendi. Obrigado. Vou verificar o melhor jeito entao de trocar a espiga por aqui.
|
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2123 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Primeira coisa q pensei tbm ao ver a foto: Trocar a espiga. Mas tem q ser torneiro bom ora garantir sua segurança. Procure ao menos 2 torneiros, eu procuraria 3, pra "sentir" na conversa as habilidades e o conhecimento. Tem que ver ainda se essa rosca é inglesa ou francesa. Se for francesa troque a espiga com rosca inglesa, Pois assim pode achar facilmente caixas de direção standart pra ela. Podendo ponha fotos depois. Fiquei com vontade de vē- la.
Editado por Ligeirinho - 07 Mar 2020 as 09:22 |
|
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2123 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Essa espiga sofreu hein? Devia estar jogando muito com comprometimento de sua segurança.
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Se sofreu, nem me fale! Já investi muito tempo e dinheiro para tentar manter essa bicicleta funcionando, mas com suas peças originais ainda. Pra isso tenho que pesquisar muito, encontrar peças de época e claro, saber os nomes em alemão também.
Ontem consegui abrir o movimento central, limpar e engraxar novamente. Por incrível que pareça ele estava em perfeito estado, sem ferrugem nem nada. O meu problema foi tirar a chaveta. Tanto que só consegui tirar a do pedevela do lado esquerdo. A do lado direito ainda estou no processo. Essa bicicleta foi produzida por uma firma que produzia radio e bicicleta a partir de 1940 em Hannover e Bremen. Depois tiveram uma outra filial em Düsseldorf, onde produziram entre 1953 e 1954. A minha é desse período. Pelo que entendi eles utilizavam peças de outras bicicletas, montavam tudo junto e colocavam só o logotipo da empresa. Abaixo as únicas informacoes que encontrei dessa empresa e tb o símbolo dela: Hannover-Düsseldorf Vertrieb,
was für eine Hauptsitzverlagerung nach Hannover spricht. 1953 Rafa (=Radio-Fahrrad-Vetriebs-)GmbH Bock und Bussmann Brmen; Niederl. In Hannover und Düsseldorf. Wurde angebich umm 1954 ausgeköst. Quelle:
eigene / F. Papperitz Abb. Link para o símbolo de 1940, mas o da minha muda apenas as cidades Hannover-Düsseldorf: https://www.google.com/search?q=rafa+steuerkopf+fahrrad&tbm=isch&ved=2ahUKEwiEz4CgsojoAhVNdBoKHUScDWQQ2-cCegQIABAA&oq=rafa+steuerkopf+fahrrad&gs_l=img.3..35i39.1575.2594..2729...0.0..0.177.813.6j2......0....1..gws-wiz-img.m9dE6P71zR0&ei=VpdjXoTMMM3oacS4tqAG&bih=722&biw=1536&hl=de#imgrc=ysNpI6ZyjeGJcM - https://www.google.com/search?q=rafa+steuerkopf+fahrrad&tbm=isch&ved=2ahUKEwiEz4CgsojoAhVNdBoKHUScDWQQ2-cCegQIABAA&oq=rafa+steuerkopf+fahrrad&gs_l=img.3..35i39.1575.2594..2729...0.0..0.177.813.6j2......0....1..gws-wiz-img.m9dE6P71zR0&ei=VpdjXoTMMM3oacS4tqAG&bih=722&biw=1536&hl=de#imgrc=ysNpI6ZyjeGJcM Se você me passar seu e-mail posso lhe enviar mais fotos com prazer. Não sou especialista em bicicletas, mas gosto muito de consertar e restaurar coisas e atualmente estou trabalhando bastante nela. Abraços, Rene |
|
gscs
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Nov 2009 João pessoa Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Vc pode substituir por uma espiga de outro garfo, se tiver um com as medidas da época seria ótimo, pois vc vai conservar as medidas do movimento de direção original, mantendo a montagem mais fiel possível.
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Eu percebi que essa espiga possui uma outra dentro, até mais ou menos a metade dela. Isso é comum? Em teoria seria cortar esse tudo de fora, encontrar uma espiga da época, colocar no lugar e soldar? A grosso modo seria isso?
Abs a todos Rene
|
|
gscs
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Nov 2009 João pessoa Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Exato. Normalmente essa espiga interna serve de reforço. Todos os garfos possuem uma, mas não tão grande quanto essa que vc citou. Você pode cortar a primeira espiga é colocar a nova aproveitando a segunda como guia é esquadro.
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Excelente! Vou buscar entao uma espiga de época com as mesmas dimensoes e diâmetro e encontrar depois um local para fazer isso por mim.
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Gostaria de dar uma atualizacao aqui no restauro da minha bicicleta. Consegui um garfo de época para que eu consiga fazer o transplante da espiga. Próximo passo é encontrar alguém que faça isso por mim, haja vista que não possuo as ferramentas necessárias para isso. Além disso gostaria de informar que consegui encontrar aquela peça metálica que vai no final da espiga, na "cabeça do garfo". Em alemao ela se chama "Gabelgehäuser". Encontrei ela original e sem uso, igualzinho a que a minha bicicleta possui (existem vários modelos e tamanhos). Quando fiz o pedido, a pessoa só vendia as 3 peças juntas que ele possuía, entao tenho mais 2 peças sobressalentes aqui. Caso alguém de vocês precise dessa peça nova, sem uso, basta entrar em contato comigo e eu posso enviar pelos correios. Em anexo fotos dessa peça metálica de alumínio. Forte abraço a todos, Rene Moreira |
|
gscs
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Nov 2009 João pessoa Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Linda peça. Assim que vc fizer a solda, posta aqui para nos mostrar.
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Olá Pessoal!
Consegui encontrar uma Pessoa para fazer o "transplante" de espiga pra mim. Vou explicar a situacao pra ele e acredito que em umas 2 semanas terei o garfo pronto pra uso. Assim que tiver tudo pronto eu posto Fotos do Antes e depois. Abs Rene |
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Fala pessoal! Tenho ótimas notícias: Consegui ontem fazer o transplante da espiga do garfo e instalar hoje tudo de volta. Algumas consideracoes:
1. A altura da espiga, rosca e dimensoes ficaram perfeitas, Sem nenhuma diferenca para a original. 2. Infelizmente a pessoa que fez isso pra mim soldou a espiga um pouco torta. Resultado: quando instalo ela, a parte debaixo nao entra por igual no copo embaixo, o que acaba gerando um "agarramento" quando viro o guidao para a direita. Já desapertei a porca em cima o máximo que pude para evitar isso Sem dar jogo na espiga, mas ela continua "pegando" um pouco ainda. Nao está perfeito, mas posso usar a bike 3. Como a espiga está torta, a bike "puxa" pra direita. Fora isso e por ser um processo caseiro, acredito que tenha bem sucedido. Vou tentar mandar umas Fotos abaixo para vocês visualizarem o processo. Forte abraco e muito obrigado pela ajuda. Rene PS: Preciso tomar cuidado com alguma coisa mais? Alguma sugestao mais? |
|
Black Knight
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 14 Jun 2013 São Paulo Offline Mensagens:532 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
... taquipariu heim!!!
Obviamente, infelizmente vc levou a peça no "cara" errado! Nesse tipo de serviço, o corte tem que ser feito +ou- no meio da Espiga! Depois, colocar uma guia (buxa) bem justa por dentro, sobrando uns 2cm pra cima e pra baixo! Prender no torno e alinhar o máximo possível! Daí, só então, com o garfo preso no torno, ir dando pontos de solda girando a cada 180°! Pq a essa solda ai claramente repuxou a peça! Claro, tem que ser solda TIG! O cara soldou isso ai com eletrôdo!!! Na minha humilde opinião, perdeu o garfo! Só resaltando, que no lugar que tá essas solda ai... e pelo que estou vendo... tá EXTREMAMENTE PERIGOSO! Não ande com esse garfo!
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Poxa vida, sério? Só me resta entao buscar na Internet um garfo como esse e substituir. Vai ser extremamente difícil, pois já busquei muito e não encontrei.
Bom, terei que deixar minha magrela parada por enquanto. Seguirei fazendo outras coisas nela enquanto isso. Obrigado pelas consideraçoes e avisos. Forte abraço, Rene |
|
gscs
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Nov 2009 João pessoa Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
O fato de soldar com eletrodo não quer dizer que fique frágil. O problema é como a solda foi feita. Tem como recuperar isso ai sim. Retira essa espiga desbastando a solda, coloca um embuxamento "guia" resistente, faz o alinhamento da espiga deixando um pouco de espaço entre os cortes ( da espiga e da base do garfo) e solda com tig, Se não tiver tig, solda com mig se não encontrar mig vá de eletrodo mesmo, preenchendo bem os espaços e fazendo a solda penetrar bastante nas partes soldadas. Depois é fazer um bom acabamento e usar. Já vi bastante garfo assim e com soldas muito bem feitas. Levando em conta que vc vai andar de boas nela, acredito que as soldas como citei acima resistam tranquilamente. Abraço
|
|
renemoreira
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 06 Mar 2020 Innsbruck Offline Mensagens:11 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Alguém se disporia pra fazer essa solda TIG pra mim se eu enviar o canote por correio ou quando for ao Brasil levá-lo comigo? Posso contribuir com algumas peças de bicicletas antigas que possuo em ótimo estado por aqui comigo.
O canote já tem um embuxamento com um outro canote por dentro, mas a pessoa que soldou pra mim tirou um pedaço dele ainda por cima, o que não ajudou em nada no alinhamento do mesmo. |
|
gscs
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 12 Nov 2009 João pessoa Offline Mensagens:119 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
Infelizmente eu não tenho tig, se tivesse faria o serviço sem cobrar nada. Procure em locais onde trabalham com solda em aluminio. Normalmente se usa tig ou mig para esse processo, no seu caso mudaria apenas o arame pra soldar.
|
|
| |
Ligeirinho
Perfil do Membro
Enviar Mensagem Privada
Encontrar Mensagens do Membro
Adicionar para Lista de Amigos
Cadastrado em: 23 Set 2006 - Offline Mensagens:2123 |
Opções da Mensagem
Agradecimentos(0)
|
O Black tá coberto de razão. Inclusive tbm alertei para procurar ao menos " 3 candidatos" para feitura da obra. Agora, tteria q ser um cara muito bom pra consertar o estrago feito. |
|
| |
Responder | |
Permissões do Fórum Você não pode postar novos tópicos neste Fórum Você não pode responder para este tópico neste Fórum Você não pode excluir sua mensagem neste Fórum Você não pode editar sua mensagem neste Fórum Você não pode criar enquetes neste Fórum Você não pode votar nas enquetes deste Fórum |