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Restauração caseira Caloi 10 1977

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borokite Ver Drop Down


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Usei uma corrente velha que eu tinha em casa para talvez funcionar melhor diante a catraca e coroa gastas, o cambio traseiro com as roldanas muito gastas. Por incrível que pareça, após a regulagem funcionou tudo de primeira, um pouco de barulho característico das peças velhas e da bike, mas tudo funcionando.

Veja o vídeo do conjunto funcionando em https://www.youtube.com/watch?v=_KpBtqXcjgI 


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borokite Ver Drop Down


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Marília
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2018 as 15:09
Continuando o processo, chegaram os pneus kenda, câmaras  com faixa e um par de pedal de alumínio que veio com rosca fina e que tive de substituir os eixos por um par de peal velho que eu tinha, acabou dando tudo certo. A bike ainda precisa de ajustes e algumas coisa que vou corrigindo com o passar do tempo, fita de guidão que estou esperando chegar tipo couro da china, banco que quero deixar carrinho e ferragens prateados e encapa-lo na mesma tonalidade da fita que irá chegar (marrom), protetores de corrente, esses estou em dúvida pois são grandes e realmente não acho bonito, mas para manter original não sei se arrisco comprar mais para frente.
A bike já esta rodando, já fiz um pedal de 20km com ela, algumas coisas que senti, o garfo Pimont ganhou um jogo e tive de apertar mais para ficar ajustado, só que a rotação do guidão para a o lado direito é bem suave, para o esquerdo ele fica um pouco mais duro, creio ser pq realmente ele tem um péssimo acabamento, só quem comprar vai entender quando ver. O câmbio traseiro uma hora quero desmontar para tirar o jogo, mas mesmo assim esta funcionando perfeitamente, não é um câmbio indexado e vc tem que ficar vendo se sobe um pouco ou desce para parar de raspar na corrente mas é uma delícia. O movimento central faz um toc toc toc e para quando giro o pedal para trás, certa posição do giro tem um pequeno jogo, o eixo esta bem velho e irei substitui-lo mais para frente. Do mais é isso, a experiência de pedalar uma Caloi 10 1976 90% original realmente é algo incrível.






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Marília
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2018 as 15:12
Provisoriamente coloquei uma fita que eu tinha em casa, só para não deixar no ferro.


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Nicolau fares Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nicolau fares Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2018 as 16:06
Parabéns pelo trabalho, nem parece a mesma bike
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Set 2018 as 16:10
Só um antes e depois, depois vou passar as minhas opiniões pessoais sobre a restauração e todos os valores gastos no processo, só resumidamente o total incluindo a compra da bike que custou R$ 100,00, gastei R$ 570,00, sendo que o mais caro, pneus, câmara e pedal (R$ 150,00) e a montagem das rodas 9R$ 90,00) foram pagas por familiares que estavam acompanhando a restauração.

 
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ivanbergon Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ivanbergon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Set 2018 as 09:10
Show borokite, trabalho muito bom e com custo razoável, ficou muito bonita!

Parabéns pelo trabalho e por compartilhar o ótimo relato do projeto conosco. Que isso inspire mais pessoas a fazer restaurações, algo muito pessoal, humanizado e ambientalmente correto por não utilizar novos recursos em algo que se pode restaurar.

um grande abraço e bom pedal!
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Set 2018 as 10:32
Tive um problema esse final de semana, após jogar um óleo em spray em algumas peças, a pintura em spray foi para o saco, borrou em algumas partes, virou uma meleira. estarei em breve partindo para uma pintura PU, já estou estudando a possibilidade. Como a bike esta rodando bem, vou fazer com calma mas mais uma vez eu falo, esqueçam pintar com spray, é jogar tempo e dinheiro fora.
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JFB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Out 2018 as 08:03
Parabéns pela bike. Comprei apenas o quadro , em junho deste ano , e tive dificuldade para conseguir mais peças. Decidi por montar do meu jeito, pois conseguir as peças originais no meu caso custaria muito.

De apenas um quadro com pintura amarela feita no pincel , agora já tenho uma bike faltando poucas peças para começar a andar. Tento não "tropeçar" no projeto , mas sempre acontece algo,como no meu caso o garfo Pimont que simplesmente não deixa entrar a roda da bike (os cubos são Sunshine e a roda dianteira com blocagem). Pintei a bike de preto e agora tenho um lindo garfo azul. Um dia terei que pintar/mandar pintar, a bike na mesma cor. Misturei peças modernas, réplicas de peças antigas e algumas originais (cubos Sunshine que vieram nas rodas e trocadores Suntour). De resto é tudo um pouco.

Ainda não andei/posso andar com a bike , mas estou gostando do "jeitão" dela. Para uma bicicleta construída há 35/40 anos , imagino o quanto ela era sofisticada àquele tempo. Não por acaso a Caloi 10 é uma bicicleta tão popular na cultura brasileira , tão querida pelos ciclistas. Sempre quis pedalar uma e nunca pude (às vezes que estive mais próximo disso, ainda não tinha altura suficiente). Hoje aos poucos estou quase realizando esse sonho , de botar a Caloi 10 pra rodar.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Nov 2018 as 09:16
Faz tempo que não posto fotos aqui, mas minha bike teve alguns progressos ainda melhores. Infelizmente tive o problema na pintura com spray e já não vejo a hora de desmonta-la e pinta-la novamente, mas não há tempo para isso. Bom, a bike funciona perfeitamente, tenho usado alguns dias da semana, algumas coisas que acontecem, um toc toc no giro do pedal, que ainda não indentifiquei, já que não tem o mínimo jogo no movimento central, ainda acho que pode ser o pedal que utilizei, catraca, câmbio e corrente eram velhos, na catraca do meio3ª, a bike roda sem um barulho, super suave, tanto na coroa grande como na pequena, já mudando a catraca, existe um barulho de corrente raspando, creio ser dos câmbio muito velho que esta com muito jogo, mas funciona. De resto tudo perfeito, freio e passadores, esse é aquela briga por não ser indexado, tem que acertar o ponto ideal para a troca. Vou postar as últimas fotos que fiz e detalha-las.


Essa fita demorou a chegar do Aliexpress mas valeu o tempo de espera, além de linda é muito confortável, revestida internamente com um eva.







Este selim acabei comprando um pedaço de couro para revestir, deu muito trabalho pois o couro é duro e tive de gasta-lo muito para tentar afinar, as martes mais curvadas foram muito difíceis de dobrar, mas acabou dando certo. Não ficou 100% mas resolveu, ainda quero tentar fazer alguma coisa para deixa-lo na cor da fita.


Detalhe importante que as ferragens do selim eram pretas e eu tirei a tinta, só que em pouco tempo começou a criar aquela camada de ferrugem, o que resolveu foi limpar e passar um verniz com pincel mesmo, em algumas peças da bike como parafusos tb aconteceu isso e resolvi da mesma forma, passando um verniz por cima, não dá nem para ver.










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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2018 as 00:04
Parabéns pela sua bike. Ficou linda! Acompanho sua história lá no grupo das C10 no Facebook. 

Quanto à pintura em spray, é realmente um problema. A satisfação de fazer algo bonito e com o próprio esforço, se vai na primeira ralada no quadro, às vezes tão somente para montar a bicicleta. Recomendaria verificar em uma empresa de pintura eletrostática um orçamento (primeiro de tudo você vai atrás da empresa ,só depois decide o que fazer. No seu caso em especial, pela cor que você pintou/deseja manter na bike).  A pintura automotiva costuma ser a mais usada em bicicletas, porém como um cara já disse no YouTube "Carro não sua, carro não cai no chão, carro não se encosta na parede" . Pintei minha C10 em azul (não foi a escolha mais feliz,eu acho,mas quis aproveitar a cor do garfo ,ainda que não fosse a mesma tonalidade utilizada na pintura). O garfo,novo,ficou perfeito; o quadro,que tinha problemas como cascas de pintura antiga, marcas no quadro,riscos, a própria pintura em spray pra retirar, ficou com algumas bolinhas em pontos específicos (ex. cachimbos da caixa de direção, caixa de centro,etc), nada que desabone. Ao menos a pintura é forte o suficiente para proteger a bike dos "cupins de aço". Também nada me impede futuramente lixar a bike (sem necessidade de retirar totalmente a tinta) e pintar novamente no processo eletrostático. 

Minha Caloi 10 tem peças atuais, peças antigas, peças que não são da C10 (vide o garfo) e peças que são réplicas (maçanetas de freio, que não estão na foto).  Gostaria de ter um modelo original, mas fiz a bobagem (em questão de custo/benefício) de partir para o quadro avulso. No meu caso não compensa correr atrás de peças relíquias, pelo menos até ter a bike inteira, onde eventualmente poderia até trocar peças e vender as que não for usar mais (ex.: trocar um guidão moderno por um clássico,essas coisas).

Admiro muito o seu trabalho com a C10. Ficou linda! A minha ainda precisa de pneus e câmaras (vai usar aro 700, mas com os cubos Sunshine que vinham nas Caloi 10, aliás acho que só isso que valeu a compra das rodas) , um pedivela (preferencialmente duplo 39/53 ou 42/52, será de ponta quadrada com cartucho selado que já instalei) e pedais, além de freios corretos (comprei daqueles ferradura grandes, que não deram certo) . 


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2018 as 09:44
Originalmente Postado por JFB JFB Escreveu:

Parabéns pela sua bike. Ficou linda! Acompanho sua história lá no grupo das C10 no Facebook. 

Quanto à pintura em spray, é realmente um problema. A satisfação de fazer algo bonito e com o próprio esforço, se vai na primeira ralada no quadro, às vezes tão somente para montar a bicicleta. Recomendaria verificar em uma empresa de pintura eletrostática um orçamento (primeiro de tudo você vai atrás da empresa ,....

A ideia é o "do it yourself" faça você mesmo, isso economiza dinheiro, mas gasta mais tempo. Como minha bike tinha muitas peças originias, eu quis manter a originalidade total, mesmo assim não podia gastar tanto, no final saiu por um preço justo, mesmo tendo de comprar algumas coisas.

Já tive muitas bikes quando era "moleque" fiz triatlon e tenho o sonho de adquirir uma Trek 2300 que era a bike eu tinha de carbono, mas mesmo assim já é uma vintage, mas a Caloi 10 é um marco, foi a 1ª speed que apareceu, foi a bike que apresentou i ciclismo, pelo manos aqui no Brasil, então vale a pena trata-la com carinho.

Sua bike tá muito bonita, gostei da cor, quero acompanhar o processo de montagem e o que eu puder ajudar é só dar um alô.....

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2018 as 09:54
Obrigado pela ajuda! Também sou adepto de fazer tudo o que posso por conta própria. Além da Caloi 10 , tenho uma Aluminum 2012 totalmente modificada e para minha esposa, montei uma Kalf feminina usando um setup semelhante. Bike feita a partir do zero, peça a peça.

Na Caloi 10 ainda tem chão pra fazer ela andar, e sempre surgem novas ideias ou contratempos: comprei um par de rodas no ML - os pneus estavam inservíveis (a vantagem que eu tive na compra, se anulou com os pneus).

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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2018 as 10:28
Originalmente Postado por JFB JFB Escreveu:

Obrigado pela ajuda! Também sou adepto de fazer tudo o que posso por conta própria. Além da Caloi 10 , tenho uma Aluminum 2012 totalmente modificada e para minha esposa, montei uma Kalf feminina usando um setup semelhante. Bike feita a partir do zero, peça a peça.

Na Caloi 10 ainda tem chão pra fazer ela andar, e sempre surgem novas ideias ou contratempos: comprei um par de rodas no ML - os pneus estavam inservíveis (a vantagem que eu tive na compra, se anulou com os pneus).


cara, compri no ML um kit que vinha o par de pneus e par de câmaras por R$ 118,00 muito bom, o link é https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1032977253-2-pneu-27-x-114-kenda-caloi10-cmara-de-ar-2728-pirelli-_JM

Também tenho uma Caloi Aluminium que foi minha primeira MTB, fiz muitas modificações nela pois comecei a pedalar mais forte e fui adaptando o que ia quebrando, no final ficou só os aros, o quadro e os freios, mas chegou uma hora que não dava mais, pois ela começou a raspar roda no quadro devido ao esforço pesado, entortava muito o eixo pois não é K7, [é catraca rosca), enfim, ela acabou ficando para minha esposa passear e eu acabei pegando uma first 30 velocidades que me ajudou a encarar um pedal mais forte. Fazer manutenção nas minhas bikes é tudo de bom, elas são impecáveis.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Nov 2018 as 11:03
Parabens pela bike....

A pintura eletrostática seria a melhor saída pensando em durabilidade, mas como você é adepto do "faça do você mesmo", assista uns videos no youtube de pintura automotiva... 
Você vai precisar preparar bem a superfície (quadro), depois aplicar um Primer PU automotivo e de qualidade, depois pintar com Esmalte ou Laca (automotivas) e finalizar com um bom verniz automotivo... 

As tintas e vernizes para metais tem esse inconveniente de ficar meio mole mesmo apos secar, qualquer coisa que raspa ou encosta deixa marcado....




Editado por rafael_rtg - 07 Nov 2018 as 11:03
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Nov 2018 as 09:14
Realmente essa parada de pintura é complicada. Comprei tinta automotiva para pintar uma peça da minha moto e aproveitar para testar e ficou uma droga, usei pistola, compressor, dilui tudo indicado e o que era para ficar brilhante ficou fosco, tipo aveludado, não deu nada certo, tinta PU é muito complicado de usar e misturar o catalizador. To achando que na próxima irei levar em algum lugar especializado pelo menos para fazer a pintura.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Dez 2018 as 22:53
Deixando aqui uma foto do quadro comprado em junho deste ano (de repente alguém pode me ajudar a identificar o ano/modelo). Existem traços de uma pintura vermelho escuro, que pelo brilho e qualidade de pintura, era a original (infelizmente já havia sido removida). Dá pra notar que havia um suporte para freios "center pull". 


E a bike hoje. Como eu apenas dei vida nova a um quadro enferrujado, a bicicleta está customizada. Pretendo melhorar algumas peças ,talvez buscar peças da época também, mas por ora é isso. A satisfação de dar uma volta em uma Caloi 10 já valeu a pena.




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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2018 as 08:24
Originalmente Postado por JFB JFB Escreveu:

Deixando aqui uma foto do quadro comprado em junho deste ano (de repente alguém pode me ajudar a identificar o ano/modelo). Existem traços de uma pintura vermelho escuro, que pelo brilho e qualidade de pintura, era a original (infelizmente já havia sido removida). Dá pra notar que havia um suporte para freios "center pull". 

Muito bacana sua bike ficou, vendo que partiu apenas do quadro, ficou maravilhosa. O garfo é original Caloi? Investir em quadros Caloi 10 para adaptar peças modernas, catracas com mais velocidade, troca de aros, não acho uma boa saída, o legal da Caloi 10 é ter uma bike de época, manter a originalidade e sentir a pegada da bike original. Acho que para montar uma bike com componentes atuais, eu partiria para um quadro de alumínio, algo mais novo pois vai comportar melhor os componentes mais atuais.
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Dez 2018 as 19:45
Dei uma volta breve com a Caloi 10 e gostei da pegada da bike, roda bem, é leve , considerando-se ser uma bike antiga. Não tenho interesse em usar peças mais modernas nela, talvez apenas o pedivela, já que comprei um de 3 coroas comum - e não um de speed - apenas para poder usar a bike. Os cubos são SUNSHINE de flange alta,e o dianteiro principalmente, muito leve. O cubo traseiro veio com o eixo desmontado e eu instalei um de porca, com colares de esferas. Pretendo desmontar e montar com as esferas soltas ,deve ficar um pouco melhor. Ainda tenho um problema com o freio traseiro (um pouco fora de centro e tocando no pneu - mandei fazer um suporte pra ele, que compense esses problemas) e os aros, que estavam desalinhados, alinhei por conta, "no olhômetro". Como eu não possuía garfo, comprei um Pimont (algumas pessoas falam horrores desse garfo, mas pro meu uso da bike e peso, isso seria de menos);ocorreu que ,ao comprar as rodas, não havia como parafusar - a roda não entrava no garfo. No grupo das C10, disseram para eu tentar abrir o garfo para entrar a roda (os mesmos que falam que é um garfo fraco). Acabei comprando um garfo genérico, desses para aro 26 (584mm) usado nas Ceci/Barraforte e afins. Funcionou bem, e os freios ferradura em alumínio deram certo nos aros 700. Peças como o guidão e a mesa da C10, que eu achava a baixo custo ,agora custam caro. Então decidi adaptar um guidão moderno e usar um sistema de manetes que é réplica dos Dia Compe . Caso eu tivesse comprado um quadro com pintura original/adesivos/alguma peça da época, até teria me encorajado a restaurar no padrão de ano/modelo. Mas, no meu caso, a customização foi a solução encontrada. 

Sempre tive vontade de ter uma bike dessas. Dias antes havia achado uma Monark 10 pra vender em um grupo na minha cidade. Quando fui pedir informação , já haviam vendido. Aí decidi procurar o quadro de Caloi 10 para construir uma. Deveria ter procurado mais e tentado pegar uma inteira (desmontada ou andando). 

A sensação de andar numa bike antiga é muito legal. Embora seja possível colocar peças atuais nela, não acho que funcione bem: a posição de pedalar uma C10 não estimula o uso de alavancas STI por exemplo. Para estas peças é mais conveniente uma bike atual, com geometria específica pra isso. Achei que o quadro 52 ficou pequeno pra mim, mas pode ser pelo uso de guidão/mesa diferentes dos usados na C10. 

Essa bike me serviu de laboratório para experiências. Já sei o que posso e não posso fazer, o que fazer com uma pintura antiga,etc, em breve quero realizar algum passeio com ela. 

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borokite Ver Drop Down


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Originalmente Postado por JFB JFB Escreveu:

Dei uma volta breve com a Caloi 10 ...


O caminho é esse mesmo, ir adaptando a medida que conseguimos e com o tempo você pode fazendo algumas substituições, o importante é fazer ela rodar. A minha dei uma parada de mecher mas ainda quero melhora-la, ela faz um barulho de toc toc toc quando pedalo que me irrita muito, até agora não cheguei a conclusão do que pode ser, o cãmbio traseiro tb em algumas catracas e combinações com o disco passa arranhando muito a corrente, a corrente é velha com emenda, a catraca recuperei a que tinha nela que era original e o cambio traseiro original chegio de folgas e torto, mas quero uma hora com calma ainda arrumar isso, acho que sabe eu até coloque um cambio baratinho mas que esteja sem folgas, mas um STI eu nunca colocaria.....
A pintura da minha tb quero refazer, não sei se eu mesmo optarei em pintar com tinta automotiva ou vou mandar pintar fora, mas como fiz com spray é uma coisa que me incomoda muito.
E assim vamos.
 


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É isso aí. A bike está andando e me fazendo feliz. Quanto à pintura, se for utilizar cores sólidas, a pintura eletrostática tem a vantagem do baixo custo e durabilidade. Mas se for reproduzir uma cor especial / metálica, a automotiva é a opção. No fundo ficamos aborrecidos por mexer em algo que não conseguimos realizar por conta própria ou que não produz o resultado eaperado. Importante é valorizar as experiências vividas com a bike e também trocar ideias.
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JcFiebig Ver Drop Down
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Cara, acho que tua C10 é a bike restaurada mais linda que eu já vi na minha vida. Gosto é algo bem particular, mas tuas escolhas de cor, peças e acabamento são exatamente o que eu faria com uma bike antiga. Parabéns bruxo, teu trabalho, ou lazer, ficou incrível!
https://www.strava.com/athletes/18555940
Bike Team Palmeira
Oggi Big Wheel 7.3 2017
Caloi Strada Racing 2017
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lamas Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lamas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Dez 2018 as 11:07
A combinação ficou top! Só mudaria o selim pra um Brooks, mas é gosto mesmo. Parabéns!
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borokite Ver Drop Down


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Originalmente Postado por JcFiebig JcFiebig Escreveu:

Cara, acho que tua C10 é a bike restaurada mais linda que eu já vi na minha vida. Gosto é algo bem particular, mas tuas escolhas de cor, peças e acabamento são exatamente o que eu faria com uma bike antiga. Parabéns bruxo, teu trabalho, ou lazer, ficou incrível!

Valeu cara, só quero fazer uma nova pintura para tirar essa tinta spray e ter uma pintura com tinta profissional que dê mais tempo de vida a ela. Valeu pelos elogios.
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borokite Ver Drop Down


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Originalmente Postado por lamas lamas Escreveu:

A combinação ficou top! Só mudaria o selim pra um Brooks, mas é gosto mesmo. Parabéns!

Essa era a ideia mas a grana tá curta. Acabei usando um selim que eu tinha e cobri com couro de verdade e natural. Mais para frente já ví uns selins no Aliexpress com detalhes de botões. Valeu pela dica.
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Mateus Ribeiro Ver Drop Down
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Originalmente Postado por JFB JFB Escreveu:

Deixando aqui uma foto do quadro comprado em junho deste ano (de repente alguém pode me ajudar a identificar o ano/modelo). Existem traços de uma pintura vermelho escuro, que pelo brilho e qualidade de pintura, era a original (infelizmente já havia sido removida). Dá pra notar que havia um suporte para freios "center pull". 


E a bike hoje. Como eu apenas dei vida nova a um quadro enferrujado, a bicicleta está customizada. Pretendo melhorar algumas peças ,talvez buscar peças da época também, mas por ora é isso. A satisfação de dar uma volta em uma Caloi 10 já valeu a pena.






Esse quadro é um modelo C10 que pode ser Sprint (1979 ou 1980) ou Standard (entre 1978 e 1982)...não tem guias de cabos soldados (que nas Sprint só vieram em 1981 e nas C10 Standard, em 1982). Pode ser qualquer modelo dentre esses anos. Todas dessa época vinham com ferraduras centerpull (de aço cromado nas Sprint, e Dia-Compe de alumínio nas Standard).
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Mateus Ribeiro Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mateus Ribeiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Fev 2019 as 02:53
Originalmente Postado por borokite borokite Escreveu:

Realmente essa parada de pintura é complicada. Comprei tinta automotiva para pintar uma peça da minha moto e aproveitar para testar e ficou uma droga, usei pistola, compressor, dilui tudo indicado e o que era para ficar brilhante ficou fosco, tipo aveludado, não deu nada certo, tinta PU é muito complicado de usar e misturar o catalizador. To achando que na próxima irei levar em algum lugar especializado pelo menos para fazer a pintura.


A pintura com spray ou tinta automotiva é exatamente a mesma coisa...a tinta é base solvente, tem o mesmo princípio de aplicação. Tanto uma quanto outra precisam que a peça esteja desengordurada, que se aplique um washprimer (preto fosco vinílico ou fundo fosfatizante), primer, tinta e precisa ser coberta com VERNIZ (no caso de tintas metálicas, base poliéster), pois elas não tem brilho...quem promove a proteção, brilho e dureza do acabamento é o VERNIZ. Um bom verniz alto sólidos automotivo garante um acabamento perfeito. 
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Mateus Ribeiro Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mateus Ribeiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Fev 2019 as 02:58
Originalmente Postado por borokite borokite Escreveu:

Originalmente Postado por JcFiebig JcFiebig Escreveu:

Cara, acho que tua C10 é a bike restaurada mais linda que eu já vi na minha vida. Gosto é algo bem particular, mas tuas escolhas de cor, peças e acabamento são exatamente o que eu faria com uma bike antiga. Parabéns bruxo, teu trabalho, ou lazer, ficou incrível!

Valeu cara, só quero fazer uma nova pintura para tirar essa tinta spray e ter uma pintura com tinta profissional que dê mais tempo de vida a ela. Valeu pelos elogios.


Só correr uma lixa 600 nela, reaplicar mais duas demãos da tinta (pode ser a spray mesmo) e depois aplicar duas demãos de Verniz Altos Sólidos (7800, 8000 ou melhor que conseguir comprar), já vai garantir acabamento perfeito. Não existe "tinta profissional" ou "tinta amadora"...tinta é tinta, o que garante acabamento e durabilidade é a forma que se aplica e os complementos adequados.
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borokite Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de borokite Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 08 Fev 2019 as 09:02
Originalmente Postado por Mateus Ribeiro Mateus Ribeiro Escreveu:

Originalmente Postado por borokite borokite Escreveu:

Originalmente Postado por JcFiebig JcFiebig Escreveu:

Cara, acho que tua C10 é a bike restaurada mais linda que eu já vi na minha vida. Gosto é algo bem particular, mas tuas escolhas de cor, peças e acabamento são exatamente o que eu faria com uma bike antiga. Parabéns bruxo, teu trabalho, ou lazer, ficou incrível!

Valeu cara, só quero fazer uma nova pintura para tirar essa tinta spray e ter uma pintura com tinta profissional que dê mais tempo de vida a ela. Valeu pelos elogios.


Só correr uma lixa 600 nela, reaplicar mais duas demãos da tinta (pode ser a spray mesmo) e depois aplicar duas demãos de Verniz Altos Sólidos (7800, 8000 ou melhor que conseguir comprar), já vai garantir acabamento perfeito. Não existe "tinta profissional" ou "tinta amadora"...tinta é tinta, o que garante acabamento e durabilidade é a forma que se aplica e os complementos adequados.

Olá amigo, já é a segunda bike que pintei com spray, a primeira era alumínio, lixei e pintei direto sobre o alumínio e invernizei, a pintura desbotou em pouco tempo e qualquer raspadinha a tinta saia. Já nessa, lixei muito bem, passei desengordurante, apliquei primer em várias camadas, apliquei a tinta em várias camadas, apliquei o verniz em 2 camadas, tudo spray. qualquer esbarrão na tinta ela arranhava, a gota daguá foi quando fui lubrificar algumas peças com wd40 e é claro que espirrou na tinta, a tinta dissolveu e ficou toda grudenta. por isso não sou fã mais tinta spray. A bengala da minha moto pintei com tinta automotiva de lata, com uma pistula, sem fundo nem nada e a resistência acabou ficando infinitamente maior, isso porque rodo todo dia com a moto, pego estrada, cai óleo, água, terra. Não tem um arranhão.

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Nilton Lima Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Nilton Lima Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Jan 2020 as 19:46
Qual o link do ML para comprar estes adesivo?



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Mateus Ribeiro Ver Drop Down
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Registrado: 08 Fev 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Mateus Ribeiro Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jan 2020 as 16:14
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1356139398-adesivo-para-bicicleta-caloi-10-sprint-1979-79-premium-_JM
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JFB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mar 2020 as 20:05

Vou precisar de adesivos para este quadro. Comprei um kit, só esperar chegar. 
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raulino Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de raulino Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Mar 2020 as 21:49
Originalmente Postado por JFB JFB Escreveu:


Vou precisar de adesivos para este quadro. Comprei um kit, só esperar chegar. 




Está muito bonito o quadro, parabéns! Vai ficar top
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JFB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mar 2020 as 20:37
Muito obrigado! Este quadro /garfo foi um achado. Depois de sofrer com um quadro que mandei pintar e tudo mais, e no fim,era torto (não era batido, foi construído torto), acabei passando as peças para uma Monark 10. A Monark não andava de lado, porém a caixa central, de tantas marretadas que deve ter sofrido, não dava mais aperto suficiente. Os tubos dos chainstays foram amassados para usar pneu aro 26. Resolvi ir atrás de um outro quadro de Caloi 10, ou de Peugeot 10. Com um vendedor de antiguidades, consegui esse Ponta de Caneta. Comprei só o quadro e garfo, mas pelo anúncio de uma peça no site do vendedor,creio que seja ano 1976.

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JFB Ver Drop Down
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de JFB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Abr 2020 as 19:50
Não é nenhuma relíquia,mas está valendo.  Ainda quero melhorar algumas coisas,como por exemplo os aros e pneus (aros 700C Speed com pneus 700x35 por exemplo), detalhes como os pedais, possivelmente fita de guidão e selim mais de época, deixando a bike com aspecto mais clássico.



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gabrelaant Ver Drop Down


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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de gabrelaant Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Jun 2020 as 22:50
restauração muito boa da bike, fiquei horas aqui nesse topico lendo tudo hahaha
comprei uma bike com a intenção de deixar ela single, com freio contra pedal...
ainda estou conhecendo a bike e pesquisando mais sobre, pq não tenho experiencia e nunca fui a fundo na parte mecanica.
Aí que foi o erro... comprei uma bike toda frankistein, o menino me vendeu como uma monark masconsegui descobrir que o quadro dela é da caloi, e ta datada como 79 no freio.
porém o pedivela dela foi soldado no quadro, vai dar um trampo pra tirar... nele identifiquei que tem um parafuso com o logo da monark, pra vocês verem a montagem da bike hahahah

vou deixar umas fotos dela aqui pra vocês opinarem




agora imagens fortes, peço perdão hahahaha

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Antonio Neto Ver Drop Down
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Ótimo trabalho...

Com os grupos de whatsapp os fóruns diminuíram... uma pena, pois nos fórum o assunto fica organizado e pode ser consultado anos depois
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Mateus Ribeiro Ver Drop Down
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Sim, bem possivel que seja uma Caloi 10 standard ano 79...pra confirmar isso, basta ver se a catraca, os câmbios e o restante das manetes de freio são 1979. Pra isso, basta saber se são Suntour e se possuem o date code começando com a letra V (1979). Nos manetes de freio, tem a data na parte interna dos gatilhos, próximo à passagem do cabo de freio,na lateral da peça, gravada no alumínio (sequência de 4 dígitos, mês e ano).
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