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[resolvido] Alavanca torta STI Shimano Tiagra 4700

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guster Ver Drop Down


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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de guster Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Tpico: [resolvido] Alavanca torta STI Shimano Tiagra 4700
    Enviado: 26 Dez 2020 as 12:34
Boa tarde a todos!

Primeiramente, desejo um feliz natal aos amigos do pedal :)

Segundamente, no dia 24/12 tive a infelicidade de cruzar com um cachorro doido pelo caminho, que resolveu no s latir como se atravessar na minha frente bizarramente. No se machucou... nem eu. Mas a minha bike que tava zerada (3 meses) sofreu alguns danos, infelizmente. Trata-se de uma Caloi Strada Racing 2020 (STI Shimano Tiagra 4700).

O cmbio traseiro tocou o cho no parafuso da gancheira; na hora que sa achei que no tinha ocorrido nada com a transmisso, pois estava funcionando. Ontem que sa com calma, e percebi que a gancheira deve ter sido levemente empenada, pois esse cmbio funcionava perfeitamente, como um relgio.. e em uma determinada marcha percebi falhas j.. ainda da pra rodar, e fora os arranhes que vo ficar (Cry),o conserto para ser simples e no deve ser caro.

Teve uma micro raladinha no banco, o que no compromete.

Outra micro raladinha na capa do STI.

O que acho o "pior", o que ocorreu na alavanca de freio e cmbio, pois esses trocadores j descobri que so bem complexos, e caros (Cry). Foi nada grave, mas eu sou "chato", fico neurtico com esse tipo de detalhe. O desgraado no quebrou, ufa, mas deu uma leve empenada. A alavanca principal de freio/cambio direito ficou ligeiramente entortada para fora; na posio neutra fica com uma folga em relao a alavanca menor. O funcionamento est ok, porm algo foi danificado.

Fiz um video (link abaixo) para os amigos analisarem e me darem algum conselho. Abrir o trocador e tentar descobrir o que ocorreu de fato o que estou inclinado a fazer, antes de tentar resolver na fora bruta. Porm, fui buscar informaes e no achei ningum com uma situao parecida com essa e que tenha disponibilizado informaes na internet sobre a soluo.

Aparentemente, se houver algum ajuste(parafuso que tenha girado em falso, algo assim) no eixo transversal (alavanca maior para dentro > subir cogs) pode ser que isso tenha se movido, e nada tenha sido entortado. Eu j percebi que existe um parafuso, de difcil acesso (acho), que o eixo de rotao desta alavanca maior no sentido transversal ao quadro. Se houver possibilidade de folga ali, seria o "fusvel mecnico" ideal a ter se cedido antes de entortar algo. A outra hiptese de ter realmente entortado a haste metlica da alavanca maior em algum ponto, causando este efeito. Pode ser que a alavanca menor tenha sido afetada tambm, reparem que no video eu mostrei a parte de dentro, quando o mecanismo metlico do cmbio acionado... no lado direito, onde entortou, a folga desde que meus dedos empurram a alavanca at o mecanismo ser acionado enorme se compararmos com o lado esquerdo, onde est tudo normal. No esquerdo, quase no h folga.. ao menor movimento dos dedos na alavanca menor, e o mecanismo j acionado.


Agradeo se puderem ajudar. Se precisarem de mais informaes, s pedir.

Abraos!


Editado por guster - 27 Dez 2020 as 17:01
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de dwsmartins Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Dez 2020 as 09:25
Vc tem trs opes:

1. Troca o STI, o que caro, mas resolve.

2. Compra ou acha alguma sucata do mesmo modelo pra repor a alavanca, o que pode ser barato e resolve, mas difcil.

3. Aceita que bike que efetivamente usada vai ter marcas de uso, o que eu fao. Pelo seu relato, o dano apenas cosmtico e no est te atrapalhando.

Pense nessas marcas como cicatrizes de guerra que acrescentam histria sua bike e experincia vc. Minha MTB urbana tem marcas nos rapid fires integrados devido aos ocasionais tombos e o visor do indicador de marcha quebrou e eu recompus com cianoacrilato e bicarbonato de sdio, lixando e polindo em seguida pra poder continuar usando. Est todo amarelado tb, mas essa uma bike que eu uso pro dia a dia e tenho muito orgulho dela.

Bora pedalar, seno estressa!
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citao de guster Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Dez 2020 as 12:28
Originalmente Postado por dwsmartins dwsmartins Escreveu:

Vc tem trs opes:

1. Troca o STI, o que caro, mas resolve.

2. Compra ou acha alguma sucata do mesmo modelo pra repor a alavanca, o que pode ser barato e resolve, mas difcil.

3. Aceita que bike que efetivamente usada vai ter marcas de uso, o que eu fao. Pelo seu relato, o dano apenas cosmtico e no est te atrapalhando.

Pense nessas marcas como cicatrizes de guerra que acrescentam histria sua bike e experincia vc. Minha MTB urbana tem marcas nos rapid fires integrados devido aos ocasionais tombos e o visor do indicador de marcha quebrou e eu recompus com cianoacrilato e bicarbonato de sdio, lixando e polindo em seguida pra poder continuar usando. Est todo amarelado tb, mas essa uma bike que eu uso pro dia a dia e tenho muito orgulho dela.


amigo dwsmartins, obrigado pela resposta
 
segue comentarios:

(1) seria a ltima, por enquanto descartada. est funcionando.

(2) seria uma penltima opo, por enquanto descartada. est funcionando.

(3) sim, eu no tenho problema com danos cosmticos.. concordo com essa filosofia tbm. mas apesar de estar funcionando, essa 'diferena' da posio das manetes entre um lado e outro acaba incomodando... tipo, voc acaba sempre relembrando esse detalhe a cada troca de marcha, pois est diferente do normal. funciona, mas ta meio assimtrico o negcio, o curso ficou mais longo p reduzir cambio traseiro, tem que mover mais a mo p trocar a marcha. mas enfim...

mas falando agora o que to pensando em fazer, que voc no listou, avaliar o que ocorreu e tentar reparar. nem sei o que ocorreu com certeza... o que foi danificado, se que foi. vai que algo s saiu do lugar, uma trava, uma molinha.. a impresso que tenho de que a alavanca principal s girou mais do que devia "para fora" (eixo do cambio)... parece que deveria ter uma trava que deixa ele mais vertical, mais prximo da alavanca menor, fazendo com que fiquem encostadas uma na outra. no momento, elas no esto se tocando no trocador do lado direito. acho que simples de desentortar alguma alavanca, se for o caso, desde que feito por quem conhea o assunto/saiba o que ta fazendo...

no acha que isso seria possvel? eu imagino que ja tenha ocorrido com mta gente algo do tipo, mas no encontrei material nem nada na internet, por isso at fiz o video. vou tentar analisar mais a fundo e tentar documentar; se conseguir solucionar vai ajudar bastante gente.

encontrei este dealer's manual da shimano, e acho que fazendo aquele procedimento "Bracket and lever disassembly" eu devo descobrir o que acontece ali. O item "Replacing the main lever support" tem uma pea chamada 'stoppers', que parece ser tipo um batente. Faz sentido ser ali o problema... vou tentar dar uma anlisada. Pode ser at que essa pea tenha cado... vou ver e atualizo dps.

segue link do manual: https://si.shimano.com/pdfs/dm/DM-ST0002-05-ENG.pdf

valeu amigo abrao


Editado por guster - 27 Dez 2020 as 14:40
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Opes de Post Opes de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citao de fhabib Citao de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Dez 2020 as 14:14
Ento! Vou dar a minha opinio mas lembrando que no sou mecnico. Parece que a alavanca de dentro "correu um dente" no alinhamento com a parte externa. Vi uns vdeos de mecnicos desmontando totalmente o STI. Aconselho levar em um bom mecnico pois dependendo ele consegue remontar o STI alinhando as alavancas interna com a externa.
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Originalmente Postado por fhabib fhabib Escreveu:

Ento! Vou dar a minha opinio mas lembrando que no sou mecnico. Parece que a alavanca de dentro "correu um dente" no alinhamento com a parte externa. Vi uns vdeos de mecnicos desmontando totalmente o STI. Aconselho levar em um bom mecnico pois dependendo ele consegue remontar o STI alinhando as alavancas interna com a externa.

obrigado pela resposta

mas nesse caso, o funcionamento teria sido afetado, no?

ele ta funcionando normal
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Originalmente Postado por guster guster Escreveu:

Originalmente Postado por fhabib fhabib Escreveu:

Ento! Vou dar a minha opinio mas lembrando que no sou mecnico. Parece que a alavanca de dentro "correu um dente" no alinhamento com a parte externa. Vi uns vdeos de mecnicos desmontando totalmente o STI. Aconselho levar em um bom mecnico pois dependendo ele consegue remontar o STI alinhando as alavancas interna com a externa.


obrigado pela resposta

mas nesse caso, o funcionamento teria sido afetado, no?

ele ta funcionando normal

Creio de o funcionamento no seria afetado. As peas podem ter "corrido" um pouco entre elas. Desculpe no estou conseguindo descrever o meu raciocnio. Como no sou mecnico e nem profissional de rea tcnica ou engenharia, eu no consigo me expressar melhor. Por isso usei e expresso "correr um dente" como eles fossem alinhados por algum tipo de peca dentada e que com o tombo, o impacto dez a alavanca de dentro "pular um dente" e ficar mais para dentro, no afetando o funcionamento. Mas isso estou falando de forma totalmente te impirica pois nem sei como o mecanismo interno do STI

Editado por fhabib - 27 Dez 2020 as 14:57
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Pessoal, solucionado o problema!

Fiz mais dois videos para demonstrar o que fazer e como ficou. Tentei registrar, mas difcil consertar e registrar.. acho que da p sacar o que fiz.

Muito simples, s tirei aquela capinha onde tem o nome "tiagra", chamada de nameplate (pg. 17 do manual shimano que mencionei no post anterior), e conforme eu suspeitava, deu pra ver que h um parafuso batente para limitar o ponto inicial (ou final, como queiram) da alavanca principal. 

Curioso que este parafuso no tem cabea, nem como utilizar uma chave. Eu simplesmente usei um alicate de bico fico (e envolvi o parafuso com um pedacinho de lixa, p dar mais atrito), e milagrosamente consegui torcer sem grandes dificuldades. Consegui deixar exatamente no ponto que eu gostaria! Simtrico ao lado esquerdo! Ufa!

Foi bem mais fcil do que eu imaginava. No fim no entendi se o parafuso acabou saindo da posio na pancada (acho difcil), ou se a chapinha base do parafuso que acabou empenando um pouco. Enfim, funcionamento 100%.

Video 1/3, j postado acima, mostrando o problema antes da soluo (lado direito com alavanca principal fora da posio, lado esquerdo est ok perfeito):


Video 2/3, tirando o "nameplate": solta o cabo de freio atrs para conseguir girar a alavanca a ponto de o parafuso ficar acessvel (philips pequeno). bem fcil tirar, somente este parafuso e j sai. depois, s ajustar o parafuso limitador da alavanca da forma como conseguir (no sei como seria a forma correta de fazer):

Video 3/3, mostrando o resultado final (ambas alavancas na mesma posio, simtricas, e com a folga em relao ao acionamento do cmbio idnticas):


Obrigado pelas dicas, espero que os videos ajudem algum!

Abs!
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