Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relíquia da história do MTB brasileiro, perdida
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relíquia da história do MTB brasileiro, perdida

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relíquia da história do MTB brasileiro, perdida
    Postado: 08 Fev 2021 as 19:09
Alguns anos atrás, houve um tópico que debatia a rara e pouco conhecida Extor Carbon Kevlar, uma mountain bike de projeto brasileiro, por um professor de matemática, e que se tornou uma bike de carbono relativamente acessível no começo dos anos 90, mas que infelizmente faliu relativamente cedo (se bem lembro as últimas Extor foram fabricadas em 1994).

Até semana passada, eu tinha uma das poucas relíquias sobreviventes:



O quadro ainda era o Extor original (que eu recebi de um tio), mas as demais peças foram compradas ao longo de anos, com salário de estagiária. Uma suspensão Spinner Edge 120mm (a menos ruim que eu pode pegar na época com meu orçamento). Um kit Shimano Alivio 24v 2006, que resistiu até 2021 sem nenhuma troca de componentes. Aros VZAN Action, e pneus Maxxis que eventualmente foram trocados por um par de Pirelli Skorpions. 

Foi uma bicicleta que se tornou meu principal meio de locomoção pela cidade por anos e anos, já que minha distância de grupos de trilha e minhas condições de saúde me impediam de pegar as trilhas de barro que eu antes praticava.

....Infelizmente, domingo dia 31, essa relíquia de quase 30 anos foi roubada do bicicletário do estacionamento do supermercado BIG Bompreço Casa Forte, aqui em Recife. O supervisor do estacionamento disse que "nada poderia ser feito", e agora estou sem muita idéia do que fazer a respeito. O supermercado deve acabar apagando as imagens em breve, e só as libera em caso de mandado judicial.
Fiz um BO online assim que cheguei em casa no dia do roubo, mas não parece ter servido de nada exceto catalogação.

Se eu não descobrir o que fazer, isso significa que infelizmente perdemos esta relíquia pra sempre. E por ter sido demitida no meio da pandemia, eu não tenho nenhuma condição de repor a bike.


Editado por Feral - 08 Fev 2021 as 19:13
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 21:00
Cara é uma pena o que ocorreu, mas furto de bike, é a coisa mais comum hoje em dia, se não estava com corrente, cadeado, acho praticamente impossível responsabilizar o mercado, se estava, pode tentar no pequenas causas da sua cidade, demora um pouco mas as vezes resolve, o importante é juntar as provas que você deve ter, recibo da compra do dia no mercado e afins, boa sorte aí.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 21:30
Ela estava com corrente e estava dentro da área do bicicletário, que é o que a lei exige e o que as placas do estabelecimento exigem.

...O problema é que o supervisor veio dizer que "o seguro só cobre se a bicicleta estiver perfeitamente encaixada na espilha de calhas centrais no meio do bicicletário" (que não serve pra qualquer bicicleta; além de serem estreitas, as calhas batem em câmbios de MTB com muita facilidade).

...E quando eu argumentei que seria inviável seguir as instruções dele (que não estavam em nenhuma placa) ele sugere um novo absurdo: amarrar de forma improvisada a roda traseira por fora da calha, deixando a bicicleta completamente "bamba" e com risco de cair de lado. Risco este que eu não gosto de correr num quadro de fibra de carbono.

De resto, eu tenho as provas circunstanciais possíveis (fotos da bike, o capacete, as chaves dos cadeados, notas fiscais das últimas revisçoes e peças compradas, recibo que prova que eu comprei naquela noite).

....Mas as provas mais importantes, que são as filmagens da câmera de segurança que estava logo acima da bike, o supermercado não quer fornecer. E não quer se responsabilizar por nada, segundo regras arbitrárias deles.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2021 as 21:56
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:


Ela estava com corrente e estava dentro da área do bicicletário, que é o que a lei exige e o que as placas do estabelecimento exigem.

...O problema é que o supervisor veio dizer que "o seguro só cobre se a bicicleta estiver perfeitamente encaixada na espilha de calhas centrais no meio do bicicletário" (que não serve pra qualquer bicicleta; além de serem estreitas, as calhas batem em câmbios de MTB com muita facilidade).

...E quando eu argumentei que seria inviável seguir as instruções dele (que não estavam em nenhuma placa) ele sugere um novo absurdo: amarrar de forma improvisada a roda traseira por fora da calha, deixando a bicicleta completamente "bamba" e com risco de cair de lado. Risco este que eu não gosto de correr num quadro de fibra de carbono.

De resto, eu tenho as provas circunstanciais possíveis (fotos da bike, o capacete, as chaves dos cadeados, notas fiscais das últimas revisçoes e peças compradas, recibo que prova que eu comprei naquela noite).

....Mas as provas mais importantes, que são as filmagens da câmera de segurança que estava logo acima da bike, o supermercado não quer fornecer. E não quer se responsabilizar por nada, segundo regras arbitrárias deles.


As imagens ele pode se negar a te fornecer, o que já deixa mais nebuloso a solução, o que talvez tenha que fazer é arrumar um advogado e fazer um b.o. contra o mercado, para ir pra cima do mercado... Sozinho pelas atitudes do gerente só vai resolver judicializando.
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 06:14
E esse lance de fornecer as imagens tem que ser feito o mais rápido possível pois as gravações tem tempo para ficarem armazenadas no dispositivo de gravação (DVR) por conta da rotatividade das gravações, ou seja, gravações antigas vão sendo apagadas para dar lugar às novas (gerenciamento do espaço em disco se for um DVR e não um time lapse que, nesse caso, usa fitas de vídeo) e o estabelecimento pode alegar que "isso é do sistema" no caso das gravações serem apagadas. Eu, sinceramente, acho meio suspeito essa de não querer fornecer as gravações, pra mim estão "apostando" na demora da coisa para dar tempo do sistema apagar as imagens e, com isso, se safarem de algo que pode ter sido feito por alguém de lá mesmo e estão acobertando. Ou são uns cricas mesmo que só querem dificultar as coisas... LOL
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 08:21
ônus da prova, o mercado que precisa provar que a bicicleta não foi roubada lá. Pegue seu BO, nota fiscal de consumo no mercado, e procure o tribunal de pequenas causas da cidade. 

Difícil vai ser estabelecer o valor da bike, pois por ser uma bike rara, mas antiga, talvez o juiz não aceite um valor muito alto. Primeira audiência é de conciliação, provavelmente o mercado vai oferecer acordo com um valor baixo (tipo R$800 que paga uma bike "perereca" de mercado)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 10:19
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

ônus da prova, o mercado que precisa provar que a bicicleta não foi roubada lá. Pegue seu BO, nota fiscal de consumo no mercado, e procure o tribunal de pequenas causas da cidade. 

Difícil vai ser estabelecer o valor da bike, pois por ser uma bike rara, mas antiga, talvez o juiz não aceite um valor muito alto. Primeira audiência é de conciliação, provavelmente o mercado vai oferecer acordo com um valor baixo (tipo R$800 que paga uma bike "perereca" de mercado)

Eu consultei uma advogada e além do valor da bike, ela sugere uma idenização adicional por conta do prejuízo pela bike ser meu único meio de transporte e um elemento crucial na minha saúde e rehabilitação.

Quanto à bike, sinceramente, eu acho que se eu conseguir 4mil dela (que é o equivalente a uma bike moderna 27.5, tamanho S, componentes Alivio e suspensão de entrada) já me pareceria de bom tamanho -- isso fora a idenização por perdas.

...Mas se for possível empurrar o valor pra cima simplesmente mencionando que nenhuma bike de carbono é vendida a menos de 8 mil reais, eu vou insistir até onde for possível.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 10:40
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

ônus da prova, o mercado que precisa provar que a bicicleta não foi roubada lá. Pegue seu BO, nota fiscal de consumo no mercado, e procure o tribunal de pequenas causas da cidade. 

Difícil vai ser estabelecer o valor da bike, pois por ser uma bike rara, mas antiga, talvez o juiz não aceite um valor muito alto. Primeira audiência é de conciliação, provavelmente o mercado vai oferecer acordo com um valor baixo (tipo R$800 que paga uma bike "perereca" de mercado)

Eu consultei uma advogada e além do valor da bike, ela sugere uma idenização adicional por conta do prejuízo pela bike ser meu único meio de transporte e um elemento crucial na minha saúde e rehabilitação.

Quanto à bike, sinceramente, eu acho que se eu conseguir 4mil dela (que é o equivalente a uma bike moderna 27.5, tamanho S, componentes Alivio e suspensão de entrada) já me pareceria de bom tamanho -- isso fora a idenização por perdas.

...Mas se for possível empurrar o valor pra cima simplesmente mencionando que nenhuma bike de carbono é vendida a menos de 8 mil reais, eu vou insistir até onde for possível.

1- Valor da bike: Será necessário anexar ao processo 3 orçamentos de uma bike considerada 'equivalente' hoje a que vc tinha, e com isso será depreciado o preço em função da sua bike ser usada. 

2- indenização adicional é um recurso da advogado pressionar a outra parte ameaçando com um processo custoso, porém longo. Geralmente, essa desculpa não cola! Afinal você precisa comprovar, com provas e documentos, essa situação. Meio de transporte único não aplica, pois vc pode usar transporte coletivo. Quanto a reabilitação, você precisaria adicionar ao processo nota fiscal de uma academia por exemplo, pois já que ficou sem bike precisou repor o exercício, bem como atestado médido comprovando que sua saúde exige exercícios físicos regulares...

Não vou me alongar, mas a indenização é mais para pressionar a outra parte. Você apresenta um processo de 20mil reais para fechar num acordo de 5mil. 
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 10:44
Tenha em mente, tribunal de pequenas causas costuma levar 45 dias a audiência de conciliação, ou seja, não tem decisão do juiz. É um momento para se fazer um acordo. Você não aceitando o acordo, o processo vai pra julgamento e pode haver recursos em várias instâncias, o que se depender da vontade do mercado em não pagar, irá levar anos. O dinheiro da causa irá corrigir pifiamente por taxas que nem cobrem a inflação. E no final, o juiz vai arbitrar um valor, que provavelmente irá cobrir uma bike atual e simples. 
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 10:47
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

ônus da prova, o mercado que precisa provar que a bicicleta não foi roubada lá. Pegue seu BO, nota fiscal de consumo no mercado, e procure o tribunal de pequenas causas da cidade. 

Difícil vai ser estabelecer o valor da bike, pois por ser uma bike rara, mas antiga, talvez o juiz não aceite um valor muito alto. Primeira audiência é de conciliação, provavelmente o mercado vai oferecer acordo com um valor baixo (tipo R$800 que paga uma bike "perereca" de mercado)

Eu consultei uma advogada e além do valor da bike, ela sugere uma idenização adicional por conta do prejuízo pela bike ser meu único meio de transporte e um elemento crucial na minha saúde e rehabilitação.

Quanto à bike, sinceramente, eu acho que se eu conseguir 4mil dela (que é o equivalente a uma bike moderna 27.5, tamanho S, componentes Alivio e suspensão de entrada) já me pareceria de bom tamanho -- isso fora a idenização por perdas.

...Mas se for possível empurrar o valor pra cima simplesmente mencionando que nenhuma bike de carbono é vendida a menos de 8 mil reais, eu vou insistir até onde for possível.

1- Valor da bike: Será necessário anexar ao processo 3 orçamentos de uma bike considerada 'equivalente' hoje a que vc tinha, e com isso será depreciado o preço em função da sua bike ser usada. 

2- indenização adicional é um recurso da advogado pressionar a outra parte ameaçando com um processo custoso, porém longo. Geralmente, essa desculpa não cola! Afinal você precisa comprovar, com provas e documentos, essa situação. Meio de transporte único não aplica, pois vc pode usar transporte coletivo. Quanto a reabilitação, você precisaria adicionar ao processo nota fiscal de uma academia por exemplo, pois já que ficou sem bike precisou repor o exercício, bem como atestado médido comprovando que sua saúde exige exercícios físicos regulares...

Não vou me alongar, mas a indenização é mais para pressionar a outra parte. Você apresenta um processo de 20mil reais para fechar num acordo de 5mil. 


A parte da necessidade da bike é relativamente simples, já que eu estou passando por um tratamento complicado e que precisa de exercícios constantes, e a bicicleta era um dos meios mais recomendados. Conseguir um laudo médico a respeito não deve ser complicado.

Quanto à comprovação da necessidade pra transporte, isso foi sugestão da advogada, então imagino que ela tenha planos pra isso.

Quando a bikes "similares" com preços mais altos, também é simples: listar 3 bikes de fibra de carbono já vão catapultar o preço pra mais de 10 mil reais (mesmo que eu inclua uma bike de kit Alivio, ainda assim são 4250 reais, no caso da GT Avalanche), então mesmo que eles tentem reduzir por ser usada, ainda deve dar uma quantia considerável.

....O maior problema é que isso deve demorar anos, e eu preciso reaver essa bike o quanto antes. Até porque eu não menti a respeito da questão de saúde: cada semana sem bike é mais uma semana que atrasa um tratamento do qual minha vida depende.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:14
Expõe o caso no Instagram e tenta marcar e compartilhar com o maior número de pessoas

Expondo o caso com calma e sem se exaltar aposto que vc consegue resolver isso

O prejuízo que eles podem ter com uma divulgação negativa da marca é muito maior do que o valor de qualquer bike
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
jh1991 Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Out 2016
bh
Offline
Mensagens:1582
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jh1991 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:29
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tenha em mente, tribunal de pequenas causas costuma levar 45 dias a audiência de conciliação, ou seja, não tem decisão do juiz. É um momento para se fazer um acordo. Você não aceitando o acordo, o processo vai pra julgamento e pode haver recursos em várias instâncias, o que se depender da vontade do mercado em não pagar, irá levar anos. O dinheiro da causa irá corrigir pifiamente por taxas que nem cobrem a inflação. E no final, o juiz vai arbitrar um valor, que provavelmente irá cobrir uma bike atual e simples. 

SMJ só existe um recurso no juizado especial e em média os julgados no JESP são julgados em 420 dias. 
Se inscrevam no youtube.
https://www.youtube.com/c/bikeestilo?sub_confirmation=1
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:41
Originalmente postado por jh1991 jh1991 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Tenha em mente, tribunal de pequenas causas costuma levar 45 dias a audiência de conciliação, ou seja, não tem decisão do juiz. É um momento para se fazer um acordo. Você não aceitando o acordo, o processo vai pra julgamento e pode haver recursos em várias instâncias, o que se depender da vontade do mercado em não pagar, irá levar anos. O dinheiro da causa irá corrigir pifiamente por taxas que nem cobrem a inflação. E no final, o juiz vai arbitrar um valor, que provavelmente irá cobrir uma bike atual e simples. 

SMJ só existe um recurso no juizado especial e em média os julgados no JESP são julgados em 420 dias. 

420 dias é um prazo "aceitável", justiça comum costuma demorar bem mais. Vantagens das "pequenas causas"
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:42
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:



....O maior problema é que isso deve demorar anos, e eu preciso reaver essa bike o quanto antes. Até porque eu não menti a respeito da questão de saúde: cada semana sem bike é mais uma semana que atrasa um tratamento do qual minha vida depende.

Exatamente por isso minha linha de recomendação é definir um valor "aceitável" para acordo e alinhar isso com sua advogada, para resolver com acordo na primeira audiência que ocorre rápido, máximo 45 dias. 

Se viajar muito nas petições, pedir mil indenizações, valor exacerbado, o advogado da outra parte se recolhe e não entra em acordo.
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:54
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Expõe o caso no Instagram e tenta marcar e compartilhar com o maior número de pessoas

Expondo o caso com calma e sem se exaltar aposto que vc consegue resolver isso

O prejuízo que eles podem ter com uma divulgação negativa da marca é muito maior do que o valor de qualquer bike


Eles são super inativos no Twitter, que é onde eu posto mais (no Instagram eu só posto ilustrações), mas eles de fato são mais antivos no Insta, então fiz uma postagem lá:

https://www.instagram.com/p/CLE1CePLSc7/
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 11:56
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:



....O maior problema é que isso deve demorar anos, e eu preciso reaver essa bike o quanto antes. Até porque eu não menti a respeito da questão de saúde: cada semana sem bike é mais uma semana que atrasa um tratamento do qual minha vida depende.

Exatamente por isso minha linha de recomendação é definir um valor "aceitável" para acordo e alinhar isso com sua advogada, para resolver com acordo na primeira audiência que ocorre rápido, máximo 45 dias. 

Se viajar muito nas petições, pedir mil indenizações, valor exacerbado, o advogado da outra parte se recolhe e não entra em acordo.


Considerando todas as dores de cabeça que isso vem me causando (literalmente) e eu tendo que passar os últimos dias a base de ansiolíticos pra não ter acessos de ansiedade, eu diria que pedir um valor de pelo menos 5mil é "aceitável" o suficiente.

Na real, uma barganha considerando que foi o roubo de um quadro histórico feito de fibra de carbono, mas a essa altura eu só quero ter uma bicicleta que me deixe fazer minhas compras, me exercitar, fazer minhas trilhas e que não destrua minhas pernas e braços no processo.
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2079
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 12:50
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:



....O maior problema é que isso deve demorar anos, e eu preciso reaver essa bike o quanto antes. Até porque eu não menti a respeito da questão de saúde: cada semana sem bike é mais uma semana que atrasa um tratamento do qual minha vida depende.


Exatamente por isso minha linha de recomendação é definir um valor "aceitável" para acordo e alinhar isso com sua advogada, para resolver com acordo na primeira audiência que ocorre rápido, máximo 45 dias. 

Se viajar muito nas petições, pedir mil indenizações, valor exacerbado, o advogado da outra parte se recolhe e não entra em acordo.



Considerando todas as dores de cabeça que isso vem me causando (literalmente) e eu tendo que passar os últimos dias a base de ansiolíticos pra não ter acessos de ansiedade, eu diria que pedir um valor de pelo menos 5mil é "aceitável" o suficiente.

Na real, uma barganha considerando que foi o roubo de um quadro histórico feito de fibra de carbono, mas a essa altura eu só quero ter uma bicicleta que me deixe fazer minhas compras, me exercitar, fazer minhas trilhas e que não destrua minhas pernas e braços no processo.


Não e depreciando sua bike, mas não é assim que chega no valor atual da sua bike. Mas jamais vai conseguir 1/10 do valor de uma zero de carbono.

Você precisaria de 3 orçamentos de bikes na mesma situação atual da sua bike, mesmo modelo e ano.

Se ela é única, protótipo, você tem um grande problema pois para valorar a sua bicicleta sem ter uma de igual modelo no mercado de usados, vai precisar de um laudo de especialista valorando ela, isso custa muito caro, certamente o mercado não vai aceitar esse valor apresentado pelo seu laudo, e vai precisar de fazer um contra láudo, e quem perder paga tudo, prepare o fígado.
Por uma bicicleta, judicializando você vai gastar muito mais dinheiro do que comprar uma outra bicicleta, vai demorar anos, e aínda pode perder a ação e desembolsar uma baita grana caso sejam feitos laudos de valoração.

Sinceramente não sei qual é o valor emocional da sua bicicleta, mas infelizmente esse valor não é questão de mercado e pelo ano e pelo tipo de bike, se o mercado aceitar te pagar r$ 2000 é muito, infelizmente é assim que funciona .

Editado por hurry-gurits - 09 Fev 2021 as 12:54
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
TFHG Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2011
SP, Interior
Offline
Mensagens:990
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TFHG Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 16:01
Quando eu advogava não pegava processos com esse escopo, esse lero-lero de dano moral, valor compensatório.... hum... não cola. Os dissabores da vida cotidiana não ensejam indenização

O supermercado pode, no máximo, sem compelido a indenizar um bem equivalente ao furtado. A responsabilidade dele morre ai. Imagine se uma pessoa tem um fiat uno 1991 furtado e exige um 2021 0km. Isso é enriquecimento ilícito.... começar um processo assim é pedir para perder....
KHS Flite 300 "upgrade" 105 + Ultegra
GT Avalanche Expert

Experiência traz consigo bom senso. E boa parte dela é adquirida pela falta dele!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Fev 2021 as 16:36
Originalmente postado por TFHG TFHG escreveu:

Quando eu advogava não pegava processos com esse escopo, esse lero-lero de dano moral, valor compensatório.... hum... não cola. Os dissabores da vida cotidiana não ensejam indenização

O supermercado pode, no máximo, sem compelido a indenizar um bem equivalente ao furtado. A responsabilidade dele morre ai. Imagine se uma pessoa tem um fiat uno 1991 furtado e exige um 2021 0km. Isso é enriquecimento ilícito.... começar um processo assim é pedir para perder....

Exatamente... Todo dano moral/material/etc precisa ser comprovado.

Uma situação onde caberia dano por lucro cessante: Profissional de APP. Se um cara desses tem a bike roubada, os dias que ele ficou parado geram indenização, pois é a ferramenta de trabalho. Lucro cessante.

Agora, indenização pq fiquei triste, parei de me exercitar... bem difícil. 
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 11:16
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Agora, indenização pq fiquei triste, parei de me exercitar... bem difícil. 


A situação é consideravelmente mais séria que "fiquei triste, parei de me exercitar", mas são assuntos que eu não gostaria de tratar aqui. Porém eu pediria o mínimo de respeito.

Enfim, hoje vou na delegacia ver se consigo reaver as imagens, e já consegui contato direto com as negociações do supermercado em questão.

Só é uma pena imaginar que a essa altura a bike já foi destruída. A primeira coisa que esses ladrões daqui fazem é lixar o quadro para descaracterizar, e às vezes pintar por cima. Provavelmente eles destruíram a resina e condenaram o quadro.
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 11:28
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Agora, indenização pq fiquei triste, parei de me exercitar... bem difícil. 



A situação é consideravelmente mais séria que "fiquei triste, parei de me exercitar", mas são assuntos que eu não gostaria de tratar aqui. Porém eu pediria o mínimo de respeito.

Enfim, hoje vou na delegacia ver se consigo reaver as imagens, e já consegui contato direto com as negociações do supermercado em questão.

Só é uma pena imaginar que a essa altura a bike já foi destruída. A primeira coisa que esses ladrões daqui fazem é lixar o quadro para descaracterizar, e às vezes pintar por cima. Provavelmente eles destruíram a resina e condenaram o quadro.


Vc tem alguma prova que a bike foi furtada dentro do supermercado? Tem alguma testemunha que viu vc trancar sua bicicleta no estacionamento de bicicletas? Pergunto isso, pois se não tiver, é melhor procurar. BO por BO não serve para nada se não puder provar.
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 11:31
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Vc tem alguma prova que a bike foi furtada dentro do supermercado? Tem alguma testemunha que viu vc trancar sua bicicleta no estacionamento de bicicletas? Pergunto isso, pois se não tiver, é melhor procurar. BO por BO não serve para nada se não puder provar.


Daí que vêm as imagens das câmeras, porque nem todo mundo tem dinheiro pra carregar uma GoPro no capacete.

...E é conveniente demais pro supermercado simplesmente se recusar a dar as imagems pelo máximo de tempo possível até eles apagarem, e saírem impunes.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 13:05
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Daí que vêm as imagens das câmeras, porque nem todo mundo tem dinheiro pra carregar uma GoPro no capacete.

vai ser a saída pro futuro!
andar com uma GoPro....
furtos, roubos, transito....
infelizmente!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 13:18
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Vc tem alguma prova que a bike foi furtada dentro do supermercado? Tem alguma testemunha que viu vc trancar sua bicicleta no estacionamento de bicicletas? Pergunto isso, pois se não tiver, é melhor procurar. BO por BO não serve para nada se não puder provar.



Daí que vêm as imagens das câmeras, porque nem todo mundo tem dinheiro pra carregar uma GoPro no capacete.

...E é conveniente demais pro supermercado simplesmente se recusar a dar as imagems pelo máximo de tempo possível até eles apagarem, e saírem impunes.


Por isso mesmo, se eles não entregarem fica difícil demonstrar o furto. E se a filmagem tem vida curta a chance de conseguir uma ordem judicial a tempo é pequena.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 14:04
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Vc tem alguma prova que a bike foi furtada dentro do supermercado? Tem alguma testemunha que viu vc trancar sua bicicleta no estacionamento de bicicletas? Pergunto isso, pois se não tiver, é melhor procurar. BO por BO não serve para nada se não puder provar.



Daí que vêm as imagens das câmeras, porque nem todo mundo tem dinheiro pra carregar uma GoPro no capacete.

...E é conveniente demais pro supermercado simplesmente se recusar a dar as imagems pelo máximo de tempo possível até eles apagarem, e saírem impunes.


Por isso mesmo, se eles não entregarem fica difícil demonstrar o furto. E se a filmagem tem vida curta a chance de conseguir uma ordem judicial a tempo é pequena.

ônus da prova nesse caso cabe ao estabelecimento. Por isso possuem cancelas, câmeras e outros itens de segurança pois se fosse por essa lógica, nenhum estabelecimento faria filmagem. Sempre alegariam má fé do cliente.

Eu não me preocuparia com as gravações. Se o mercado apagar, pior para ele. Não poderá argumentar que a bike estava afixada fora do local, etc


Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 15:11
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 
Vc tem alguma prova que a bike foi furtada dentro do supermercado? Tem alguma testemunha que viu vc trancar sua bicicleta no estacionamento de bicicletas? Pergunto isso, pois se não tiver, é melhor procurar. BO por BO não serve para nada se não puder provar.



Daí que vêm as imagens das câmeras, porque nem todo mundo tem dinheiro pra carregar uma GoPro no capacete.

...E é conveniente demais pro supermercado simplesmente se recusar a dar as imagems pelo máximo de tempo possível até eles apagarem, e saírem impunes.


Por isso mesmo, se eles não entregarem fica difícil demonstrar o furto. E se a filmagem tem vida curta a chance de conseguir uma ordem judicial a tempo é pequena.


ônus da prova nesse caso cabe ao estabelecimento. Por isso possuem cancelas, câmeras e outros itens de segurança pois se fosse por essa lógica, nenhum estabelecimento faria filmagem. Sempre alegariam má fé do cliente.

Eu não me preocuparia com as gravações. Se o mercado apagar, pior para ele. Não poderá argumentar que a bike estava afixada fora do local, etc



Não é tão simples assim, mas deixa pra lá. Direito é um caminho com vários desvios. De lógica não tem nada. Só esperando o massacre que sofrerei dos advogados.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 15:36
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

 

Não é tão simples assim, mas deixa pra lá. Direito é um caminho com vários desvios. De lógica não tem nada. Só esperando o massacre que sofrerei dos advogados.

Com certeza, tenho visto cada decisão de juiz absurda... Mas a moral desse caso aqui, é que se trata de tribunal de pequenas causas. O segredo é ir pra conciliação na primeira audiência, elaborando uma boa petição, consegue pressionar o advogado da outra parte a chegar num acordo viável. 
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2021 as 23:59
Para ajudar sua busca pelos seus direitos:

https://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/927095430/recurso-civel-71004031563-rs

Coloque no Google "furto de bicicleta em estacionamento de supermercado" e vc terá várias decisões para analisar.

Editado por zoda - 10 Fev 2021 as 23:59
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2021 as 00:05
Originalmente postado por zoda zoda escreveu:

Para ajudar sua busca pelos seus direitos:

https://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/927095430/recurso-civel-71004031563-rs

Coloque no Google "furto de bicicleta em estacionamento de supermercado" e vc terá várias decisões para analisar.

Muito alinhado com o que venho dizendo. Cabe indenização pela bike, no menor orçamento. O ônus da prova do fato é do supermercado e não cabe indenização por danos morais e outros (sem comprovação consistente)
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1008
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2021 as 00:08
Originalmente postado por Feral Feral escreveu:

Alguns anos atrás, houve um tópico que debatia a rara e pouco conhecida Extor Carbon Kevlar, uma mountain bike de projeto brasileiro, por um professor de matemática, e que se tornou uma bike de carbono relativamente acessível no começo dos anos 90, mas que infelizmente faliu relativamente cedo (se bem lembro as últimas Extor foram fabricadas em 1994).

Até semana passada, eu tinha uma das poucas relíquias sobreviventes:



O quadro ainda era o Extor original (que eu recebi de um tio), mas as demais peças foram compradas ao longo de anos, com salário de estagiária. Uma suspensão Spinner Edge 120mm (a menos ruim que eu pode pegar na época com meu orçamento). Um kit Shimano Alivio 24v 2006, que resistiu até 2021 sem nenhuma troca de componentes. Aros VZAN Action, e pneus Maxxis que eventualmente foram trocados por um par de Pirelli Skorpions. 

Foi uma bicicleta que se tornou meu principal meio de locomoção pela cidade por anos e anos, já que minha distância de grupos de trilha e minhas condições de saúde me impediam de pegar as trilhas de barro que eu antes praticava.

....Infelizmente, domingo dia 31, essa relíquia de quase 30 anos foi roubada do bicicletário do estacionamento do supermercado BIG Bompreço Casa Forte, aqui em Recife. O supervisor do estacionamento disse que "nada poderia ser feito", e agora estou sem muita idéia do que fazer a respeito. O supermercado deve acabar apagando as imagens em breve, e só as libera em caso de mandado judicial.
Fiz um BO online assim que cheguei em casa no dia do roubo, mas não parece ter servido de nada exceto catalogação.

Se eu não descobrir o que fazer, isso significa que infelizmente perdemos esta relíquia pra sempre. E por ter sido demitida no meio da pandemia, eu não tenho nenhuma condição de repor a bike.



Procure também a Súmula 130 do Superior Tribunal de Justiça (STJ)
Voltar ao Topo
Feral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2006
Recife - PE
Offline
Mensagens:295
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Feral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2021 as 08:38
Já dei entrada na polícia e estão solicitando as imagens das câmeras. Apareço lá na delegacia denovo semana que vem pra ver se já receberam as mídias.

Um amigo também vem me ajudando a preencher a documentação adequada pra ir no juizado especial e dar entrada pra conseguir a audiência. Tudo parece estar progredindo bem, a menos a princípio.

Quanto ao supermercado, eles *tentaram* entrar em contato comigo depois de um post no Instagram que chamou a atenção deles, e disseram que entrariam em contato para resolver a situação.
....Mas quando eles disseram que "iriam mediar a minha comunicação com a empresa responsável por cuidar do estacionamento", ficou bem claro que eles só estão desviando a culpa e vão querer atrasar tudo o máximo que puderem. E eu vou ter tolerância zero com isso. Se eles não quiserem conversar civilizadamente, então vai ser na justiça mesmo.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X