Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Mobilidade - Cicloativismo - Transporte
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relatos de um iniciante
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relatos de um iniciante

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relatos de um iniciante
    Postado: 17 Jul 2013 as 16:18
Tenho lido e aprendido muita coisa aqui no fórum, realmente tem muita informação e demora-se um pouco para digerir tudo, mas vale a penaperder uns minutos lendo tudo.

Contando minha odisséia, depois que me mudei pra perto do trabalho (sai de 25 para 4 km de distância) resolvi que iria de bike por ser mais saudável e barato do que de carro (o tópico do  - http://www.pedal.com.br/forum/oxer-vision-urbana-trabalho_topic56129_page1. - http://www.pedal.com.br/forum/oxer-vision-urbana-trabalho_topic56129_page1.html">Admuriner sobre a Oxer me inspirou muito)

Descobri que minha bike (Giant velha) é pequena demais pra mim e logo vou trocá-la, só estou escolhendo o modelo mais apropriado lendo o que a galera posta. 

Na minha primeira pedalada não consegui pedalar 1km, a musculatura travou (e o pior é que caminho fácil 8km por dia, não entendi pq travar na bike).

Resolvi fazer umas aulas de pedal urbano pra aprender a pedalar pela cidade sem correr mais riscos do que os necessários e olha fez diferença. 

Estou tentando aumentar a minha distância pedalada, cheguei aos 4km transpirando muito e ficando cansado, tenho pedalado numa ciclovia que tem na rua em que moro, dá um trajeto de 1400m por volta.

Dicas para melhorar pra quem é realmente iniciante? Assim que conseguir pedalar distâncias um pouco maiores passo a ir pro trabalho de bike todo dia, a volta é tranquila, pq dos 4km 1,5 éuma grande descida e o resto équase todo plano, mas pra ir ainda falta coragem. Quando escolher a bike (provavelmente uma MTB pq ainda sonho em fazer umas trilhas leves e estradas de terra pedalando e fotografando eu posto aqui).
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:29
Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Tenho lido e aprendido muita coisa aqui no fórum, realmente tem muita informação e demora-se um pouco para digerir tudo, mas vale a penaperder uns minutos lendo tudo.

Contando minha odisséia, depois que me mudei pra perto do trabalho (sai de 25 para 4 km de distância) resolvi que iria de bike por ser mais saudável e barato do que de carro (o tópico do <span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;"> - http://www.pedal.com.br/forum/oxer-vision-urbana-trabalho_topic56129_page1. - http://www.pedal.com.br/forum/oxer-vision-urbana-trabalho_topic56129_page1.html</a><span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">">Admuriner sobre a Oxer</a> me inspirou muito)</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">Descobri que minha bike (Giant velha) é pequena demais pra mim e logo vou trocá-la, só estou escolhendo o modelo mais apropriado lendo o que a galera posta. </span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">Na minha primeira pedalada não consegui pedalar 1km, a musculatura travou (e o pior é que caminho fácil 8km por dia, não entendi pq travar na bike).</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">Resolvi fazer umas aulas de pedal urbano pra aprender a pedalar pela cidade sem correr mais riscos do que os necessários e olha fez diferença. </span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">Estou tentando aumentar a minha distância pedalada, cheguei aos 4km transpirando muito e ficando cansado, tenho pedalado numa ciclovia que tem na rua em que moro, dá um trajeto de 1400m por volta.</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">
</span>
<span style=": rgb255, 244, 212; line-height: 1.4;">Dicas para melhorar pra quem é realmente iniciante? Assim que conseguir pedalar distâncias um pouco maiores passo a ir pro trabalho de bike todo dia, a volta é tranquila, pq dos 4km 1,5 éuma grande descida e o resto équase todo plano, mas pra ir ainda falta coragem. Quando escolher a bike (provavelmente uma MTB pq ainda sonho em fazer umas trilhas leves e estradas de terra pedalando e fotografando eu posto aqui).</span>


Que idade você tem Alex? Essa distancia é praticamente zero pra bike, mas tudo bem, cada um sabe suas limitações. Quando começar a se sentir mais habituado com a bike faça trajetos diferenciados e alternados, pois se ficar sempre no mesmo trajeto o corpo se acostuma. Bons pedais.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:36
Olá Bira, tenho 38 anos, eu tb confesso que estranhei, espero ser a bike, pq eu caminho regularmente, todo dia faço uma caminhada de 6 a 8km (tem dias que vou de ônibus pro trabalho e volto a pé, rapidinho e sem stress, menos de meia hora de caminhada).

Sei que to bem acima do peso (118 para 1,82, mas já perdi 10kg antes de pensar na bike), estou melhorando aos poucos.

Obrigado!!!
Voltar ao Topo
Oliva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2011
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:2670
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Oliva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:36
dicas:

0) selim na altura correta. sem isso não adianta nada do resto.
1) pneus slick (1.50 de preferencia)
2) girar mais e fazer menos força. (não é pra girar como um ventilador, mas girando levemente mais em marchas mais leves melhora bastante o rendimento)
3) foca no trajeto, principalmente no que tá acontecendo exatamente ali onde você tá.
esquece da distância e do quanto falta. quando você menos esperar, já chegou.
É nóis que avoa pedalando de boa.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:41
Oliva, valeu pelas dicas, para o ítem (0) terei que trocar a bicicleta, é uma das prioridades, vou testar semana que vem a bike de um amigo que é do meu tamanho e terei todo o cuidado com o bikefit na hora de comprar a nova bicicleta.

1) anotado para comprar os pneus

2) tenho mesmo que explorar mais as marchas

3) ótima sugestão

Obrigado
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:46
Você se sairia bem numa 29 pela sua altura,,,,já eu..........
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:48
Cara, muito dessa canseira sua é devido a geometria da bike q vc está usando atualmente, pode ter certeza!

Outra coisa que pode influir é uma vida sedentária além do peso. Como está sua forma física? Sua alimentação?

No meu caso, fiquei 10 anos sem pedalar e indo de carro na padaria da eskina e quando resolvi voltar a pedalar sofria pacas, pedalava 5 min e já sentia dor nas pernas, costas e até nas nádegas por não estar acostumado com o selim. Agora 3 meses depois já me sinto bem melhor e pedalo 6km em 13min para o trabalho de boas sem sequer suar!!

quando for adquirir outra bike, não esqueça de fazer o bike fit para saber o tamanho do quadro ideal e ajustes necessários http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau ok?


Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 16:52
Que tamanho e modelo é sua Giant antiga?? poe foto ai.
Voltar ao Topo
49329 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mar 2012
-
Offline
Mensagens:1830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar 49329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 17:28

Faça um exame médico pra avaliar a sua condição atual, vá devagar, gradativamente você irá desenvolver um condicionamento melhor.

Boa sorte.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 17:59
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

Cara, muito dessa canseira sua é devido a geometria da bike q vc está usando atualmente, pode ter certeza!

Outra coisa que pode influir é uma vida sedentária além do peso. Como está sua forma física? Sua alimentação?

No meu caso, fiquei 10 anos sem pedalar e indo de carro na padaria da eskina e quando resolvi voltar a pedalar sofria pacas, pedalava 5 min e já sentia dor nas pernas, costas e até nas nádegas por não estar acostumado com o selim. Agora 3 meses depois já me sinto bem melhor e pedalo 6km em 13min para o trabalho de boas sem sequer suar!!

quando for adquirir outra bike, não esqueça de fazer o bike fit para saber o tamanho do quadro ideal e ajustes necessários http://www.nograu.com.br/bike-fit-no-grau ok?



Eu espero que seja isso mesmo, até por isso vou escolher a bicicleta com calma, pra pegar o modelo correto pra mim, por enquanto vou todo dia dando uma volta nas férias pra melhorar o condicionamento
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 18:02
Originalmente postado por BIRA BIRA escreveu:

Que tamanho e modelo é sua Giant antiga?? poe foto ai.

Daqui a pouco eu posto as fotos, não tenho a menor ideia do modelo, ganhei do meu pai a uns anos atrás (uns 6 anos), mas morava num lugar que só tem morro.

No quadro tá escrito Giant Rincon Cromoly, mas não manjo nada, o tamanho não tá descrito, mas pelo que medi com a trena deve ser 16 ou 17
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jul 2013 as 21:56
Segue uma foto da bike, preciso aprender a tirar foto de celular

http://shack.us/photo/my-s/827/br8k.jpg/ -

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us



Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2013 as 08:03
Uma relíquia! Bela bike Clap
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2013 as 10:29
Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Segue uma foto da bike, preciso aprender a tirar foto de celular

http://shack.us/photo/my-s/827/br8k.jpg/ - </a>

Uploaded with http://shack.us - ImageShack.us</a>





Pela foto é 18 com certeza. A bike é boa pra ciclo turismo. Tenta vender ela, acho que pegaria um preço legal.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2013 as 11:32
Ler que a bike é boa éum alivio....rs

Eu a acho leve (quando a carrego), mas me falta perna ainda, só queria entender pq vou bem mais longe andando do que pedalando, sendo que deveria ser o contrário nos locais por onde fui.

Achei que nem tivesse valor de mercado. Isso me dá algumas opções.

1 - vender
2 - arrumar alguém mais baixo que queria iniciar no ciclismo e doar a bike
3 - ver entre meus alunos quem está vindo de longe e uma bike ajudaria (já fiz isso uma vez, o moleque andava 15km todo dia pra ir pra escola).

Agora é continuar treinando com ela até escolher e comprar a nova bike.
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2013 as 11:42
Vc vai mais longe andando pq está acostumado a esta atividade, quando se acostumar ao pedal nao vai nem sentir nada mais, só não desista! Wink

A marca do quadro é excelente, apesar de ser antiga sempre tem alguém q curte ter uma Giant. Leve ela a uma bicicletaria e peça uma avaliação do estado dela, da marca e modelo das peças e anuncie ela na seção de classificados daqui do forum, quem sabe vc não cosnegue um bom preço por ela?


Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Ler que a bike é boa éum alivio....rs

Eu a acho leve (quando a carrego), mas me falta perna ainda, só queria entender pq vou bem mais longe andando do que pedalando, sendo que deveria ser o contrário nos locais por onde fui.

Achei que nem tivesse valor de mercado. Isso me dá algumas opções.

1 - vender
2 - arrumar alguém mais baixo que queria iniciar no ciclismo e doar a bike
3 - ver entre meus alunos quem está vindo de longe e uma bike ajudaria (já fiz isso uma vez, o moleque andava 15km todo dia pra ir pra escola).

Agora é continuar treinando com ela até escolher e comprar a nova bike.
Voltar ao Topo
ircalf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2013
Joinville
Offline
Mensagens:484
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar ircalf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2013 as 11:43
Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Ler que a bike é boa éum alivio....rs

Eu a acho leve (quando a carrego), mas me falta perna ainda, só queria entender pq vou bem mais longe andando do que pedalando, sendo que deveria ser o contrário nos locais por onde fui.

Achei que nem tivesse valor de mercado. Isso me dá algumas opções.

1 - vender
2 - arrumar alguém mais baixo que queria iniciar no ciclismo e doar a bike
3 - ver entre meus alunos quem está vindo de longe e uma bike ajudaria (já fiz isso uma vez, o moleque andava 15km todo dia pra ir pra escola).

Agora é continuar treinando com ela até escolher e comprar a nova bike.

Se for quadro 18", ela não deveria ficar muuuito desconfortável.

Tem outras coisas que você pode avaliar:
1- Se você não está forçando muito na pedalada. Se estiver andando com os batimentos cardíacos muito altos, você vai cansar muito rápido.
2- Normalmente quando eu saio pra pedalar, nos primeiros minutos eu sinto um cansaço, mas é só até aquecer, depois passa.
3- Um guidão mais alto (estilo passeio) pode te deixar numa posição mais ereta, que facilita muito a respiração, e por consequência alivia no cansaço

Voltar ao Topo
Psicopato Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Dez 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Psicopato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jul 2013 as 23:01
Tenho um bike dessa que esta encostada, planejo reformar um dia. O que mais gostava eram os trocadores de marcha, duas alavancas uma em cima da outra acionadas com o polegar. Pra mim, muito melhores os da bike atual, acionadas com o polegar e indicador.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2013 as 12:12
Começando a me sentir mais confortável na bike, ainda pretendo trocar, mas já consegui pedalar 5 km e continuar respirando depois....rs
Voltar ao Topo
jbtozetti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2013
Mauá-SP
Offline
Mensagens:6516
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jbtozetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2013 as 12:18
Por acaso o sr não fuma não, né sr Alex Martins? ¬¬'

Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Começando a me sentir mais confortável na bike, ainda pretendo trocar, mas já consegui pedalar 5 km e continuar respirando depois....rs
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jul 2013 as 12:40
Originalmente postado por jbtozetti jbtozetti escreveu:

Por acaso o sr não fuma não, né sr Alex Martins? ¬¬'

Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Começando a me sentir mais confortável na bike, ainda pretendo trocar, mas já consegui pedalar 5 km e continuar respirando depois....rs

Nunca fumei...rs nem álcool eu consumo.

Eu fui atleta durante anos, lutava judô e participava das provas da corpore de 10 a 12 km.  O que pegou é que a uns 7anos entrei numa deprê do cão, fiquei totalmente sedentário e engordei muito, saindo de 85 pra 130 kg. Agora consegui voltar a caminhar e perdi já 12 kg. Mas ainda to muito fora de forma, sem falar que o tempo de judô cobra ainda, joelhos não são mais 100% e um dos ombros tb é lesionado.

Estou aos poucos, mas confiante em seguir bastante tempo nisso
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jul 2013 as 14:13
Hoje novas emoções, sai pra dar um passeio (a ideia era reproduzir o caminho que pretendo fazer quando for trabalhar de bike). Luvas (finalmente achei uma que serviu em mim, a mão direita está meio apertada, mas tá valendo foi a maior que achei), capacete e tudo mais e vamos embora.

Primeiro km tudo tranquilo (só descida mesmo), quando começo uma subidinha leve o pneu da frente esvazia numa velocidade incrível, quase perdi o equilíbrio, mas consegui parar, só uma leve torcida no joelho por ter colocado o pé no chão de maneira errada. Tentei encher opneu com a bomba e nada. Vi uma borracharia e pedi pro cara encher o pneu, pra ver o que realmente tinha acontecido. Encheu, 10 segundos depois totalmente vazio, aparentemente vaza o ar no ponto onde a válvula sai da câmara.

Mais uma coisa pra aprender, como trocar pneus e câmaras numa bike. voltei pra casa empurrando a bike e no meio do caminho começou confesso que por ter sido uma chuva leve, nem achei ruim., o joelho já foi pro gelo, é torcer pra não inchar.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2013 as 20:31
primeiro pedal mais longo (nem tanto eu sei), usei uma Hardrock emprestada e consegui pedalar tranquilamente 1h, fiz apenas 12km, mas pra mim perto do que eu estava pedalando é uma grande conquista, percebi que tenho mesmo que comprar uma bike maior, devo fazer isso semana que vem.
Voltar ao Topo
SBBR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2012
Brasilia
Offline
Mensagens:235
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar SBBR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2013 as 21:05
Alex, li os relatos, legal! Parabéns por ter rompido a inércia!
Também concordo com todos os comentários do povo (inclusive quanto à giant old school, uma bela bicicleta, para o uso que vc pretende é suficiente. só precisaria ver o bikefit, talvez esteja mesmo pequena).
Agora a minha vez de dar pitacos (provavelmente serei redundante):
vai com calma. um km de cada vez. um dia de cada vez. sem pressa.
ninguém nasceu sabendo, vc está certíssimo em perguntar, o forum foi feito pra isso
o mais importante: tem que ter prazer. se estiver se divertindo ao andar de bicicleta, então está no rumo certo.
abraço e bom pedal!

Pedale!
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2013 as 21:31
Originalmente postado por SBBR SBBR escreveu:

Alex, li os relatos, legal! Parabéns por ter rompido a inércia!
Também concordo com todos os comentários do povo (inclusive quanto à giant old school, uma bela bicicleta, para o uso que vc pretende é suficiente. só precisaria ver o bikefit, talvez esteja mesmo pequena).
Agora a minha vez de dar pitacos (provavelmente serei redundante):
vai com calma. um km de cada vez. um dia de cada vez. sem pressa.
ninguém nasceu sabendo, vc está certíssimo em perguntar, o forum foi feito pra isso
o mais importante: tem que ter prazer. se estiver se divertindo ao andar de bicicleta, então está no rumo certo.
abraço e bom pedal!


SBBR, estou mesmo pedalando um km por vez, hoje me empolguei e nem senti o tempo passar. Sobre a bike atual, fi o bike fit e ela está bem fora, o quadro émuito curto para mim e eu pedalo espremido, tenho que bater uma foto minha ao lado da bike pra se ter ideia do tamanho.

Eu provavelmente compre uma nova e deixe essa um tempo como reserva pq quando estiver com fôlego, acho que mesmo sendo pequena ela me levaria ao trabalho a poucos km daqui.

Grato a vc (e todos os outros) pelas respostas e acolhida.
Voltar ao Topo
MaxP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:65
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MaxP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2013 as 11:23
Alex, eu também tenho o costume de caminhar bastante e quando retomei o uso de bicicleta há um ano (depois de 20 sem pedalar), senti um pouco os joelhos e coxas. Acho que a gente começa a usar músculos que estavam "adormecidos".

Meu trajeto era bem maior (20 km) que o seu, mas no início fui devagar para não ficar cansado. O negócio é ter paciência que gradativamente o condicionamento vai melhorando. Se a atividade estiver incomodando muito, é bom consultar um médico.

Eu também estou acima do peso, 94kg para 1,72m, e minha bicicleta está um pouco pequena para mim (só agora tive condição e estou montando outra), mas hoje pedalo 30 km 3x por semana sem problemas. Como trafego bastante em ruas com calçamento de pedras, optei por um pneu 1.9 ao invés de 1.5 . Ficou mais confortável.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2013 as 14:34
Originalmente postado por MaxP MaxP escreveu:

Alex, eu também tenho o costume de caminhar bastante e quando retomei o uso de bicicleta há um ano (depois de 20 sem pedalar), senti um pouco os joelhos e coxas. Acho que a gente começa a usar músculos que estavam "adormecidos".

Meu trajeto era bem maior (20 km) que o seu, mas no início fui devagar para não ficar cansado. O negócio é ter paciência que gradativamente o condicionamento vai melhorando. Se a atividade estiver incomodando muito, é bom consultar um médico.

Eu também estou acima do peso, 94kg para 1,72m, e minha bicicleta está um pouco pequena para mim (só agora tive condição e estou montando outra), mas hoje pedalo 30 km 3x por semana sem problemas. Como trafego bastante em ruas com calçamento de pedras, optei por um pneu 1.9 ao invés de 1.5 . Ficou mais confortável.

Realmente os músculos sentem, acabei fazendo a loucura e acabei de ir buscar uma Hardrock pra mim, pneus 29, Gostei pacas da bike, pretendo tentar umas trilhas em breve (tenho uma viagem marcada e na volta tentarei ir a um parque numa cidade vizinha que tem uma pequena trilha de 6km pra ver o que consigo). A bike antiga eu to pensando em duas possibilidades, ou trocar o quadro e transformá-la numaurbana  pra ir pro trabalho mesmo e pronto ou dar de entrada numa outra bike com esse fim, depende das ofertas da bicicletaria. Mas agora vai demorar um pouco, a grana foi embora.

Voltar ao Topo
salt85 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Dez 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:18
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar salt85 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2013 as 11:28
Pois é como o pessoal tem falado aqui, a melhor maneira de deixar a bike confortável é usando e sentindo as necessidades de troca de peças e tal. Em último caso e já com condição de uma opinião mais embasada, troque o quadro ou pegue outra bike mesmo.

Valeu, abraços!
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2013 as 11:54
Originalmente postado por salt85 salt85 escreveu:

Pois é como o pessoal tem falado aqui, a melhor maneira de deixar a bike confortável é usando e sentindo as necessidades de troca de peças e tal. Em último caso e já com condição de uma opinião mais embasada, troque o quadro ou pegue outra bike mesmo.

Valeu, abraços!

Realmente vi que não adianta ter muita sede nesse negício, é ir devagar e melhorando aos poucos. Estou aprendendo muito lendo o fórum.
Voltar ao Topo
bvalmir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2013
Brasília
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bvalmir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2013 as 11:08
O desconhecimento, a ansiedade e a empolgação com as bike tem feito com que eu gaste de forma desnecessária.
Voltar ao Topo
tiagoimme Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2012
Blumenau
Offline
Mensagens:144
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar tiagoimme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2013 as 11:23
O jeito é controlar a mão pra não gastar com o que não precisa mesmo, hehe

Sempre vale o pensamento: preciso realmente do equipamento X ou Y?
As vezes a gente acaba gastando muito em algo que não precisa... exemplo: eu seria muito feliz com uma bike speed de 10 mil, mas do que adianta se não tenho onde aproveitar tudo o que essa bike poderia me proporcionar? do que adiantaria me apertar todo pra juntar essa grana pra usar só pra andar sem compromisso, sobrando equipamento pro contexto que quero usar?

Melhor ir devagar e ir sempre à frente!
Boa sorte  Thumbs Up
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2013 as 00:49
Originalmente postado por tiagoimme tiagoimme escreveu:

O jeito é controlar a mão pra não gastar com o que não precisa mesmo, hehe

Sempre vale o pensamento: preciso realmente do equipamento X ou Y?
As vezes a gente acaba gastando muito em algo que não precisa... exemplo: eu seria muito feliz com uma bike speed de 10 mil, mas do que adianta se não tenho onde aproveitar tudo o que essa bike poderia me proporcionar? do que adiantaria me apertar todo pra juntar essa grana pra usar só pra andar sem compromisso, sobrando equipamento pro contexto que quero usar?

Melhor ir devagar e ir sempre à frente!
Boa sorte  Thumbs Up

Realmente tem que fazer bem as contas. No final acabei repassando a minha bike antiga pra um amigo que quer tb iniciar no pedal e tem o tamanho adequado, a bike mais urbana que eu queria veio por causa de um trabalho que fiz de última hora e de forma inesperada. O bom foi conseguir comprar as duas sem ter que mexer no salário.

Testei a 29er numa trilha leve e gostei, eu me sinto cansado, mas a bike rende, fui trabalhar com ela um dia nessa semana, foi tranquilo, com a outra deve ser até mais fácil, pq será preparada pra isso, já com pneu liso, bagageiro, alforges e um guidão mais alto, ai é pra conforto mesmo.
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2013 as 19:16
Voltando pra dizer que agora vou direto pro trabalho de bike. Acabei mesmo ficando com duas, uma hardrock disc 29 pra fazer trilhas (por enquanto ainda um sonho raro, mas logo me aventuro mais) e uma Giant Sierra pra ir pro trabalho, nessa giant, troquei o guidão por um que me permitisse pedalar mais em pé, coloquei bagageiro e uma bolsa de guidão pra levar as tralhas pro trabalho (avental, troca de roupa, lanches, algum material pros alunos e por ai vai). por enquanto to fazendo em 15 minutos o percurso de ida e 10 o de volta, ambos com 4km, mas com uma subida animal na ida, onde empurro a bike. Tomo uma ducha na escola e tá tudo certo pra começar a dar aula.

Fotos da Giant (mais pra frente faço umas fotos mais decentes delacom a câmera, é que só estava com o celular nessa hora)


Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2013 as 22:47
Bom ler esses relatos, pois me sinto membro do "grupo de iniciantes". O relato do MaxP se parece muito comigo. Fiquei quase 30 anos sem pedalar, sedentário total. Há um ano voltei, sofrendo como um condenado, qualquer subidinha era um Everest pra mim... 

A partir de maio deste ano passei a levar a sério o pedal; conclusão, daqui há uns 15-20 dias vou sair para uma odisseia de 4.000 km, percorrendo todo o estado de SP. iniciei um blog para acompanharem, mas ainda está em processo de ajustes.


Voltar ao Topo
Remerson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2012
Paulínia/SP
Offline
Mensagens:584
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Remerson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2013 as 22:50
Alex Martins.. parabéns pela força de vontade cara!!! E devagarzinho vai subindo km a cada km
Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2013 as 23:06
Originalmente postado por csrocha csrocha escreveu:

Bom ler esses relatos, pois me sinto membro do "grupo de iniciantes". O relato do MaxP se parece muito comigo. Fiquei quase 30 anos sem pedalar, sedentário total. Há um ano voltei, sofrendo como um condenado, qualquer subidinha era um Everest pra mim... 

A partir de maio deste ano passei a levar a sério o pedal; conclusão, daqui há uns 15-20 dias vou sair para uma odisseia de 4.000 km, percorrendo todo o estado de SP. iniciei um blog para acompanharem, mas ainda está em processo de ajustes.



CSRocha, eu li o tópico que vc criou e estou curioso pra acompanhar o seu percurso, quem sabe um dia não faço uma viagem dessas?
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2013 as 23:09
Originalmente postado por Remerson Remerson escreveu:

Alex Martins.. parabéns pela força de vontade cara!!! E devagarzinho vai subindo km a cada km

Valeu Remerson, to lendo muita coisa boa aqui no fórum, pretendo primeiro me acostumar mais ao ir e vir do trabalho e em breve me aventurar em trilhas (com outra bike que já está aqui pra isso), mas primeiro me acostumar com esse trajeto e de repente fazer alguns passeios nesses grupos de ciclistas que tem por sampa.

Confesso que uma das maiores lições que tive aqui no fórum foi em relação a segurança, e a escolha dos equipamentos corretos.Até acho que poderia ter escolhido outra bike, mas adaptei a que gostei a minha necessidade.
Voltar ao Topo
Remerson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2012
Paulínia/SP
Offline
Mensagens:584
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Remerson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2013 as 23:33
Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Originalmente postado por Remerson Remerson escreveu:

Alex Martins.. parabéns pela força de vontade cara!!! E devagarzinho vai subindo km a cada km

Valeu Remerson, to lendo muita coisa boa aqui no fórum, pretendo primeiro me acostumar mais ao ir e vir do trabalho e em breve me aventurar em trilhas (com outra bike que já está aqui pra isso), mas primeiro me acostumar com esse trajeto e de repente fazer alguns passeios nesses grupos de ciclistas que tem por sampa.

Confesso que uma das maiores lições que tive aqui no fórum foi em relação a segurança, e a escolha dos equipamentos corretos.Até acho que poderia ter escolhido outra bike, mas adaptei a que gostei a minha necessidade.

Quando eu era mais novo era acostumado ir trabalhar de bike também, até porque com 16 anos, se não quisesse ir de busão, era pedalando mesmo.... primeiro uma bike de mercado que me roubaram e depois com uma Barra Circular (adorava essa bike, não quebrava por nada!!!)

Hoje se trabalhasse na cidade que moro, até arriscaria a voltar nessa vida.... e o problema maior nem são os 19km de cada trecho, mas os horarios que tenho que cumprir por causa da faculdade...
Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html
Voltar ao Topo
Alex Martins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2013
Osasco-SP
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex Martins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2013 as 23:40
Originalmente postado por Remerson Remerson escreveu:

Originalmente postado por Alex Martins Alex Martins escreveu:

Originalmente postado por Remerson Remerson escreveu:

Alex Martins.. parabéns pela força de vontade cara!!! E devagarzinho vai subindo km a cada km

Valeu Remerson, to lendo muita coisa boa aqui no fórum, pretendo primeiro me acostumar mais ao ir e vir do trabalho e em breve me aventurar em trilhas (com outra bike que já está aqui pra isso), mas primeiro me acostumar com esse trajeto e de repente fazer alguns passeios nesses grupos de ciclistas que tem por sampa.

Confesso que uma das maiores lições que tive aqui no fórum foi em relação a segurança, e a escolha dos equipamentos corretos.Até acho que poderia ter escolhido outra bike, mas adaptei a que gostei a minha necessidade.

Quando eu era mais novo era acostumado ir trabalhar de bike também, até porque com 16 anos, se não quisesse ir de busão, era pedalando mesmo.... primeiro uma bike de mercado que me roubaram e depois com uma Barra Circular (adorava essa bike, não quebrava por nada!!!)

Hoje se trabalhasse na cidade que moro, até arriscaria a voltar nessa vida.... e o problema maior nem são os 19km de cada trecho, mas os horarios que tenho que cumprir por causa da faculdade...

Eu até outubro morava muito longe da escola, 25km e tendo que pegar rodovia, agora que está tranquilo, até tem um trânsito pesado em parte do trajeto dois dias por semana, mas é rápido.
Voltar ao Topo
Mfvicari Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 17 Mar 2013
Cristalina
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mfvicari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2014 as 12:44
Muito bom esse relato...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X