Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - [relato] Serra da Bocaina: Cunha até SJB
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


[relato] Serra da Bocaina: Cunha até SJB

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: [relato] Serra da Bocaina: Cunha até SJB
    Postado: 02 Dez 2014 as 15:27
Opa!
Neste final de semana fiz um pedal bem divertido e que a tempos não fazia.

Estou a um mês e meio sem pedalar pois caí nas proximidades de São José dos Campos e sofri uma luxação do ombro direito.

Me sentindo melhor, na semana passada eu resolvi encarar a travessia da Serra da Bocaina.
Combinei com alguns amigos a saída de Guaratinguetá na manhã de sábado. Durante a semana o pessoal foi desistindo e só sobrou um, o Wesley, para ir comigo sábadão.

Nos encontramos na rodoviária de Guará às 8:45. Como eu estava com preguiça de subir para Cunha no pedal, acabamos pegando o ônibus e iniciamos o pedal em Cunha às 10:30.

Não sei se conhecem a região, a estrada de Cunha para Campos de Cunha (ou Campos Novos, dependendo de onde você procura informações) é bem bonita, tranquila e desafiadora.


Na estrada para Campos Novos

São 35km de sobe-desce constante, acho que com mais sobe do que desce.
Chegamos em Campos de Cunha perto do meio dia, almoçamos e ficamos um tempo conversando com o pessoal do restaurante.
Saímos de lá às 13:00 e rumamos para o Bairro dos Macacos.




Rio Paraitinga


Entre Campos e Macacos paramos para dar uma refrescada na cachoeira do rio Paraitinga. O rio está mais baixo do que eu estou acostumado a ver, mas mesmo assim há uma vazão boa.
Logo após alguns morros chegamos nos Macacos. Paramos para comer alguma coisa na padaria e enfrentamos a subida para a Pousada da Joaninha.

É uma subida legal com 8 km de estensão e alguns planos. Confesso que os últmos 2km tive que empurrar pois eu estava na capa da Gaita...


Mar de morros

Paramos em uma pousada no topo da serra para pegar água, e acabamos sendo tão bem recebidos que ele nos deu a água, um bolo muito bom  e banana. Acho que vou voltar para lá mais vezes.
Enquanto estávamos lá, surgiu uma serração bem densa, que não nos deixava ver mais do que 100m à frente.

O legal é que neste meio tempo encnramos um pessoal de Volta Redonda que estavam realizando o mesmo percurso, só que no sentido inverso. Pensei que a região era menos visitada, mas me enganei.

Passamos por algumas fazendas históricas, que acho que são da época dos escravos. O lugar é muito bonito e vale a pena visitar.

Mais alguns quilômetros, coisa de 20km e estávamos na borda da descida da serra da Bocaina em São José do Barreiro.
Fizeram algumas melhorias nas estradas e, dentre elas, foi o asfaltamento dos trechos mais inclinados da serra. O problema é que na transição entre a terra e o asfalto, algumas pedras ficam no asfalto. Se o ciclista não prestar atenção pode ir para o chão facilmente.

Chegamos em São José do Barreiro mais ou menos às 21:00, ficamos na pousada do Lobão, jantamos e dormimos.
No domingo nem deu vontade de pedalar... hehehe

Bom, acho que é isso!


O link para as fotos estão aqui:
https://picasaweb.google.com/113732869544350305103/CunhaSaoJoseDoBarreiro
Percurso stravazado:
http://www.strava.com/activities/224575923
Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2014 as 16:45
Beleza de relato Rdias, e que coincidência o Wesley junto! Fazia tempo que não via um pedal dele, já fiz alguns pedais com esse carinha e ele é gente finaThumbs Up

Abs

Carlos sp
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2014 as 16:49
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Beleza de relato Rdias, e que coincidência o Wesley junto! Fazia tempo que não via um pedal dele, já fiz alguns pedais com esse carinha e ele é gente finaThumbs Up

Abs

Carlos sp

Gente de primeira qualidade, Carlos. 

Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2014 as 16:55
Originalmente postado por rdias rdias escreveu:

Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Beleza de relato Rdias, e que coincidência o Wesley junto! Fazia tempo que não via um pedal dele, já fiz alguns pedais com esse carinha e ele é gente finaThumbs Up

Abs

Carlos sp

Gente de primeira qualidade, Carlos. 


Pena que ele não participa do fórum ( pelo menos até eu perder o contato dele ), faz falta aqui gente que agrega informação e experiência em viagens, como ele. Vê se você convence ele participar aqui conoscoWink 
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2014 as 16:58
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Originalmente postado por rdias rdias escreveu:


Gente de primeira qualidade, Carlos. 


Pena que ele não participa do fórum ( pelo menos até eu perder o contato dele ), faz falta aqui gente que agrega informação e experiência em viagens, como ele. Vê se você convence ele participar aqui conoscoWink 


Vou tentar trazê-lo prá cá.

Eu também fiquei um tempão afastado dos relatos por pura preguiça.

Voltar ao Topo
Carlos sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2008
São Paulo/SP
Offline
Mensagens:3094
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Carlos sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2014 as 17:07
Uma pergunta Rdias, estava vendo seus albuns e viajei nas fotos... 
Que equipamento você usa? 
O que não nos mata nos torna... Estranhos.
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2014 as 17:09
Originalmente postado por Carlos sp Carlos sp escreveu:

Uma pergunta Rdias, estava vendo seus albuns e viajei nas fotos... 
Que equipamento você usa? 


eu uso um MotoX

Voltar ao Topo
Vitor Lopes Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Out 2005
São Bernardo do Campo - São
Offline
Mensagens:354
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitor Lopes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Dez 2014 as 07:39
A benção da bocaina!!rs
Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2015 as 23:02
Tô meio atrasado, mas só agora tenho condições para...

me deu vontade de fazer essa rota. Se não achar companhia irei sozinho mesmo. Queria alguns esclarecimentos, por favor:

1. No Bairro dos Macacos tem hospedagem, ou próximo, essa pousada da Joaninha é perto?

2. Aquele subidão de 8 km fica depois ou antes do Macaco? e da Joaninha?

3. Tem orientação fácil pra não me perder naquela rede de estradinhas?

Pretendo ir dia 2, 3 ou 4 de março.


Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2015 as 10:08
Originalmente postado por csrocha csrocha escreveu:

Tô meio atrasado, mas só agora tenho condições para...

me deu vontade de fazer essa rota. Se não achar companhia irei sozinho mesmo. Queria alguns esclarecimentos, por favor:

1. No Bairro dos Macacos tem hospedagem, ou próximo, essa pousada da Joaninha é perto?

2. Aquele subidão de 8 km fica depois ou antes do Macaco? e da Joaninha?

3. Tem orientação fácil pra não me perder naquela rede de estradinhas?

Pretendo ir dia 2, 3 ou 4 de março.



Grande csrocha!
Respondendo às suas dúvidas:
1) Nos macacos, pelo que sei, não tem nada. A pousada da Joaninha é bem inflacionado. Tem um mano antes da Joaninha que montou uma hosperaria, mas eu não estou encontrando o contato. Eu aconselharia vc a dormir em Campos Novos e, de lá, ir para SJB. Em campos novos tem o Gilson, da pousada cabloca : 12 3119-1119. Depois da Joaninha, tem uma pousada (pousada do lajeado) antes da descida do parque estadual da bocaina. É um ponto que vc pode parar para comer, mas é um pouco caro o rango.

2) o subidão é logo depois dos macacos e antes da joaninha.  Na verdade, a Joaninha fica no topo da subida.

3) Não tem como se perder.
O único ponto que vc poderá se perder é em um cruzamento, bem depois da joaninha (acho que uns 10km depois), que vc deve prestar atenção em uma placa que diz: Areias para um lado e São José do Barreiro para o outro. Se vc errar, sairá em Areias. É um bom pedal.

espero ter ajudado em alguma coisa...


Voltar ao Topo
csrocha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jul 2013
Guará I - DF
Offline
Mensagens:320
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar csrocha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2015 as 15:52
Beleza, rdias, matou minhas dúvidas. O ruim é que acho que vou agora no carnaval, meu filho vai comigo e só tem essa folga agora. E daí que pousadas por lá estarão cheias, acredito. E vou ter que dormir no caminho, pois 103 km com essa altimetria não é pra mim...

Abraço.

Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2015 as 16:44
Originalmente postado por csrocha csrocha escreveu:

Beleza, rdias, matou minhas dúvidas. O ruim é que acho que vou agora no carnaval, meu filho vai comigo e só tem essa folga agora. E daí que pousadas por lá estarão cheias, acredito. E vou ter que dormir no caminho, pois 103 km com essa altimetria não é pra mim...

Abraço.



se levar barraca, poderá dormir em vários lugares.
Depois da Joaninha vc passa por alguns lugares que acho que dá para acampar... No topo da serra tem uma igrejinha (perto do local de travessia de saci) que acho que vc poderá ficar.

Acredito que se vc conversar com algum proprietário de casa/fazenda ele acabará deixando vc ficar... a região é muito tranquila.

Voltar ao Topo
Chameco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2009
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chameco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Fev 2015 as 12:39
Olá Rdias, tudo certo?

Muito legal.

Tu já tentou ou sabe de alguém que já fez a Trilha do Ouro da Serra da Bocaina de Bike?
Seria de SJ Barreiro até Manbuca no RJ passando por dentro do Parque.

[]'s
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2015 as 13:27
O que seria os dois primeiros dias caminhando dá para fazer fácilmente de bike.

Já o último dia da cachoeira dos veados até a ponte pênsil já em Angra vc fará na melhor hipótese 10-15% do caminho andando e o resto empurrando a bike a menos que seja expert em dowhill e trail...

Mas nada impede isso...

Outra vantagem é no final chegar rapidinho em Angra.
Voltar ao Topo
Chameco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2009
S.J. dos Campos
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chameco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2015 as 13:49
Olá Bullseye,

A iidea era mesmo curzar o parque em dia, dormir em Angra, e no dia seguinte retornar.
Mas agora, se este ultimo trecho é tão complicado para pedalar, é meio difícil fazer tudo em apenas um dia.

Os dois trechos iniciais podem serem feitos em um dia?
Voltar ao Topo
rdias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Abr 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:627
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rdias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2015 as 16:06
Originalmente postado por Chameco Chameco escreveu:

Olá Bullseye,

A iidea era mesmo curzar o parque em dia, dormir em Angra, e no dia seguinte retornar.
Mas agora, se este ultimo trecho é tão complicado para pedalar, é meio difícil fazer tudo em apenas um dia.

Os dois trechos iniciais podem serem feitos em um dia?


Dá para fazer essa travessia pelos lados de babanal e pelo parque nacional em SJB. Eu estou querendo fazer dois pedais por lá:
1) Travessia do parque, de Cunha até Bananal;
2) chegar à praia de Mombucaba saindo de campos de cunha.

Me disseram que dá para ir pedalando um bom pedaço, porém o último trecho deve ser mais complicado.

Olhei no strava heat map e vi que algumas pessoas se aventuraram e desceram, mas eu não vi os detalhes...

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X