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Relato: Primeiro dia em uma Speed

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fravo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Set 2012
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    Postado: 25 Dez 2012 as 22:39
Pessoal,

Depois de muito pesquisar, finalmente comprei a minha speed.

Quadro: Caloi Strada
Cubos: Campagnolo
Pedivela: Campagnolo (esqueci o tamanho agora, mas é o mais "cĺassico")
Freio: Shimano Exage
Pastilhas: Dia Compe
Câmbio Dianteiro: Campagnolo
Câmbio Traseiro: Shimano Sora
STI: Shimano Sora

Hoje fiz um passeio curto aqui em SP, quem mora na região da Mooca, deve conhecer... Subi a Paes de Barros, Cassandoca, Av. Salim Farah Maluf, R. do Orfanato até o final. Cerca de 15KM

Como sempre andei de MTB, achei a posição de pedalar um tanto quanto esquisita, mas rápido me acostumei e comecei a achar confortável.
Logo no começo da subida da Paes de Barros eu percebi que aquilo não era uma MTB e eu teria que usar bastante a perna pra subir... confesso que sofri bastante.

Quando cheguei na descida, desenvolvi rapidamente 43KM/h sem pedalar.... Mas uma coisa me chamou atenção, o freio não freia tão bem quanto a um V-Brake de MTB, isso é normal?

Tentei desviar dos buracos e dos remendos da pista, achei que sentiria mais as pancadas, mas foi bem tranquilo.

Quando cheguei na Av. Salim Maluf foi só alegria, asfalto bom e poucos carros... 
Na subida da Orfanato eu sofri, sofri que nem um condenado... no finalzinho me faltou perna, mesmo na catraca maior e eu arreguei, tive que empurrar por uns 10 metros. Meu monitor cardíaco marcava 180BPM (costumo andar na faixa dos 165)

Não sei se me falta perna ou se são meus 15kg de excesso de peso que ficaram mais evidentes ao usar uma bike com relação mais pesada.

Dúvidas:
- Pra freiar um pouco mais forte, eu preciso tirar as mãos da parte "flat" do guidão e ir até a parte "drop", é assim mesmo ou é falta de costume até achar a pegada certa no guidão?

- Ela freia bem menos que a minha T-Type 1998 com V-Brake :P Tenho que começar a frear antes... Isso é normal ou minha pastilha que é ruim?

- Na subida, alguma dica pra eu não sofrer tanto assim? Existe alguma técnica pra pedalar em pé?
 Apesar de ter sofrido nas subidas, eu percebi que essa bike aproveita muito melhor o meu esforço do que as MTB que já andei...Consigo manter uma cadência mais constante, não entendi mto bem o por quê? Mas achei bem interessante.


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Flavio Tuix Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Tuix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 23:01
acho q eh o cebo q diz:

MTB em subidas = paciencia
Speed em subidas = dor e sofrimento.

Com relação a frenagem, eu nao freio com as maos no drop, freio em cima, com 2 dedos somente.
nao sei se eh certo ou errado, me adaptei assim.

Pedalar em pé cansa mais, mas EU consigo forçar mais e controlar meu cansaço pedalando em pé. Sentado vc tb "sofre" mas cansa menos. Acredito q isso mude de pessoa pra pessoa.

Freiar menos q T Type? sei la, deve ser costume.. Se vc achar q ta ruim, troca as pastilhas por umas novas, mas veja bem as atuais pra nao trocar 6 por meia duzia.

parabens pela compra, agora eh socar a bota!

abrax
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Adilson Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 23:10
Estou mais ou menos na sua! Estou voltando pro speed depois de 8 anos. Sofrendo um pouco também.

Qual o tamanho da sua maior catraca?

Estava usando na MTB 22 de coroa e 26 de catraca agora 39 x 25 e numa subida curta tá mais leve, nas longas o desgaste vem hj fiz treino de montanha 19km de subida e chorei por um pedivela compacto..rsrsrs
No meu caso eu mudei minha pedalada nos ultimos anos e agora giro alto e tá faltando isso.

Como vc disse que está com 15kg acima pedalar em pé não vai ser uma boa, seus batimentos já ficaram lá nas alturas, melhor emagrecer primeiro.
Leva mesmo um tempo pra acostumar.

Quanto aos freios é mais ou menos isso mesmo, não são v-brakes...kkkkk
Mas verifique as sapatas, podem ser ruins ou gastas.

Quanto a pegada dos manetes, por cima acho até mais fácil é costume mesmo, mas os freios não ficam tão na mão quanto numa MTB mesmo não.

No mais só lembre de não usar o freio da frente sozinho em hipótese alguma, com o corpo mais projetado é capote certo.Confused

abçs
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Wanderson Mata Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Wanderson Mata Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 23:16
Originalmente postado por fravo fravo escreveu:

Pessoal,

Depois de muito pesquisar, finalmente comprei a minha speed.

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Hoje fiz um passeio curto aqui em SP, quem mora na região da Mooca, deve conhecer... Subi a Paes de Barros, Cassandoca, Av. Salim Farah Maluf, R. do Orfanato até o final. Cerca de 15KM

Como sempre andei de MTB, achei a posição de pedalar um tanto quanto esquisita, mas rápido me acostumei e comecei a achar confortável.
Logo no começo da subida da Paes de Barros eu percebi que aquilo não era uma MTB e eu teria que usar bastante a perna pra subir... confesso que sofri bastante.

Quando cheguei na descida, desenvolvi rapidamente 43KM/h sem pedalar.... Mas uma coisa me chamou atenção, o freio não freia tão bem quanto a um V-Brake de MTB, isso é normal?

Tentei desviar dos buracos e dos remendos da pista, achei que sentiria mais as pancadas, mas foi bem tranquilo.

Quando cheguei na Av. Salim Maluf foi só alegria, asfalto bom e poucos carros... 
Na subida da Orfanato eu sofri, sofri que nem um condenado... no finalzinho me faltou perna, mesmo na catraca maior e eu arreguei, tive que empurrar por uns 10 metros. Meu monitor cardíaco marcava 180BPM (costumo andar na faixa dos 165)

Não sei se me falta perna ou se são meus 15kg de excesso de peso que ficaram mais evidentes ao usar uma bike com relação mais pesada.

Dúvidas:
- Pra freiar um pouco mais forte, eu preciso tirar as mãos da parte "flat" do guidão e ir até a parte "drop", é assim mesmo ou é falta de costume até achar a pegada certa no guidão?

- Ela freia bem menos que a minha T-Type 1998 com V-Brake :P Tenho que começar a frear antes... Isso é normal ou minha pastilha que é ruim?

- Na subida, alguma dica pra eu não sofrer tanto assim? Existe alguma técnica pra pedalar em pé?
 Apesar de ter sofrido nas subidas, eu percebi que essa bike aproveita muito melhor o meu esforço do que as MTB que já andei...Consigo manter uma cadência mais constante, não entendi mto bem o por quê? Mas achei bem interessante.


Boa noite fravo, os freios caliper não tem tanta frenagem como os de mtb, pq nas speed o freio é só para diminuir a velocidade, mais logo voce se acostuma a "puxar" alguns metros antes.
Bem, quanto a subida, eu particulamente saio do selim e deixo"meu peso" fazer todo o esforço, comigo funcionaLOL
<a href="http://app.strava.com/athletes/1984501" rel="nofollow">Meu STRAVA</a>
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ftmonjardim Ver Drop Down
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que legal, speed é muito bom!!
Qual a sua catraca hein? se tiver muito morro as vezes compensa colocar uma 27.
Fica de olho lá em classificados que as vezes sempre aparece, inclusive eu mesmo vou postar logo um k7 shimano 12-27 9v que nunca usei, só preciso ver depois com os moderadores se vou poder postar por ser um produto novo.

bons pedais, um abraço
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fravo Ver Drop Down
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Eu não sei o tamanho da catraca maior hahaha Preciso contar... A coroa maior  39 (sei pq tá escrito)

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fravo Ver Drop Down
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Acabei de contar... catraca maior tem 24 dentes

Editado por fravo - 25 Dez 2012 as 23:24
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CleberLenine Ver Drop Down
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Bem legal esse tipo de relato.
Se o tópico não descambar pode ser usado por muito tempo.

Parabéns pela compra e paciência que logo logo você aprende a gostar de subida.

Editado por CleberLenine - 25 Dez 2012 as 23:31
Fale com a mão.
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fravo Ver Drop Down
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Originalmente postado por CleberLenine CleberLenine escreveu:

Bem legal esse tipo de relato.
Se o tópico não descambar pode ser usado por muito tempo.

Parabéns pela compra e paciência que logo logo você aprende a gostar de subida.


Valeu!
Eu queria comprar uma sprint, mas o vendedor me disse que essa bike usada iria durar muito mais do que a Sprint e que, provavelmente, eu iria querer trocar somente o quadro mais pra frente... mas ia me servir por um bom tempo
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Mauro Brisola Ver Drop Down


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Todo mundo que está acostumado há bastante tempo com bike MTB sofre um pouco quando começa (ou recomeça) a andar com bike road. Eu mesmo criei tópico com este tipo de "reclamação" há uns três anos. Depois logo pega o jeito.
Mas agora eu ando de grupo compacto com cassete 27...
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CleberLenine Ver Drop Down
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Fravo, esquece completamente de gastar dinheiro com upgrades agora. Você realmente está mais que bem servido por enquanto.

Tem um tópico, não lembro o nome, mas atualmente está na primeira página daqui, sobre começar a treinar com poucos recursos. Dá uma olhada lá pra se cituar sobre o objetivo que você deseja alcançar com sua speed.
Fale com a mão.
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fravo Ver Drop Down
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Originalmente postado por CleberLenine CleberLenine escreveu:

Fravo, esquece completamente de gastar dinheiro com upgrades agora. Você realmente está mais que bem servido por enquanto.

Tem um tópico, não lembro o nome, mas atualmente está na primeira página daqui, sobre começar a treinar com poucos recursos. Dá uma olhada lá pra se cituar sobre o objetivo que você deseja alcançar com sua speed.

ah sim! Nem pretendo gastar dinheiro com isso agora!!!

Eu queria é achar uma galera que anda de spd em sp... Andar sozinho é legal, mas é meio tedioso às vezes.
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akinaga Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mauro Brisola Mauro Brisola escreveu:

Todo mundo que está acostumado há bastante tempo com bike MTB sofre um pouco quando começa (ou recomeça) a andar com bike road. Eu mesmo criei tópico com este tipo de "reclamação" há uns três anos. Depois logo pega o jeito.
Mas agora eu ando de grupo compacto com cassete 27...


Verdade, depois de investir uma grana para montar a minha fixa, o primeiro passeio me rendeu uma dor nas costas e uma grande duvida/arrependimento, será que é assim mesmo ou eu investi grana em uma coisa que não é pra mim.

Felizmente no terceiro passeio eu me acostumei com a postura e só volto a pedalar a minha MTB se me pagarem, a minha impressão é que de MTB eu arrasto uma ancora ou algo do tipo, porque o pedal não rende.

Não consigo imaginar fazer media de 29 km/h no plano dentro da cidade sem ser com uma road ou fixa.

Fravo, Aproveite a sua bike, seu corpo vais e adaptar antes do que você imagina.



Editado por akinaga - 26 Dez 2012 as 00:18
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fravo Ver Drop Down
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Deve ser a mesma sensação de ter um carro 1.0 e depois mudar pra um 2.0. "Era lento, não respondia quando acelerava e eu sequer percebia"
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Adilson Ver Drop Down
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Uma coisa curiosa está acontecendo comigo, estou no quarto pedal com a road e minhas médias estão iguais as da MTB (nos mesmos trechos)Cry

Como falei acima estou com dificuldades de acertar a cadencia. Estava acostumado a 100rpm com picos de 115rpm e isso tá tenso com coroão...kkkkk
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marcoaleite Ver Drop Down
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Está faltando potência nas pernas Adilson, com o volume de pedal você vai melhorando isto. Cadência alta na mtb é bem mais fácil, a maior coroa é 42 dentes normalmente, é levinho.
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Ravell Ver Drop Down
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Acho que esse fato das subidas é comum a todo mundo que vai pedalar de speed, então pode ficar tranquilo rsrs

O negócio mesmo é pedalar e pedalar...ganhar volume e se acostumar com a bike e a relação. Não precisa tentar manter 90+ rpm, mas algo próximo a 80 já faz vc girar bastante. Terão subidas que por falta de preparo mesmo, vc vai fazer a 50-60rpm e com muita força, mas é assim mesmo, apenas tome cuidado pra não forçar demais os joelhos.

Recomendo tb fazer um bikefit presencial pra ajustar sua bike às suas medidas, vale a pena cada centavo!

Como indicação aqui em SP, posso falar das 2 pessoas que já fiz:
1) Elpidio - rua tito, 1641
2) Igor Laguens - sportstar bikes (haddock lobo)

Sobre os pedais aqui em SP, é só ficar acompanhando esta parte do fórum pq sempre tem alguém combinando pedais, geralmente aos finais de semana. E de vez em qdo rola um evento do tipo "FRAUDAX" (criação do Sassota), que seria uma espécie de pedal de estrada mais tranquilo para integração dos iniciantes/iniciados onde ninguém é deixado pra trás.

É uma ótima oportunidade pra conhecer o pessoal e pedalar na estrada :)

Fora isso, lugar bom pra treinar giro é a Ciclovia da Marginal Pinheiros, vale a pena passar um tempo lá.

Abração e bom pedal!
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Adilson Ver Drop Down
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Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Está faltando potência nas pernas Adilson, com o volume de pedal você vai melhorando isto. Cadência alta na mtb é bem mais fácil, a maior coroa é 42 dentes normalmente, é levinho.

Marcos acho que vc está certo!
Quando comecei a rodas de speed pela primeira vez eu vinha de um volume de treinos altissimo e com uma relação na MTB de 48T de coroão agora estava rodando com 42T.
Mesmo assim vou mudar pro pedivela compacto..rsrsrs
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Voodoo Ver Drop Down
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A sua relação está bem pesada, pra quem veio do MTB é uma tortura sem dúvida. Em vez de trocar o pedivela por um compacto experimente pegar um cassete de MTB, 11-28 ou 11-32. É mais barato e a troca mais fácil, mas com certeza vai te dar um alívio imediato para girar mais e subir melhor.

Subidas longas pedem pedalada sentado, subir de pé cansa mais como já falaram acima e você pode arregar (sic) antes. Mas para isso é bom ter uma relação mais leve, que não force tanto joelhos e permita uma cadência ligeiramente mais alta. Em longos trechos vale levantar e pedalar um pouco em pé, assim você muda o grupo de músculos usados e descansa um pouco.

Em subidas curtas vale a técnica "Eddy Merckx", suba em pé e socando tudo, assim o sofrimento termina antes. rs
PauloR2

Viciado em sofrimento
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fravo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

A sua relação está bem pesada, pra quem veio do MTB é uma tortura sem dúvida. Em vez de trocar o pedivela por um compacto experimente pegar um cassete de MTB, 11-28 ou 11-32. É mais barato e a troca mais fácil, mas com certeza vai te dar um alívio imediato para girar mais e subir melhor.

Subidas longas pedem pedalada sentado, subir de pé cansa mais como já falaram acima e você pode arregar (sic) antes. Mas para isso é bom ter uma relação mais leve, que não force tanto joelhos e permita uma cadência ligeiramente mais alta. Em longos trechos vale levantar e pedalar um pouco em pé, assim você muda o grupo de músculos usados e descansa um pouco.

Em subidas curtas vale a técnica "Eddy Merckx", suba em pé e socando tudo, assim o sofrimento termina antes. rs

Você não acha que vale a pena tentar me acostumar?
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Voodoo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 10:27
Originalmente postado por fravo fravo escreveu:

Você não acha que vale a pena tentar me acostumar?

Acostumar no ciclismo é obter condicionamento físico, e para isso precisa pedalar muito. Só que com uma relação muito pesada como essas você pode ter problemas de lesões (pedalar travado judia dos joelhos) e até desanimar devido ao sofrimento.

Sua relação deve ser de 7 ou 8v, um cassete 11-28 de MTB assim custa 40 pila por aí. Com ele você terá uma reserva para pedalar menos travado e com menos sofrimento.

Eu sou pesado (95 kg) mas estou com um condicionamento bom. Mesmo assim rodo com 52x39 e 11-28 diariamente, pois gosto de ter uma marcha para subir girandinho sem sofrer muito, o que ajuda inclusive na perda de peso.

O mínimo que eu uso hoje é um cassete 12-26, que ainda tem uma reserva para subidas. Menos que isso vai me obrigar a pedalar travado demais nas subidas e não compensa o sofrimento.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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GuilhermeOR Ver Drop Down
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ai ai, eu com meu 53x39 e 11-23 sofro pra cacete!!! ehehehe
Strava - http://www.strava.com/athletes/1353937
Praticante de triathlon
Cervélo Dual 2006
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marcoaleite Ver Drop Down
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11-23 só se você participa somente de provas criterium e olhe lá! rsrsrs

É muito pesado para andar em lugares com bastante subidas, como você usa 50-39, acho que um 11-28 de 10v ficaria show!
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Feller Ver Drop Down
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Fravo, 

os freios realmente não se comparam a uma MTB. Eles são feito (como já se disse no post) para diminuir a velocidade e não parar a bike de imediato - em velocidades acima de 45 km/h frear totalmente geralmente levará vc ao chão, pois a roda de trás tende a derrapar. O freio da frente como regra é o mais eficiente. Deve buscar um equilíbrio na freada, controlando ambos os freios. E como já disseram, deve treinar sua mente pra frear antes do que está acostumado, justamente para compensar a menos eficiência de frenagem. 

Quanto às subidas (além da questão da relação que já foi comentada) deve se ater à técnica de pedalada (veja na internet estudos sobre "pedalada redonda", por exemplo) e à posição corporal, principalmente quando se pedala em pé. Como já se disse, atacar a subida, pedalar sentado, em pé ou variando de posição sempre dependerá de dois fatores: 1) extensão e altimetria da subida e 2) seu condicionamento físico.

No mais, bem vindo ao mundo do ciclismo!!! Divirta-se!  
"Ride lots" (Eddy Merckx)
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Adilson Ver Drop Down
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Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

A sua relação está bem pesada, pra quem veio do MTB é uma tortura sem dúvida. Em vez de trocar o pedivela por um compacto experimente pegar um cassete de MTB, 11-28 ou 11-32. É mais barato e a troca mais fácil, mas com certeza vai te dar um alívio imediato para girar mais e subir melhor.

Subidas longas pedem pedalada sentado, subir de pé cansa mais como já falaram acima e você pode arregar (sic) antes. Mas para isso é bom ter uma relação mais leve, que não force tanto joelhos e permita uma cadência ligeiramente mais alta. Em longos trechos vale levantar e pedalar um pouco em pé, assim você muda o grupo de músculos usados e descansa um pouco.

Em subidas curtas vale a técnica "Eddy Merckx", suba em pé e socando tudo, assim o sofrimento termina antes. rs

Em subidas curtas eu já faço isso mesmo..rsrs
Meu problema não está na subida e sim nas retas..rsrs
A coroa 39 é pequena e a 52 é grande..rss  Não consigo usar as catracas menores, estou pensando em colocar um compacto e cassete 12-23 ou 12-25 no máximo
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ftmonjardim Ver Drop Down
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Acho que sua relacão esta extremamente pesada, eu andava de 25 no começo e aqui na minha região tem muito morro, quase desisti, hoje ando de 53x39 11-28 (10v) e sobe parede, como o voodoo falou, procura um k7 melhor, outra, seu k7 deve ter 25 ou 23, terminar em 24 eu nunca tinha visto, enfim.
Bons pedais...
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GuilhermeOR Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GuilhermeOR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 11:46
o engraçado do meu k7 é que é 10v 11-23 praticamente de 1 em 1 os pulos ehhee, por isso que muda tão suavemente, estou pensando seriamente em trocar por um 11-28, será que teria problemas com o câmbio? é um câmbio dura-ace 2006 com trocadores tb dura-ace 
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fravo Ver Drop Down
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Valeu pelas dicas!
Existe 11-28 de 7v?
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por GuilhermeOR GuilhermeOR escreveu:

estou pensando seriamente em trocar por um 11-28, será que teria problemas com o câmbio? é um câmbio dura-ace 2006 com trocadores tb dura-ace 

Pode colocar que funciona 100%.

Originalmente postado por ftmonjardim ftmonjardim escreveu:

outra, seu k7 deve ter 25 ou 23, terminar em 24 eu nunca tinha visto, enfim.
Bons pedais...

As vezes não, Monjardim. Existem cassetes de 7v que terminam em 24 dentes, podendo ser 11-12-14-16-18-21-24 ou 12-13-15-17-19-21-24.
PauloR2

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Originalmente postado por fravo fravo escreveu:

Valeu pelas dicas!
Existe 11-28 de 7v?

PauloR2

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marcoaleite Ver Drop Down
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Originalmente postado por Adilson Adilson escreveu:


Meu problema não está na subida e sim nas retas..rsrs
A coroa 39 é pequena e a 52 é grande..rss  Não consigo usar as catracas menores, estou pensando em colocar um compacto e cassete 12-23 ou 12-25 no máximo

Mas não é porque é reta que tem que pedalar em 52x12! rsrsrs Vai tudo da cadência que você está aplicando, em plano dá para se andar rápido com 50x15 em um cassete 11-25 por exemplo. Wink
Pedale mais até se adaptar melhor ao estilo da road bike para não gastar dinheiro a toa.
A combinação compacto e 11-25 eu acho muito boa, mas como o Voodoo citou anteriormente, trocar o cassete é mais barato, as vezes só com um cassete 11-28 você se dê bem, mas é preciso pedalar mais um pouco para dar o tiro com mais precisão.Wink
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Adilson Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adilson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 12:56
Originalmente postado por marcoaleite marcoaleite escreveu:

Originalmente postado por Adilson Adilson escreveu:


Meu problema não está na subida e sim nas retas..rsrs
A coroa 39 é pequena e a 52 é grande..rss  Não consigo usar as catracas menores, estou pensando em colocar um compacto e cassete 12-23 ou 12-25 no máximo

Mas não é porque é reta que tem que pedalar em 52x12! rsrsrs Vai tudo da cadência que você está aplicando, em plano dá para se andar rápido com 50x15 em um cassete 11-25 por exemplo. Wink
Pedale mais até se adaptar melhor ao estilo da road bike para não gastar dinheiro a toa.
A combinação compacto e 11-25 eu acho muito boa, mas como o Voodoo citou anteriormente, trocar o cassete é mais barato, as vezes só com um cassete 11-28 você se dê bem, mas é preciso pedalar mais um pouco para dar o tiro com mais precisão.Wink

Até concordo!
Eu consigo rodar bem com 52x17 e 52x15. Com 50 vou aproveitar melhor o k7.
Outa coisa é que k7 11-28 9v não está barato e nem é fácil de encontrar, além disso o pedivela que veio na bike é 175mm e eu tenho 1,60...rsrsrs

Ou seja, mais cedo ou mais tarde tenho de trocar mesmo, isso só vai me apressar..rsrs
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LeoMedeiros Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoMedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 12:56
Legal esse post.

Eu também entrei para o universo speed há um mês e pouco. Comprei uma Caloi 10 toda reformada, parece nova. Também estou me adaptando, pois é preciso bastante atenção na postura para não sobrecarregar a coluna. Mas a sensação de rendimento na speed é realmente diferente.

A única coisa que está me incomodando é que o câmbio dianteiro está arrastando no protetor de corrente (a pedivela/coroa são originais). Dando uma olhada mais cuidadosa tive a impressão que a coroa estava empenada, gerando o atrito no câmbio.

O resultado é que a regulagem nunca está boa. Preciso levá-la num mecânico para dar uma geral e ver se melhora, pois atualmente ela está fazendo muitos barulhos.

O câmbio traseiro não é original Suntour, é um shimano baratinho. O dianteiro também. Não sei se é isso. Tive a impressão que o eixo do movimento central estava muito para a esquerda, deixando pouco espaço na direita para acomodar o protetor da coroa... enfim... muitas dúvidas.

Abraços,
Leonardo Medeiros
Niterói.
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AthaBiker Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AthaBiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 13:27
Ah se tivesse existido este post e eu o tivesse lido antes de comprar minha speed..hehe
Como muitos novatos do fórum vim do MTB para o speed, com a sensação de que podia ter feito isso 10 anos atrás...agora estou no road há 1 mês e já rodei uns 190 km.  [http://www.bikemap.net/user/athabike] .

O tópico deixou claro para mim o assunto das relações em speed, e percebi que tenho um problema pois moro em uma cidade de muitas ladeiras e meu cassete é de 11-24 e 53-39 pedivela clássico.
Na verdade eu ainda não pude aproveitar a coroa maior, por mais que esteja treinando, ainda não peguei perna para ficar muito tempo pedalando nela. 

Assim já considero a compra de um cassete 11-28 e de um pedivela compacto. Alem de ter que trocar o canote que veio bichado e eu não percebi e colocar um guidão compacto. Isso que nem quero pensar nos estralos que estão vindo do movimento central. O resto é pedalar e pedalar!
Se eu pudesse pedalaria toda minha juventude de novo.
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Flavio Tuix Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Tuix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2012 as 13:44
Como conversei com o marco por mp ha um tempinho atras, eu estava usando na minha ex KHS 50/34 e 12/27, e subia numa cadencia bem legal, isso em subidas longas e ingremes.

Agora com a Caad, ela veio com 53/39 e 11/25, oq ja me fez sofrer um pouco nessas subidas.
A ideia eh pegar um cassete 11/28, pra aliviar um pouco as subidas com a 39.

No plano, ta lindo, socando a bota legal, mas subidas LONGAS ta tenso. E nao quero forçar os joelhos, pois tem lesao no menisco no joelho direito.

Agora, eu acho q uma coroa compacta 50/34 com um cassete 11-25 ( ideia do marco) fica legal. Eu falo isso, pq se eu tivesse com uma compacta hj na caad ao inves da 53/39, meu ritmo seria o mesmo da KHS, visto q pedalei uns 4 meses com essa configuração.

No mais, é pedalar, pedalar e pedalar.
Qdo achar q ta começando a ficar "molezinha" certos trajetos, ou vc começa a andar socando a bota pra treinar "sprints" ou aumenta as distâncias.

Hj eu fiz um treininho mais forte, mas tem treinos q faço mais "light" e ando mais km.

abrax
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Voodoo Ver Drop Down
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Existem prós e contras nas duas opções, pedivela compacto e cassete com range maior.

O cassete é barato e fácil de trocar, mas tende a ter buracos devido ao maior espaçamento do número de dentes dos pinhões.

O pedivela compacto mantém o cassete sem buracos, mas o desnível entre as coroas é enorme e há uma quebra de cadência quando você sobe ou desce marcha. Uma solução é aumentar a coroa pequena, passando de 34 para 36 dentes, fica bem menos ruim.

Eu particularmente prefiro o cassete com range maior. Isso me permite ter vários cassetes e trocar de acordo com o treino. Se vou andar no plano ou subidas leves uso um 11-23 e se vou escalar coloco o 11/12-28.
PauloR2

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Flavio Tuix Ver Drop Down
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sim voodoo concordo com vc.

achava um buraco gigantesco qdo tava de 50/34 e 12/27, por isso o marco me deu a ideia do 11-25, por nao ter tanto buraco e se adequar legal com as subidas.

agora do jeito q eu to, o plano fica lindo, subidas eu forço legal. 

tb acho mais valido trocar soh o cassete, mas uma coroa compacta com 11-25, da pra fazer bonito no plano tb.

abrax
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Flavio Tuix Flavio Tuix escreveu:

tb acho mais valido trocar soh o cassete, mas uma coroa compacta com 11-25, da pra fazer bonito no plano tb.

abrax

50-34 e 11-25 eu acho a melhor combinação para quem quer usar compacto. Para ficar melhor ainda só se usar a coroinha 36, assim fica com uma relação bem próxima ao 39x28 porém sem buracos na relação do cassete. Usei essa combinação por um tempo e realmente era uma delícia.
PauloR2

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fravo Ver Drop Down
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Bom, como só vou poder ver isso no sábado, tenho mais 3 dias pra rodar com essa relação e ver se me adapto melhor.

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Ravell Ver Drop Down
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Tô usando agora 50-34 e 11-28 10v e pra evitar o salto grande na cadencia qdo mudo do pratão pro volantinho, desço 2 marchas na catraca antes de fazer a mudança, mas bem rápido, daí quase não perde giro. Tem funcionado pra mim!
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