Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Gravel
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação de marchas MTB vs Gravel
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação de marchas MTB vs Gravel

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relação de marchas MTB vs Gravel
    Postado: 05 Jun 2022 as 21:57
Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:614
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2022 as 22:35
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?

Cara, 0,6 é uma redução super bruta, pra subir parede por muito tempo. Acho que você consegue se adaptar pra uma 0,8 mas só vai achar gravel com 0,8 de redução se optar por 1x12 ou 1x13, pois poderá escolher o tamanho da coroa mantendo um bom range.
Gravel é feita pra subidas medianas em inclinação, com pedivela 30/46 pro meu preparo físico fica difícil. Quando passa pra 1x12 bota uma coroa 36 por 45 ou 51 e sobe.


Editado por Dragum - 05 Jun 2022 as 22:37
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2022 as 22:42
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?

Cara, 0,6 é uma redução super bruta, pra subir parede por muito tempo. Acho que você consegue se adaptar pra uma 0,8 mas só vai achar gravel com 0,8 de redução se optar por 1x12 ou 1x13, pois poderá escolher o tamanho da coroa mantendo um bom range.
Gravel é feita pra subidas medianas em inclinação, com pedivela 30/46 pro meu preparo físico fica difícil. Quando passa pra 1x12 bota uma coroa 36 por 45 ou 51 e sobe.

Na verdade uma gravel com pedivela 46/30 e cassete 11x36 já daria a mais leve de 0,8, que seria minha ideia inicial. O problema está sendo o de achar gravel pra vender, pois está quase tudo em falta.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 08:18
Pedivela nessa configuração (46-30) só vi dois modelos no ML:
GRX (caro) e FSA sl-k (beeeeem caro), também tem um modelo de Tourney de ponta quadrada.

Ou seja: se a gravel não tiver esses dois modelos de pedivela, provavelmente venha com a menor relação de speed (50-34), que com cassete 11-36 é meio pesado, ainda mais se a opção pro ela for pra fazer estradão em regiões tipo a Serra Gaúcha! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
RuanRAC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mai 2014
Natal/RN
Offline
Mensagens:2824
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RuanRAC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 09:21
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Pedivela nessa configuração (46-30) só vi dois modelos no ML:
GRX (caro) e FSA sl-k (beeeeem caro), também tem um modelo de Tourney de ponta quadrada.

Ou seja: se a gravel não tiver esses dois modelos de pedivela, provavelmente venha com a menor relação de speed (50-34), que com cassete 11-36 é meio pesado, ainda mais se a opção pro ela for pra fazer estradão em regiões tipo a Serra Gaúcha! 

Existem algumas de MTB que eram usadas em aro 26 com coras que vão do 48 ao 22, em geral são triplas, se eu estivesse focado em preço e amplitude não descartaria a opção de três coroas para um gravel,

alguns modelos abaixo:








Editado por RuanRAC - 06 Jun 2022 as 09:29
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 10:13
Originalmente postado por RuanRAC RuanRAC escreveu:

Existem algumas de MTB que eram usadas em aro 26 com coras que vão do 48 ao 22, em geral são triplas, se eu estivesse focado em preço e amplitude não descartaria a opção de três coroas para um gravel

O ruim aí é os STIs triplos, que só deve ter no Claris e no Sora antigo de 8v.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:614
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 10:14
Verdade, pra subir, muito bom um 22-32-42/11-36 estilo M2000

30/36= 0,833
22/36= 0.611

Falando um pouco mais, o peso da bike ajuda, assim como a geometria, mas acho que uma relação menos reduzida precisa de um preparo físico bom, dependendo da subida.  Se passar no quadro um pneu 2.0, rola usar 36/22 ou se você tiver grana um pneu menor e um pedivela 38/26 com 11-40 ou 11-42. Um pedivela desses da shimano ta uns 900 pila no Mercado Livre.





Editado por Dragum - 18 Jun 2022 as 11:12
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 10:59
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?

Uma coisa que não tinha me passado pela cabeça e agora lembrei......

Pneu mais fino significa tb menor eficiência em frenagem! Dependendo de que região do RS que tu anda com a bike, muitas vezes tu vai ter que descer mais lento para os freios suportarem (cara, se travar, vai de arrasto e segura bem menos! experiência de quem já viu um cara com pneus 35 em uma bike hibrida fazer isso). aí o ganho de performance no plano se perde nas descidas também!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 11:11
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?


Tentando colaborar: Ponderando que sou um ciclista entusiasta, que pedala com boa frequência/regularidade,  mas com 100kg, Minha MTB tem relação mais leve de 0.66 (34/51) e na minha gravel 1.00 (34/34).

Estou sofrendo bastante em subidas longas e com inclinação maior. 
A maior subida que fiz com a gravel, foram 2,9km com inclinação media de 8.9%. Subi, mas foi bem dolorido.... 

Quando conseguir, quero alterar a relação dela para ficar abaixo de 0.80. 




 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 12:15
Outra opção é fazer o que foi sugerido no artigo a seguir para conseguir uma boa redução usando peças de bike road.


Está em inglês mas nada que o Google tradutor não resolva.


Editado por hug0.dts - 06 Jun 2022 as 12:18
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 15:59
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Verdade, pra subir, muito bom um 22-32-42/11-36 estilo M2000

30/36= 8.33
22/36= 6.11

Falando um pouco mais, o peso da bike ajuda, assim como a geometria, mas acho que uma relação menos reduzida precisa de um preparo físico bom, dependendo da subida.  Se passar no quadro um pneu 2.0, rola usar 36/22 ou se você tiver grana um pneu menor e um pedivela 38/26 com 11-40 ou 11-42. Um pedivela desses da shimano ta uns 900 pila no Mercado Livre.

Aí vai de MTB de uma vez! se é pra usar relação de MTB e pneu de MTB. Vai apenas pagar mais caro pra ter a mesma coisa!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 16:02
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Verdade, pra subir, muito bom um 22-32-42/11-36 estilo M2000

30/36= 8.33
22/36= 6.11

Falando um pouco mais, o peso da bike ajuda, assim como a geometria, mas acho que uma relação menos reduzida precisa de um preparo físico bom, dependendo da subida.  Se passar no quadro um pneu 2.0, rola usar 36/22 ou se você tiver grana um pneu menor e um pedivela 38/26 com 11-40 ou 11-42. Um pedivela desses da shimano ta uns 900 pila no Mercado Livre.

Aí vai de MTB de uma vez! se é pra usar relação de MTB e pneu de MTB. Vai apenas pagar mais caro pra ter a mesma coisa!

Ou por um drop + STI na MTB. Só não sei que a puxada do STI é a mesma de câmbio traseiro de MTB.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 16:07
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ou por um drop + STI na MTB. Só não sei que a puxada do STI é a mesma de câmbio traseiro de MTB.
Além da puxada, tem os freios hidráulicos, que com STI são diferentes do que os manetes! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 17:23
Quando montei minha pseudo gravel usei um pedivela M4000 que originalmente era 22-36-40.
Coloquei uma coroa 26 junto com a 40 e deixei ele duplo. O cassete era um 9V 11-32.
Aliexpress tem pedivela 30-46 na faixa de 500.00
Voltar ao Topo
Pabloebani Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Ago 2021
São Francisco d
Offline
Mensagens:1048
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pabloebani Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 20:20
Lembrando que Gravel não é uma speed então um pedivela 44 já está de bom tamanho, é mais importante que o cassete tenha um escalonamento próximo e não range de marchas. Vai do gosto de cada um, mas pedivela coroa única acima de 36 só vai ser necessário em asfalto.
Se eu fosse montar uma gravel a relação ideal seria um 30/46 com 11/36. Visto que meu uso será mais urbano e asfalto, pra me aventurar em algumas cicloviagens por aqui perto. Pros morros pesados da minha região já tenho a MTB e o terreno, se fizesse de gravel eu voltaria sem os braços kk.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jun 2022 as 22:04
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Pedivela nessa configuração (46-30) só vi dois modelos no ML:
GRX (caro) e FSA sl-k (beeeeem caro), também tem um modelo de Tourney de ponta quadrada.

Ou seja: se a gravel não tiver esses dois modelos de pedivela, provavelmente venha com a menor relação de speed (50-34), que com cassete 11-36 é meio pesado, ainda mais se a opção pro ela for pra fazer estradão em regiões tipo a Serra Gaúcha! 

Eu já vi pedivela altus e torney 46-30. Por volta de R$ 200 a 300 se consegue no brasil. Se importar deve conseguir por menos que isso.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 00:04
Para uma gravel de uso predominante em asfalto e de vez em quando uma estradinha de terra boa, a combinação de pedivela "gravel" (46-30 ou 44-28) + cassete 11-36 é a melhor pedida. Já pra uma gravel visando predominantemente estrada de terras e até alguma trilha, daí precisa algo mais reduzido, quem sabe até 1x com cassete grande padrão MTB.

Como rodo com meu caroço praticamente só em asfalto, uso 1x9 com coroa 44 e cassete 11-36. Hora que resolver encarar pedal na terra coloco uma coroa menor que tenho guardada.
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 13:59
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?


Qual a relação da MTB que te proporciona esses 0,8 (coroa e cassete)? E qual vai ser a coroa da Gravel?
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 14:43
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

Atualmente pedalo de MTB, pois gosto mais de pedais fora da estrada e tal. Conheci a pouco tempo o conceito das Gravel, e notei que seria uma bicicleta muito interessante para mim, pois 90% dos meus pedais são em no máximo estrada de chão com buracos e tal. São muito poucas as vezes que realmente me meto em trilhas com areia solta, raiz e descidas técnicas, onde a MTB teria a vantagem.

A dúvida que fiquei foi a seguinte: A marcha mais leve que tenho na minha mtb atualmente é 0,6. Considerando uma gravel, que terá uns 3kg a menos e pneu mais fino que minha mtb (55 vs 38), qual seria mais ou menos a relação que, numa subida, iria proporcionar um esforço parecido com esses 0,6 da mtb? Uns 0,8 quem sabe?



Qual a relação da MTB que te proporciona esses 0,8 (coroa e cassete)? E qual vai ser a coroa da Gravel?


Tenho 0,6 de relação na minha mtb com 22 na coroa e 36 no cassete.
Pelo que vi, nas gravel a relação mais leve que se tem normalmente seria 34 na coroa e 36 no cassete. Por isso comentei de trocar por um pedivela 46-30, pois aí chegaria nos 0,8 (e imagino que colocar um cassete 11-42 não iria dar certo, pois o passador não iria conseguir chegar no cassetete maior).
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 15:12
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:


Tenho 0,6 de relação na minha mtb com 22 na coroa e 36 no cassete.
Pelo que vi, nas gravel a relação mais leve que se tem normalmente seria 34 na coroa e 36 no cassete. Por isso comentei de trocar por um pedivela 46-30, pois aí chegaria nos 0,8 (e imagino que colocar um cassete 11-42 não iria dar certo, pois o passador não iria conseguir chegar no cassetete maior).


Ah sim, quis dizer 0,6 na MTB, perdão.

Eu gosto muito de calcular marchas usando cadência x velocidade. Por exemplo, a qual velocidade você vai andar pedalando a 100 RPM, pois assim fica fácil contabilizar diferentes pneus.

Na MTB, com 22x36 e pneus 55 mm daria 8,44 km/h.

Com pneus 38 mm daria:

34x36: 12,37
30x36: 10,92
30x42: 9,34

No 30x46 você atingira 8,55 km/h, ficando igual na MTB.

Eu acho que considerando as diferenças das bicicletas, o 30x36 ainda não te proporcionaria uma experiência igual a MTB, ficaria mais próximo a sua penúltima marcha.

Existe como colocar cassetes bem grandes, tem um câmbio GRX que aceita até 42. Mas lembro que o escalonamento das marchas com 2x virava uma zona, começava repetir várias na região usável, mas precisaria calcular de novo. Já chegou a pensar em 1x?
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 15:47
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Originalmente postado por jibão jibão escreveu:


Tenho 0,6 de relação na minha mtb com 22 na coroa e 36 no cassete.
Pelo que vi, nas gravel a relação mais leve que se tem normalmente seria 34 na coroa e 36 no cassete. Por isso comentei de trocar por um pedivela 46-30, pois aí chegaria nos 0,8 (e imagino que colocar um cassete 11-42 não iria dar certo, pois o passador não iria conseguir chegar no cassetete maior).


Ah sim, quis dizer 0,6 na MTB, perdão.

Eu gosto muito de calcular marchas usando cadência x velocidade. Por exemplo, a qual velocidade você vai andar pedalando a 100 RPM, pois assim fica fácil contabilizar diferentes pneus.

Na MTB, com 22x36 e pneus 55 mm daria 8,44 km/h.

Com pneus 38 mm daria:

34x36: 12,37
30x36: 10,92
30x42: 9,34

No 30x46 você atingira 8,55 km/h, ficando igual na MTB.

Eu acho que considerando as diferenças das bicicletas, o 30x36 ainda não te proporcionaria uma experiência igual a MTB, ficaria mais próximo a sua penúltima marcha.

Existe como colocar cassetes bem grandes, tem um câmbio GRX que aceita até 42. Mas lembro que o escalonamento das marchas com 2x virava uma zona, começava repetir várias na região usável, mas precisaria calcular de novo. Já chegou a pensar em 1x?

1x não iria piorar? Pq nos deore 1x por exemplo, o cassete tem um range bem maior que esse de gravel e road, o que proporciona uma relação bem leve. 
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 15:57
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

1x não iria piorar? Pq nos deore 1x por exemplo, o cassete tem um range bem maior que esse de gravel e road, o que proporciona uma relação bem leve. 

Procura a Soul Spry com Campanholo Ekar de 13v que tu entendrás!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 17:25
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

1x não iria piorar? Pq nos deore 1x por exemplo, o cassete tem um range bem maior que esse de gravel e road, o que proporciona uma relação bem leve. 

Procura a Soul Spry com Campanholo Ekar de 13v que tu entendrás!

Olhei aqui. A menor é 40 na coroa e 44 no cassete. Dá 0,9 igual as de duas coroas.
Voltar ao Topo
Dragum Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Dez 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:614
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dragum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2022 as 22:56
Usando o que temos de melhor, eu usaria 36/10x45 ekar pensando em subidas. Mas tudo bem que eu sou maluco, mas minha híbrida com 10-51 faz "melhor".

Eles querem passar aquela sensação do gap menor de um grupo de speed ai fazem 10-45; 9-40 com 13 velocidades. Pro meu estilo de pedal, um gap do 10-51 shimano é ótimo, agiliza as coisas e você tem uma faixa de cadência ok, mas sempre tem aquele que vai falar pra você trocar seu 11-36 por um 12-28 porque bla bla bla.... Rs.

EU, usaria numa gravel a mesma relação da minha híbrida, 36/10-51. Vai rápido pra caramba com pneu 40c e sobe qualquer piramba, é leve e relativamente simples. O Cubo já acha por menos de 500 e economiza no cambio dianteiro e se for maroto até no pedivela. Sai mais barato 36/10-51 que 38-26/11-42.

Editado por Dragum - 07 Jun 2022 as 22:59
1)16" Azul
2)Monark BMX 20
3)Sundown 24 21V
4)Azonic 26
5)C. Snake 26
6)2XS 26 21V
7)Aluminium 26 21V
8)C. 29r/29er 24V
9)GaryFisher Marlin 94 24V
10)Activ 2020
HJ)City Tour Td q da
HJ)A. Spercross
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 00:00
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Usando o que temos de melhor, eu usaria 36/10x45 ekar pensando em subidas. Mas tudo bem que eu sou maluco, mas minha híbrida com 10-51 faz "melhor".

Eles querem passar aquela sensação do gap menor de um grupo de speed ai fazem 10-45; 9-40 com 13 velocidades. Pro meu estilo de pedal, um gap do 10-51 shimano é ótimo, agiliza as coisas e você tem uma faixa de cadência ok, mas sempre tem aquele que vai falar pra você trocar seu 11-36 por um 12-28 porque bla bla bla.... Rs.

EU, usaria numa gravel a mesma relação da minha híbrida, 36/10-51. Vai rápido pra caramba com pneu 40c e sobe qualquer piramba, é leve e relativamente simples. O Cubo já acha por menos de 500 e economiza no cambio dianteiro e se for maroto até no pedivela. Sai mais barato 36/10-51 que 38-26/11-42.




Esse 36/10-51 vc usa em 11 ou 12v?
Que sti e câmbio traseiro trocam essa combinação?
strava.com/athletes/6410495
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 00:04
Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

1x não iria piorar? Pq nos deore 1x por exemplo, o cassete tem um range bem maior que esse de gravel e road, o que proporciona uma relação bem leve. 


O 1x tem um conjunto grande de vantagens e desvantagens, entrega uma range muito boa, porém com intervalos maiores. A corrente cruza mais e tem mais perdas de desempenho.

Revi alguns cálculos aqui, com 46x30 e 11-42 ou 40 dá um escalonamento muito bom (os problemas ocorriam com 50x34). No 1x, com 36 e 10-51 igual sugeriram, você perde apenas a última marcha (mais pesada), aumenta um pouco o intervalo entre as marchas, mas fica com a mais leve igual.

Eu iria pender para o 2x mesmo, são 14-15 marchas únicas na região usável (sem cruzar demais), mas se odiar câmbio dianteiro e quiser 1x, vai funcionar muito bem, dentro das suas limitações.

Um dos câmbios traseiros GRX aceita cassetes de MTB com até 42 dentes, no 1x eu não faço ideia quais seriam as opções de colocar 10-51 com STIs (mas tem como, provavelmente na SRAM).



Os números aqui são as marchas em km/h pedalando a 100 RPM. As marcadas em azul são a região que a corrente não cruza demais (aberto a discussão, e pode variar um pouco com o chainline final). O 2x está calculado com pneu 35 mm, mas não vai fazer uma diferença tão significativa pra te ajudar escolher.
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 00:05
Originalmente postado por Dragum Dragum escreveu:

Usando o que temos de melhor, eu usaria 36/10x45 ekar pensando em subidas. Mas tudo bem que eu sou maluco, mas minha híbrida com 10-51 faz "melhor".

Eles querem passar aquela sensação do gap menor de um grupo de speed ai fazem 10-45; 9-40 com 13 velocidades. Pro meu estilo de pedal, um gap do 10-51 shimano é ótimo, agiliza as coisas e você tem uma faixa de cadência ok, mas sempre tem aquele que vai falar pra você trocar seu 11-36 por um 12-28 porque bla bla bla.... Rs.

EU, usaria numa gravel a mesma relação da minha híbrida, 36/10-51. Vai rápido pra caramba com pneu 40c e sobe qualquer piramba, é leve e relativamente simples. O Cubo já acha por menos de 500 e economiza no cambio dianteiro e se for maroto até no pedivela. Sai mais barato 36/10-51 que 38-26/11-42.

Você está falando para usar um deore na gravel então? Um passador STI consegue ser utilizado com deore?
Voltar ao Topo
jibão Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jan 2022
RS
Offline
Mensagens:221
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jibão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 00:08
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Originalmente postado por jibão jibão escreveu:

1x não iria piorar? Pq nos deore 1x por exemplo, o cassete tem um range bem maior que esse de gravel e road, o que proporciona uma relação bem leve. 


O 1x tem um conjunto grande de vantagens e desvantagens, entrega uma range muito boa, porém com intervalos maiores. A corrente cruza mais e tem mais perdas de desempenho.

Revi alguns cálculos aqui, com 46x30 e 11-42 ou 40 dá um escalonamento muito bom (os problemas ocorriam com 50x34). No 1x, com 36 e 10-51 igual sugeriram, você perde apenas a última marcha (mais pesada), aumenta um pouco o intervalo entre as marchas, mas fica com a mais leve igual.

Eu iria pender para o 2x mesmo, são 14-15 marchas únicas na região usável (sem cruzar demais), mas se odiar câmbio dianteiro e quiser 1x, vai funcionar muito bem, dentro das suas limitações.

Um dos câmbios traseiros GRX aceita cassetes de MTB com até 42 dentes, no 1x eu não faço ideia quais seriam as opções de colocar 10-51 com STIs (mas tem como, provavelmente na SRAM).



Os números aqui são as marchas em km/h pedalando a 100 RPM. As marcadas em azul são a região que a corrente não cruza demais (aberto a discussão, e pode variar um pouco com o chainline final). O 2x está calculado com pneu 35 mm, mas não vai fazer uma diferença tão significativa pra te ajudar escolher.

Pelo que olhei, os GRX tem em 1x range máximo de 11-42. Bem longe dos 10-51 que se tem nos deore pra cima. Só se usar deore, mas daí não sei quanto a compatibilidade com STI.
Voltar ao Topo
iRodomiro Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2021
.
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar iRodomiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 00:13
Sim, o GRX seria a opção para o 2x. Na Shimano acredito que não existe compatibilidade entre STI e câmbios de MTB nos grupos mais novos, na SRAM acho que é mais provável. Mas não saberia te falar com certeza.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 00:56
Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Sim, o GRX seria a opção para o 2x. Na Shimano acredito que não existe compatibilidade entre STI e câmbios de MTB nos grupos mais novos, na SRAM acho que é mais provável. Mas não saberia te falar com certeza.


Lembrando que 42T e do modelo GRX812. o cambio GRX810 tem 34T como maior pinhão. Diferem no tamanho do cage.

Os Sram 1x (Rival e Force) são para até 44T.

O Sti Tiagra 4700 com freio tradicional e o 4720 hidraulico funcionam sem ressalvas com cambio traseiro Sram X7. já andei com uma Diverge com Tiagra e X7 com cage médio e 36T (era 2x10). Talvez (suponho eu) que funcione bem com o X7 longo que suporta até 46 dentes sem problemas.

Editado por dimas2dimas - 08 Jun 2022 as 01:02
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
shy-boy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2005
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:767
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shy-boy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 06:43

Funciona sim.
Tenho STI Ultegra com câmbio XT


Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Sim, o GRX seria a opção para o 2x. Na Shimano acredito que não existe compatibilidade entre STI e câmbios de MTB nos grupos mais novos, na SRAM acho que é mais provável. Mas não saberia te falar com certeza.


Lembrando que 42T e do modelo GRX812. o cambio GRX810 tem 34T como maior pinhão. Diferem no tamanho do cage.

Os Sram 1x (Rival e Force) são para até 44T.

O Sti Tiagra 4700 com freio tradicional e o 4720 hidraulico funcionam sem ressalvas com cambio traseiro Sram X7. já andei com uma Diverge com Tiagra e X7 com cage médio e 36T (era 2x10). Talvez (suponho eu) que funcione bem com o X7 longo que suporta até 46 dentes sem problemas.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 08:52
Pode ser que funcione porque o Ultegra é R8xxx e o XT é M8xxx.

Logo, em teoria, Dura-Ace e XTR casariam (R9xxxx e M9xxxx), bem como 105 e SLX (R7xxxx e M7xxx)

Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 08:57
Originalmente postado por shy-boy shy-boy escreveu:


Funciona sim.
Tenho STI Ultegra com câmbio XT


Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Sim, o GRX seria a opção para o 2x. Na Shimano acredito que não existe compatibilidade entre STI e câmbios de MTB nos grupos mais novos, na SRAM acho que é mais provável. Mas não saberia te falar com certeza.


Lembrando que 42T e do modelo GRX812. o cambio GRX810 tem 34T como maior pinhão. Diferem no tamanho do cage.

Os Sram 1x (Rival e Force) são para até 44T.

O Sti Tiagra 4700 com freio tradicional e o 4720 hidraulico funcionam sem ressalvas com cambio traseiro Sram X7. já andei com uma Diverge com Tiagra e X7 com cage médio e 36T (era 2x10). Talvez (suponho eu) que funcione bem com o X7 longo que suporta até 46 dentes sem problemas.


No seu caso e di2 né? di2 não tem cabo e a puxada corresponde a um pulso elétrico.

No mecanico não há compatibilidade devido a diferença na puxada do cabo.

Editado por dimas2dimas - 08 Jun 2022 as 09:01
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
shy-boy Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2005
Piracicaba - SP
Offline
Mensagens:767
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shy-boy Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2022 as 11:32
Sim é Di2.

Pode ser isso mesmo.

Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por shy-boy shy-boy escreveu:


Funciona sim.
Tenho STI Ultegra com câmbio XT


Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

Originalmente postado por iRodomiro iRodomiro escreveu:

Sim, o GRX seria a opção para o 2x. Na Shimano acredito que não existe compatibilidade entre STI e câmbios de MTB nos grupos mais novos, na SRAM acho que é mais provável. Mas não saberia te falar com certeza.


Lembrando que 42T e do modelo GRX812. o cambio GRX810 tem 34T como maior pinhão. Diferem no tamanho do cage.

Os Sram 1x (Rival e Force) são para até 44T.

O Sti Tiagra 4700 com freio tradicional e o 4720 hidraulico funcionam sem ressalvas com cambio traseiro Sram X7. já andei com uma Diverge com Tiagra e X7 com cage médio e 36T (era 2x10). Talvez (suponho eu) que funcione bem com o X7 longo que suporta até 46 dentes sem problemas.


No seu caso e di2 né? di2 não tem cabo e a puxada corresponde a um pulso elétrico.

No mecanico não há compatibilidade devido a diferença na puxada do cabo.
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 14:15

Eu consigo ou não tirar o pedivela Tiagra da gravel e colocar um Deore 10v ou até um altus?

ex: 

Pedivela Shimano Altus FC-MT210 36-22 175mm

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Pedivela-Shimano-Altus-FC-MT210-36-22-175mm-46334


Pedivela Shimano Deore M6000 38-28 175mm


https://www.bikepointsc.com.br/produto/Pedivela-Shimano-Deore-M6000-38-28-175mm-20737



Se não é possível, qual é o impedimento técnico? (quero apreender) 

MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 14:19
Cara, eles sendo da mesma tecnologia, creio que impedimento não vai ter!

Mas, se com 46-30 ficaria ideal, um 38-28 tu vai perder muito final! e o 36-22 pior ainda! Aí o conceito da gravel se foi pro espaço e é melhor andar com uma MTB e trocar os pneus pelos da Gravel.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 14:31
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Cara, eles sendo da mesma tecnologia, creio que impedimento não vai ter!

Mas, se com 46-30 ficaria ideal, um 38-28 tu vai perder muito final! e o 36-22 pior ainda! Aí o conceito da gravel se foi pro espaço e é melhor andar com uma MTB e trocar os pneus pelos da Gravel.


Quanto a isso, entendo mesmo que vai ficar bem limitada a velocidade final. 
Mas, pensa assim. Tu já fez o caminho de Carravagio ai na sua região? 
Pensa em um bikepacking com uns 15 kilos extras. 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 14:42
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:


Eu consigo ou não tirar o pedivela Tiagra da gravel e colocar um Deore 10v ou até um altus?

ex: 

Pedivela Shimano Altus FC-MT210 36-22 175mm

https://www.bikepointsc.com.br/produto/Pedivela-Shimano-Altus-FC-MT210-36-22-175mm-46334


Pedivela Shimano Deore M6000 38-28 175mm


https://www.bikepointsc.com.br/produto/Pedivela-Shimano-Deore-M6000-38-28-175mm-20737



Se não é possível, qual é o impedimento técnico? (quero apreender) 



Por se integrado a largura do eixo é diferente (68mm vs 73mm). Não dá para usar esse tipo de pedivela num central para road/gravel sem gambiarra. Isso só seria possível se você usasse um pedivela para central de ponta quadrada ou octalink.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 15:21
Originalmente postado por TGTECH TGTECH escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Cara, eles sendo da mesma tecnologia, creio que impedimento não vai ter!

Mas, se com 46-30 ficaria ideal, um 38-28 tu vai perder muito final! e o 36-22 pior ainda! Aí o conceito da gravel se foi pro espaço e é melhor andar com uma MTB e trocar os pneus pelos da Gravel.


Quanto a isso, entendo mesmo que vai ficar bem limitada a velocidade final. 
Mas, pensa assim. Tu já fez o caminho de Carravagio ai na sua região? 
Pensa em um bikepacking com uns 15 kilos extras. 

Ainda não fiz, mas definitivamente não é trajeto pra fazer com uma gravel!
Tem gente que faz em 1 dia, em 2 dias e no máximo em 3 dias de bike! e sempre de MTB!

Mas pra quê tudo isso de carga? Tem pousadas por todo o trajeto (e pelo que sei não tem muita estrutura de camping pelo caminho - já foi pensado em usar a estrutura existente de pousadas)! no máximo umas 2 ou 3 mudas de roupa (e fazendo no verão, só leva coisa mais leve, de poliéster/poliamida que ocupa pouco espaço, pesa pouco e seca rápido!


Editado por GabrielSL329 - 17 Jun 2022 as 15:25
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TGTECH Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2018
Restinga Seca
Offline
Mensagens:531
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TGTECH Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2022 as 15:46
Usei ela só como exemplo. Esta nos meus planos, eu e minha esposa. Mas vamos usar sim a estrutura do lugar, só levando roupa para 3 dias. 

Mas, logo no verão faremos na serra catarinense/gaúcha e será bikepacking saindo de torres (temos casa lá) subindo cambara e pedalando la nos campos em cima da serra. 

A primeira será essa do link abaixo. Saio pedalando de casa. 
https://www.strava.com/routes/2934167901939737536

 
MTB - Sense Carbon
Gravel - Enduravox GR
Road - Hypervox
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X