Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Relação 2 coroas é bem melhor pra XCM.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Relação 2 coroas é bem melhor pra XCM.

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Relação 2 coroas é bem melhor pra XCM.
    Postado: 30 Mar 2021 as 09:59
Calma pessoal, o título é polêmico de propósito.

Eu sou usuário de relações 1x desde 2014, e sei das diversas vantagens que essa simplificação traz especialmente nos meus pedais que são 95% "Enduro".

Mas o que quase ninguém fala são das desvantagens dos grupos 1x. Esse vídeo é muito interessante e mostra o maior problema das relações 1x do ponto de vista do XCM. O que ele defende é que há uma grande perda de potência e maior desgaste por conta da dobra bastante significativa que a corrente faz quando nos cogs maiores atuais (50, 51 e 52 dentes). Isso porque uma das soluções para criar relações 12v sem ter que aumentar a largura do freehub e nem estreitar mais ainda a corrente 11v foi empilhar mais um cog na parte de cima, o que na prática ocasiona essa dobra. As bikes modernas prezam traseiras curtas, e ao mesmo tempo espaço para pneus largos e cubos boost,. Isso deixa os chainstays bem largos, o que dificulta utilizar coroas mais alinhadas a parte de dentro do cassete, especialmente em bikes pra XCM que utilizam coroas relativamente grandes(34 dentes ou mais).

Já numa relação 2x, geralmente se usa os cogs maiores com a coroa menor, e vice versa, eliminando esse problema de cruzamento. No vídeo ele mostra que a perda de potência a longo prazo em uma prova XCM, pra um atleta alto nível, pode significar alguns segundos no final da prova.

Adaptando isso pra nossa realidade, especialmente hoje com dólar caro e dificuldade de achar peças pra reposição, pode ser uma solução também pra baratear nossas relações usadas no dia a dia. 
Acrescento (observação minha) que na grande maioria dos cassetes 1x o cog maior é de alumínio para aliviar peso, mas pra quem pedala muito em subidas e usa bastante ele, pode acabar perdendo o cassete inteiro por conta de desgaste nesse cog maior. Uma relação 2x poderia aliviar o uso desse cog maior, ou então permitiria a utilização de um cassete não tão grande, de modo q não precisasse que o cog maior fosse alumínio.





Editado por TheLittle - 30 Mar 2021 as 10:03
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
edvar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jun 2016
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:161
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edvar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 15:23
2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 

Sense Impact Pro
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 15:27
Originalmente postado por edvar edvar escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 


Como os gringos dizem, Bullsh*t! Compare o peso de um K7 10-52 e um K7 11-42. Aí Pegue essa diferença de peso e compare com a coroa 26 que vc perde do sistema 2X
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 15:39
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Como os gringos dizem, Bullsh*t! Compare o peso de um K7 10-52 e um K7 11-42. Aí Pegue essa diferença de peso e compare com a coroa 26 que vc perde do sistema 2X

Adiciona o cambio dianteiro, trocador e conduite/cabo pra deixar completão.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 15:44
Do ponto de vista mecânico do cruzamento de correntes quanto mais coroas tiver, menos cruzada tende a ficar a corrente. Entretanto, são poucos os que mantém a corrente com o menor cruzamento possível!

O ideal seria um sistema de polias igual um cambio CVT, mas isso é impossível em uma bike.
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 15:45
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por edvar edvar escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 


Como os gringos dizem, Bullsh*t! Compare o peso de um K7 10-52 e um K7 11-42. Aí Pegue essa diferença de peso e compare com a coroa 26 que vc perde do sistema 2X

na verdade comparando cassetes top, tipo XTR e XX1, a diferença não chega a ser tão grande assim. mas se tiver falando dos cassetes de entrada, aí sim, cassetes 11-52 já vi pesando perto de 700g.

E lembre que a coroa dianteira q sobra vai ser menor, além do que é removido também câmbio, shifter, cabo e conduíte. No fim das contas tira um bom peso sim, principalmente se os componentes de câmbio dianteiro não forem das linhas mais top.

Veja que não estou defendendo 1 ou 2x, particularmente só uso 1x pela praticidade pois é o que melhor funciona pros tipos de pedal que faço. Mas trouxe o tópico como curiosidade pra debatermos já que me parece que uma grande parte dos MTBs faz XCM.


Editado por TheLittle - 30 Mar 2021 as 15:46
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 17:02
aqui foi testado: https://www.cyclingabout.com/drivetrain-efficiency-difference-speed-between-1x-2x/


Voltar ao Topo
HardWell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jul 2013
Maringá-Paraná
Offline
Mensagens:1082
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HardWell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 17:04
Ah eu sei lá... 1x e vida e quem usa não volta!
Nao falta em nada e tão pouco sobra! Uso as 12v.

Sistema pratico de se manter, pratico de regular, na lama não empaçoca, e mais discreto e o visual também e perfeito.

Mesmo no sistema mais simples... tendo esse peso que cria-se um Lag, ainda vale a pena... basta saber usar!

Minha humilde opniao!
Voltar ao Topo
Sigue Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Nov 2020
Bauru
Offline
Mensagens:381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sigue Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 17:26
Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 17:48
Tenho 3x8, 2x10, 2x11 e 2x12. Acho que 1x só funciona em 12. 11V nunca deveria ter existido. Era para pular do 2x10 pro 1x12. 1x11 não tem tange e 2x11 tem range igual ao 2x10, diferença é que se mantém na coroa maior por mais tempo e tem menos compensação atrás quando se troca de coroa. Mas hoje com 2x9 11-36 e 36/22 já bastaria de range e com preço mais barato. Fora vantagem de ter tudo em aço e durar mais. Não acho grandes vantagens o 1x no quesito trocas. Com 2x você tem a vantagem de trocar a coroa num momento de apuros e reduzir bastante a relação. Vantagem de peso nem sei se é perceptível. Vantagem mesmo de 1x é no barro por não ter o câmbio dianteiro, mas o traseiro fica bem mais exposto embaixo e fico com medo quando passo no meio muitas pedras altas. Outra vantagem é que 2x ou 3x a corrente cai da coroa em trechos altamente técnicos onde não se pedala e se desce a milhão, por mais regulado que tudo esteja, pois dentes do 2x e 3x são feitos para corrente sair delas. Já sistema 1x a coisa é mágica, corrente não cai nunca.

Editado por Fabio - 30 Mar 2021 as 17:54
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2021 as 17:51
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?



Mas os de 10V usam corrente mais larga e a largura do cassete fica igual. A não ser que usassem um cassete com 10V e corrente de 12V. Igual aquele Sram EX1 de 8V com corrente e espaçamento de 10V. Só ver que desde 8V até 12V o espaçamento no cubo é idêntico, o que significa que estreitaram a corrente, os pinhões e a distância entre eles. Embora parece que 11V e 12V use o cog maior meio côncavo que acompanha o guarda-chuva dos raios, coisa que só é possível pelo grande tamanho deles. Aí, pode ser que realmente a largura geral seja maior mesmo que a largura no freehub seja igual.
Voltar ao Topo
black_ovelha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2019
São Paulo
Offline
Mensagens:89
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar black_ovelha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 07:24
Sabem de nada inocentes

https://youtu.be/_ifblrCFa30
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 07:51
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?

olha os cassetes no AliExpres....
tem 11-50 9v até

cada cratera entre as marchas.....

Se tu for observar a evolução dos cassetes, a cada inclusão de uma velocidade, era incluso um cog maior, mantendo a escala anterior (com pequenas variações).

talvez o dia em que inventarem uma forma da coroa se deslocar, adequando o chainline de acordo com a marcha selecionada, esse desgaste por cruzamento de corrente seja diminuido! 
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 08:15
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

aqui foi testado: https://www.cyclingabout.com/drivetrain-efficiency-difference-speed-between-1x-2x/



já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 08:29
Acho que esse negócio de 1x, 2x ou 3x só serve mesmo pra quem é atleta (ou pelo menos leva a pedalada de modo mais sério) e não um "andador de bike". Minha bike "ainda" é 3X (27 marchas) e como só ando no plano (algumas vezes tem umas subidas pra enfrentar, hehehe) para mim seria legal usar o sistema 2x já que a minha coroa menor ainda está zero bala, só que falta grana pra trocar o conjunto trocador dianteiro (até tenho mas se está funcionando, pra quê trocar?). O 1x facilita na manutenção, é um componente a menos na bike (trocador, alavanca, cabos e tal) e simplifica na instalação do sistema eletrônico se o cara tiver grana pra isso, um AXS da Sram custa só o traseiro uns 7 mil, imagine colocar isso em sistemas 2x ou 3x. E tirar peso da bike? Pelamordedeus, vão tirar o que, 300/400g? É só o cara dar uma mijada e uma cagada antes de ir pedalar que já sai tudo isso de peso, hehehe... Tirar peso seria o que ocorre qdo se troca uma suspensão por um garfo rígido, aí sim... Atenção, opinião de quem não faz mais trilhas mas anda de bike (ou melhor, qq coisa que tenha duas rodas...) desde os 12 anos, por favor não me batam... LOL
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 08:47
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)

A questão aberta não é essa! mas sim voltado ao custo e durabilidade dos equipamentos diante de um cenário de dólar alto, instabilidade jurídico-econômica e uma possível escassez de boas peças
não se discute que 1x acaba sendo melhor!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 09:38
Muito interessante o estudo. Isso deve ajudar a justificar o fato de ser agradável pedalar uma bike Single Speed. 
Além de uma speed em que faço a grande maioria dos pedais, tenho uma mtb e uma C10 single speed da minha idade (quase 40, kkkk), e me amarro em andar nela. Ontem fiz 35km nela, sofri um pouco nas subidinhas que eu pego na estrada (algo como subir uns viadutos).

Eu quero montar uma híbrida com relação 1x9, 42 x 11-40, com pneus 700x35. A idéia é não usar as marchas das extremidades, ficar entre o 42x13 e o 42x34, com o conforto psicológico de saber que tem mais 1 marcha.

Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
Elitecarbon29 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Elitecarbon29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 10:46
Originalmente postado por edvar edvar escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 


Peso a mais??  E desde quando 0.500 gramas faz diferença no tipo de pedal da grande maioria dos ciclistas???? 
Vejo muita gnt preocupada com peso disso e peso daquilo quando não tem nem sensibilidade na perna pra notar a diferença de peso nessas situações ...
Voltar ao Topo
Elitecarbon29 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Mar 2021
Porto Alegre
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Elitecarbon29 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 10:48
Originalmente postado por edvar edvar escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 

Peso a mais?? E desde quando 0.500 gramas faz diferença no pedal de quem não é atleta de elite??
Vejo muita gnt se preocupando com peso disso e peso daquilo e na verdade não tem nem sensibilidade na perna pra notar diferença nem de 2kg em uma bike.
Voltar ao Topo
Hugobh77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jul 2015
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:2546
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hugobh77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 11:38
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?


Andei usando um de 9V com cassete 11/46 e por incrível que parece a corrente torce da mesma forma e é até pior por ela ser mais grossa. Precisei jogar a coroa mais pra dentro pra não ficar raspando ao usar o cog 46T, coisa que com o Deore 5100 não acontece.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 18:47
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:


já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)

Analisei. Cheguei a conclusão que esse estudo foi baseado em relação de ROAD BIKES, provavelmente para explicar pq o 1X não pegou nem vai pegar no ciclismo de estrada. São 6W de perda na relação maior... Num universo onde os caras se depilam para ganhar 1 ou 2w, 6W é muita coisa!

Já no MTB, relações menores, a diferença cai para 2 ou 3W... Numa prova de XCM pode fazer diferença, num XCO nem faz cócegas.
Voltar ao Topo
Chuck DhFr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Ago 2008
Poços de Caldas
Offline
Mensagens:1294
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Chuck DhFr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2021 as 21:06
Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range




Editado por Chuck DhFr - 31 Mar 2021 as 21:18
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

FMMTB Team
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 08:18
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range

tá aí uma relação que dificilmente veremos por aqui, apesar do range de 610%.
povo abandonou de vez as duas coroas com o advento das 12v.


Editado por GabrielSL329 - 01 Abr 2021 as 08:21
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 08:20
Originalmente postado por Sigue Sigue escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?

acho que a Microshift tem grupos de 10v e de 9v mais ou menos assim.



além disso os chineses fazem cassetes até 11-50 de 9v.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 08:23
Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range



ou como alternativa bem mais barata, 2x11
coroa 38x24
cassete 11.40 ou 11.42.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 09:20
https://youtu.be/_ifblrCFa30
novo produto no mercado, por hora caríssimo, quem sabe num futuro seja a solucão da relação com 1 coroa e funcionalidade de 2 coroas, pelo menos no ciclismo de estrada. Quem sabe o produto vinga e migra pro off-road.
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 10:02
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

aqui foi testado: https://www.cyclingabout.com/drivetrain-efficiency-difference-speed-between-1x-2x/



já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)

Originalmente postado por luyggi luyggi escreveu:

https://youtu.be/_ifblrCFa30
novo produto no mercado, por hora caríssimo, quem sabe num futuro seja a solucão da relação com 1 coroa e funcionalidade de 2 coroas, pelo menos no ciclismo de estrada. Quem sabe o produto vinga e migra pro off-road.


Vejam q tanto essa solução quanto o estudo proposto foram testado em bikes de estrada.
Nesse caso, como os pneus são muito finos, é perfeitamente possível usar uma coroa grande muito melhor alinhada ao cassete. Já no caso das mountain bikes modernas o fato de usar pneus largos e chainstays curtos dificultam colocar a coroa centralizada no cassete, como é mostrado no vídeo.

O sistema de cubo interno de 2 ou mais velocidades é uma solução interessante mesmo. No caso do MTB, poderia por exemplo usar só uma coroa muito pequena (28 dentes) bem próxima ao chainstay, e fazer uma relação dentro do cubo como se na relação mais "longa" essa coroa fosse algo como 40 dentes. E o cassete poderia ser não muito grande, algo como 11-42 dentes. Teria uma relação com range de mais de 600% com somente 1 coroa, além disso ia aumentar muito o "clearance" da coroa pra obstáculos, seria muito útil especialmente no XCO. E as peças seriam baratas, especialmente coroa, corrente e cassete que é são coisas q desgastam rápido na bike.

A Truvativ (hoje SRAM) no passado inventou uma solução 2x assim no pedivela com engrenagens planetárias. Talvez um refinamento disso poderia uma solução mais barata e simples que mudar o cubo traseiro, pois além do pedivela ter mais área pra engrenagens, elas poderiam ser maiores e mais robustas, provavelmente com melhor eficiência e durabilidade do sistema, e ainda deixaria de acrescentar peso na roda traseira (peso não suspenso) melhorando o desempenho da suspensão traseira.

---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2021 as 10:10
Problema dessas paradas "dentro", é que dizem ser bem robustas, não quebra quase nunca. Mas e o dia que quebrar? Faz como para chegar em casa? Sistema exposto sempre tem um jeito.
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Abr 2021 as 23:58
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

Originalmente postado por Chuck DhFr Chuck DhFr escreveu:

Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range




ou como alternativa bem mais barata, 2x11
coroa 38x24
cassete 11.40 ou 11.42.

Bom dia!

Interessante essas suas sugestões, uso 1x12 e montei outra 2x10, gostei de voltar a ter range próximo ao de quando usava 30v

Coroas 26/36
Cassete 11/42

Quando acabar a coroa maior, vou pela sugestão de botar uma 38, vai melhorar ainda mais.


Também fiquei curioso de, um dia, testar a sugestão do 2x12...

Seria possível montar um cassete Shimano 11-45 com câmbio e corrente Eagle?


Editado por raulino - 04 Abr 2021 as 23:59
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 15:12
Tava pensando aqui e na teoria é possível usar um cassete 10-51 com duas coroas. oq vai ocorrer é da corrente não subir nos 2 primeiros cogs maiores quando na coroa maior, e a corrente ficar muito folgada qdo estiver na coroa menor com cogs menores.

Se o usuário tiver o cuidado de não tentar colocar nessas combinações, dá pra usar dessa maneira. Mas sabemos q na prática em certos momentos vc esquece e não tem como evitar essas combinações. Então por segurança do câmbio e corrente, não se usam essas relações.

Eu comentei em outro tópico uma combinação curiosa que uso na bike de Enduro:

Tem certas trilhas da minha área q tem inclinação absurda, beirando o impossível subir. Mas como gosto de tentar escalar elas, e como uso um pedivela 2x convertido pra 1x (coroa narrow wide), deixo a coroinha 24 presa no pedivela. 
Em situações muito inclinadas eu coloco, com o pé mesmo, na corrente na "bisavó", aí tenho relação 24x50. Além de permitir subir trechos quase impossíveis, dá pra usar também em longas subidas inclinadas ou mesmo pra economizar o cog maior do cassete, q geralmente é alumínio e desgasta rápido, já que usando a coroa 24 não precisa usar o cog 50. 
Uma outra situação que essa relação é bem utilizada, é quando minha esposa pedala comigo em trilhas. Usando a coroinha ela reclama um pouco menos das subidas LOL

Os problemas desse sistema não são muitos. Basicamente, só dá pra usar os cogs maiores do cassete (os primeiros 4 ou 5) senão a corrente fica muito encolhida e começa a bater no quadro. E claro, o maior inconveniente, é que na hora de trocar pra coroa maior tem q ser na mão rs. Como meus pedais são praticamente só enduro e com subidas longas, n se torna um inconveniente tão grande a ponto de colocar um câmbio dianteiro.


Editado por TheLittle - 05 Abr 2021 as 15:18
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2021 as 17:06
Ja cheguei a pensar nisso não usando os maiores. Acho que aprendi isso com a Elite 30. Primazia da Caloi
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 06:05
Ela tinha coroa 40-30-22 e cassete 11-36 no aro 29 né Fábio? Devia ser bem leve

A única 30V que tive foi uma Cannondale Trail SL2, coroa 42-32-24 com 11-36, mas aro 26.

Apesar da relação favorável, em trechos íngrimes ela empinava fácil d+, precisei inverter a mesa para amenizar.
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 06:16
Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

(...) Tem certas trilhas da minha área q tem inclinação absurda, beirando o impossível subir. Mas como gosto de tentar escalar elas, e como uso um pedivela 2x convertido pra 1x (coroa narrow wide), deixo a coroinha 24 presa no pedivela. 
Em situações muito inclinadas eu coloco, com o pé mesmo, na corrente na "bisavó", aí tenho relação 24x50. Além de permitir subir trechos quase impossíveis, dá pra usar também em longas subidas inclinadas ou mesmo pra economizar o cog maior do cassete, q geralmente é alumínio e desgasta rápido, já que usando a coroa 24 não precisa usar o cog 50.(...)

The Little voce usa algum sistema para evitar a queda de corrente na sua Enduro 2x?

Eu tenho sofrido com isso na relação 2x, se estiver levemente cruzado já cai, tanto em saltos pequenos como em trechos acidentados.

Estou instalando um tensionador das antigas, que garimpei usado, pra ver se resolve: Blackspire Stinger
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
TheLittle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jun 2005
Rio
Offline
Mensagens:5497
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar TheLittle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 08:25
Originalmente postado por raulino raulino escreveu:

Originalmente postado por TheLittle TheLittle escreveu:

(...) Tem certas trilhas da minha área q tem inclinação absurda, beirando o impossível subir. Mas como gosto de tentar escalar elas, e como uso um pedivela 2x convertido pra 1x (coroa narrow wide), deixo a coroinha 24 presa no pedivela. 
Em situações muito inclinadas eu coloco, com o pé mesmo, na corrente na "bisavó", aí tenho relação 24x50. Além de permitir subir trechos quase impossíveis, dá pra usar também em longas subidas inclinadas ou mesmo pra economizar o cog maior do cassete, q geralmente é alumínio e desgasta rápido, já que usando a coroa 24 não precisa usar o cog 50.(...)

The Little voce usa algum sistema para evitar a queda de corrente na sua Enduro 2x?

Eu tenho sofrido com isso na relação 2x, se estiver levemente cruzado já cai, tanto em saltos pequenos como em trechos acidentados.

Estou instalando um tensionador das antigas, que garimpei usado, pra ver se resolve: Blackspire Stinger

não. a coroa maior (30 dentes) é narrow wide, como qualquer relação 1x normal e a própria coroa já é o sistema de retenção.
A coroa menor é comum de pedivela 2x, mas como é usada praticamente só nas subidas, é muito difícil cair dela mesmo q pegue algum solavanco.. q me lembre nunca caiu.
---------------------------
Santacruz Nomad 3 CC
Santacruz Hightower C
Miyamura Enduro Hardtail
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2021 as 10:28
Depois que vi aquele deore novo 4100 2x10 por estar bem barato me deu até vontade de usar também,
queria colocar um 40x30 na frente se for possivel, ai sim ia usar todas as marchas ia ter uma pesada pra poder desenvolver bastante final e uma leve o suficiente pra subir qualquer coisa.

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X