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Relação 2 coroas é bem melhor pra XCM.

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TheLittle Ver Drop Down
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    Enviado: 30 Mar 2021 as 09:59
Calma pessoal, o título é polêmico de propósito.

Eu sou usuário de relações 1x desde 2014, e sei das diversas vantagens que essa simplificação traz especialmente nos meus pedais que são 95% "Enduro".

Mas o que quase ninguém fala são das desvantagens dos grupos 1x. Esse vídeo é muito interessante e mostra o maior problema das relações 1x do ponto de vista do XCM. O que ele defende é que há uma grande perda de potência e maior desgaste por conta da dobra bastante significativa que a corrente faz quando nos cogs maiores atuais (50, 51 e 52 dentes). Isso porque uma das soluções para criar relações 12v sem ter que aumentar a largura do freehub e nem estreitar mais ainda a corrente 11v foi empilhar mais um cog na parte de cima, o que na prática ocasiona essa dobra. As bikes modernas prezam traseiras curtas, e ao mesmo tempo espaço para pneus largos e cubos boost,. Isso deixa os chainstays bem largos, o que dificulta utilizar coroas mais alinhadas a parte de dentro do cassete, especialmente em bikes pra XCM que utilizam coroas relativamente grandes(34 dentes ou mais).

Já numa relação 2x, geralmente se usa os cogs maiores com a coroa menor, e vice versa, eliminando esse problema de cruzamento. No vídeo ele mostra que a perda de potência a longo prazo em uma prova XCM, pra um atleta alto nível, pode significar alguns segundos no final da prova.

Adaptando isso pra nossa realidade, especialmente hoje com dólar caro e dificuldade de achar peças pra reposição, pode ser uma solução também pra baratear nossas relações usadas no dia a dia. 
Acrescento (observação minha) que na grande maioria dos cassetes 1x o cog maior é de alumínio para aliviar peso, mas pra quem pedala muito em subidas e usa bastante ele, pode acabar perdendo o cassete inteiro por conta de desgaste nesse cog maior. Uma relação 2x poderia aliviar o uso desse cog maior, ou então permitiria a utilização de um cassete não tão grande, de modo q não precisasse que o cog maior fosse alumínio.





Editado por TheLittle - 30 Mar 2021 as 10:03
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edvar Ver Drop Down
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2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 

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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 


Como os gringos dizem, Bullsh*t! Compare o peso de um K7 10-52 e um K7 11-42. Aí Pegue essa diferença de peso e compare com a coroa 26 que vc perde do sistema 2X
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Como os gringos dizem, Bullsh*t! Compare o peso de um K7 10-52 e um K7 11-42. Aí Pegue essa diferença de peso e compare com a coroa 26 que vc perde do sistema 2X

Adiciona o cambio dianteiro, trocador e conduite/cabo pra deixar completão.
Gabriel Pires
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Do ponto de vista mecânico do cruzamento de correntes quanto mais coroas tiver, menos cruzada tende a ficar a corrente. Entretanto, são poucos os que mantém a corrente com o menor cruzamento possível!

O ideal seria um sistema de polias igual um cambio CVT, mas isso é impossível em uma bike.
Gabriel Pires
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Originalmente Postado por gm1987 gm1987 Escreveu:

Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 


Como os gringos dizem, Bullsh*t! Compare o peso de um K7 10-52 e um K7 11-42. Aí Pegue essa diferença de peso e compare com a coroa 26 que vc perde do sistema 2X

na verdade comparando cassetes top, tipo XTR e XX1, a diferença não chega a ser tão grande assim. mas se tiver falando dos cassetes de entrada, aí sim, cassetes 11-52 já vi pesando perto de 700g.

E lembre que a coroa dianteira q sobra vai ser menor, além do que é removido também câmbio, shifter, cabo e conduíte. No fim das contas tira um bom peso sim, principalmente se os componentes de câmbio dianteiro não forem das linhas mais top.

Veja que não estou defendendo 1 ou 2x, particularmente só uso 1x pela praticidade pois é o que melhor funciona pros tipos de pedal que faço. Mas trouxe o tópico como curiosidade pra debatermos já que me parece que uma grande parte dos MTBs faz XCM.


Editado por TheLittle - 30 Mar 2021 as 15:46
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capoeira Ver Drop Down
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aqui foi testado: https://www.cyclingabout.com/drivetrain-efficiency-difference-speed-between-1x-2x/


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HardWell Ver Drop Down
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Ah eu sei lá... 1x e vida e quem usa não volta!
Nao falta em nada e tão pouco sobra! Uso as 12v.

Sistema pratico de se manter, pratico de regular, na lama não empaçoca, e mais discreto e o visual também e perfeito.

Mesmo no sistema mais simples... tendo esse peso que cria-se um Lag, ainda vale a pena... basta saber usar!

Minha humilde opniao!
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Sigue Ver Drop Down


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Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?
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Fabio Ver Drop Down


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Tenho 3x8, 2x10, 2x11 e 2x12. Acho que 1x só funciona em 12. 11V nunca deveria ter existido. Era para pular do 2x10 pro 1x12. 1x11 não tem tange e 2x11 tem range igual ao 2x10, diferença é que se mantém na coroa maior por mais tempo e tem menos compensação atrás quando se troca de coroa. Mas hoje com 2x9 11-36 e 36/22 já bastaria de range e com preço mais barato. Fora vantagem de ter tudo em aço e durar mais. Não acho grandes vantagens o 1x no quesito trocas. Com 2x você tem a vantagem de trocar a coroa num momento de apuros e reduzir bastante a relação. Vantagem de peso nem sei se é perceptível. Vantagem mesmo de 1x é no barro por não ter o câmbio dianteiro, mas o traseiro fica bem mais exposto embaixo e fico com medo quando passo no meio muitas pedras altas. Outra vantagem é que 2x ou 3x a corrente cai da coroa em trechos altamente técnicos onde não se pedala e se desce a milhão, por mais regulado que tudo esteja, pois dentes do 2x e 3x são feitos para corrente sair delas. Já sistema 1x a coisa é mágica, corrente não cai nunca.

Editado por Fabio - 30 Mar 2021 as 17:54
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Sigue Sigue Escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?



Mas os de 10V usam corrente mais larga e a largura do cassete fica igual. A não ser que usassem um cassete com 10V e corrente de 12V. Igual aquele Sram EX1 de 8V com corrente e espaçamento de 10V. Só ver que desde 8V até 12V o espaçamento no cubo é idêntico, o que significa que estreitaram a corrente, os pinhões e a distância entre eles. Embora parece que 11V e 12V use o cog maior meio côncavo que acompanha o guarda-chuva dos raios, coisa que só é possível pelo grande tamanho deles. Aí, pode ser que realmente a largura geral seja maior mesmo que a largura no freehub seja igual.
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black_ovelha Ver Drop Down
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Sabem de nada inocentes

https://youtu.be/_ifblrCFa30
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Sigue Sigue Escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?

olha os cassetes no AliExpres....
tem 11-50 9v até

cada cratera entre as marchas.....

Se tu for observar a evolução dos cassetes, a cada inclusão de uma velocidade, era incluso um cog maior, mantendo a escala anterior (com pequenas variações).

talvez o dia em que inventarem uma forma da coroa se deslocar, adequando o chainline de acordo com a marcha selecionada, esse desgaste por cruzamento de corrente seja diminuido! 
Gabriel Pires
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capoeira Ver Drop Down
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Originalmente Postado por capoeira capoeira Escreveu:

aqui foi testado: https://www.cyclingabout.com/drivetrain-efficiency-difference-speed-between-1x-2x/



já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)
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sidserra Ver Drop Down
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Acho que esse negócio de 1x, 2x ou 3x só serve mesmo pra quem é atleta (ou pelo menos leva a pedalada de modo mais sério) e não um "andador de bike". Minha bike "ainda" é 3X (27 marchas) e como só ando no plano (algumas vezes tem umas subidas pra enfrentar, hehehe) para mim seria legal usar o sistema 2x já que a minha coroa menor ainda está zero bala, só que falta grana pra trocar o conjunto trocador dianteiro (até tenho mas se está funcionando, pra quê trocar?). O 1x facilita na manutenção, é um componente a menos na bike (trocador, alavanca, cabos e tal) e simplifica na instalação do sistema eletrônico se o cara tiver grana pra isso, um AXS da Sram custa só o traseiro uns 7 mil, imagine colocar isso em sistemas 2x ou 3x. E tirar peso da bike? Pelamordedeus, vão tirar o que, 300/400g? É só o cara dar uma mijada e uma cagada antes de ir pedalar que já sai tudo isso de peso, hehehe... Tirar peso seria o que ocorre qdo se troca uma suspensão por um garfo rígido, aí sim... Atenção, opinião de quem não faz mais trilhas mas anda de bike (ou melhor, qq coisa que tenha duas rodas...) desde os 12 anos, por favor não me batam... LOL
https://quasetudosobrebikes.blogspot.com/
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por capoeira capoeira Escreveu:

já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)

A questão aberta não é essa! mas sim voltado ao custo e durabilidade dos equipamentos diante de um cenário de dólar alto, instabilidade jurídico-econômica e uma possível escassez de boas peças
não se discute que 1x acaba sendo melhor!
Gabriel Pires
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Gustavoct Ver Drop Down
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Muito interessante o estudo. Isso deve ajudar a justificar o fato de ser agradável pedalar uma bike Single Speed. 
Além de uma speed em que faço a grande maioria dos pedais, tenho uma mtb e uma C10 single speed da minha idade (quase 40, kkkk), e me amarro em andar nela. Ontem fiz 35km nela, sofri um pouco nas subidinhas que eu pego na estrada (algo como subir uns viadutos).

Eu quero montar uma híbrida com relação 1x9, 42 x 11-40, com pneus 700x35. A idéia é não usar as marchas das extremidades, ficar entre o 42x13 e o 42x34, com o conforto psicológico de saber que tem mais 1 marcha.

Att.
Gustavo
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Elitecarbon29 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 


Peso a mais??  E desde quando 0.500 gramas faz diferença no tipo de pedal da grande maioria dos ciclistas???? 
Vejo muita gnt preocupada com peso disso e peso daquilo quando não tem nem sensibilidade na perna pra notar a diferença de peso nessas situações ...
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Elitecarbon29 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por edvar edvar Escreveu:

2 pesos, 2 medidas

eu ainda to usando 3 coroas, grupo alivio original da Impact Pro.
te falo que o coroão 40 as vezes é muito bom pra andar no rua ou embalar no estradão descendo.
porem, qndo a gente ta falando de desempenho, nao tem como deixar de lado todo o peso que o sistema com 2 coroas adiciona a bike e alem do peso a chance de mais 1 componente dar problema numa prova.

eu chuto que perda de desempenho com o peso extra é maior que a perda da corrente cruzada.

agora, uma ponto curioso é pq ainda usam 2 coroas no ciclismo de estrada enquanto no mtb isso é assunto morto e enterrado 

Peso a mais?? E desde quando 0.500 gramas faz diferença no pedal de quem não é atleta de elite??
Vejo muita gnt se preocupando com peso disso e peso daquilo e na verdade não tem nem sensibilidade na perna pra notar diferença nem de 2kg em uma bike.
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Hugobh77 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Sigue Sigue Escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?


Andei usando um de 9V com cassete 11/46 e por incrível que parece a corrente torce da mesma forma e é até pior por ela ser mais grossa. Precisei jogar a coroa mais pra dentro pra não ficar raspando ao usar o cog 46T, coisa que com o Deore 5100 não acontece.
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por capoeira capoeira Escreveu:


já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)

Analisei. Cheguei a conclusão que esse estudo foi baseado em relação de ROAD BIKES, provavelmente para explicar pq o 1X não pegou nem vai pegar no ciclismo de estrada. São 6W de perda na relação maior... Num universo onde os caras se depilam para ganhar 1 ou 2w, 6W é muita coisa!

Já no MTB, relações menores, a diferença cai para 2 ou 3W... Numa prova de XCM pode fazer diferença, num XCO nem faz cócegas.
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Chuck DhFr Ver Drop Down
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Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range




Editado por Chuck DhFr - 31 Mar 2021 as 21:18
"Não existe pedal ruim,o ruim é não poder pedalar".

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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Chuck DhFr Chuck DhFr Escreveu:

Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range

tá aí uma relação que dificilmente veremos por aqui, apesar do range de 610%.
povo abandonou de vez as duas coroas com o advento das 12v.


Editado por GabrielSL329 - 01 Abr 2021 as 08:21
Gabriel Pires
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Originalmente Postado por Sigue Sigue Escreveu:

Nao dava para fazer um k7 de 10s, com o mesmo range das 12s atuais, mas com maiores buracos entre marchas? Assim o k7 fica menos largo e assim diminuindo cruzamento de corrente? ou eh inviavel?

acho que a Microshift tem grupos de 10v e de 9v mais ou menos assim.



além disso os chineses fazem cassetes até 11-50 de 9v.
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Originalmente Postado por Chuck DhFr Chuck DhFr Escreveu:

Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range



ou como alternativa bem mais barata, 2x11
coroa 38x24
cassete 11.40 ou 11.42.
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https://youtu.be/_ifblrCFa30
novo produto no mercado, por hora caríssimo, quem sabe num futuro seja a solucão da relação com 1 coroa e funcionalidade de 2 coroas, pelo menos no ciclismo de estrada. Quem sabe o produto vinga e migra pro off-road.
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Originalmente Postado por capoeira capoeira Escreveu:

Originalmente Postado por capoeira capoeira Escreveu:

aqui foi testado: https://www.cyclingabout.com/drivetrain-efficiency-difference-speed-between-1x-2x/



já que ninguém analisou os resultados, eu farei para vcs (ando speed apenas):
pode se observar q até a relação 48x18 a perda não e tãooo grande. pensando em XCM faz todos sentido o 1x então já q pouco se anda acima dessa relação (?)

Originalmente Postado por luyggi luyggi Escreveu:

https://youtu.be/_ifblrCFa30
novo produto no mercado, por hora caríssimo, quem sabe num futuro seja a solucão da relação com 1 coroa e funcionalidade de 2 coroas, pelo menos no ciclismo de estrada. Quem sabe o produto vinga e migra pro off-road.


Vejam q tanto essa solução quanto o estudo proposto foram testado em bikes de estrada.
Nesse caso, como os pneus são muito finos, é perfeitamente possível usar uma coroa grande muito melhor alinhada ao cassete. Já no caso das mountain bikes modernas o fato de usar pneus largos e chainstays curtos dificultam colocar a coroa centralizada no cassete, como é mostrado no vídeo.

O sistema de cubo interno de 2 ou mais velocidades é uma solução interessante mesmo. No caso do MTB, poderia por exemplo usar só uma coroa muito pequena (28 dentes) bem próxima ao chainstay, e fazer uma relação dentro do cubo como se na relação mais "longa" essa coroa fosse algo como 40 dentes. E o cassete poderia ser não muito grande, algo como 11-42 dentes. Teria uma relação com range de mais de 600% com somente 1 coroa, além disso ia aumentar muito o "clearance" da coroa pra obstáculos, seria muito útil especialmente no XCO. E as peças seriam baratas, especialmente coroa, corrente e cassete que é são coisas q desgastam rápido na bike.

A Truvativ (hoje SRAM) no passado inventou uma solução 2x assim no pedivela com engrenagens planetárias. Talvez um refinamento disso poderia uma solução mais barata e simples que mudar o cubo traseiro, pois além do pedivela ter mais área pra engrenagens, elas poderiam ser maiores e mais robustas, provavelmente com melhor eficiência e durabilidade do sistema, e ainda deixaria de acrescentar peso na roda traseira (peso não suspenso) melhorando o desempenho da suspensão traseira.

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Problema dessas paradas "dentro", é que dizem ser bem robustas, não quebra quase nunca. Mas e o dia que quebrar? Faz como para chegar em casa? Sistema exposto sempre tem um jeito.
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raulino Ver Drop Down
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

Originalmente Postado por Chuck DhFr Chuck DhFr Escreveu:

Pra ser bem sincero numa maratona com muitos trechos planos e baixadas eu iria de Shimano 2×12
Coroas 28/38
Cassete 10/45

Mais leve 28/45 =0,622
Mais pesada 38/10 =3,8

Uma relação bem ampla com ótima velocidade final e uma primeirinha mais leve que 32/50=0,64 e pouca perda de cadência graças ao ótimo escalonamento do cassete 10-12-14-16-18-21-24-28-32-36-40-45
E ainda acho que consegue usar uma coroa 26 e manter a 38 aumentando ainda mais o range




ou como alternativa bem mais barata, 2x11
coroa 38x24
cassete 11.40 ou 11.42.

Bom dia!

Interessante essas suas sugestões, uso 1x12 e montei outra 2x10, gostei de voltar a ter range próximo ao de quando usava 30v

Coroas 26/36
Cassete 11/42

Quando acabar a coroa maior, vou pela sugestão de botar uma 38, vai melhorar ainda mais.


Também fiquei curioso de, um dia, testar a sugestão do 2x12...

Seria possível montar um cassete Shimano 11-45 com câmbio e corrente Eagle?


Editado por raulino - 04 Abr 2021 as 23:59
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Tava pensando aqui e na teoria é possível usar um cassete 10-51 com duas coroas. oq vai ocorrer é da corrente não subir nos 2 primeiros cogs maiores quando na coroa maior, e a corrente ficar muito folgada qdo estiver na coroa menor com cogs menores.

Se o usuário tiver o cuidado de não tentar colocar nessas combinações, dá pra usar dessa maneira. Mas sabemos q na prática em certos momentos vc esquece e não tem como evitar essas combinações. Então por segurança do câmbio e corrente, não se usam essas relações.

Eu comentei em outro tópico uma combinação curiosa que uso na bike de Enduro:

Tem certas trilhas da minha área q tem inclinação absurda, beirando o impossível subir. Mas como gosto de tentar escalar elas, e como uso um pedivela 2x convertido pra 1x (coroa narrow wide), deixo a coroinha 24 presa no pedivela. 
Em situações muito inclinadas eu coloco, com o pé mesmo, na corrente na "bisavó", aí tenho relação 24x50. Além de permitir subir trechos quase impossíveis, dá pra usar também em longas subidas inclinadas ou mesmo pra economizar o cog maior do cassete, q geralmente é alumínio e desgasta rápido, já que usando a coroa 24 não precisa usar o cog 50. 
Uma outra situação que essa relação é bem utilizada, é quando minha esposa pedala comigo em trilhas. Usando a coroinha ela reclama um pouco menos das subidas LOL

Os problemas desse sistema não são muitos. Basicamente, só dá pra usar os cogs maiores do cassete (os primeiros 4 ou 5) senão a corrente fica muito encolhida e começa a bater no quadro. E claro, o maior inconveniente, é que na hora de trocar pra coroa maior tem q ser na mão rs. Como meus pedais são praticamente só enduro e com subidas longas, n se torna um inconveniente tão grande a ponto de colocar um câmbio dianteiro.


Editado por TheLittle - 05 Abr 2021 as 15:18
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Ja cheguei a pensar nisso não usando os maiores. Acho que aprendi isso com a Elite 30. Primazia da Caloi
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Ela tinha coroa 40-30-22 e cassete 11-36 no aro 29 né Fábio? Devia ser bem leve

A única 30V que tive foi uma Cannondale Trail SL2, coroa 42-32-24 com 11-36, mas aro 26.

Apesar da relação favorável, em trechos íngrimes ela empinava fácil d+, precisei inverter a mesa para amenizar.
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Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

(...) Tem certas trilhas da minha área q tem inclinação absurda, beirando o impossível subir. Mas como gosto de tentar escalar elas, e como uso um pedivela 2x convertido pra 1x (coroa narrow wide), deixo a coroinha 24 presa no pedivela. 
Em situações muito inclinadas eu coloco, com o pé mesmo, na corrente na "bisavó", aí tenho relação 24x50. Além de permitir subir trechos quase impossíveis, dá pra usar também em longas subidas inclinadas ou mesmo pra economizar o cog maior do cassete, q geralmente é alumínio e desgasta rápido, já que usando a coroa 24 não precisa usar o cog 50.(...)

The Little voce usa algum sistema para evitar a queda de corrente na sua Enduro 2x?

Eu tenho sofrido com isso na relação 2x, se estiver levemente cruzado já cai, tanto em saltos pequenos como em trechos acidentados.

Estou instalando um tensionador das antigas, que garimpei usado, pra ver se resolve: Blackspire Stinger
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Originalmente Postado por raulino raulino Escreveu:

Originalmente Postado por TheLittle TheLittle Escreveu:

(...) Tem certas trilhas da minha área q tem inclinação absurda, beirando o impossível subir. Mas como gosto de tentar escalar elas, e como uso um pedivela 2x convertido pra 1x (coroa narrow wide), deixo a coroinha 24 presa no pedivela. 
Em situações muito inclinadas eu coloco, com o pé mesmo, na corrente na "bisavó", aí tenho relação 24x50. Além de permitir subir trechos quase impossíveis, dá pra usar também em longas subidas inclinadas ou mesmo pra economizar o cog maior do cassete, q geralmente é alumínio e desgasta rápido, já que usando a coroa 24 não precisa usar o cog 50.(...)

The Little voce usa algum sistema para evitar a queda de corrente na sua Enduro 2x?

Eu tenho sofrido com isso na relação 2x, se estiver levemente cruzado já cai, tanto em saltos pequenos como em trechos acidentados.

Estou instalando um tensionador das antigas, que garimpei usado, pra ver se resolve: Blackspire Stinger

não. a coroa maior (30 dentes) é narrow wide, como qualquer relação 1x normal e a própria coroa já é o sistema de retenção.
A coroa menor é comum de pedivela 2x, mas como é usada praticamente só nas subidas, é muito difícil cair dela mesmo q pegue algum solavanco.. q me lembre nunca caiu.
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Depois que vi aquele deore novo 4100 2x10 por estar bem barato me deu até vontade de usar também,
queria colocar um 40x30 na frente se for possivel, ai sim ia usar todas as marchas ia ter uma pesada pra poder desenvolver bastante final e uma leve o suficiente pra subir qualquer coisa.

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