Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Comunicados Oficiais do Pedal.com.br
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Regras dos Classificados - Vamos votar
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Regras dos Classificados - Vamos votar

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Regras dos Classificados - Vamos votar
    Postado: 22 Jul 2008 as 16:09
Fala pessoal....
 
Queria ver com vcs como podemos fazer e repensar nas regras.
 
A minha maior preocupação é com quem tenta dar aquele disfarçada e vende produtos novos falando que são usados.
 
Ao meu entender, os classificados servem para que nós bikers possamos conseguir vender nossas peças e comprar, de forma justa. Acho que é sacanagem eu tentar vender uma peça que comprei com o maior suor e ter alguem revendendo peças novas, com algum esquema combinado de lojas ou trazendo lá de fora, tendo lucro e atrapalhando não só outras vendas, mas o mercado como todo.
 
Sobre procedência de produtos também seria legal ficar atentos, pois nunca se sabe né.... e isso podemos pensar de alguma forma como em um anúncio de quadro ou bike (ou até outras peças especiais), for obrigado colocar o número de série. E deixando como opcional, onde a pessoa comprou a peça... apenas como mais uma informação pra ajudar na transparência de quem realmente costuma fazer upgrades e acaba comprando e vendendo muito, sem ter necessariamente lucro com isso.
 
As regras originais deixavam claro que não pode revender. Mas e na hora que chega um camarada vendendo 3 quadros, kits, 2 suspensões, peças iguais de diferentes medidas, etc ? O que fazer ? Como limitar isso sendo justo ?  Talvez um caso especial de alguém que teve um acidente ou perdeu o emprego e precisou vender tudo possa ser comunicado anteriormente... enfim, idéias ?
 
A desculpa de que "Estou anunciando para um amigo", também acho que deve ficar bem clara nas regras. Afinal, o amigo pode se cadastrar e criar seu próprio anúncio! Se tem preguiça, se vira de outro jeito, ponha numa loja pra vender!
 
O mais radical seria não deixar a venda de NENHUMA peça nova. Acho que é até uma boa.. pois é muito difícil ter casos em que vc compra uma peça e ela não serve, ou vc tenha ganhado de presente, etc. Talvez permitir venda de peças novas, somente com justificativa. e assim mesmo podendo não ser aceito o anúncio. Não sei!
 
Queria ouvir um pouco de vcs...
 
Voltar ao Topo
Pedrão Gaúcho Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Nov 2007
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:1381
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedrão Gaúcho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2008 as 16:32
Meu camarada, realmente a tua situação é bem complicada, não gostaria de estar na tua pele, mas para não te deixar sozinho nesta "roubada", acho que um ponto posso ajudar, que é o seguinte: Poderia limitar a venda de qualquer produto para aqueles que tem cadastro novo, pois são pessoas que aproveitam este espaço para vender sem não ter qualquer ligação com as pessoas do Forum. Mas é só uma ideia. Vamos esperar os demais colegas. Cicloabraço do Pedrão.
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2008 as 17:58
pois é, a situação é dificil mesmo.
 
Mas acontece as vezes de se comprar uma peça, e antes dela chegar surgir uma oportunidade melhor.
 
Aí essa peça nova, não pode ser vendida para cobrir o prejuizo?
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2008 as 18:26
Minha sugestão é que quando alguém tem várias peças pra vender, que coloque todas juntas no mesm tópico porque é mais fácil de administrar 1 anúncio ao invés de 15.
 
Pelo forum é bom porque poupa banda e diminui o numero de tópicos.
 
Sobre a malícia que o pedro está levantando, acho que cabe do bom senso e auto-crítica do próprio anunciante em estar fazendo algo errado e publicamente, não está fazendo nada além de sujar sua própria imagem.
 
Agora o que não pode ocorrer é pré-conceitos ou preconceitos como aconteceu comigo.
 
Tenho 6 quadros parados aqui, peças que já usei, re-usei, deixei e lado e voltei a usar e estou sempre trocando de bikes e componentes. Chegou a um ponto de não ter mais ESPAÇO pra guardar tanta coisa e não vejo problema em tentar vender TUDO.
 
Outra coisa que não tem cabimento é filtrar os anúncios pelo grau de 'novidade' ou 'conservação' da peça.
 
Eu tenho muita sucata aqui que tá mais pra vender pra reciclagem do que vender para um colega, portanto por que a covardia de vender algo inutilizável ? E a consideração com o comprador e a expectativa que ele tem ao rceber a peça?
 
Já vendi várias coisas através do fórum sempre com o compromisso de 'Se não gostar manda de volta que eu devolvo a grana'.
 
Até hoje felizmente nunca desagradei ninguém com meus 'cacos' nem precisei receber nada de volta nem devolver dinheiro. Aliás, só recebi elogios pelo meu capricho desde o empacotamento até o estado de conservação muito bom sempre tentando ofertar o preço tipo 'melhor opção disponível'.  É assim que procuro ser com todos aqui.
 
Sobre o que o Franciscok falou, é extremamente considerável, às vezes o cara compra alguma coisa e nem chega a usar. Eu mesmo já fiz várias vezes isso e acabei vendendo para pessoas que fariam mais proveito daquilo do que eu, então vem aquela pergunta "Por que comprou então? "  Eu digo, é uma doença, um vício, estamos prejudicando alguém com essa doença? Pelo contrário, acho que até ajudando. Só quem já passou por esse vício poderia explicar, e quem não entender e se colocar no lugar da pessoa que está vendendo, que não critique também.
 
Era isso.
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2008 as 19:33
Coelho, entendo seu ponto de vista... mas o problema ainda é o seguinte...  dos casos de anúncios "abusivos", digamos assim, 2% são casos como o seu e 98% são de pessoas se aproveitando.
 
Já teve gente que aceitava desde cartão de crédito até encomendas!! Aí complica!
 
Não tenho realmente nada contra os 2%, mas os 98% ao meu ver estão errados.
 
Complicado.....
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2008 as 19:52
Pedro,

É realmente bastante difícil administrar isso. Mas se eu fosse você instituiria medidas para tentar frear os abusos, que também é difícil bagaraio de controlar, mas algo tipo:

a) Mínimo de 6 meses de cadastro no fórum (a confiabilidade surge com o envolvimento da pessoa no fórum);
b) cobrar um fee de R$ 30 -50 contos por anúncios com liberação ao classificados após depósito bancário e envio de comprovante;

Essa questão de ser novo, semi-novo e etc é muito subjetiva e difícil de avaliar viv-à-vis as explicações já dadas aí em cima com relação a compras mal sucedidas de itens zerados e etc.




William
Voltar ao Topo
coelhomd Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Out 2007
RS
Offline
Mensagens:1919
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar coelhomd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 02:13
Ache que tem a questão da foto das peças.
Embalagem lacrada, original de loja e um preço igual ao de uma loja traduzem revenda, e se o preço está igual, com certeza tem fim lucrativo pois a loja banca aluguel, funcionários, água, luz, etc... já o anunciante nem precisa de loja.
Voltar ao Topo
Simone CWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Out 2006
CWB
Offline
Mensagens:5956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Simone CWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 05:42
A ideia dos seis meses de cadastro é otima, cansei de ver neguinho se cadastrando no dia e só frequentando classificados TongueDeadOuch
 
Outra podia fazer limite, três produtos por mês, esses tópicos gigantes de vendas chegam a ficar "comerciais "de mais. OK Ok é classificado mas é um meio de'filtrar um pouco.
 
Quem tá trocando de quadro ou suspa, nunca tem grandes números de peças.
 
ps. Pedro tenho que falar com ocê!
"Seriously?"

Si°°°

Voltar ao Topo
dagcosta Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Mai 2006
Campinas - SP
Offline
Mensagens:2697
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagcosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 06:46
Não adianta aplicar uma regra generica que sempre vão ter exceções.

Tem que existir a regra, e caso o anuncio quebre essa regra, cabe aos moderadores:
- Retirarem o anuncio.
- Autorizar postando no mesmo tópico a justificativa da execeção aberta.

A regra é clara: "Proibida qualquer tipo de revenda de produtos novos" e acrescento mais, "Produtos (novos ou usados) a devem ter valor anunciado de no maximo 60% ou 70% do valor de mercado".

Essa ultima evita revenda visando lucro, que é o que estamos discutindo aqui né?




Voltar ao Topo
5 th elemento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2003
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 5 th elemento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 06:55
Sem querer imitar, acho as regras do DH Brasil em relação a classificados muito bem projetadas.
 
Acho que deveria deixar um moderador exclusivo para os classificados.
 
Abaixo regras do DH BRASIL:
 
 - O usufruto do fórum é um privilégio e não um direito, contamos com a colaboração de todos para o bom andamento do mesmo! Os usuários que não respeitarem as regras serão punidos sem nenhum tipo de aviso ou explicação posterior.

2 - Todo tópico deve conter a TAG [Vendo - Data] [Compro - Data] ou [Troco - Data] em sua nomenclatura, sempre entre colchetes! Assim os tóicos antigos não serão ressucitados. Exemplo [Vendo - 03/09/2007].

3 - Todo tópico deve conter o preço do produto em questão.

4 - Todo novo tópico para ser efetivado, tem que ser aprovado pela nossa equipe de moderação. Este processo demora em média 24 horas.

5 - Não é permitido o comércio de produtos novos, zero km e muito menos dos famosos produtos que ''só deram uma volta no quarteirão".

6 - Não é permitido o comércio de produtos que sejam de lojas e/ou que estejam consignados em lojas.

7 - A partir de agora os usuários não podem mais editar seus tópicos, portanto um usuário pode ter multiplos tópicos. Caso você tenha várias peças para anunciar, faça-o em um único tópico. Um segundo tópico só há de ser aberto caso você decida vender mais peçaas posteriormente. O usuário que abrir muitos tópicos em um espaço de tempo pequeno ser punido.

8 - O usuário que ultilizar os classificados para promover o comércio paralelo em benefécio próprio será punido.

9 - Concentre-se em postar apenas o necessário e seja direto, é proibido postar opniões pessoais do tipo: "essa peça é muito ruim", "seu produto está caro", "fulano ta vendendo um desse mais barato" e etc ...

10 - Somente é permitido o comércio de peças de bike, qualquer outro tipo de produto não será permitido.

11 - O site DH Brasil não se responsabiliza por qualquer tipo de transação realizada por meio deste fórum, somos apenas um canal aberto para ajudar no comércio de peças usadas. Tenha muita atenção com quem você está negociando e sempre que possível procure um feedback do mesmo.   
Voltar ao Topo
5 th elemento Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2003
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5021
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 5 th elemento Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 07:12
  1. Algumas reslavas no item 7 -  A partir de agora os usuários não podem mais editar seus tópicos.
  2. Item 4 - Todo novo tópico para ser efetivado, tem que ser aprovado pela nossa equipe de moderação. Este processo demora em média 24 horas. sei que falta tempo e pessoas para isso.
  3. Item 5 Não é permitido o comércio de produtos novos, zero km e muito menos dos famosos produtos que ''só deram uma volta no quarteirão". - Bem nesse caso se o cara comprou zero e não gostou ou não foi compativel com a outra peça? exemplos: guidão com mesa, diametro de canote, suspensão com funcionamento que não agradou , porque não deixar o cara vender , logico mantendo as devidas proporções.
  4. Bem é isso

Voltar ao Topo
Pé de pano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2005
Blumenau - SC
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pé de pano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 09:33
Concordo com o 5th, mas em partes...
acho bem válido a questão de ter um unico tópico por usuário... fica mais fácil fizcaliar e ver o histórico de peças
 
agora a ideia de cobraruma taxa de 30 a 50 reais, é a mais estupida de todas... imagina só o cara comprando um canote de 30 e somando 50contos.... ridículo
Voltar ao Topo
Pé de pano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2005
Blumenau - SC
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pé de pano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 09:44
Como eu faço pra editar!
a escrita do post ficou muito grosseira....
 
desculpa ai the brave!!!
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar roddrigo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2008 as 15:26
Eu, particularmente, não vejo problema em anuncios de vendedores "lojistas" des de que estes sejam participantes ativos e regulares do forum. O que eu acho que não cabe é o cara criar um user só pra fazer anuncios. Acho que o certo seria que estes anuncios de vendedores "recorrentes" fossem cobrados. Podia ser algo do tipo o cara ter direito a 1 anuncio por mês e mais que isso ou em caso de produtos novos o cara teria que pagar uma taxa. Os classificados do bikemagazine por exemplo acho que cobra uns 10 ou 20 reais por anuncio....
Voltar ao Topo
marcovh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2003
BH - MG
Offline
Mensagens:3125
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcovh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 06:59
Sugiro usar as Regras do Fórum do MountainbikeBH que é muito organizado e sério:

"
Mensagem :: REGRAS EM CLASSIFICADOS :: Leia com atenção :: 
Pessoal,

No intuito de padronizar os anúncios Classificados, criamos há um tempo atrás umas regrinhas de conduta para criação de anúncios, e estas não vinham dando certo. As pessoas sequer corriam o olho no anúncio - que era totalmente explicativo - e anunciavam de qualquer forma, poluindo visualmente a seção.

Com base nisso - e no trabalho que viemos tendo para barrar lojistas, espertinhos que anunciam em caixa alta, etc - nós do colegiado tomamos a seguinte medida:

Àquele que não seguir o padrão de anúncio aqui postado, será notificado (via MP, ou no próprio anúncio) sobre sua irregularidade, e o corpo de sua msg será substituído pela seguinte mensagem:

Citação:
XXXXXXXXXXXXXXXX
Produto anunciado fora dos padrões. Edite sua mensagem conforme estes e clique em Enviar

I - Uma vez que o post não seja corrigido, o anunciante terá seu anúncio sumariamente excluído, e novamente receberá uma nova notificação via MP;

II - No caso de reincidência, o anunciante será banido do fórum por não respeitar as regras de uso que se aplicam em uma ou mais situações. São elas:

- Do fórum em geral:

5- O usuário já punido que voltar a desrespeitar as regras poderá ser banido definitivamente;
...
7- Usuários duplicados, quando descobertos, poderão ser punidos;
8- As mensagens (posts) publicadas deverão obedecer às regras de cada seção. Caso a seção não possua regras específicas, a apreciação ficará a cargo dos Mods e Admins;

- Dos anúncios:

1- Somente é permitido anunciar produtos no Fórum na seção Classificados;

2- Somente podem ser anunciados itens diretamente relacionados a bicicletas;

3- A seção Classificados destina-se à compra, venda ou doação de produtos exclusivamente pessoais. Leia-se "de usuário para usuário". O usuário que tentar fazer uso comercial reiterado em benefício próprio com finalidade de obter lucro será punido;

4- Tanto a origem como as condições dos produtos anunciados são de responsabilidade exclusiva do usuário-vendedor;

5- Mensagens contendo anúncio de lojistas ou revenda de material são proibidas e serão apagadas. Os autores serão punidos;

6- É proibido o anúncio com banners de outros sites ou lojas de qualquer espécie, exceto para referência explicativa do produto. Também é proibida publicidade de produtos caso a intenção não seja a troca de informações. Por exemplo: é vedado ao usuário anunciar que chegou tal peça no mercado sem ter a intenção de discutir benefícios/defeitos. O julgamento desse tipo de tópico - assim como de qualquer outro - será feito pelos Admins e Mods;

As regras para criar um tópico-anúncio podem ser encontradas na própria seção Classificados:

::.Como anunciar suas peças.:: 
É importante padronizarmos o modelo de anúncio para evitar a poluição visual, e também facilitar para aquela pessoa que procura por determinada peça. Segue abaixo o modelo padrão de anúncio:

Para o título:

>> Entre colchetes, coloque a ação anunciada.
[compra] [venda] [troca]
>> Especifique o máximo que puder (marca, ano, modelo, etc)

Para o corpo da mensagem:
>> Descreva as condições da peça, preço, motivo da venda, condições de pagamento e o mais importante: links das fotos!!
É claro que o possível comprador quer ver melhor o produto. Procure tirar algumas fotos, ou entre em contato com ele - via MP - para não encher seu anúncio de conversas paralelas; coloque em pauta somente o assunto que convir a seu anúncio.

->Para exibir fotos de seus produtos, siga o roteiro de como publicar imagens, ou clique em URL e cole o endereço eletrônico, de onde a foto está hospedada, entre as tags.

Dicas importantes:

1 - Nunca anuncie EM CAIXA ALTA ou utilize de qualquer tipo de destaque;
2 - Se notificado por um membro do Colegiado ou admin, utilize o botão EDITAR e adeque seu anúncio às regras do fórum. Você corre o risco de ter o tópico excluído;
3- Procure participar do fórum em seções que não a de Classificados. Isso lhe dará credibilidade e confiança para vender suas peças e acessórios (ou você compraria algo usado de alguém que "nunca viu"?)"


Voltar ao Topo
jorge-380 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2003
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:5388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jorge-380 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 10:28
uma coisa é certa, podem fazer a regra q for, sempre alguns vao driblar, mas tem q ter um controle da moderaçao e denuncia de algum usuario q desconfiar ou plotar alguma postagem q foge às regras.  Sou a favor de quem postar no classificados ter pelo menos 3 meses de forum, 6 eu ja acho muito.
Jorge Ricardo
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 11:32
Originalmente postado por Pé de pano Pé de pano escreveu:

 
agora a ideia de cobraruma taxa de 30 a 50 reais, é a mais estupida de todas... imagina só o cara comprando um canote de 30 e somando 50contos.... ridículo


Fica tranquilo Pé de pano, você foi agressivo sim, mas só me chamou de estúpido Cry poderia ter sido pior Big%20smile

Para mim essa questão do cobrar é meramente simbólica ... mas mesmo assim, por mais filantropo que queiramos ser, onde se anuncia, cobra-se para veicular o produto e paga-se, caso contrário não anuncia, o mercado livre faz isso e ninguém deixa de vender ou comprar lá, por que aqui haveria de ser  diferente?

Sugeri valor pois a meu ver iria restringir e selecionar um pouco aquilo que é vendido no fórum, até mesmo porque me parece que a atividade fim daqui do fórum não se restringe aé compra e venda de produtos novos ou usados, mas sim troca de informação (conheço diversos fórums de assuntos variados, que independentemente do valor do que se estiver vendendo, é cobrado, foi a forma que o fórum encontrou de não desvirtuar o foco, mas sim priorizar a troca de informação e principalmente com QUALIDADE).

Tem usuários que só postam para vender ou fazer flooding nós tópicos alheios, enfim. Se a idéia é de valor absuluto não é adequada, coloca um percentual então ... Confused de taxa de anúncio, pois assim será mais democrático. ..




William
Voltar ao Topo
Marcelo_br Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jul 2005
Sorocaba - SP
Offline
Mensagens:666
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelo_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 14:43
Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Eu, particularmente, não vejo problema em anuncios de vendedores "lojistas" des de que estes sejam participantes ativos e regulares do forum. O que eu acho que não cabe é o cara criar um user só pra fazer anuncios. Acho que o certo seria que estes anuncios de vendedores "recorrentes" fossem cobrados. Podia ser algo do tipo o cara ter direito a 1 anuncio por mês e mais que isso ou em caso de produtos novos o cara teria que pagar uma taxa. Os classificados do bikemagazine por exemplo acho que cobra uns 10 ou 20 reais por anuncio....


Aproveitando a idéia do Roddrigo, (tbm não vejo problema dos lojistas terem um espaço no forum), assim como tem o classificado dos usuários normais, poderia ter um classificados só para os lojistas postarem. Todos poderiam ler essa área, mas para postar, somente o usuário que tivesse a classificação de "lojista/representante da marca" (assim como existe a categoria panga, tbm existiria a categoria lojista). Para conseguir um usuário da categoria, teria que enviar um e-mail para os administradores do forum com CNPJ da empresa e tudo mais...e mais, cada usuário, teria direito a somente um post mensal, com limite de produtos... ( não teria o problema dos admin terem que aprovar cada post do classificados...)
Acredito que a partir dai, somente os lojistas que realmente quisessem postar no forum colocariam posts ( já que seria uma coisa a mais para eles administrarem ...)...
E por ultimo, os usuário teriam que fazer seu papel nos classificados atual , denunciando posts suspeitos de serem de lojistas...

Pouz, é até fodah ficar sugerindo coisas aqui pq sei como deve tah fodah mexer no forum no meio de todas essas mudanças....mas naum pude me conter... hehehe ...

Depois qndo tiver mais idéias, sobre o resto das regras dos classificados, eu coloco outro post.. aehuaehe

Flz.

Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 16:31
acho valida a ideia de utilizar um grupo de regras organizadas mesmo q seja de outros foruns para dar inicio a nossa propria regra.
mas uma coisa e certa e preciso de muito mais ajuda para botar ordem na coisa.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 17:23
Já faz algum tempo que eu modero uma sala de classificados de um forum de fotografia. Agora sou moderador geral, mas até coisa de um mês atrás estava apenas com os classificados.

Nosso caso era pior pois tínhamos um patrocinador, que pagava para ter espaço diferenciado. Esse patrocinador começou a se queixar quando outras pessoas jurídicas começaram a anunciar sem pagar nada e competir diretamente com ele. Como o forum precisava da grana, proibimos os anúncios de produtos novos.

Isso gerou uma implicação imediata: a necessidade de moderação. Todo e qualquer tópico criado na sala de classificados fica invisível para o user normal. Só moderadores podem vê-los, e devem ler um por um procurando por infrações (e elas acontecem, o cara vende o produto com "dois dias" de uso, já que não é mais "novo", e tivemos de aceitar isso por ter amparo nas regras). Após liberação pelos moderadores, o anúncio fica visível.

Essa sala contava com dois moderadores, mas como o trampo é voluntário, fica sujeito à disponibilidade de tempo, e por vezes acumulava montes de anúncios, com montes de reclamações dos usuários.

Atualmente, como nosso patrocinador acabou se desvinculando mesmo, liberamos as vendas de produtos novos, e estamos moderando apenas anúncios de produtos que não sejam de fotografia (querem vender computador direto lá, principalmente notebooks - mas já barrei anúncio de BICICLETA e de CARRO também, hahaha).

Recentemente, com a reformulação das regras, colocamos um "degrau de posts" de 50 postagens para obter a permissão de anunciar. Assim só anuncia quem participa, ou então o cara vai ter um bom trampo postando 50 vezes, e provavelmente vai tomar ban por flooding.

Portanto, Pedro, infelizmente não haverá regra que barre a criatividade humana. Apenas uma moderação presente e atuante poderá minimizar isso, associada a punições rigorosas aos preguiçosos que não lerem as regras. Suspensão e banimento na reincidência (banimento que digo é permanente, inclusive não sei se é o caso aqui, mas o Invision tem ferramentas para rastreio de IP, e se o cara se registrar de novo o sistema tem logados os IPs que cada nick usou e compara tudo).

Dependendo do movimento aqui, creio que um moderador baste. Só tem que achar um voluntário.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 17:29
Originalmente postado por roddrigo roddrigo escreveu:

Eu, particularmente, não vejo problema em anuncios de vendedores "lojistas" des de que estes sejam participantes ativos e regulares do forum. O que eu acho que não cabe é o cara criar um user só pra fazer anuncios. Acho que o certo seria que estes anuncios de vendedores "recorrentes" fossem cobrados. Podia ser algo do tipo o cara ter direito a 1 anuncio por mês e mais que isso ou em caso de produtos novos o cara teria que pagar uma taxa. Os classificados do bikemagazine por exemplo acho que cobra uns 10 ou 20 reais por anuncio....


Infelizmente, botou dinheiro na coisa, cria uma série de formalidades que podem não interessar ao Pedro. Por exemplo, como cobrar? Boleto, cartão, depósito? Tudo deve ir para uma conta, e embora creio que o volume não vá causar problemas, com certeza contabilizar isso é complicado. Claro que se a coisa tomar volume e o Pedro resolver tornar isso parte do ganha-pão, aí a história é outra. Mas pode começar a coçar a cabeça com cobranças dos anunciantes e com quedas no servidor e problemas de "Service unavailable". Nego vai ligar chiando com certeza.

A idéia é boa, mas na prática se mostra mais frágil.
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2008 as 18:23
Solução encontrada pelo fórum pcs, com 174.000 usuários. Acho que é o maior fórum de discussão de tecnologia atualmente.

http://www.forumpcs.com.br/forum

Citar

Plano Pessoal

Este plano é destinado a usuários que vão oferecer produtos pessoais, usados, visando um upgrade em seu equipamento pessoal ou a venda de itens que não estão mais em uso. O custo da assinatura desse plano é de R$ 10,00 para manter um anúncio disponível por 30 dias, válido a partir da assinatura do plano e renovável a critério do anunciante. Veja mais em como participar.

Os anúncios do Plano Pessoal são publicados em forma de tópicos na seção de Classificados Pessoais. Só é permitido colocar um único tópico de anúncio nos com no máximo 10 produtos usados ou semi-novos e não é permitida a alteração de produto no mesmo tópico a fim de se evitar o custo de um segundo anúncio. A característica da venda nesse plano é ser única e esporádica. O anunciante que usar os classificados pessoais para vender durante meses seguidos produtos diferentes deverá sair do plano particular e contratar um plano comercial.

Plano Comercial

Os planos comerciais destinam-se às revendas e lojas legalmente registradas que oferecem produtos em caráter profissional, como comerciantes em geral. Para ter acesso a essa modalidade, é necessário contratar um dos planos de banners previstos para a publicidade no fórum. Não é possível contratar o Plano Comercial sem contratar no mínímo uma peça publicitária tradicional (banner) no site.

Para maiores detalhes sobre os planos comerciais entre em contato com o setor de publicidade através da lista de e-mails disponível em Fale Conosco.

Os anúncios do plano comercial são publicados em forma de tópicos na seção de Classificados Comerciais.


Já vendi produtos lá e a cobrança no plano pessoal se dá através de depósito em conta-corrente onde a liberação para colocação do anúncio (abertura do tópico) se dá mediante liberação de acesso do user pelo perído de 30 dias, depois disso o user vendedor não tem mais "poderes" para postar tópicos/anúncios nos classificados.




William
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2008 as 04:23
William, para o porte desse forum de tecnologia, acho uma solução adequada, porque não ia ter moderador suficiente para quase 200 mil users.

Mas para o Pedal, acho que vai inibir a postagem de anúncios de peças mais baratas, ou mesmo até de bikes inteiras.

O que se pode fazer é cobrar dos anunciantes comerciais e liberar para os anunciantes "eventuais" (nós, que trocamos um câmbio e vendemos o velho). Mas de todo modo vai precisar de moderação pra "pescar" usuários comerciais menores que anunciam como usuários normais. E pode crer que não é fácil, porque a tentação da galera em ter preços baixos e variedade é grande, então não acho que vá haver uma repressão dos próprios usuários a algum "furão".

Como falei, só o Pedro pode dizer se é conveniente para ele a inclusão de pagamento para os anúncios (grana é bom, mas pode dar dor de cabeça se o volume for alto e ele tiver que justificar, por exemplo, numa declaração do IR - não sei quais outros rendimentos ele tem, pode inclusive mudar de faixa).
Voltar ao Topo
the brave Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2004
SP/RJ/MG
Offline
Mensagens:1472
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar the brave Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2008 as 05:24
Concordo contigo Alessandro 
William
Voltar ao Topo
fvanzela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
Sertãozinho
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fvanzela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2008 as 06:02
Galera, sou totalmente a favor da criação de regras e que as mesmas sejam cumpridas.
 
Pedro, que tal estipular um conjunto de regras inicial, e ir mudando com o tempo? Talvez o conjunto de regras do DH Brasil, ou outros propostos aqui, seja um bom ponto de partida, e aí sim ajustar de acrodo com a necessidade, se houver. Eu mesmo já comprei várias coisas pra usar e acabei nem instalando, ou instalei e não gostei etc, e repassei algumas até aqui no forum, mas sempre com valor abaixo de lojas. Se precisar de mais moderadores pra ajudar na avaliação de anúncios, conte comigo.
 
Com relação ao tempo de cadastro, acho que pode gerar problemas se aplicado agora. Eu por exemplo não consegui migrar o meu cadastro antigo para o novo forum por algum erro daqueles sinistros que ocorrem do nada, e criei um cadastro novo, assim como vários outros usuários.
 
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2008 as 09:26
Em vez de tempo de cadastro pode usar a quantidade de posts. 50 posts já desaniman qualquer interesseiro (aqueles que aparecem, anunciam e não contribuem em nada com o forum - não falo nem de grana, falo de experiência mesmo).

Se tiver um controle de flooding, é até bom porque se alguem for pego floodando com menos de 50 posts já dá pra banir, uma vez que com quase total certeza está tentando burlar o limite.
Voltar ao Topo
Pé de pano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2005
Blumenau - SC
Offline
Mensagens:1822
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pé de pano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2008 as 12:53

Pode crer alessandro...

e se n o cadastro fosse necessário o CPF? pra diminuir a chance de duplicatas?

Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2008 as 16:59
Só se tiver como checar o CPF ou sua validade. Senão o cara informa o número que quiser.

Pedro, tem alguma ferramenta de controle e verificação de IP dos users? Se bem que com IP dinâmico não sei se adianta muito...
Voltar ao Topo
jorge-380 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2003
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:5388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jorge-380 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2008 as 12:27
Nada a ver essa de pagar pra anunciar, acesso o forum a 5 anos e nunca precisou disso e isso nunca foi cogitado, nao sei da onde tao tirando essa ideia, de cadastrar cpf tambem... Daqui a pouco vai ter q pagar pra simplesmente fazer parte do forum, com taxa de mensalidade, de cadastramento...etc. Nao vamos fazer de uma solucao, q é um forum pra tirarmos duvida, anunciar nossas peças q queremos negociar, um problema.
Jorge Ricardo
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2008 as 16:39

Valeu galera! Vou pensar em tudo por aqui e ver o que faço.

Só não gosto dessa idéa de só poder anunciar com um número X de posts. Uma vez queria anunciar num forum de foto (nao lembro se foi esse seu ALessandro) e nao podia. Po, qual o problema deu entrar lá só pra anunciar minha camera velha ?
Mas talvez seja uma boa idéia se o numero de posts for pequeno.. digamos... 5, 10. Assim, da pra analisar se o post do cara foi totalmente inútil e isso já indica se ele pode ser só um lojista ou interesseiro.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2008 as 06:03
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Valeu galera! Vou pensar em tudo por aqui e ver o que faço.Só não gosto dessa idéa de só poder anunciar com um número X de posts. Uma vez queria anunciar num forum de foto (nao lembro se foi esse seu ALessandro) e nao podia. Po, qual o problema deu entrar lá só pra anunciar minha camera velha ? Mas talvez seja uma boa idéia se o numero de posts for pequeno.. digamos... 5, 10. Assim, da pra analisar se o post do cara foi totalmente inútil e isso já indica se ele pode ser só um lojista ou interesseiro.



Então, Pedro... Creio que não seja o mesmo forum pq esse set de regras mais novo criamos e implementamos há coisa de um mês. Antes não havia essa limitação. Aliás o forum é o BRfoto. Tem gente daqui que participa ou participava lá também.

Sobre o impedimento de anunciar a camera antiga... Bom, já ouviu aquele ditado "Não dá para se fazer um omelete sem quebrar uns ovos"? :D

Colocamos um limite relativamente baixo, de 50 posts. 5 ou 10 achamos muto pouco. A princípio isso seria para evitar spammers, com os quais costumamos ter problemas, o que acaba sobrecarregando a moderação da área. Claro que teve um monte de reclamações, mas infelizmente fomos forçados a nos lembrar de uma citação (não tenho certeza se é do Mandela): "A melhor maneira de não agradar ninguém é tentar agradar a todos".

Encaramos da seguinte maneira: quer anunciar, contribua com o forum, de uma maneira ou de outra. Não lucra com os anúncios, usa só pra vender sobras de upgrade? Então contribui com conhecimento, com postagens, etc. Tá lucrando e quer mais espaço? Então contrata um banner.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2008 as 15:42

Aye advogados de plantão!

Caso o Pedro resolva "cobrar" do usuário para ter a possiblidade de anunciar, ele não estará, a luz da legislação vigente, tornando-se lidisconsorte no anúncio (co-responsável)?
Eu é que não gostaria de uma bronca dessas para o meu lado...
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
cac252 Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Abr 2008
SP - SP
Offline
Mensagens:56
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cac252 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2008 as 10:01
Eu acho que não se pode penalizar o usuário normal colocando restrições demais.
Também não vejo problema em peças novas, desde que não seja uma série infinita.
Sugetões:
1) "Cobrar número de post" para colocar anúncio (cada anuncio custa xx posts). Não sei se o sistema pemite
2) Não se pode repetir uma peça nova em XX tempo (vai precisar de moderação).

Abraços
Voltar ao Topo
soaresrei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2006
Santo André- SP
Offline
Mensagens:785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar soaresrei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2008 as 17:47
Pedro! boa noite! adoro o fórum www.htforum.com/vb
neste forum tem um classificados muito eficiente, onde a venda de produtos novos é proibida, o que faz a diferença é não poder anunciar sem ter menos de 60 mensagens, os moderadores são peças importantes, onde conseguem fiscalizar tudo aquilo.
 
Se tiver um tempo visite o fórum e verá que o classificados deles é bem organizado!
 
Quanto a questão de revenda de peças novas isso poderá ser revertido ao próprio fórum, onde vendedores cadastrados pagam para anunciar, isso acredito ajudar a pagar as despesas do fórum!
 
Espero ter ajudado! Grato!
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2008 as 10:38
putz, acabo de anunciar uma peça nova, mas nao é visando lucro.

posso anunciar os aros novos q comprei no forum tbm, nem abri a embalagem ainda, só fui informado pela minha mae q chegou e fiquei de boas.

agora preciso de grana e anunciei meu pedivela, q ta parado e embrulhado como comprei, até aceito troca nele, o q deve me descaracterizar como vendedor de peças.

nao vejo mal nenhum em anunciar UMA peça nova, claro q o tópico tem q ser lido pelos mod's e aprovado.

mas criar uma regra proibindo dificulta, ai o cara (eu, nesse caso) que tem uma peça em casa para um futuro up e decidiu por outra peça para o up, ou desistiu do up, nao pode mais vender a peça...

e essa da classificação de lojista é uma ótima idéia, continuando nela:

poderia ter um forum especial para os lojistas, assim como o nosso classificados teria o classificado dos lojistas. os beneficiados seriamos nós, que lucraríamos com a concorrencia de um lojista ver o outro anunciando um preço mais barato para o mesmo produto, tipo um leilão ao contrário.
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2008 as 10:43
Tenho reparado nos classificados apesar de não comprar nada usado e tenho notado que tem gente que realmente parece viver do comércio de produtos, pois em princípio ninguém tem 2 ou 3 quadros, 3 casssetes, etc. para vender e isto é comum encontrar, as vezes a pessoa coloca tudo em um mesmo tópico outras em tópicos diferentes para disfarçar. Partindo deste ponto de vista creio que a pessoa deveria ter um determinado limite mensal de tópicos de vendas, aí ficava fácil de controlar o que ele vende, é claro que para evitar malandragem, não se deveria permitir que ninguém editasse os tópicos de classificados
Voltar ao Topo
A.R.G.S Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Fev 2007
Taboão da Serra - São Paulo
Offline
Mensagens:197
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar A.R.G.S Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2008 as 08:58

Colegas,

Não tenho nada contra anuncios de peças "novas" ou aquelas que só deram uma voltinha. Só acho que estes quase lojistas ou lojistas propriamente ditos tem que contribuir para com o fórum, não sei de que forma, poderiamos votar. Outra imposição para estes lojistas é o oferecimento da mesma garantia de uma loja de ponta.
 
Vendeu uma SID/2009 "zero", tem que dar a mesma garantia dada pela loja... é simples. Relatado algum problema com o lojista/quase lojista, banimento sumário.
 
Segundo ponto. Criar uma taxa por anúncio é complicado, podendo até a vir a ser injusto; uma porque quem estaria enriquecendo às custas dos usuários seria o próprio fórum, salvo se o valor revertesse em benefícios para nós. Outra porque, querer vender um canote "X" por R$ 30,00 e ter que anunciá-lo por R$ 40,00 ou R$ 50,00, é definitivamente irracional sem contar que só prejudica o esporte.
 
Proponho o livre comércio... mas que os usuários lojistas ou quase lojistas sejam taxados, como por exemplo atraves da cobrança de uma taxa mensal, ou seja, anunciou três produtos por mês, não é lojista, logo não paga nada. Anunciou quatro ou mais produtos, é lojista, logo paga R$ 50,00 pelos anúncios, dependendo do preço dos produtos, R$ 60,00 ... R$ 70,00 e por ai vai.  Isso acho justo.
 
Com isso, acho que os 2% estimados pelo Pedro, pensaram melhor... principalmente porque o custo dos produtos anunciados se elevariam, sem contar que teriam o dever de dar total garantia destes aos comprados.... DESTA FORMA, TODOS LUCRAM..."
 
Abç.
André Renato
  
Voltar ao Topo
alexandreminetto Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Set 2007
Cuiabá - MT
Offline
Mensagens:2210
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alexandreminetto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 16:12

Opa Pedro.

Não respondi antes, pois não olhava essa parte de Comunicados do Pedal.

Mas uma idéia: Em um fórum que participo, tem uma seção de classificados também. Mas lá o negócio é o seguinte:

Cada usuário tem um numero X de tópicos autorizados para fazer no classificado. Esse numero X é atualizado a cada mes. Tem um cálculo, que é baseado em quantas mensagens o usuário postou no mes que passou, e com isso, ele recebe um, ou dois, ou três, ou quatro... tópicos que tem direito a criar para revender suas peças.

 

Lá pode vender peças novas, desde que seja uma, ou duas. Não 30 ou 40.


Se quiser, posso pedir para o ADM do fórum se posso pegar o cálculo deles pra passar pra você. Só não pego agora, porque não acho correto.

Qualquer coisa manda uma MP (mensagem privada) que eu arrumo lá.

 

AbraçoO

Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4848
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Nov 2008 as 14:03
Fala pessoal... voltando a essa questão. O que vou decidir é o seguinte...

Pra postar nos classificados, vai ter que ter sim um número X de posts. Não sei quantos ainda. E to pensando seriamente em não permitir o anuncio de peças novas.

Os problemas são:
- O objetivo do site como um todo não é ter um super classificados ou o melhor, etc, etc. Os classificados são mais uma funcionalidade e uma vantagem para o usuário.

Até aí, tudo bem... o problema é que o pessoal começou a abusar e abusa cada vez mais! E ainda tem uns folgados e cara de pau. Outro dia um cara se cadastrou e a primeira coisa que fez foi postar lá seus sei la.. 12 produtos na caixa pra vender! Nem se deu ao trabalho de ler as regras.

E aí que é o problema todo.. temos mil funcionalidades e idéias legais para melhroar o site.. perder tempo para fazer moderação de quem quer se aproveitar disso não é algo muito inteligente. Nosso objetivo não é ser o mercado livre da bike.

A idéia de avaliar se o cara vendeu e se foi bem servido e tudo isso tá fora de cogitação... é justamente o que o mercado livre faz e não queremos fazer. Quem vive de revenda, que abra uma loja e anuncie.

Quero ver com vcs alguma maneira de restringir mais os classificados, mas sem ficar um saco pra quem realmente quer vender suas peças usadas.

O que vcs acham de:

- Permitir apenas peças usadas ?
- Qual o número mínimo de posts que o usuário precisa ter ?
- Vamos acabar com a possibilidade de editar as mensagens dos classificados ?
- Quem descumprir a regra uma vez ? E duas ?
- Quanto a mensagem privada... se o cara tentar vender deve ser bloqueado ? Se for reincidente ?
- Quanto a passar contato, links do mercado livre, etc ? Fica caracterizado como propaganda ?

São as questões a se discutir....
Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
Fernando Vanzela Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Mar 2006
Sertãozinho - SP
Offline
Mensagens:1061
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Vanzela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2008 as 05:38
Pedro, tenho algumas idéias:
- Permitir apenas peças usadas ? SIM, SOMENTE USADOS!

- Qual o número mínimo de posts que o usuário precisa ter ? NUNCA PODERÁ TER MAIS POSTS NOS ANÚNCIOS DO QUE EM OUTRAS SALAS, INDEPENDENTE DO NÚMERO DE POSTS, O QUE ACHA?
- Vamos acabar com a possibilidade de editar as mensagens dos classificados ? NÃO ACHO QUE SERIA NECESSÁRIO, SE AS DUAS PRIMEIRAS FOSSEM CUMPRIDAS.
- Quem descumprir a regra uma vez ? E duas ? 1. ADVERTÊNCIA - 2. SUSPENSÃO MENSAL DOS CLASSIFICADOS - 3. USUÁRIO BANIDO DOS CLASSIFICADOS.
- Quanto a mensagem privada... se o cara tentar vender deve ser bloqueado ? Se for reincidente ? MENSAGEM PRIVADA É PRIVADO, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, NÃO SEI SE É CERTO LER PARA TENTAR CONTROLAR. PODE HAVER CANAL DE DENÚNCIAS.
- Quanto a passar contato, links do mercado livre, etc ? Fica caracterizado como propaganda ? SE FOR LINK PARA UMA LOJA DE UM USUÁRIO, SIM, É PROPAGANDA.
 
Fernando Vanzela

Caloi Elite SX 2020
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X