| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | TESTES | COMUNIDADE | CLASSIFICADOS | FORUM | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | SERVICOS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Reforma uma Monark Brisa Aro 26 (1989)
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Reforma uma Monark Brisa Aro 26 (1989)

Responder Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Robson Calixto Ver Drop Down

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Reforma uma Monark Brisa Aro 26 (1989)
    Enviado: 09 Mai 2017 as 14:15
Em homenagem à (quase) finalização de meu curso de Mecânica de Bicicletas, resolvi dar nova vida à um quadro de Monark Brisa Aro 26 (1989) que arrematei aqui em Recife. Optei por este modelo, por as peças terem preços mais acessíveis, e gostar de sua forma harmoniosa.
  Ontem ataquei o mesmo com creme removedor de tintas. Deixei-o no aço.
   Agora tô na busca de um garfo, e da coroa de 46 dentes originais do mesmo...

Editado por Robson Calixto - 28 Jun 2017 as 13:34
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo
SilvioSa Ver Drop Down
Restrito

Brasília/DF
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de SilvioSa Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Mai 2017 as 14:20
Muito bom. Boa sorte com a montagem da bicicleta. Eu já montei umas poucas e acho todo o processo muito interessante. Desde procurar as peças, ir montando, ver como vai ficar, alterar, etc...
Vai colocando fotos do desenvolvimento.
Um abraço.
Voltar para o topo
Ex. Junior Ver Drop Down

Acreúna
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Ex. Junior Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 09 Mai 2017 as 22:27
Eu acho essa bicicleta muito bonita, recentemente reformei uma, mas era ano 2000 ou quase, já é das que possuem pneus largos. Infelizmente nas distribuidoras onde compro peças não existe mais aros, paralamas e bagageiro da brisa o que impossibilita de restaurar outras mantendo a originalidade.

Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 11 Mai 2017 as 23:38
Estou passando pela mesma coisa aqui...garimpando, na esperança de encontrar os seguintes itens originais da mesma: Garfo, Coroa 46 dentes e o  capa corrente...mas tá brabo de encontrar!
   Hoje descolkit Shimanlei um cubo Nexus 3v (V-Brake), que instalarei no aro Aero Vzan Escape 260 (para pneus 26 x 1.3/8)  que comprei...só estou com uma dúvida cruel...qual medida de raio devo usar? Alguém pode me ajudar nisso?

Editado por Robson Calixto - 26 Jun 2017 as 02:35
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Mai 2017 as 17:49
Roda traseira já montada, agora poderei dimensionar os locais onde soldarei as hastes de fixação do V-Brake no quadro e no garfo. Também confeccionei uma nova peça de fixação do pára-lamas traseiro, que aproveitarei pra fazer tudo de soldagem de uma só vez.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Mai 2017 as 14:08
Originalmente Postado por Robson Calixto Robson Calixto Escreveu:

Estou passando pela mesma coisa aqui...estou garimpando, na esperança de encontrar os seguintes itens originais da mesma: Garfo, Coroa 46 dentes e o  capa corrente...mas tá brabo de encontrar!
   Hoje descolei um kit Shimano Nexus 3v (V-Brake), que quero instalar no aro Aero Vzan Escape 260 (para pneus 26 x 1.3/8)  que comprei...só estou com uma dúvida cruel...qual medida de raio devo usar? Alguém pode me ajudar nisso?

Oi Robson. Qual foi o tamanho do raio? Outra dúvida seu aro é o 26 x 1 x 1/2 com diâmetro de aro de 584mm, inclusive como a foto mostra. Mas VC falou que vai usar pneus 26x 1 x 3/8 tbm conhecido como pneu Ceci. Mas esse pneu é pro aro de 590mm. Não vai dar Zica não?
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mai 2017 as 11:47
Usarei pneus Levorin Praieiro (o maior que 26)...ele cabe...instalei os mesmos numa Monark Tropical 1979...ficou bacana!

Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mai 2017 as 11:51
Galera, estou na captura de uma coroa dessas...alguém não tem uma pra doar á esse pobre mancebo? Rs!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mai 2017 as 11:53
Galera, estou na captura de uma coroa 46 dentes (original) de Monark Brisa aro 26...alguém não a teria, e estaria disposto à doar à este velho mancebo? Rs! Ficaria muito grato! 
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Mai 2017 as 14:24
E o tamanho do raio Robson qual foi? Tô de olho na coroa, qnd for na minha cidade do interior é possivel que consiga.
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mai 2017 as 05:26
Ligeirinho, utilizei raios inox duplos de 270 mm.

Pesquisando os garfos originais da Brisa, constatei que os mesmos me impediriam de instalar os paralamas, e pneus que pretendo utilizar neste projeto. Sendo assim, optei por este...o Pimont.

Editado por Robson Calixto - 29 Jun 2017 as 05:34
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Mai 2017 as 05:30
Paralamas estilo retrô Goal, estas peças estavam penduradas na loja de um companheiro por uns 3 anos. Todas as vezes que eu passava por lá, ficava contemplando-os...desta vez, fui lá e os arrematei!
Os mesmos estão com pontos de ferrugens de tanto tempo que ficou exposto na loja, estou pensando em manter esse aspecto...pra dar este ar de antigo...rs!

Editado por Robson Calixto - 30 Jun 2017 as 07:24
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo
andytuba Ver Drop Down

rio de janeiro
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de andytuba Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Mai 2017 as 22:26
Oi Robson Calixto

Legal o teu projeto,

já reformei algumas bikes, entre elas uma monark brisa que montei com freio contrapedal, mas não usei para lamas nem bagageiro.

Eu tenho o garfo original da monark brisa e está em Recife.

Se te interessar posso anunciar no ML por um valor atrativo.

Desejo boa sorte com a reforma da bike.
the time is now. ride
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2017 as 06:41
Andytuba...seria bacana! Tenho um amigo do curso de mecânica de bike,  que está montando uma toda original, e está na captura de um garfo! Anuncie e me avise...ok? Ele se chama Leonardo! Forte abraço!

Ontem consegui a tão procurada coroa original de 46 dentes, que vai pra cromagem.

Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2017 as 06:59
Os freios V-Brake Logan em alumínio preto, que já estão nas mãos. Fiz um trabalho nos canotes guia dos mesmos, instalei tubo termo-retrátil, devido oxidarem facilmente.

Editado por Robson Calixto - 29 Jun 2017 as 05:47
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2017 as 13:17
A pintura original da Coroa foi retirada, para que seja feito o trampo de cromagem...

Editado por Robson Calixto - 29 Jun 2017 as 05:49
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2017 as 13:20
Encontrei numa pequenina pedaleria daqui, o tão procurado movimento central Rodan com rolamentos 45mm...legal! Rs!

Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2017 as 13:48
Hastes de fixação do freios V-Brakes + Suporte do pára-lamas traseiro à espera de serem soldados no quadro...falta-me encontrar um soldador descente...rs!

Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Mai 2017 as 18:33
E eu que comprei errado justamente esse par de rolamentos novos RODAN 45MM! Agora terei q comprar o de 50MM!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2017 as 13:01
Mas Ligeirinho...a medida certa é de 45mm!!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2017 as 13:05
Chegada de meu kit Revoshift Shimano Nexus 3v...bacana! Rs!

Editado por Robson Calixto - 28 Jun 2017 as 13:46
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2017 as 13:07
Hastes de fixação dos freios V-Brakes já soldadas...

Editado por Robson Calixto - 29 Jun 2017 as 05:53
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2017 as 13:09

...e  barra de fixação do paralamas traseiro também no lugar...show! Rs!

Editado por Robson Calixto - 28 Jun 2017 as 13:48
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo
ISAAKEU Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ISAAKEU Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2017 as 13:53
Ta ficando legal, acompanhando aqui..

Você pretende mandar pintar o quadro ou vai fazer em casa ?
Não leve a sério!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mai 2017 as 18:45
IZZAKEU, Vou entregar todo no prime, totalmente preparado pra pintura...vou usar um cinza escuro metálico automotivo chamado "Cinza Cosmos"...farei a preparação pra baixar o preço da pintura...não tenho equipamento...senão me arriscaria nas pistoladas...rs!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Mai 2017 as 13:23
Aplicação de massa de poliéster no quadro.

Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 14:21
Atacando garfo e quadro com primer, após lixar  massa de poliéster.
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 14:25
Após aplicação de primer, as imperfeições vieram à tona no quadro...sendo assim, tome mais massa de poliéster, pra ficar bacana...rs!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 14:28
Ontem chegaram as manoplas e pedais marrons...pra dar um ar retrô ao projeto...rs!

Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 18:04
Hoje chegaram os pneus Levorin Praieiro 26x1.1/2x2 (50-584)...testes dos mesmo nas rodas...perfeitos!
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 18:20
Tá ficando bonita amigo , essa massa ai no quadro muito bem aplicada mais qual a função dela ?
Não me recordo de ter visto alguém passando massa no quadro inteiro assim , tenho um quadro antigo que gostaria de pinta-lo e queria entender mais sobre isso.

Editado por misera - 27 Mai 2017 as 18:21
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 18:30
Ela é usada em lanternagem de automotivos, e como o meu quadro apresenta uns "tecos" (nada que comprometa sua estrutura) devido a corrosões...massa de poliéster nela! Rs!

Editado por Robson Calixto - 28 Jun 2017 as 13:51
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 18:32
Então , mais eu ja tinha visto as pessoas usando em alguns pontos nunca no objeto inteiro.
imagino que deu trabalho isso ai.
Voltar para o topo
Gryphon Ver Drop Down

São Paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Gryphon Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 27 Mai 2017 as 20:45
Que eu saiba, essa massa é para pequenos defeitos. A massa é bem mais frágil que a massa poliéster usada em preenchimentos maiores.

É possível que no quadro de bicicleta fique bom, por que o quadro é relativamente rígido, mas eu não recomendaria isso numa chapa extensa da lataria de um carro, que é bem elástica e essa massa poderia trincar.

No entanto, entendo a ideia do colega. Comprar uma lata de massa poliéster só para tapar umas poucas imperfeições realmente é dose pra cavalo. Muito desperdício.
Mesmo que por grama a bisnaga dessa massa seja muito mais cara, em valor absoluto o serviço sai bem mais barato.
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2017 as 06:33
misera, a massa não foi aplicada em todo o quadro não! Rs! Somente em pontos que apresentaram imperfeições. Conforme Gryphon disse, ela fica boa nestes casos, por ter boa elasticidade e aderência. Antes não haviam essas bisnagas de 200 gramas, tinha-se que comprar uma lata. Esta custou R$ 13,50.

Editado por Robson Calixto - 28 Jun 2017 as 13:54
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo
misera Ver Drop Down

belo horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de misera Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2017 as 10:08
Ah kra , a foto do quadro com primer eu achei que era tudo massa hahahaha , viajei legal aqui.
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Mai 2017 as 20:55

Talvez me expressei mal: a bike é outra e utiliza mesmo CX de 50mm.
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Mai 2017 as 18:45
Originalmente Postado por Ligeirinho Ligeirinho Escreveu:

Talvez me expressei mal: a bike é outra e utiliza mesmo CX de 50mm.
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Mai 2017 as 18:46
Ahhh...tá! Rs! Espero que tenhas conseguido trocar...rs! Forte abraço!
Voltar para o topo

Recife
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Robson Calixto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jun 2017 as 15:12
Mais um item original encontrado, e na cor idealizada...protetor de corrente!

Obs.: Hoje enviei o quadro + pára-lamas traseiro pra pintura.
             Ainda estou na busca da caixa de direção standard (30mm) preta.

Editado por Robson Calixto - 29 Jun 2017 as 06:02
Kaskudus Bikers
Voltar para o topo

Responder Responder Página  123>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.