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Reforma ou UP de caloi 10 de 08/1976

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Paulozzzz Ver Drop Down


Registrado: 09 Jan 2020
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulozzzz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Reforma ou UP de caloi 10 de 08/1976
    Enviado: 29 Mai 2020 as 17:19
Olá pessoal. como estão?

Ganhei esta caloi 10 do meu pai quando tinha 13 anos; Ela é de 08 de 1976 pela informação do manete do freio. 

Inicialmente iria reformá-la. Penso que seria tarefa difícil. Neste momento penso em dar um up nela. trocando mov.central e traseiro, catraca, freio,corrente e rodas (claro) rs

Ainda não a desmontei. Apenas usei um w40 nas partes móveis. 

Precisaria saber:

1. ferramentas necessárias para desmontá-la completamente
2. Quais seriam os produtos mais indicados para remover essa ferrugem?
3. Poderia aumentar a velocidade dela até quanto? tendo em vista que tb trocaria movimetos e pedivela?
4. Sei que precisaria trocar mov.central, traseiro, corrente, catraca, pedivela e freios
5.  qual seria a sugestão inicial de vocês para aumentar a velocidade e poder usá-la sem gastar uma fortuna?

Abraços e obrigado pela atenção e ajuda!

 
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dwsmartins Ver Drop Down


Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 29 Mai 2020 as 22:19
Paulo, eu não queria te desanimar, mas ela está com MUITA ferrugem. Algumas peças parecem estar irrecuperáveis. Vai ser bem difícil colocar ela segura pra andar.

Antes de partir pra upgrades, você precisa dar um trato no quadro, desmontando e removendo a tinta velha pra ver o que já por baixo. Vou te recomendar levá-la em um mecânico de confiança, pra desmontar ela de maneira adequada e encaminhar pra alguém que faça jateamento de areia no quadro dela.

Feito isso, vai ser possível identificar a extensão dos danos por corrosão no quadro dela. Seu mecânico de confiança poderá dizer o que está bom e o que está ruim e, principalmente, o que pode ser consertado e o que não pode no quadro. Se a estrutura do quadro animou-se ser reparada, infelizmente vai ser fim de jogo pra sua jornada.

Lembrando que é interessante já aplicar um fundo fosfatizante ou wash primer no quadro, principalmente se você morar próximo do litoral. O aço carbono enferruja bem rápido em condições ideais, então deve ser protegido assim que possível.

Com os problemas identificados e, se ele estiver em boas condições, o quadro protegido, fica mais tranquilo pra definir o que fazer daí em diante:

* Restauração: fica uma bike chata de andar, um verdadeiro bibelô, mas com o cuidado adequado vai te dar muito orgulho!

* Reparo: efetua-se a troca das peças por outras equivalentes, mantendo a característica original da bike e com eventuais substituições (devido à inexistência de peças de reposição, por exemplo) pra torná-la rodável, o que dá uma versão utilizável da anterior, mas não tão brilhante.

* Upgrade: as peças são todas trocadas por versões modernas e que vai mudar a característica da bike, o que parece ser a sua opção até agora.

Sua primeira tarefa já está definida: encontrar um mecânico de confiança pra desmontar ela. É mais interessante partir pra isso, pois ela tem algumas peças que tem ferramentas difíceis de conseguir, caras pra comprar ou complicadas de se usar. Dois exemplos são o pedivela chavetado e a catraca com encaixe de ferramenta diferente dos atuais.

Boa sorte na sua jornada!
Bora pedalar, senão estressa!
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Paulozzzz Ver Drop Down


Registrado: 09 Jan 2020
rio de janeiro
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulozzzz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 12:16
Olá dwsmartins


Obrigado pelas dicas. 

Eu vou tentar achar por aqui alguém que faça jateamento de areia, fundo fosfatizante ou wash primer como você disse. Por aqui onde moro acho difícil.  Só tem oficina daquelas bem rústicas, entendestes-me? né? Smile

A princípio queria restaurá-la. O meu pai faleceu recentemente. Ainda me lembro o dia que fui com ele comprar essa bike. Ainda tem o adesivo da loja nela . Nem pensava em pintar. Queria deixá-la ao menos com o quadro original. Entretanto alertaste-me para o fator segurança. Aparentemente não vi nenhum "buraquinho" no quadro. Porém ela é muito velha, poderia ter surpresas não muito agradáveis durante o  seu uso pulando essa etapa como disseste-me 

Onde pretendo pedalar  tem muitas subidas e descidas fortes.

Abraços e obrigado mais uma vez

Paulo




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marcos_netto Ver Drop Down


Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
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Mensagens:6581
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 18:40
Dê uma olhada neste tópico aqui:


Muito completo com uma boa sequencia de informações sobre o que foi feito para que uma bike ano 1976 voltasse a rodar de verdade!


Marcos Netto

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"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
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karmanghia Ver Drop Down


Registrado: 13 Ago 2019
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de karmanghia Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 19:16
Amigo, tem jeito sim, mas vai dar muito trabalho. Aproveita a quarentena e trabalha nela kkkk
- Comece jogando WD nela até conseguir soltar as peças, sem economizar e depois deixe as peças submersas em um balde com vinagre de álcool durante um ou do dias. Depois que remover passe uma flanela nelas para tirar a crosta de ferrugem (sujeira), muito bombril com kaol e por último WD e flanela novamente para as peças secarem e não enferrujar de novo. 
- Provavelmente o cromo já foi todo corroído, mas se não quiser levar p/ recromar depois de fizer esse procedimento dá para manter ela se for feito as etapas que disse. Se encontrar algum componente "irrecuperável" e decidir restaurar também comprar nos sites de usados, porém os preços costumam ser amargos.
- Sobre upgrade, o que eu faria é um mov. central com rolamento e ponta quadrada que vai melhorar muito o desenvolvimento e combinar com um pedivela e uma catraca e câmbio Shimano .


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Ligeirinho Ver Drop Down


Registrado: 23 Set 2006
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Mensagens:1829
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 30 Mai 2020 as 21:15
O estado geral é desolador. Confesso que só olharia pro quadro. A oxidação está bastante severa. Se acatar a sugestão de jogar - isso se conseguir tirar - as peças num baldão de vinagre talvez depois de muitooo trabalho consiga por ela pra funcionar.
Já os quadros Caloi 10 costumar ser bastantes sólidos se bem me entende. Mas,sempre com os olhos nos custos, a empreitada a partir de somente o quadro provavelmente ficará mais cara que ouse imaginar.
Imagino, com o devido respeito da passagem do seu pai, que recuperá-la seja guardar de um modo mais permanente sua memória o que justificaria todos os esforços, talvez num prazo maior pra diluir a intensidade dos custos.
A primeira bicicleta adulta que andei também era do meu pai (RABENEICK,alemã) que até hoje tenho saudade, era tão leve! Suspeito que era uma liga de aço superior, pena que não tinha aos 15 anos a sabedoria de cuidar bem dela e teve um triste fim.


Editado por Ligeirinho - 30 Mai 2020 as 21:16
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Black Knight Ver Drop Down


Registrado: 14 Jun 2013
São Paulo
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Mensagens:520
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de Black Knight Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 01:24
Eu estou mais na linha do amigo (MESTRE) Ligeirinho!

Na verdade, numa primeira passada de olhos... eu nem mexeria nela, pq ai é uma reconstrução "do zero"!
Mas como ela tem "história" pra vc... vô falá oquê eu acho;
Esqueça essa história de gastar pouco e andar com ela! Isso não vai acontecer! Qualquer que a direção que vc tomar... vai gastar bastante! Se a intenção é andar de bike, compra uma nova!
Eu desmontaria todas as peças de alumínio (cubos, manetes, mesa, ferradura), e a parte de cima do Selim (raríssimo)! Essas peças dá pra polir e voltar mais ou menos como era! O resto já passou do ponto de restaurar! Dá uma boa verificada nesse garfo... se estiver podre, é um perigo!
Depois é só montar uns aros novos... e com o tempo ir comprando as peças que não tiveram salvação! Nuns 2 ou 3 anos tu monta ela sem perceber!!!
Wink Beer Handshake
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marcos_netto Ver Drop Down


Registrado: 02 Ago 2007
Canoas - RS
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de marcos_netto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 31 Mai 2020 as 07:13
Cara...

Uma outra alternativa seria transformar essa bike numa "peça decorativa".

Shocked

Sim! Apenas limpar a sujeira e deixar o resto exatamente como está. Ferrugem, defeitos, etc. Tudo exatamente do jeito que estamos vendo.

Tem gente que paga uma fortuna por objetos antigos para decorar a casa, loja ou local de trabalho. Tu tens exatamente isso na tua mão. Algo que ninguém vai conseguir fazer, a não ser que espere também uns 40 anos... LOL

E ela tem algo que nenhuma outra bike tem: história.

E posso te garantir que todos que olharem essa bike pendurada e exposta em algum lugar vão gostar. E vai ser o início de muitas conversas animadas com quem gosta de bike!

Eu não mexeria nela mais. Vai por mim!

Thumbs Up
Marcos Netto

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dreluis Ver Drop Down


Registrado: 02 Fev 2014
Maringá, PR
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Mensagens:109
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (1) Obrigado!(1)   Citação de dreluis Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 01 Jun 2020 as 18:04
Eu iria na linha do que o colega falou acima: deixa a bike como objeto de decoração.
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Paulozzzz Ver Drop Down


Registrado: 09 Jan 2020
rio de janeiro
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Paulozzzz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2020 as 12:33
Olá obrigado a todos estou trabalhando nela!

dwsmartins
Marcos Netto
karmanghia 
Ligeirinho 
Black Knight 
dreluis 

Espero não ter esquecido ninguém.

Quaretena? sou da área de saúde, Não estou de férias rsrsrsrsrsrs

Um grande abraço a todos . Eu posso demorar a voltar, mas voltarei com fotos. 

Abraços

Paulo
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dwsmartins Ver Drop Down


Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2020 as 13:42
Caraio... Não dá pra segurar.... Toma meu pedido de desculpa antes da merda anunciada, não leve a mal pelamor, mas lá vai piadinha tosca!!!

Cuidado pra não trocar o coronavirus pelo tétano!

Pronto, passou... Bora continuar a programação normal.
Bora pedalar, senão estressa!
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dwsmartins Ver Drop Down


Registrado: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
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Mensagens:607
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Jun 2020 as 13:57
Pensando de maneira mais produtiva: se for restaurar, filma tudo pra postar depois no YouTube! A quantidade de views que isso tem dado é absurdo, deve dar alguma grana.

P.S.: não falei de brincadeira, agora é sério.
Bora pedalar, senão estressa!
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Antonio Neto Ver Drop Down


Registrado: 27 Abr 2014
Campo Grande
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Mensagens:48
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Antonio Neto Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 28 Jun 2020 as 21:30
Fato. Uma filmagem de todos os passos, erros e acertos da restauração, em vídeo monetizado, dá um bom retorno no youtube
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