Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reforma KHS Summit
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Reforma KHS Summit

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Heitor Ruschmann Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2005
niteroi - rj
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Heitor Ruschmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reforma KHS Summit
    Postado: 17 Nov 2015 as 11:41
Olá,

recentemente, tive a oportunidade de comprar um quadro KHS Summit (aquela amarelinha, que vinha toda STX / STX RC). Na época que comecei a pedalar, no final da década de 90, ela era o meu sonho de consumo.

Pois bem, em fevereiro desse ano, apareceu um quadro desse no Mercado Livre e eu não tive dúvidas - arrematei.

Porém a minha idéia sempre foi montar uma bike de cromo com componentes modernos, e aposentar de vez os quadros de alumínio. A maior dúvida era em relação aos freios: instalar ou não suporte para freios a disco.

Depois de meses de dúvida, tomei coragem e fiz a adaptação. Sei que muitos puristas vão desejar me crucificar por esse ato... Paciência.

Já faço soldas por hobby há algum tempo, sempre relacionadas a reparos/modificações nos meus carros e moto. O maior desafio pra mim seria soldar o quadro sem ter uma noção do comportamento do material do quadro com o agravante da espessura fina. Depois de pesquisar bastante, dei uma desanimada, já que a técnica mais comum seria fazer uma brasagem, técnica que, apesar de simples, não tenho experiência nenhuma. Quando comecei a encontrar alguns poucos casos de relatos de frame builders usando TIG, comecei a me animar, já que é uma técnica a qual estou mais acostumado.

Agora já tá feito.

Foi soldado na TIG (usando argônio puro).
Fiz um gabarito atrelado a um eixo. Fixando o eixo no quadro, esse gabarito me guiou para soldar as orelhinhas na posição correta.
Fiz os suportes de maneira bem minimalista, com espessura de 4mm. Achei que esse desing mais "leve" combina mais com o visual do quadro, e fazendo umas contas básicas parece que vai aguentar as tensões.

A orelhinha de cima (a menor) foi bem complicada de soldar, pois o tubo naquela seção tem uma parede bem fina. A orelha perto da gancheira já foi mais fácil de soldar.

Nas fotos abaixo, já está com um "filler" para dar um acabamento melhor na pintura. 
Logicamente já montei para dar um primeiro rolé... Por isso o primer ali na região da solda.

Já rodei 50km com ela, entre estradoes e single tracks e até agora nenhum sinal de trinca ou desalinhamento.

Já encomendei os adesivos no padrão original, e vou desmonta-la para retirar os pinos de v-brake e repintá-la.

Uma dificuldade que tive na hora da montagem foi achar abraçadeira de canote e cambio dianteiro - o seat tube tem 30mm de diâmetro e hoje é praticamente impossivel achar peças nessas medidas. Estou unsando um cambio antigo XT, com uma bucha (o cambio é 32mm) e a abraçadeira do canote eu resolvi cortando o crown de uma antiga proshok que estava largada na oficina, com uma das canelas danificadas.

Seguem as fotos da magrela, ainda sem a pintura.

Para quem tiver com uma idéia dessa na cabeça e precisa de um empurrão: VÁ EM FRENTE!!! Estou super satisfeito com uma bike com comportamento ótimo nas mãos.















Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2015 as 12:02
vai ficar legal com freio á disco!tive uma khs summit montãna de cromo também,para mim é o quadro mais confortavél em termo de material empregado!boa sorte! e vai postando a evoluçâo do projeto...Wink
M.CROESY
Voltar ao Topo
ISAAKEU Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2015
São Paulo
Offline
Mensagens:240
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ISAAKEU Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2015 as 14:18
Poxa, ficando bem legal, não deixa de atualizar a reforma dela aqui no forum. flw
Não leve a sério!
Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Nov 2015 as 17:38
Cara...show de bola, vai ficar muito foda! Eu sempre curti esse modelo de quadros da KHS, em que o seatstay fica fixado logo acima do top tub.
 Só por curiosidade, se importa em dizer o valor que conseguiu o quadro?
Parabéns, belo projeto!
Voltar ao Topo
Heitor Ruschmann Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2005
niteroi - rj
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Heitor Ruschmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Nov 2015 as 09:36
Também adoro esse design do seatstay x toptube!
O quadro foi por volta de R$400 (quadro mais frete). Não lembro agora o valor exato e já sumiu do historico do ML...

Esse final de semana devo trabalhar na pintura, ai coloco fotos do resultado.

Voltar ao Topo
rogevc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2013
Minas Gerais
Offline
Mensagens:158
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogevc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2015 as 21:44
Originalmente postado por Heitor Ruschmann Heitor Ruschmann escreveu:

Também adoro esse design do seatstay x toptube!
O quadro foi por volta de R$400 (quadro mais frete). Não lembro agora o valor exato e já sumiu do historico do ML...

Esse final de semana devo trabalhar na pintura, ai coloco fotos do resultado.


Vai ficar massa demias tua bika. Posta mesmo pra gente poder acompanhar a evolução do projeto.

Voltar ao Topo
Saddam Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Jan 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1062
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Saddam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2015 as 21:49
Nao cabe um 27,5 ai?
Voltar ao Topo
Heitor Ruschmann Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2005
niteroi - rj
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Heitor Ruschmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 10:13
dependendo da medida do pneu cabe sim, mas não está nos meus planos no momento não... to com muita roda de 26" pra "queimar" ainda...

Acabou que esse fds nem adiantei nada da pintura - ficou o tempo todo chuvendo e aí foi aquela preguiça...

Notícia boa é que chegou o kit de adesivos, seguindo o padrão original... Segue foto:



Conforme evoluir, posto aqui.

Abs
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2015 as 18:47
Serviço muito bom de transformação pra freio a disco, quadro cromoly certo...e com roscas pra fixação de bagageiro...show de bike, ótima pra ciclotur!
Voltar ao Topo
Bol Gola Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jun 2006
Goiânia
Offline
Mensagens:5988
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bol Gola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Nov 2015 as 01:52
Esse projeto vale acompanhar Smile

Procure mandar pintar com pintura eletrostática que dura para sempre!
1986 - Caloi Cross Aero Free Light
1990 - Samchuly Master 18 marchas
2012 - KHS Alite 1000
2013 - Cannondale Flash F2
2015 - Trek X Caliber 7
Voltar ao Topo
Heitor Ruschmann Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Ago 2005
niteroi - rj
Offline
Mensagens:362
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Heitor Ruschmann Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2016 as 19:39
Opa! Acabou que após a solda do suporte para pinça, montei a bike para testes e desde então não desmontei para retirar os pinos de v-brake e pintar o quadro. 
Já rodei uns 800km com ela nesses 6 meses de "vida" e até o momento nenhuma trinca ou desalinhamento da pinça...
Quem tiver projeto parecido encorajo a ir em frente! Até agora o meu foi só alegria!
Abs
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X