Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Reforma da Monark M-Bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Reforma da Monark M-Bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Matheus Moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Santo Ângelo/RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Reforma da Monark M-Bike
    Postado: 31 Ago 2015 as 21:40
Bom pessoal, vou reformar uma Monark M-bike que era do avô da minha esposa, de início vou usar para ir para o trabalho, como não está sobrando muita grana vou melhorando ela aos poucos. O primeiro item a ser comprado será este guidão e mesa da Viper( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693069078-guido-e-mesa-sue-aluminio-viper-bicicleta-bike-set-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-693069078-guido-e-mesa-suporte-aluminio-viper-bicicleta-bike-headset-_JM) e os pneus
Pirelli Scorpion ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692943712-par-pneu-26-pirelli-scorpion-mb2-aro-26-x-20-_JM - http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692943712-par-pneu-26-pirelli-scorpion-mb2-aro-26-x-20-_JM), vou por uma suspensão que consegui usada em boas condições aqui em uma bicicletaria (não sei a marca). Vou fazer a pintura e por essas peças, depois pretendo por um par de aros Vzan (aero/escape) e cambio e trocadores novos.
A bike é igual a essa que achei na net aqui, porém está bem pior porque estava jogada no fundo de um galpão.


Se alguem tiver uma bike igual ou parecida que fez alterações, por favor posta uma foto aqui.
Voltar ao Topo
LEOfial Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2014
Garça-SP
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LEOfial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2015 as 10:01
Bom dia cara, da uma verificada na mesa que você quer comprar pois ela é para garfo de espiga lisa, caso a suspensão que você comprou seja lisa também (sem a rosca pra colocar a caixa de direção) ai ta tudo certo, só comprar uma caixa de direção ahedset na medida certa, mas se for de rosca ai você terá que colocar um adaptador pra poder colocar esta mesa.
Pela foto, da pra ver que sua bike é para garfos e suspensões medida standard, e a maioria que tem é de rosca, verifica se essa suspa que você comprou é na medida certa, senão não vai entrar no quadro.
 Veja se tem necessidade mesmo de suspensão pois pra uso urbano, garfo rigido como o original da bike atende bem, inclusive é o que  uso na minha bike, ela é do mesmo padrão da sua, mais é de marca diferente.

Exemplo do adaptador de mesa: http://ciclopoint.com.br/adaptador-ahead-set-alum-standard. 

Espero ter ajudado, e até mais.
Voltar ao Topo
Matheus Moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Santo Ângelo/RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2015 as 22:07
Ja estou sabendo do adaptador, porem andei pesquisando e achei este outro tipo na internet, como sou leigo neste assunto queria a opinião de vocês.



Voltar ao Topo
LEOfial Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2014
Garça-SP
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LEOfial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 17:19
É deste mesmo que tenho na minha bicicleta (foto 1) mais o meu não sei a marca, utilizo com guidão reto 25,4mm. Esta mesa é boa sim, bem apertada não dá problema.


Voltar ao Topo
Matheus Moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Santo Ângelo/RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2015 as 20:13
Você pode postar uma foto da tua bike?
Voltar ao Topo
Matheus Moraes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2015
Santo Ângelo/RS
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Matheus Moraes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Set 2015 as 19:33
Comecei a desmontar...



Protetor de câmbio...



Parafuso, que prende o selim, original...

 

Voltar ao Topo
serginho.gama Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
Brasília/DF
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginho.gama Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2015 as 01:44
Muito legal! Também estou começando o projeto de reforma de uma bike antiga. É uma Caloi Aspen dos anos 90. hahahaha
Voltar ao Topo
LEOfial Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2014
Garça-SP
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LEOfial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2015 as 07:42
Originalmente postado por Matheus Moraes Matheus Moraes escreveu:

Você pode postar uma foto da tua bike?

Matheus, bom dia, desculpa a demora em ver sua pergunta, não recebi o alerta de mensagem no e-mail, desculpa mesmo, recebi agora. Vou tirar uma foto e colocar, se ainda quiser hehehe, desculpa mesmo cara.
Voltar ao Topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2014
Paraná
Offline
Mensagens:1196
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jagwire Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2015 as 15:10
Foi uma Monark M-Bike como essa, minha primeira bicicleta, na qual aprendi a pedalar aos 12 anos +-.
A minha era naquela cor amarelo fluorescente, com os adesivos em azul, 18V, câmbios e passadores Shimano (o traseiro indexado SIS), cantilever, protetor de câmbio....
Usei até os 18 anos, milhares de km, viagens ao litoral, transporte pra escola, estágio...
Boas lembranças!
Voltar ao Topo
joaopaulocarvalho_gt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulocarvalho_gt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jan 2016 as 20:17
Olá pessoal, boa noite. Depois de muito ler esses tópicos, resolvi me cadastrar e postar. 
Sei que o tópico é antigo, mas vou postar. Vai que alguém lê, Big smile
Tenho uma Monark (creio que seja o modelo Canyon - provavelmente do meio dos anos 90) e decidi voltar a usá-la. Como estou acima do peso (130 Kg) e decidi pedalar para voltar a entrar em forma, coloquei um par de aros "Aero Vzan Escape - Com cubos roletados Viper - Catraca de 7 Velocidades e corrente Indexada", transmissão "Shimano Altus" e passadores "Rapid Fire - Shimano". Eu ia pintar a magrela que está descascada perto do canote, mas, como vou passar dentro de algumas comunidades para cortar caminho, decidi não pintar o quadro. Assim não chamo a atenção da bandidagem. 
Vou pegá-la amanhã e o primeiro pedal vai ser de 30 Km. Assim que ela chegar eu posto umas fotos aqui.  
Minha dúvida é: Será que esse quadro aguenta o tranco. O dono da bicicletaria disse que para a minha utilização (100% em asfalto e ciclovias) dá para usar tranquilo e sem dores de cabeça. Mesmo com a experiência do dono da Bicicletaria (de 35 anos) fico receoso de subir em uma bike, cujo o quadro beiras os 20 anos...

Um abraço a todos
Voltar ao Topo
LEOfial Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2014
Garça-SP
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LEOfial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2016 as 08:12
Bom dia João, se fosse você, dava uma verifcada se o quadro não tem trincas, e colocaria um bom movimento central, pra reforçar o sistema do pedivela. Outra coisa é ver se não vai precisar levantar muito o banco, pois se o canote ficar muito na ponta dentro do quadro pode ser que ele entorte, o meu vivia entortantando até que coloquei uma mesa mais longa e o peso ficou distribuido na bike ai não entortou mais, e olha que eu peso uns 76Kg, mais isso vai depender do seu tamanho. se for um canote destes comuns de aço 22,2 de bikes comuns ( o meu é desse ) tome este cuidado pra não ter a surpresa de entortar a peça.
Se o uso for no asfalto sem abusos, tipo pular guia da calçada toda hora entre outros, acho que vale a pena.

Voltar ao Topo
joaopaulocarvalho_gt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulocarvalho_gt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2016 as 19:14
LEOfial, Valeu pela dica, muito obrigado.
Meu quadro não tem trincas (pelo menos aparentemente). O movimento central da magrela é um octalink, que eu já havia trocado, mas mantive o pedivela dela, (nem lembro a marca... mas é antiguinho) pois esta suprindo as minhas necessidades. No banco, eu substituí o canote para ficar com as especificações legais para minha altura (1,89).
Tenho o maior cuidado do mundo (sei do meu porte...) para não pular nenhuma guia que seja. Sempre que preciso, uso a calçada rebaixada. Os aros dela não são lá muito bons, mas até eu juntar uma grana para um mais resistente, uso esse.
Hoje fiz um pedal de 30,52 Km, de Interlagos (Zona sul de São Paulo) até a Liberdade (centro). Na verdade a bike ficou muito boa, e o trecho da ciclovia Rio pinheiros, que era plano, me permitiu "sentar a bota na magrela" - teve trecho que cheguei nos 35 km/h - junto com os caras de Speed Specialized / Cannondale e CIA (ta certo... meu joelho tá ardendo até agora e eu aproveitei o vácuo dos caras - Nunca mais faço isso). Mas no geral a bike me surpreendeu. Muito bacana para esses percursos.
 
Daqui a pouco tenho que me preparar para a volta (talvez eu faça com a magrela no Metrô).  
Voltar ao Topo
LEOfial Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mai 2014
Garça-SP
Offline
Mensagens:55
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LEOfial Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2016 as 07:59
Então beleza, agora é só sentar a bota mesmo hehehe. Bons pedais pra você. Se já ta acompanhando speed é porque ta com canela mesmo hem! Bom dia.
Voltar ao Topo
M.CROESY Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jan 2014
salvador-ba
Offline
Mensagens:1611
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar M.CROESY Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2016 as 10:42
Ponha fotos do resultado final da bike meu caro!Wink

Editado por M.CROESY - 20 Jan 2016 as 10:43
M.CROESY
Voltar ao Topo
joaopaulocarvalho_gt Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Jan 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaopaulocarvalho_gt Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2016 as 17:45
Originalmente postado por M.CROESY M.CROESY escreveu:

Ponha fotos do resultado final da bike meu caro!Wink
 
Pode deixarWink
 
Assim que eu tiver um tempo posto as fotos dela como ficou (mesmo com o quadro descascando a tinta). Preciso fazer isso, até porque eu queria confirmar se ela é uma Monark Canyon mesmo...  
 
Estou programando a pintura do quadro no mês que vem... Ainda não é o resultado final. Como tá difícil juntar uma grana com essa crise, só montando aos poucos. Quero trocar a mesa, selim, aros... tem uma lista imensa...  
 
Tenho aprendido muito com vocês aqui do fórum, e pretendo compartilhar as experiências da Monarkona.
 
Voltar ao Topo
neimarito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mai 2016
CURITIBA/PR
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neimarito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2018 as 19:10
João, sabe dizer qual o movimento central original da MBike?
Meu cunhado tem uma encostada, e pensei dar um upgrade e recuperar com peças que tirei da Caloi 500 de minha esposa...
Se alguém souber, agradeço.

Neimar
Originalmente postado por joaopaulocarvalho_gt joaopaulocarvalho_gt escreveu:


LEOfial, Valeu pela dica, muito obrigado.
Meu quadro não tem trincas (pelo menos aparentemente). O movimento central da magrela é um octalink, que eu já havia trocado, mas mantive o pedivela dela, (nem lembro a marca... mas é antiguinho) pois esta suprindo as minhas necessidades. No banco, eu substituí o canote para ficar com as especificações legais para minha altura (1,89).
Tenho o maior cuidado do mundo (sei do meu porte...) para não pular nenhuma guia que seja. Sempre que preciso, uso a calçada rebaixada. Os aros dela não são lá muito bons, mas até eu juntar uma grana para um mais resistente, uso esse.
Hoje fiz um pedal de 30,52 Km, de Interlagos (Zona sul de São Paulo) até a Liberdade (centro). Na verdade a bike ficou muito boa, e o trecho da ciclovia Rio pinheiros, que era plano, me permitiu "sentar a bota na magrela" - teve trecho que cheguei nos 35 km/h - junto com os caras de Speed Specialized / Cannondale e CIA (ta certo... meu joelho tá ardendo até agora e eu aproveitei o vácuo dos caras - Nunca mais faço isso). Mas no geral a bike me surpreendeu. Muito bacana para esses percursos.
 
Daqui a pouco tenho que me preparar para a volta (talvez eu faça com a magrela no Metrô).  
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X