Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - - Recomendação de bicicleta para cicloturismo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


- Recomendação de bicicleta para cicloturismo

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2022 as 18:51
 Pensando aqui, por que não mandar fazer um quadro com o Myamura por exemplo? Dá pra pegar como modelo algum quadro voltado para ciclo turismo,  como os da Surly,  e fazer uma cópia,  com todas as furacões e afins. Não é tão caro e é melhor que usar uma MTB pra tipo de pedal.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2022 as 22:46
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:


Embora nunca tenha utilizado, acho os reboques interessantes (embora carissimos). Tem alguma opinião sobre?

Acho interessantes a ponto de até ter feito alguns projetos de alguns no computador, mas não levei adiante. O valor pra montar um iria ficar tão caro quanto os alforges na época, acabei indo nessa linha.

Mas acho interessante aqueles reboques de uma roda. Queria experimentar um dia!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Fev 2022 as 22:48
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

 Pensando aqui, por que não mandar fazer um quadro com o Myamura por exemplo? Dá pra pegar como modelo algum quadro voltado para ciclo turismo,  como os da Surly,  e fazer uma cópia,  com todas as furacões e afins. Não é tão caro e é melhor que usar uma MTB pra tipo de pedal.

O cara do ObdePedalar fez exatamente isso, mas não sei se onde tirou as medidas. O dele inclusive é em aço carbono, que fica bem mais barato, pelo que ele relatou. Citou que o Myamura tb é meio chato de lidar (e não é a primeira vez que eu ouço ou leio isso).
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2022 as 07:14
Aqui está o canal dos dois rapazes q falei q fizeram cicloturismo por um bom tempo. Atualmente eles estão focados numa vida mais off grid, mas se for nos vídeos antigos tem muita coisa de cicloturismo.

E aqui um vídeo da Renata Falzoni
https://www.youtube.com/watch?v=n2REIOuAacQ
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2022 as 12:46
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

 Pensando aqui, por que não mandar fazer um quadro com o Myamura por exemplo? Dá pra pegar como modelo algum quadro voltado para ciclo turismo,  como os da Surly,  e fazer uma cópia,  com todas as furacões e afins. Não é tão caro e é melhor que usar uma MTB pra tipo de pedal.

O cara do ObdePedalar fez exatamente isso, mas não sei se onde tirou as medidas. O dele inclusive é em aço carbono, que fica bem mais barato, pelo que ele relatou. Citou que o Myamura tb é meio chato de lidar (e não é a primeira vez que eu ouço ou leio isso).


as medidas estão todas no site deles. Basta entrar lá e pegar.

Não são todos, mas é interessante que alguns modelos são disponibilizados tanto para aro 26 quanto 700.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2022 as 16:09
Originalmente postado por hug0.dts hug0.dts escreveu:

as medidas estão todas no site deles. Basta entrar lá e pegar.

Não são todos, mas é interessante que alguns modelos são disponibilizados tanto para aro 26 quanto 700.

Quis dizer que não sei de qual modelo ele copiou. Vários fabricantes divulgam a geometria dos quadros até pra facilitar a escolha conforme o bike fit.

Acho que é a Long Haul Trucker que aceita tanto 26" quanto 27,5" ou 700, certo?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2022 as 18:26
AAh sim,  entendi.  Esse é um dos modelos.  Outros modelos como Disc Trucker e Bridge Club seguem uma proposta parecida.




Editado por hug0.dts - 22 Fev 2022 as 18:27
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2022 as 19:35
Originalmente postado por laluna laluna escreveu:

ooi! estou iniciando no mundo do cicloturismo e estou com certa dificuldade em encontrar a bike adequada. Pensei em montar um porém não entendo muito bem da mecânica ou peças, então acho melhor comprar uma e trocar algumas coisas.

Estou buscando uma aro 29 tamanho 15. Me falaram que a aro 26 esta fora de linha e não iria conseguir peças mais pra frente ou fora do BR, o que me dizem? Esta difícil encontrar 29 do meu tamanho usada.

Juntei algumas informações que me pareceram boas para uma viagem longa com bagagem:
V break
36 raios INOX
Garfo rígido ( não estou tão segura quanto a essa, seria melhor ter a suspensão?)
Quanto aos coqs, faz diferença o número de dentes?
Pneu semi slick
Aro de parede dupla


Ainda tenho duvidas quanto a marca do quadro que seja resistente. E qualquer outra informação importante nas peças, algo mais essencial?



Toda dica é bem vinda, desculpem a ignorância no assunto 

Algumas considerações a respeito levando em conta tudo já dito.

1) seja honesta quanto a suas pretensões cicloturísticas. Vc não precisa de uma bike que seja capaz de atravessar o deserto de Gobi, se o máximo que vc vai fazer é dar uma "voltinha" até o Uruguai :-).
2) se vc está começando (mas vale pra quem já tem mais experiencia), esqueça a ideia de tentar achar a bike "perfeita". Faça o melhor possível e tenha certeza que vc vai errar em alguma coisa. A próxima vai ser um pouco melhor que essa, e a próxima melhor ainda :-) Quadro do Miyamura pra iniciar? esquece!
3) muitas das "regras" do cicloturismo citadas aqui, são baseadas em outros tempos, outros materiais. Roda com 36 raios? vc não precisa disso.
4) a sua preocupação com a "relação" (vulgo "marchas") procede. Como normalmente a bike vai estar carregada, então ter uma relação mais "leve" é recomendável e ai eu fugiria dos sistemas mais modernos com uma coroa só. Mas tb não é preciso ir lá pra trás e pegar um 3x7! Vc vai encontrar coisas legais no "meio" termo (3x9 ou 2x10).
5) disco ou v-break são bastante dependentes de como vc responder a primeira pergunta. Eu sempre usei disco (fiz a patagonia com bike com freio a disco) e não consigo me imaginar descendo alguma serra catarinense carregado usando v-break. Experimente os dois e tire suas próprias conclusões tb.
6) eu gosto bastante de cromoly (Surly fanboy), mas o alumínio funciona muito bem. Eu não ficaria muito preocupado com quadro "resistente" (claro que vc não vai pegar o primeiro quadro chines que aparecer...). Mas sim com as demais características (conforto, furação para bagageiro, etc).
7) fazer bikes 29 pra tamanhos pequenos envolve alguns desafios, então eu não desconsideraria completamente as bikes 26, mesmo sabendo que talvez vc tenha alguma dificuldade de conseguir peças (pneus principalmente, mas dá pra levar um sobressalente).
8) observe que existem duas grandes "estratégias" com relação a durabilidade/confiabilidade da bike. Vc pode investir em materiais de qualidade e que vão durar mais (mas eventualmente darão problema) ou usar materiais de mais simples reposição (e que provavelmente darão problema mais cedo). Se vc está fazendo uma viagem longa e vc tem um problema, então ok, fique mais alguns dias em determinada cidade ou pegue uma carona ou um busão. Se vc tá viajando com os dias contados e tem passagem de avião de volta, então suas preocupações são diferentes do caso anterior.
9) Bagageiros são importantes... atenção na escolha :-)
10) (e talvez mais importante) não sofra da "paralisia pela escolha". Pegue o que estiver acessível e comece! Faça viagens menores primeiro e veja o que funciona melhor pra vc. Na patagonia eu vi gente com bike da decatlhon e gente com Surly (err.. eu :-). Ou seja é possivel fazer ciclotour das mais diversas maneiras.

p.s. <alerta de zuação> ninguém sugeriu um Rohloff??

http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2022 as 10:01
Mais um pro grupo dos que escrevem textões!

Só não concordo com sua opinião quanto aos 36 raios, Lyra. Mas tenho que reconhecer que tá em desuso mesmo.

Ninguém sugeriu Rohloff e nem Schlumpf Drive. Imagina só a combinação monstruosa disso?🤣🤣🤣
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
fabiomuniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Ago 2018
Petropolis - RJ
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabiomuniz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2022 as 08:49
Oi Laluna.

Tenho zero conhecimento de cicloviagens para te ajudar, mas se vc ainda não conhece a Pamela Marangoni, acho que a historia dela vai ajudar bastante.

Nesse video abaixo ela fala sobre a viagem que fez de 14000 km por 14 países.

https://youtu.be/sYKo089r2I0

Tambem tem esse casal que viajou bastante pelo Brasil, o interessante é que os videos são bem completos, inclusive mostrando a evolução das bicicletas com o tempo, de acordo com as necessidades que descobriram no meio da viagem e algumas coisas sobre mecânica.

https://youtube.com/c/CoragemnaBagagem

E não esquece do forum, quando tiver viajando, deixa aqui uma forma pra gente acompanhar acompanhar sua viagem.
Voltar ao Topo
lyra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Ago 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lyra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2022 as 17:45
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Mais um pro grupo dos que escrevem textões!

Só não concordo com sua opinião quanto aos 36 raios, Lyra. Mas tenho que reconhecer que tá em desuso mesmo.


não era minha intenção... depois de publicado é que eu vi que tinha ficado grande! O que de certa forma é ruim, porque o objetivo era não complicar demais pra quem tá começando!


Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Ninguém sugeriu Rohloff e nem Schlumpf Drive. Imagina só a combinação monstruosa disso?🤣🤣🤣

com correia e não corrente, certo? :-) 
http://ciclobits.blogspot.com
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X