Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Receita de Lubrificante caseiro de bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Receita de Lubrificante caseiro de bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Yurijm Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Fortaleza
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yurijm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Receita de Lubrificante caseiro de bike
    Postado: 22 Fev 2021 as 18:01
Pessoal, criei esse tópico porque, depois de 4 anos de pedal, não achei lubrificante melhor pras minhas bikes do que misturar vela (parafina) com uma mínima quantidade de óleo possível para reduzir um pouco a dureza e facilitar a aplicação do produto na corrente.

Antes de mais nada, meu uso da bike é o seguinte: uso urbano e em estradas. Pedalo com grupos em média de 3x na semana, pedalando um total de 150 -200 km/semana. Faço longões tbm e minha velocidade habitual na bike é de 25-30 km/hr. Tenho 1,66 de altura e massa corporal de 65 kg. Uso tanto uma Caloi city tuor quanto uma híbrida que eu mesmo construí. Nada de bike cara. Sou apenas um entusiasta e não desejo performance, de modo que busco apenas soluções boas para problemas condizentes com a minha realidade (não quero gastar horrores em lubrificantes que não duram nem 50 km e que acumulam mais sujeira do que essa receita caseira).

Encontrei essa receita no YouTube e já rodei quase 5000 km numa bike com componentes Shimano acera e corrente kmc (9v) e não percebi sinais de desgastes na relação (está bem nova, inclusive), sendo fácil de limpar a corrente (água quente é suficiente. Se quiser colocar detergente líquido neutro na água quente, melhor ainda, mas não há necessidade).

A troca de marchas não é afetada. O produto dura cerca de 150 km.

Junta ainda um pouco de sujeira, mas não é igual a usar óleo ou outros lubrificantes com cera, mas que têm muito óleo. Quanto menos óleo vc usar, menos sujeira vai grudar

A receita é derreter determinado volume de vela em uma panela e adicionar, no máximo, a mesma quantidade em volume de óleo mineral (vendido como laxante, em farmácia). Espere secar e aplique na corrente. Eu uso nas minhas correntes um elo que comprei no shopee. Já retirei esse elo várias vezes (basta usar a mão pra retira-lo) e creio que seja falsificado, mas nunca estourou. Não considero, portanto, um produto ruim ou sequer descartável.

Lembro que é interessante fazer a limpeza da sua corrente e relação com óleo diesel antes de passar a usar esse produto, pois isso vai eliminar a sujeira da sua relação e deixar novinha pra receber essa lubrificação caseira. Depois, quando achar que está muito preto, tira a corrente e joga água quente. Coroa e k7 eu nem limpo mais.

Alguém tem alguma observação a fazer ou gostaria de compartilhar uma outra receita caseira pra ajudar outros entusiastas?

Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 18:21
Dá uma olhada nesse tópico e se junta com os doidinhos como vc q curtem ter um pouco mais de trabalho q o necessário hehehehe
https://www.pedal.com.br/FORUM/topic98704.html

Oq eu já escrevi lá:
"Peraí, vamos lá!

Sou totalmente a favor do DIY e de não ficar preso na mão de fabricantes etc

Mas vamos colocar na ponta do lápis o trabalho q dá abrir uma corrente, fazer esse banho, secar etc, invés de "só" limpar corretamente e aplicar o lub corretamente

Nem citei aqui o trabalho de comprar os ingredientes separadamente e fazer caseiramente um processo de certa forma industrial

E sobre o colega q iniciou o tópico pelo q entendi são usos urbanos, compensa mesmo todo esse trabalho?"

Creio q eu rode o msm tanto q vc semanalmente, mas pego mais terra e barro pq priorizo as trilhas, lavo a relação 2x na semana com Algoo, e duas escova de dente velhas e após cada lavagem aplico o lub de cera, atualmente usando o Squirt. Sim, ele custou R$100, mas tá durando um ano e ainda tem sinal de mais 3 meses de uso. Nesse esquema de lavagem e lubrificação minha corrente NX durou 4600Km.
A pergunta q me faço é, justifica fazer essa alquimia em casa, sujar panela, etc etc sendo q tem um produto prontinho e com mais tecnologia (não sou defensor dos industrializados e nem marcas) e muuuito mais prático de ser usado? Não precisa usar o Squirt de R$100, testa uns nacionais na casa dos R$50-80 ;)

PS: não se ofenda, estou falando de boa


Editado por BrunoRHCP - 22 Fev 2021 as 18:23
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
Yurijm Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Fortaleza
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yurijm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2021 as 22:15
Cara, primeiramente, seguinte... Se tu inicia um debate chamando o cara de doidinho, depois não vem falar pro cara não se ofender. Vc ter um posicionamento contrário é ótimo, agora a forma pernóstica como vc coloca seu argumento é um problema. Faz tempo que eu vejo umas pessoas aqui no fórum iguais e vc e nos próprios pedais mesmo. Acredito que pra ter esse tipo de comportamento em fóruns deve sofrer algum tipo de humilhação ou ser subserviente em algum outro aspecto da vida e vem aqui arrotar boçalidade. Enfim, a democracia não é perfeita, mas a alternativa a ela é pior. Só Lamento por vc ser assim.

Quanto ao uso do algoo, eu já usei. Usei outros mais caros, inclusive. O algoo, no caso, junta mais sujeira que esse caseiro aí, pelo menos em uso urbano.

Quanto ao trabalho de limpar, basta tirar a corrente da bike e jogar água quente. Não acho trabalho demais pra quem tem mais de um neurônio, além de duas mãos com um polegar opositor. Mas, na boa, não se ofenda com isso. Falo pro seu bem.

Lavar a relação uma vez por mês com água quente em uma panela velha não faz sujeira tb pra quem tem um mínimo de coordenação motora, o que TB é necessário pra pedalar. Sugiro que procure um médico pra ver o que está acontecendo com seu sistema neuromotor. Na boa, não se ofenda com isso, falo isso pro seu bem.

O processo dura em torno de 10 minutos, o que é feito uma vez por mês a um custo de um saco de velas de 2,50 e óleo mineral (custo de 10 reais e não se usa nem 1/4 do conteúdo dele pra misturar com um pacote de velas). O custo final são incríveis 5 reais e água quente pra lubrificar a bike por um ano, com uma perda de tempo de, em média, 2 a três horas no ano. Creio que vc não entenda bem de matemática e não consiga realizar uma regra de três por alguma deficiência cognitiva ou então por falta de ensino médio, mas, na boa, não leve a mal. Falo isso na boa e pro seu bem. Tem uma série de canais no YouTube que ensinam matemática básica. Pra ser mais claro, 100 reais num algoo é 10x mais caro que 10 reais no lub caseiro. E, conforme meus testes pessoais, não traz malefícios às vida útil da bike, para o meu tipo de uso, o que deixei bem claro.

Quanto ao tópico, eu já tinha visto, mas ele fala de um tipo específico de lubrificante caseiro. Minha ideia é um tópico pra comunidade ter acesso a uma série de receitas caseiras que funcionem.

Um abraço, amigão. Espero que melhore esse seu jeito!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 08:49
Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:

Cara, primeiramente, seguinte... Se tu inicia um debate chamando o cara de doidinho, depois não vem falar pro cara não se ofender. Vc ter um posicionamento contrário é ótimo, agora a forma pernóstica como vc coloca seu argumento é um problema. Faz tempo que eu vejo umas pessoas aqui no fórum iguais e vc e nos próprios pedais mesmo. Acredito que pra ter esse tipo de comportamento em fóruns deve sofrer algum tipo de humilhação ou ser subserviente em algum outro aspecto da vida e vem aqui arrotar boçalidade. Enfim, a democracia não é perfeita, mas a alternativa a ela é pior. Só Lamento por vc ser assim.

Quanto ao uso do algoo, eu já usei. Usei outros mais caros, inclusive. O algoo, no caso, junta mais sujeira que esse caseiro aí, pelo menos em uso urbano.

Quanto ao trabalho de limpar, basta tirar a corrente da bike e jogar água quente. Não acho trabalho demais pra quem tem mais de um neurônio, além de duas mãos com um polegar opositor. Mas, na boa, não se ofenda com isso. Falo pro seu bem.

Lavar a relação uma vez por mês com água quente em uma panela velha não faz sujeira tb pra quem tem um mínimo de coordenação motora, o que TB é necessário pra pedalar. Sugiro que procure um médico pra ver o que está acontecendo com seu sistema neuromotor. Na boa, não se ofenda com isso, falo isso pro seu bem.

O processo dura em torno de 10 minutos, o que é feito uma vez por mês a um custo de um saco de velas de 2,50 e óleo mineral (custo de 10 reais e não se usa nem 1/4 do conteúdo dele pra misturar com um pacote de velas). O custo final são incríveis 5 reais e água quente pra lubrificar a bike por um ano, com uma perda de tempo de, em média, 2 a três horas no ano. Creio que vc não entenda bem de matemática e não consiga realizar uma regra de três por alguma deficiência cognitiva ou então por falta de ensino médio, mas, na boa, não leve a mal. Falo isso na boa e pro seu bem. Tem uma série de canais no YouTube que ensinam matemática básica. Pra ser mais claro, 100 reais num algoo é 10x mais caro que 10 reais no lub caseiro. E, conforme meus testes pessoais, não traz malefícios às vida útil da bike, para o meu tipo de uso, o que deixei bem claro.

Quanto ao tópico, eu já tinha visto, mas ele fala de um tipo específico de lubrificante caseiro. Minha ideia é um tópico pra comunidade ter acesso a uma série de receitas caseiras que funcionem.

Um abraço, amigão. Espero que melhore esse seu jeito!

Vc fica todo ofendido pelo cara te chamar de "doidinho" e sai destilando ofensas a formação educacional do cara?

Em resumo, hipocrisia pura!!!! 

Recomendo a você o creme dental da sensodyne, muito bom contra a sensibilidade!!!!!! 

Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 08:52
Quanto a sua inovação tecnológica: É mais velha do que andar para trás!!! No tópico recomendado tem relatos a no minimo uns 10 anos de uso desse sistema de parafina derretida. Eu mesmo já usei por muito tempo. Lá tem diversas outras receitas, como a vendida pelo youtuber "barb" chamada de "pomada lubrificante" e várias outras, inclusive a receita da Molten Speed Wax, muito famosa lá na gringa. 

Em resumo, o fórum não precisa de um tópico sobre receitas de lubrificantes caseiros pois já possui um com anos de bagagem e muito conhecimento compartilhado. Se quer ser útil, compartilhe suas experiências naquele tópico.
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 09:27
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por Yurijm Yurijm escreveu:

Cara, primeiramente, seguinte... Se tu inicia um debate chamando o cara de doidinho, depois não vem falar pro cara não se ofender. Vc ter um posicionamento contrário é ótimo, agora a forma pernóstica como vc coloca seu argumento é um problema. Faz tempo que eu vejo umas pessoas aqui no fórum iguais e vc e nos próprios pedais mesmo. Acredito que pra ter esse tipo de comportamento em fóruns deve sofrer algum tipo de humilhação ou ser subserviente em algum outro aspecto da vida e vem aqui arrotar boçalidade. Enfim, a democracia não é perfeita, mas a alternativa a ela é pior. Só Lamento por vc ser assim.

Quanto ao uso do algoo, eu já usei. Usei outros mais caros, inclusive. O algoo, no caso, junta mais sujeira que esse caseiro aí, pelo menos em uso urbano.

Quanto ao trabalho de limpar, basta tirar a corrente da bike e jogar água quente. Não acho trabalho demais pra quem tem mais de um neurônio, além de duas mãos com um polegar opositor. Mas, na boa, não se ofenda com isso. Falo pro seu bem.

Lavar a relação uma vez por mês com água quente em uma panela velha não faz sujeira tb pra quem tem um mínimo de coordenação motora, o que TB é necessário pra pedalar. Sugiro que procure um médico pra ver o que está acontecendo com seu sistema neuromotor. Na boa, não se ofenda com isso, falo isso pro seu bem.

O processo dura em torno de 10 minutos, o que é feito uma vez por mês a um custo de um saco de velas de 2,50 e óleo mineral (custo de 10 reais e não se usa nem 1/4 do conteúdo dele pra misturar com um pacote de velas). O custo final são incríveis 5 reais e água quente pra lubrificar a bike por um ano, com uma perda de tempo de, em média, 2 a três horas no ano. Creio que vc não entenda bem de matemática e não consiga realizar uma regra de três por alguma deficiência cognitiva ou então por falta de ensino médio, mas, na boa, não leve a mal. Falo isso na boa e pro seu bem. Tem uma série de canais no YouTube que ensinam matemática básica. Pra ser mais claro, 100 reais num algoo é 10x mais caro que 10 reais no lub caseiro. E, conforme meus testes pessoais, não traz malefícios às vida útil da bike, para o meu tipo de uso, o que deixei bem claro.

Quanto ao tópico, eu já tinha visto, mas ele fala de um tipo específico de lubrificante caseiro. Minha ideia é um tópico pra comunidade ter acesso a uma série de receitas caseiras que funcionem.

Um abraço, amigão. Espero que melhore esse seu jeito!

Vc fica todo ofendido pelo cara te chamar de "doidinho" e sai destilando ofensas a formação educacional do cara?

Em resumo, hipocrisia pura!!!! 

Recomendo a você o creme dental da sensodyne, muito bom contra a sensibilidade!!!!!! 


Né!
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 09:28
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Quanto a sua inovação tecnológica: É mais velha do que andar para trás!!! No tópico recomendado tem relatos a no minimo uns 10 anos de uso desse sistema de parafina derretida. Eu mesmo já usei por muito tempo. Lá tem diversas outras receitas, como a vendida pelo youtuber "barb" chamada de "pomada lubrificante" e várias outras, inclusive a receita da Molten Speed Wax, muito famosa lá na gringa. 

Em resumo, o fórum não precisa de um tópico sobre receitas de lubrificantes caseiros pois já possui um com anos de bagagem e muito conhecimento compartilhado. Se quer ser útil, compartilhe suas experiências naquele tópico.
Obrigado pela sua lucidez! Nem vou responder ao colega pq não vale e pena!
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zaka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 09:43
O que mais me impressiona é uma pessoa vir ao fórum, fazer o cadastro e na segunda mensagem sair chutando o balde.
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
mountainbabylon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2020
SP
Offline
Mensagens:127
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar mountainbabylon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2021 as 11:44
Pra ficar ofendido assim só acaba reforçando a colocação, é por essas e outras que o mundo corre na presepada que tá hoje em dia kkkk
Essa do barb é melhor que esse classico da algoo? Ainda é colorida da pra mim causar com todas as gatinhas do xc igual aqueles funkeiros com aparelho colorido
Agora a aline simoes me nota LOL LOL




Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2021 as 15:05
Maluco que reinventou a roda, sumiu. LOL
Voltar ao Topo
Yurijm Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 22 Fev 2021
Fortaleza
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Yurijm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2021 as 20:52
Atualização: comprei um medidor de desgaste e verifiquei que a corrente está em estado de "zero". Como eu me considero leve para a média dos bicicleteiros de grupo e utilizo de forma correta as relações de marcha, acredito que isso tb tenha influência no desgaste da corrente, mas não tenho como quantificar isso.

Ps: Ninguém mais conhece outra receita?
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Abr 2021 as 18:06
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
BrunoRHCP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Set 2018
Campinas
Offline
Mensagens:467
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2022 as 17:44
Pedaleria - Cera caseira pra lubrificar a corrente da bike

https://www.youtube.com/watch?v=nV1F3e-lbK4&list=WL&index=2

Si divirtam LOL
https://www.strava.com/athletes/605290
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X