Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Rangido durante o pedal - o que será?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Rangido durante o pedal - o que será?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Rangido durante o pedal - o que será?
    Postado: 04 Jan 2021 as 10:23
Salve, galera!

Estou com um probleminha chato na minha bike. Toda vez que vou pedalar surge um rangido do lado direito da bike, aparentando vir do pedal (Shimano pd-m530). Sim, é somente do lado direito.

As características que observo são:
- Não é constante mas acompanha o ritmo do pedal quando acontece;
- Não há um momento específico para surgir. Ouço com 1 minuto de pedal ou 1 hora. É bem aleatório;
- Some quando movimento a sapatilha para o lado mas volta algum tempo depois;
- O rangido lembra algo plástico sendo torcido;
- A força aplicada não influência no surgimento do barulho. Me parece s saldo mais relacionado à posição da sapatilha.

Já tentei:
- reapertar os tacos;
- limpar as áreas que fazem a interface entre pedal e sapatilha;
- reposicionar levemente os tacos;
- desmontar toda a parte externa do pedal (não desmontei os rolamentos).

Alguém tem alguma sugestão do que verificar para resolver esse problema?

Voltar ao Topo
Joao Angú Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Mai 2018
Brasil
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 10:56
Eu uso sapatilha tambem e algumas vezes de acordo com a movimentação dos tacos nos pedais eu ouço um rangido metálico deles em contato com os pedais, não sei se é o seu caso, para voce descobrir se o barulho que voce ouve é relacionado com os tacos nos pedais é fácil, voce tem que retirar os pedais do pédivela e por pedais comuns e sair para fazer o pedal, se fizer o mesmo barulho provavelmente não era os pedais, mas se não aparecer barulho nenhum é pq é relacionado á eles. Voce pode tambem, borrifar um pouco de desingripante onde existe o contato do taco com os pedais e sair para pedalar normalmente, se não aparecer o barulho, pode ser esse o causador dele, mas se ele aparecer voce tem que fazer outros procedimentos até encontrar a origem dele.
Bom, apenas meus 2 Cents de contribuição.
Voltar ao Topo
Nve Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mar 2009
São Carlos
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nve Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 11:09
Tem algum outro pedal pra testar? Se vc está achando que é no pedal/taquinho eu faria um teste colocando um pedal de plataforma, e usar um tenis mesmo pra verificar. Faça alguns pedais desse jeito pra ver se o rangido continua.

Pela minha experiência a maioria dos barulhos onde vc suspeita que é num lugar acaba sendo em outro...




Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 11:11
Qts Kms já rodaram estes pedais? Asfalto ou pegaram terra? Pode ser o caso de revisar as esferas, lavar, lubrificar e montar de novo com aperto correto.


Voltar ao Topo
clenhart Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Ago 2020
Cruzeiro do Sul
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar clenhart Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 13:30
Opa, verifique a gancheira, na minha acontecia a mesma coisa, era sempre ao pedalar. Desmontei a gancheira e coloquei graxa entre a gancheira e o quadro, parou o barulho.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jan 2021 as 15:34
Vou te falar um negócio que pode dar motivo para risos... Mas aconteceu comigo.

Uma ocasião quando eu pedalava eu ouvia um ruído na hora em que "socava o pedal". Mas era intermitente. As vezes sim, as vezes não.

O mecânico fez de tudo e não descobriu o ruído. Parecia vir do pedal, do movimento central, do câmbio, sabe-se lá.

E nada de descobir.

Aí eu resolvi procurar nos lugares onde não há movimento na bike, nem (em tese) ruídos...

Sabe onde estava o tal grilo?

No encaixe do selim com a castanha. 

Stern Smile

Cada vez que o pedal era tocado, havia uma pressão no trilho do selim que gerava o ruído. Foi só lubrificar aquele ponto que o ruído desapareceu completamente!

LOL

Em outra oportunidade havia um "tec-tec" na roda dianteira. Aí eu já estava escolado no assunto. Era um raio frouxo que quando era pressionado ao rodar embaixo, fazia o "tec".  O mais engraçado é que só acontecia com peso na bike. Girando a roda da frente sem pedalar não fazia barulho.

Então fica a dica: procure em outros lugares. Pode ser onde tu menos espera...

Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jan 2021 as 14:22
Obrigado peças respostas, pessoal.

(a)Joao Angú
Boa sugestão do desengripante. Mas acho que pode ser algo relacionado ao taquinho em si. Vou desmontar e aplicar o desengripante nos parafusos e na outras partes. Talvez finalizar com uma graxa para minimizar o atrito.

Quanto ao pedal, eu já pedalei sem a sapatilha e não ouvi barulho. Foram pedais curtos (até porque o m530 não dá para ser usado como um plataforma), coisa de 15 minutos, mas dá para ter uma noção. Então tô achando que deve ser algo ligado a sapatilha mesmo. Num segundo momento vou testar com um m505 que tenho caso o que comentei acima não surta efeito.

(a)Nve
Comentei acima sobre o pedal.

(a)gm1987
Devo ter rodado uns 600km com ele. Peguei de segunda mão mas o fino anterior usou muito pouco. O pedal tava novinho quando o peguei.

A maior parte dos pedais foi em assalto, com alguns em estradas de chão batido. Chuvas, poucas vezes.

(a)clenhart
Vou fazer isso. Provavelmente não é mas não custa nada, não é verdade?

(a)marcos_netto
Tem uns barulhos que aparecem nunca locais bem improváveis mesmo. Esqueci de comentar mas o canote foi o primeiro lugar que olhei. Limpei tudo, passei graxa nos locais de contato com outras peças (castanha, tubo), troquei a abraçadeira por uma com parafuso (era com blocagem) e nada.

Agora não tenho certeza mas acho que em pé também faz barulho, mas quase não ando assim então é difícil afirmar agora.

Mas vou dar uma olhada em outros locais sim, incluindo o movimento central, parafusos do braço do pedivela. Vai que...
Voltar ao Topo
hug0.dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Nov 2009
DF
Offline
Mensagens:2364
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hug0.dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Jan 2021 as 21:42
Aparentemente consegui resolver. Rodei 30km hoje e só ouvi um pouquinho no começo do pedal . Pelo visto o problema era na sapatilha mesmo.

Não sei se era no taquinho, que tirei e passei desengripante em todas as partes, ou na alça de suporte do velcro, que fiz a mesma coisa, mas depois do tratamento melhorou.

Explico, quando tava mexendo nela percebi que essa alça fazia um barulho bastante similar ao que eu ouvia durante o pedal, mas mais baixo. Atrito de plástico, como comentei no primeiro post. Daí veio a ideia. Claro que não consegui isolar o problema mas fica a dica para quem possa vir a enfrentar o mesmo problema.

Foto da alça que estou falando:


No fim, parece ter sido no local menos esperado mesmo. LOLLOLLOL

Obrigado, pessoal!



Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2021 as 07:45
tinha um barulho parecido comigo (só aparecia quando pedalava). Andei um pouco e parou

talvez tenha resolvido sozinho, vai saber
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X