| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Raios quebrando com frequência
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.

Raios quebrando com frequência

Responder Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
andersonkoester Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andersonkoester Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Tópico: Raios quebrando com frequência
    Enviado: 18 Jul 2021 as 22:42
Olá galera, tudo certo?

Então, estou com um problema recorrente de quebra de raios no pneu traseito, (1 ao menos a cada 2~3 meses). Estou acima do peso (117kg), troquei toda a raiação (agora com Richman 292mm 2.0, antes tinha outro que não lembro a marca 1.8) pensando que iria resolver, porém continuam quebrando. 
Eu pedalo em estradão e algumas trilhas, pneu Maxxis Ikon 2.0 +/- 36psi de pressão.

Normalmente as quebras são junto ao niple. O que gera uma dor de cabeça enorme, pois preciso refazer o tubeless.

Preciso de um help da galera, estou pensando em trocar a raiação para 2.2, mas não encontro no tamanho 292mm. Ou alguem teria uma marca mais resistente ou até mesmo uma dica do que pode estar ocorrendo ou do que estou fazendo errado. 

OBS.: Não troco em casa, levo para um mecanico "especializado".
Voltar para o topo
hurry-gurits Ver Drop Down

são paulo
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de hurry-gurits Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 00:46
Originalmente Postado por andersonkoester andersonkoester Escreveu:

Olá galera, tudo certo?

Então, estou com um problema recorrente de quebra de raios no pneu traseito, (1 ao menos a cada 2~3 meses). Estou acima do peso (117kg), troquei toda a raiação (agora com Richman 292mm 2.0, antes tinha outro que não lembro a marca 1.8) pensando que iria resolver, porém continuam quebrando. 
Eu pedalo em estradão e algumas trilhas, pneu Maxxis Ikon 2.0 +/- 36psi de pressão.

Normalmente as quebras são junto ao niple. O que gera uma dor de cabeça enorme, pois preciso refazer o tubeless.

Preciso de um help da galera, estou pensando em trocar a raiação para 2.2, mas não encontro no tamanho 292mm. Ou alguem teria uma marca mais resistente ou até mesmo uma dica do que pode estar ocorrendo ou do que estou fazendo errado. 

Optaria trocar de mecânico, os niples começam a estourar ou por fadiga, ou tensão incorreta, mas o sobrepeso ajuda a acontecer com mais frequência
scott single track 95 cromo
khs 204 full 2012 - R.I.P.
khs sixfifty 2500 - 2014
Mongoose XR PRO - 2016
GT Sanction Pro - 2015
Voltar para o topo
dwsmartins Ver Drop Down

Belo Horizonte
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dwsmartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 01:49
Raios grossos tendem a arrancar os nipples do aro, pois não se alongam quando o necessário. Acho que somente vai trocar de problema, se seguir por esse caminho.

Atualmente o padrão é 32 raios, ao invés dos tradicionais 36, que estão ficando difíceis de encontrar. Mais raios certamente ajudam com sobrepeso, mas um um mecânico com equipamentos adequados (medidor de tensão de raios, centralizador e verificador de guarda chuva) e experiência consegue melhorar isso consideravelmente.

Soluções: mude de mecânico ou mude o conjunto aro/cubo.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar para o topo
TGTECH Ver Drop Down

Restinga Seca
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de TGTECH Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 08:17
Originalmente Postado por andersonkoester andersonkoester Escreveu:

Olá galera, tudo certo?

Tenho mais ou menos a sua configuração de tipo de pedal e peso sobre a bike. 
alem de dois amigos e um com 125kg. 

Já tivemos problemas com raios e conosco era o mecânico, que não media a tensão dos raios. Em um dos casos, foi colocado raios mais resistentes e a bronca foi para o aros, que trincou todo. 

Eu tentaria outro mecânico, que usa medidor de tensão e principalmente, tenha experiência com isso. 
Cannondale Trail 5 2015
Cannondale Trail 4 2018
Cannondale FSI 5   2018
Cannondale FSI 4   2020
Voltar para o topo
RuanRAC Ver Drop Down

Natal/RN
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de RuanRAC Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 11:16
já testou usar menos pressão nos pneus? 29-30 por exemplo?
meu Strava: https://www.strava.com/athletes/4907071
Voltar para o topo
silasfab Ver Drop Down

BELO HORIZONTE
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de silasfab Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 12:09

Bom dia.

Tenho 96 KG's e recentemente passei por alguns problemas desse tipo, cada pedal uma surpresa.

Em resumo é o que os colegas falaram acima, tensão dos raios e pressão mais baixa nos pneus. Ja cheguei a rodar com mais de 35 PSI, hoje sempre a baixo de 30. E isso resolveu. 

Alguns mecanicos nem sabem o que é tensionar raios, falam que fazem mas não sabem que existe uma tabela de peso x tensão certa.

Ja cheguei a pensar em trocar aros e raios, porém nao precisei. Claro que nao estou isento de quebrar raios, mas antes era a cada pedal e agora é algo esporádico.
Voltar para o topo
andersonkoester Ver Drop Down

RS
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de andersonkoester Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 16:24
Valeu galera.... Fico mais aliviado em saber que posso resolver de forma simples. 

Vou verificar e fazer a nova raiação (não sei quais podem estar danificados pela tensão incorreta) com outro mecanico. 
Voltar para o topo
Ligeirinho Ver Drop Down

-
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ligeirinho Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Jul 2021 as 20:59
Richmann pra mim é o nome de raio custo benefcio. Não os acho ruins apesar de não serem levinhos, mas tem bom acabamento e nunca enferrujaram, embora não more AINDA em área litorânea. Chore. Peso 80 kg e o mecânico que levo não é de griffe mas tem larga experiência na montagem e não sei o que é raio/aro quebrado/trincado.
Voltar para o topo

Responder Responder
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

X