Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Raios quebram com frequência, adianta colocar raio
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Raios quebram com frequência, adianta colocar raio

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Raios quebram com frequência, adianta colocar raio
    Postado: 08 Mar 2016 as 12:43
Uso minha bicicleta para ir trabalhar e mais ou menos 1 vez a cada dois meses quebra um raio da roda de trás. É um saco, tenho que levar para a oficina, pagar para desempenar a roda e ficar um dia sem ela.

Minha bicicleta é uma Trek 7100 com pouco mais de 3 anos. Ela tem amortecedores na frente, o que deve contribuir para não quebrar raios nesta roda. Tem roda de 700cc.

Acredito que 3 coisas contribuam para quebrar os raios:
  • É um modelo híbrido, portanto ando mais ereto e meu peso, em vez de ficar distribuído, fica mais sobre a roda de trás. Peso 80Kg.
  • Tenho um bagageiro de metal e uma cesta de plástico onde costumo levar minha mochila para ir trabalhar. Não acredito que tudo isto junto chegue a ter 10kg.
  • Como ando no Rio de Janeiro, há muitos buracos e desço algumas calçadas e ciclovias altas. Sem dúvida o impacto é significativo, só que vejo as pessoas saltando de bicicleta e nada acontece.

Um mecânico perto de casa sugeriu trocar os raios por raios duplos em inox. Acho que o peso a mais não será grande diferença, só que andei lendo que pode ser que a troca não adiante nada. Como não confio muito nos mecânicos que encontro por aí, queria outras opiniões de colegas do fórum.

Alguém tem alguma solução para não quebrar tantos raios? Estes raios duplos adiantarão algo?

Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 12:49
Todas as pessoas que já conversei sobre foram unânimes em afirmar que "raio duplo" é conversa, apenas uma coisa para te tirar dinheiro.  O importante é a quantidade de cruzamentos nos raios, quanto mais, melhor.

Antes de mais nada procure ver se a roda foi mal colocada, pois raios quebrarem assim não é normal.

Se a frequência é tão grande assim, procure fazer uma amarração nos raios. No youtube tem instrução.
Voltar ao Topo
LuizArthur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Out 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuizArthur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 12:51
Uma dica talvez com pouco valor para o seu problema, seria aumentar o numero de raios na roda. Mas é claro que para tal, seria necessário trocar a roda (cubo de 36 furos e aro de 36 furos). 
Digo isto também sem saber se a sua roda traseira tem 32 ou 36 raios. Se já for de 36 raios está mais do que reforçada para seu peso, que nem é nada incomum.

Outra dica que talvez não ajude muito: leve em outro mecanico e refaça a roda por completo. Isso porque, uma vez que a roda foi mal montada, os raios vão quebrar em efeito dominó, por excesso ou falta de tensão.

Não apoio a troca por raios mais fortes ou duplos. Não acho isso necessário.

Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 13:50
Originalmente postado por LuizArthur LuizArthur escreveu:

Uma dica talvez com pouco valor para o seu problema, seria aumentar o numero de raios na roda. Mas é claro que para tal, seria necessário trocar a roda (cubo de 36 furos e aro de 36 furos). 
Digo isto também sem saber se a sua roda traseira tem 32 ou 36 raios. Se já for de 36 raios está mais do que reforçada para seu peso, que nem é nada incomum.

Outra dica que talvez não ajude muito: leve em outro mecanico e refaça a roda por completo. Isso porque, uma vez que a roda foi mal montada, os raios vão quebrar em efeito dominó, por excesso ou falta de tensão.

Não apoio a troca por raios mais fortes ou duplos. Não acho isso necessário.



Como o colega disse, procure outra oficina,  os raios, mesmo os simples não quebram assim tão fácil, só de andar......, Na duvida,  troque o jogo de raias dessa roda que está com problema... Mas já que vai ter que gastar com uma mão de obra para desmontar e montar a roda( varia algo entre R$15 e R$30 por roda),  na minha opinião , compensa mais é trocar os aros se forem simples, por um par de Vzan Extreme, e montar junto com um jogo de raias Inox, não vai ficar muito barato, mas também não vai ficar muito caro(acho que vai dar algo +- uns R$150,00 o par), e a roda aguentará por muito tempo pois são muito mais resistentes a quebras, e praticamente não enferrujam( são super resistente a ferrugem) ....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 14:18
O colega acima falou correto. Quando os raios começam a quebrar assim em efeito dominó já tá na hora de trocar toda raiacao. De tanto desempenar os raios e provável que o mecânico por preguiça tenha feito um aperto irregular dos raios para compensar o empeno do aro. Então se notar vai ver que tem raios muito apertados e outros mais folgados para poder dar centro a roda e fazer o ajuste de guarda chuva.

Quando o aro começa a ficar empenado já tá na hora de trocar e montar uma nova rodada, do contrário vai ter que conviver com esta rotina de trocar raio e desempenar aro que na realidade este desempenho nem deveria ser feito o correto é a troca do aro.
Voltar ao Topo
Euphra Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2014
Recife
Offline
Mensagens:215
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Euphra Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 14:24
E o seu peso de 80kgs não é justificativa para quebra de raios a maioria das rodas com aros de parede dupla foram projetadas para aguentar carga de mais de 100 kg. Por isso que não compro mais aros caros como ZTR pois é um item que quando começa a empenar tem que substituir e não dá pra ficar pagando quase 500 pila num aro ZTR Crest. Acredito que uma roda aguente no máximo uns 3 desempenos depois disso começam a partir raios.

Melhor ao passar em obstáculos levantar do selim e tentar livrar a roda traseira do impacto no buraco ou guia, a dica e treinar Bunny Hop.
Voltar ao Topo
Dorfo Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Jun 2015
Atibaia
Offline
Mensagens:733
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dorfo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 14:55
Eu peso 110kg, já tenho minha bike à um ano e meio e nada de raios quebrados nem empenamento de rodas. Faço trilhas com ela, subo e desço guias, ando em estradas esburacadas e até agora só troquei os rolamentos da roda traseira (cubo xing ling). Mas o raiamento é tudo inox e raios finos. Quando montei essas rodas falei pro mecânico que tinham que aguentar meu peso. Sem problemas até agora. O problema é que quando se quebra um raio, a tensão aumenta nos raios vizinhos ao quebrado e se afrouxam os que estão do lado oposto. E ai já vai embora o tensionamento dos raios. Ai se troca o quebrado e se alinha a roda, mas dificilmente o mecânico afrouxa os outros raios pra refazer o tensionamento correto. Ai um fica mais tensionado que o outro e a consequência é essa, raios quebrando com frequência. Ai se juntam outros fatores que colaboram para a quebra, é dor de cabeça sempre. Acredito que se trocar os raios e o mecânico fizer um bom trabalho não é pra ter mais problemas. Não precisa necessariamente ser os raios duplos que ele citou, mas tem que ser de boa qualidade e de preferência inox.
Voltar ao Topo
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 15:35
Obrigado pelas dicas até agora. Procurando de outra maneira, achei uma discussão antiga sobre o assunto:
http://www.pedal.com.br/forum/raio-quebrado_topic16938.html

Parece que há uma certa unanimidade quanto a preguiça dos mecânicos em acertar os raios. Gostei da dica de soltar todos os raios antes mandar consertar na loja. Assim o mecânico é forçado a acertar tudo.

Será que no Rio de Janeiro eu encontro alguma oficina que use um medidor de tensão dos raios?
Voltar ao Topo
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mar 2016 as 15:38
A roda já é de 36 raios.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2016 as 11:37
Originalmente postado por pauloneves pauloneves escreveu:


Será que no Rio de Janeiro eu encontro alguma oficina que use um medidor de tensão dos raios?

O ideal é um torquímetro. Desde quando comprei o meu, percebi como esse cara é um santo pra ajustar apertos na bike. O ruim é que checando com meu torquímetro, não encontrei até hoje uma mecânica que use esse recurso, pelo menos até agora, mesmo em peças de carbono.

Acho que o ideal é afrouxar todos e mandar realinhar a roda, assim o sujeito tende a tencionar igual. E de preferencia, levar num mecânico de confiança.
Voltar ao Topo
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2016 as 12:06
Acabei de pegar a minha bici. Já vi que vai dar caca de novo. Alguns raios estão mais frouxos que os outros. Falei com o mecânico e ele disse que do lado direito direito é tem que ficar mais tensionado por causa da marcha. Aí mostrei que ainda assim, alguns raios do lado direito estavam menos tensionados que os outros.

O mecânico teria que reapertar tudo para manter a roda alinhada e se recusou a fazer. No caixa estava a responsável pela loja que apoiou o mecânico e disse que com 3 anos a bicicleta estaria velha e eu teria que trocar todos os raios.

Acho que da próxima vez, que pelo visto será breve, afrouxarei todos os raios antes de deixar em outra oficina.

Ah! A oficina foi a BikeTech do Leblon.
Voltar ao Topo
Guzansky Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Set 2011
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2016 as 13:51
Originalmente postado por pauloneves pauloneves escreveu:

Acabei de pegar a minha bici. Já vi que vai dar caca de novo. Alguns raios estão mais frouxos que os outros. Falei com o mecânico e ele disse que do lado direito direito é tem que ficar mais tensionado por causa da marcha. Aí mostrei que ainda assim, alguns raios do lado direito estavam menos tensionados que os outros.

O mecânico teria que reapertar tudo para manter a roda alinhada e se recusou a fazer. No caixa estava a responsável pela loja que apoiou o mecânico e disse que com 3 anos a bicicleta estaria velha e eu teria que trocar todos os raios.

Acho que da próxima vez, que pelo visto será breve, afrouxarei todos os raios antes de deixar em outra oficina.

Ah! A oficina foi a BikeTech do Leblon.


Bom saber, estava mesmo procurando algum lugar decente para desempenar minha roda, lá não vou.  Alguém indica oficina na zona sul / Centro / Tijuca que seja boa ? pois me mudei recentemente e não conheço nada.
Voltar ao Topo
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2016 as 15:04
Alguém sugere alguma marca boa de raios?
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2016 as 15:11
Originalmente postado por pauloneves pauloneves escreveu:

Acabei de pegar a minha bici. Já vi que vai dar caca de novo. Alguns raios estão mais frouxos que os outros. Falei com o mecânico e ele disse que do lado direito direito é tem que ficar mais tensionado por causa da marcha. Aí mostrei que ainda assim, alguns raios do lado direito estavam menos tensionados que os outros.

O mecânico teria que reapertar tudo para manter a roda alinhada e se recusou a fazer. No caixa estava a responsável pela loja que apoiou o mecânico e disse que com 3 anos a bicicleta estaria velha e eu teria que trocar todos os raios.

Acho que da próxima vez, que pelo visto será breve, afrouxarei todos os raios antes de deixar em outra oficina.

Ah! A oficina foi a BikeTech do Leblon.

3 anos? Velha? kkkkkk. Se ela ver minha roda que tem 6 anos de uso, onde só 1 raio quebrou num acidente até agora, vai dizer que é um milagre ainda estar rodando, kkk. O melhor é trocar de loja, pq aqui perto de casa o cara aperta tanto os raios que no dia que troco o aro, a roda dá até uns estalinhos dos raios se ajustando no lugar.


Editado por newhouse - 11 Mar 2016 as 15:13
Voltar ao Topo
christiansoul Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 13 Mai 2015
Curitiba
Offline
Mensagens:109
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar christiansoul Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2016 as 14:10
estou com esse problema na roda traseira aro 700,E É UM PROBLEMA GRAVE ESTA ACONTECENDO DE 15 EM 15 DIAS, já troquei raiamento por Inox e Nasa de resolver o raio estoura e a roda empena será que terei que trocar de aro?? os aros são 32 furos acredito que terei que trocar por 36
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Mar 2016 as 22:40
Raramente a quebra de raios ocorre em decorrência de problema nos próprios raios.

Via de regra, ou o problema é no cubo, onde desgaste nas furações faz com que o raios se movimente muito e se desgaste, ou às vezes deixando as bordas dos furos afiadas, ou o problema é do aro, de regra por ser pouco resistente.

Peça ao mecânico para verificar o desgaste do cubos nos furos dos raios. Se for isso, troque o aro por um mais resistente que certamente o problema vai sumir.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Mar 2016 as 15:42
Obrigado pela dica do cubo. Hoje mais uma vez quebrou o raio. CryCryCryCryCryCryCryCryCryCryCryCryCryCry

 Vou trocar a raiação toda agora para ver se adianta.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 11:08
Acho que o mais interessante é olhar o aro e o cubo. Tive um caso emblemático de uma roda que caiu num buraco da sabesp, a roda é resistente e não chegou a amassar, mas o tranco foi tamanho que desalinhou o aro. Toda vez que desalinhava, eu fazia um alinhamento e apertava os rios que estavam frouxos, mas dava 1 mês a roda desalinhava de novo, até que não deu outra, na 3x um raio quebrou uma semana depois de alinhar. Troquei o aro e não tive mais problemas.
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Mar 2016 as 11:16
o que o Mafu disse faz sentido.
mas eu aposto que estão deixando os raios com muita tensão,assim eles "trabalham" no limite,e quebram.
aprendi isso no cicloturismo,pois com bagagem é mais facil quebrar raios,então o acerto é fundamental para uma viajem tranquila,como foi a maior que fiz,de ubatuba até salvador,2226 kms,sem quebrar raios !

toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2016 as 13:20
Só pra ilustrar, eu tinha uma bike de supermercado para levar meu filho no colégio, na cadeirinha da garupeira. O cubo era de aço e o aro de alumínio de folha simples.

Como o moleque era pesado, rapidamente começaram as quebras de raios e a primeira recomendação do mechânico foi colocar raiação grossa. Meio contrariado, mandei colocar e... as quebras continuaram.

Novo palpite era trocar o cubo, pois o cubo de aço estaria "cortando" os raios. Trocado o cubo por um Rodan de alumínio e rolamentos e... as quebras continuaram.

Então, levei a bike num lugar decente, voltei à raiação fina de inox, aro aero e mantive o cubo e... resolveu o problema.

Então é preciso ter um bom conjunto, pois mesmo raios mais grossos e (teoricamente) mais resistentes não vão evitar a quebra se cubo e aro forem ruins.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
pauloneves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Out 2012
Brazil
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pauloneves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Mar 2016 as 14:17
Levei em outro mecânico que acho um pouco melhor. Mandei trocar tudo. Ele sugeriu raiação mais grossa, mas não achou para rodas 700cc. Pelo que li na internet realmente não faz diferença a raiação ser mais grossa.

Vamos ver se agora tenho um descanso.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X