Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - "raio x" para quadro de carbono
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


"raio x" para quadro de carbono

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
notaname Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2008
São Paulo -
Offline
Mensagens:830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notaname Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: "raio x" para quadro de carbono
    Postado: 13 Jan 2011 as 02:40
Galera, no sábado fui atropelado quando saia para treinar. Fui atingido por trás por um motorista que diz que não me viu. Dos males o menor, uns muitos ralados, uns pontos no supercílio e uma roda traseira que virou história.

Aparentemente, e eu digo aparentemente mesmo, o quadro está intacto. Eu, dada a proporção da coisa, achei que ele fosse estar quebrado no meio quando fui recolher da rua, mas parecia ok.

Como o sujeito se comprometeu a pagar tudo (apesar de não ter dado mais sinal de vida,  depois que me viu saindo do hospital), eu queria ter certeza de que o quadro está intacto mesmo. Pode ser que visualmente esteja ok, mas tenha algum dano estrutural que não de pra ver com uma inspeção visual. Vocês conhecem alguém que ofereça algum tipo de serviço de "raio x" para bicicletas? Para ter certeza de que a bike está ok e não vai desmontar daqui a 3 meses, quando eu não tiver mais como ser ressarcido por isso...

Agradeço desde já!


Voltar ao Topo
dbiker Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 26 Mar 2004
SP - SP
Offline
Mensagens:624
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 11:17
 

Editado por dbiker - 13 Jan 2011 as 11:17
Voltar ao Topo
Alfredo Takaoka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Dez 2007
Ibiuna - SP.
Offline
Mensagens:1288
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alfredo Takaoka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 11:19
acho que qualquer dano em carbono iria rachar ou formar bolhas na resina.
Ciclismo um incrivel esporte Individual,onde não se alcança nada sem o trabalho em Grupo.

O melhor biker do mundo,é aquele q mais c diverte.

Alfredo.
Voltar ao Topo
acunha Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2007
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:2388
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar acunha Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 11:27
Po que zica ! Melhoras ae cara, e que o prejuizo nao seja grande... Leva o quadro no Eupidio ou Pedal Power que eles devem saber olhar...
Voltar ao Topo
JulioCWB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mar 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:1218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 11:41
Originalmente postado por Alfredo Takaoka Alfredo Takaoka escreveu:

acho que qualquer dano em carbono iria rachar ou formar bolhas na resina.

Concordo com o Alfredo, acho difícil ter ocorrido algum dano estrutural se a resina, que é a parte teoricamente mais frágil, está íntegra. Tem uns vídeos no youtube mostrando os testes realizados nos quadros Madonne e a flexão que eles suportam é incrível.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Online
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 12:54
Visualmente é impossível avaliar confiavelmente.
 
Se o teu quadro tem tubos laminados, Raio-x nao é a técnica adequada para avaliar o dano mais provável: Delaminacao.

Neste caso eu recomendo ensaio de ultra-som, impedancia mecanica, ou com algumas limitacoes o tap-testing.

Voce pode achar quem faca em laboratórios de NDT ou talvez em oficinas de soldas especiais, mas nao é barato.

Eu já fui qualificado NAS410 Level II para estes e alguns outros métodos, mas faz um tempinho que nao inspeciono.



Editado por corredor_x - 13 Jan 2011 as 12:55
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 20:56
Notaname, aqui em Sampa, existe uma retífica de motores que trabalha com um equipamento chamado Magnaflux.Esse equipamento verifica se existe trincas em cabeçotes, blocos, pistões e outros itens do motor.
Eu tenho contato frequente com eles pois vira e mexe mando motor de Scania pra lá pra retificar.Caso queira, posso perguntar se podemos fazer um teste com um quadro de carbono!não é certeza, mas podemos tentar....rs.
 
Abraço!
 
 
Voltar ao Topo
notaname Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Fev 2008
São Paulo -
Offline
Mensagens:830
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar notaname Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 21:33
mas será que o quadro sai inteiro depois de passar pelo todo poderoso MAGNAFLUX?? hahahaha

eu mandei o quadro pro mecânico dar uma olhada. poderia ser legal fazer esse teste!
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Online
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 21:43
Nao precisa nem tentar com "magnaflux" pois é como algumas pessoas se referem ao ensaio por partículas magnéticas. Só se aplica a metais "magnetizáveis", de maneira alguma em carbono.

Pode também estar se referindo a ensaio por líquido penetrante, mas este só se aplica a defeito superficial, e também nao resolve o teu problema, idem para ensaio de correntes parasitas, que só se aplica a materiais condutivos.

Voce pode dizer a marca e modelo do teu quadro?



Editado por corredor_x - 13 Jan 2011 as 21:47
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 21:44
Originalmente postado por notaname notaname escreveu:

mas será que o quadro sai inteiro depois de passar pelo todo poderoso MAGNAFLUX?? hahahaha

eu mandei o quadro pro mecânico dar uma olhada. poderia ser legal fazer esse teste!

Acho que com carbono não rola, pelo menos é o que está na wikipedia.

"Magnafluxing, developed originally by Carl E. Betz, is a method of testing ferrous metals for surface and subsurface flaws. The component being tested must be made of a ferromagnetic material such as ironnickel, or cobalt, or some of their alloys. "
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Leandrinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Nov 2009
São Paulo-SP
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leandrinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 01:07
Originalmente postado por notaname notaname escreveu:

mas será que o quadro sai inteiro depois de passar pelo todo poderoso MAGNAFLUX?? hahahaha

eu mandei o quadro pro mecânico dar uma olhada. poderia ser legal fazer esse teste!
risos..o Magnaflux fax um raio-x de materiais ferrosos...fica tranquilo pois seu quadro não será triturado para ser analisado...
 
Abraço!
Voltar ao Topo
jsimoes Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Nov 2010
Campinas
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jsimoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 01:42
Cara, esse forum eh demais. Os caras tem respostas e sabem de tudo....parabens. Muito show!!! varias dicas bacanas.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Online
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 07:55


"Maganflux" é fabricante de produtos químicos que também atua na área de NDT (END - Ensaios Nao Destrutivos) e nao tem nada a ver com radiografia,

Leigos geralmente falam "Magnaflux" ao se referir ao ensaio por partículas magnéticas, que como disse nao se aplica por uma razao óbvia: carbono nao é um material ferroso, ou "magnetizável".

Os Ensaios Nao Destrutivos sao metodos para avaliar descontinuidades em uma peca ou material sem comprometer sua funcao.

O método a ser empregado depende das propriedades do material/peca a ser avaliado, da geometria da área a ser avaliada e do tipo de descontinuidades a ser detectadas.

Todo material apresenta descontinuidades em algum nível, mas quando a descontinuidade ultrapassa o critério de aceitacao/rejeicao, passa a ser um "defeito".

O certo seria consultar o fabricante, mas se nao for possível e voce quiser mesmo realizar o ensaio, qual será o teu critério de aceitacao/rejeicao?

Aqui na Alemanha o que as seguradoras fazem é exigir o laudo de um Sachverständiger (Perito) e o procedimento normal endossado pelos fabricantes de componentes de carbono é condenar no caso de dano visual decorrente de impacto, porque a inspecao NDT seria mais cara que a reposicao.

Já tive dois colegas acidentados em corridas (seguro obrigatório na inscricao) que foram assim ressarcidos, mas tem que ter o laudo do perito.



Editado por corredor_x - 14 Jan 2011 as 07:56
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X