Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - (Raiação) Qual a vantagem de cruzar 3x
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


(Raiação) Qual a vantagem de cruzar 3x

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
dalcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jul 2008
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dalcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: (Raiação) Qual a vantagem de cruzar 3x
    Postado: 25 Out 2009 as 20:35
Qual a vantagem de cruzar 3x a raiação da roda?

Estou montando rodas novas e fiquei na dúvida. Fica mais rígida a roda cruzando 3x? Ou só 2 é suficiente?

E se for um cubo com flanges altas (Dt swiss 240s disc) junto com o aro "piramidal" (ZTR Olympic), cruzar 3x não seria demasia pois o raio já seria meio 'curto' (260mm)?
Voltar ao Topo
JLSF20 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2008
Offline
Mensagens:761
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JLSF20 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2009 as 20:52
Tenho rodas montadas com esta configuração que vc quer montar e estão 3X. Se olhar no site da notubes eles indicam relação 2x apenas para quem pesa até 77kg. Não tenho problemas de empeno e quebra de raio e peso 88kg. Se pesa menos acho que dá para arriscar o 2x.
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2009 as 22:52
Originalmente postado por dalcimar dalcimar escreveu:

Qual a vantagem de cruzar 3x a raiação da roda?

Estou montando rodas novas e fiquei na dúvida. Fica mais rígida a roda cruzando 3x? Ou só 2 é suficiente?

E se for um cubo com flanges altas (Dt swiss 240s disc) junto com o aro "piramidal" (ZTR Olympic), cruzar 3x não seria demasia pois o raio já seria meio 'curto' (260mm)?

Quando os raios estão posicionados "radialmente",  sem cruzamento, eles serão mais curtos, sendo então mais leve a roda, porém se a flange do cubo não for resistente pode quebrar. O aro também sofre mais.

Com mais cruzamentos significa que os raios são presos na flange tangencialmente, distribuindo melhor o esforço. Também no aro, pela inclinação, a força é melhor distribuída, porém os raios são maiores e então mais pesados.

Muitos cruzamentos também começa a dar problema pela excessiva inclinação dos niples no contato com os aros.

Nessa página mostra como calcular o tamanho dos raios, levando em conta o cubo, o aro e os cruzamentos. Também comenta sobre o problema da inclinação excessiva dos raios que pode danificar o aro:
http://www.ctc.org.uk/desktopdefault.aspx?tabid=3524

Muito bom também é a página do falecido Sheldon Brown:

http://sheldonbrown.com/wheelbuild.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X