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Rachadura no quadro

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    Enviado: 02 Mai 2014 as 11:44
Lavando a bike encontrei esse trincado no tubo onde entra o garfo. Como podem ver o meu quadro é de alumínio. Será que existe solução para isso? Eu sou de Rio de Janeiro.

Segue as fotos

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img835/5618/4n9c.jpg

http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img842/6603/hje5.jpg

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paulo ferreira Ver Drop Down
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Os quadros scott de mtb em alumínio acho que 2008/2009, vários tiveram esse problema e a scott estava trocando, passe numa autorizada e veja se esse quadro também dá troca.


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Valente Ver Drop Down
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Fala Paulo!
Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007.
Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro.
Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?

Agradeço a atenção!

Abraços! 
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FAB1000 Ver Drop Down
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Como não é o primeiro dono, e não tem nem a nota fiscal dele, eu não acredito que conseguirá garantia dele. Mas como o não é garantido, não custa perguntar como seria o procedimento, pois vai que eles oferecem um desconto na aquisição de um novo?

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30455 Ver Drop Down
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Tem solução sim:


Não é piada, não... tente uma destas até encontrar um quadro novo. Não recomendo tentar qualquer tipo de conserto nesse caso aí.

Abs,  e prepare o seu bolso!
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paulo ferreira Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Valente Valente Escreveu:

Fala Paulo!
Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007.
Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro.
Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?

Agradeço a atenção!

Abraços! 

Falei pra vc ir no representante pq meu amigo comprou uma mtb usada e trincou igual ao seu e foi trocado por um novo.
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Pacheco01 Ver Drop Down


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Originalmente Postado por Valente Valente Escreveu:

Fala Paulo!
Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007.
Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro.
Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?

Agradeço a atenção!

Abraços! 

Valente,
Eu vou contar rapidamente um caso meu com uma compra de uma Speedster com grupo 105.
O cara pedia R$ 2.8 pela bike na época. Achei honesto e fui lá em Bangu vê-la. Chegando eu fechei na hora porque a bike estava bonita mas minha mulher, chata pra caramba, falou "amor, dá uma olhada nos detalhes" então resolvi ver tudo de novo e tava lá um trincado no head tube. Fiquei arrasado. O dono tb porque ele, aparentemente, não tinha visto. Falei pra ele (que tinha a NF embora não fosse o único dono) que a bike estava na garantia e que a Scott analisa com carinho os casos. Falei pra ele que estávamos fechados mas pra ele ver isso antes e que desistiria caso não fosse aceito o pleito dele.

E a Scott deu pra ele um quadro novo !!!!

Mas... o pessoal da Sport for Life disse pra ele que 2.8 mil tava dando de graça a bike então o cara cresceu o olho e me mandou um email cheio de dedos falando que a bike agora custava R$ 4 mil. Embora merecesse, não mandei o cara VTNC mas desfizemos.

Uns 6 meses depois ele me manda um email perguntando se não queria a bike por 2.8. E eu já estava feliz da vida com a minha primeira Pinarello. Tb não mandei o cara VTNC porque sou educado..
Desculpa aproveitar o tópico pra contar esse "case" ehhe

No fim, se você tem a NF ou não porque a revendedora tem que ter, você tem direito a garantia sim. Mas não sei ao certo de quanto tempo é


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zex Ver Drop Down
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Caso não consiga nada com a garantia, o que da para fazer é fazer um furo no final da rachadura, esse furo impede que a rachadura aumente 

Exemplo: http://www.pedal.com.br/forum/ajuda-para-soldar-quadro-de-cromo-trincado_topic75429.html


Originalmente Postado por JeffersonSantos JeffersonSantos Escreveu:

Para contribuir: existe uma técnica para evitar que a trinca continue avançando. Fazer um furo em cada extremidade, de forma a neutralizar a tensão na área. É o princípio do furo que existe na fenda do seat tube.

Veja a foto.



Observe que não substitui a solda, mas pode complementar e evitar nova trinca no local.


Depois da para usar braçadeira que o colega citou....


Editado por zex - 03 Mai 2014 as 00:40
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Essa do furo tá valendo, mas nem sempre é fácil achar o fim da trinca. Às vezes vc fura onde "vê" mas o material já foi fragilizado mais adiante, só não está aparente.

Existe um ensaio chamado "líquido penetrante" que serve para evidenciar trincas. Se tiver acesso a uma faculdade de engenharia, pode pedir aos professores que façam esse ensaio no headtube, assim terá como saber até onde vai a trinca com maior índice de acerto. O ensaio é não-destrutivo, trata-se de uma limpeza, depois é passada uma tinta evidenciadora (a que eu conheço é púrpura), nova limpeza e por fim um spray branco similar a talco, que "puxa" qualquer vestígio dessa tinta púrpura. Como na limpeza vc removeu toda ela menos a que se alojou na trinca, o spray revela direitinho o traçado da mesma.

Vc percebe que embora seja possível, esse paliativo é complicado, então acho que não custa tentar a garantia primeiro, e se essa não der certo partir para outras opções. E por tentar a garantia, não acho que deva parar só no pedido ao representante ou distribuidor, talvez seja melhor um email direto para a matriz da Scott. Os gringos levam muito mais a sério essas coisas do que os representantes, e quando a ordem vem de cima, a chance de vc ser atendido é bem maior.
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elgleidson Ver Drop Down
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Se fosse carbono, a galera já tava malhando o pau.
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Ricardo B. Muhle Ver Drop Down
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Valente,

Vou escrever o óbvio. LOL Tente a garantia primeiro.
Agora vou escrever o que não é tão óbvio. Caso não consiga, eu recomendaria verificar a espessura do head tube na região da trinca, para ver se vale uma soldagem ou um furo pra frear a trinca. Após esse procedimento seja lá qual dos dois, eu faria uma luva de carbono na base desse head tube. Um enrolamento filamentar com pré-tensão.

Abs. 
Reparos de quadros em fibra de carbono e fabricação de peças em materiais compostos
www.mühlecomposites.com.br

Cicloviagem Floripa-Ushuaia-Floripa
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Valente Ver Drop Down
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Valeu pelas dicas!
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euesmago Ver Drop Down
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Senhores, 
e as tais varetas de solda em aluminio HTS-2000.
A algum tempo atrás o pessoal comentou sobre elas.




Editado por euesmago - 07 Mai 2014 as 16:59
Viva mais, ame mais, pedale mais...
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ttofanetto Ver Drop Down


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Originalmente Postado por euesmago euesmago Escreveu:

Senhores, 
e as tais varetas de solda em aluminio HTS-2000.
A algum tempo atrás o pessoal comentou sobre elas.



Interessante!
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silva tagima Ver Drop Down
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Já vi uma bike em que foi usado esse processo de fazer os furos para parar a rachadura e depois foi feita a solda e me parece que ficou bom já estava soldada a mais de um ano.
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Alessandro_sp Ver Drop Down
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Tive uma Caloi FS2 (das primeiras full suspension que a Caloi lançou) e apareceu uma trinca no suporte do amortecedor traseiro que ficava no top tube. Em um dos lados, apenas.

Levei o quadro pra refazer a solda e não notei maiores problemas depois, mas de fato também não havia notado antes (salvo a trinca ser aparente).

Acho que vale tentar, mas de preferência em alguém com boa prática em soldas.
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Pessoal que cair aqui, tem um tópico que relatei um teste com essa vareta HTS2000 para o refazimento de uma rosca fêmea de pedal em um braço de pedevela.

Ta aqui no fórum de Oficina e Manutenção.

O tópico é HTS 2000 - Reparo em Alumínio

Eu tb fiz um reparo de uma trinca em um head tube muito parecido com esse do tópico, mas foi no topo, onde vai a copa da caixa de direção, de uma Specialized Allez 2006. Aparentemente a integridade da ligação estrutural ficou OK, mas com um acabamento meio ruim: por eu ter pouca experiência, errei na mão ao esmerilhar o excesso da HTS2000 após o resfriamento e então a superfície ficou irregular, mas ainda to trabalhando nele.
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43679 Ver Drop Down
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Reparos sao reparos,em aço,é o mais facil,pois se acha MIG em qq luagr(tem um amigo q tem na casa dele...)
Mas acho q soldar aluminio,desde q nao seja em partes de esforço(lei-se aqui,qdo se rompe totalmente,separando as partes)é valido
O problema é q para se soldar algo em aço com MIG é barato,ja aluminio...
Vi o reparo q vc fez,refazendo a rosca.O pedevela vale $ o reparo.
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realz Ver Drop Down


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meu quadro surgiu uma rachadura na solda do seattube com o toptube, vou ver se da solda com um cara bom aqui na região.


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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Devair Devair Escreveu:

Reparos sao reparos,em aço,é o mais facil,pois se acha MIG em qq luagr(tem um amigo q tem na casa dele...)
Mas acho q soldar aluminio,desde q nao seja em partes de esforço(lei-se aqui,qdo se rompe totalmente,separando as partes)é valido
O problema é q para se soldar algo em aço com MIG é barato,ja aluminio...
Vi o reparo q vc fez,refazendo a rosca.O pedevela vale $ o reparo.

Se for comprar duas varetas + o maçarico, sai uns R$70, essa pdv ta uns R$ 100,00 talvez ache um pouco mais barato, dificil.

Isso vale pra quem quer adicionar uma ferramenta  a mais no dia a dia, e o "maçarico" pode ser usado pra outras coisas.

Essa pdv  tava encostada há uns 5 anos e usei como teste antes de consertar o headtube que comentei.
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dts Ver Drop Down
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Não adianta soldar.
O material da solda não é temperado e nem tem a liga correta com o quadro e mesmo que tenha não dará certo.
Uma vez que o quadro foi temperado não é possível adicionar resistência a novas soldas.
Se não esta preocupado com SUA SEGURANÇA e a questão é só de estética cola com durepox pois terá o mesmo efeito, o de tampar TEMPORARIAMENTE a fratura. 
O furo no fim da trinca evita as vezes seu avanço mas NUNCA vai devolver a segurança original.
Em quadros de carbono e alumínio NADA DE REMENDOS.
E JAMAIS repinte o concerto e venda o quadro pois vai SEGURAMENTE colocar a vida de um colega em risco.

OK!!
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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DTS, sinta-se livre para falar tecnicamente. Esse é o segundo post que vc afirma veementemente a que qualquer tipo de reparo jamais devolverá a mesma resistência as ligas de aluminio temperado (entendendo como sendo as ligas 6061 e 7005).

Eu pensava assim até a divulgação da HTS2000.

(edit)

Como disse no outro post, se tiver especificações técnicas como propriedades mecânicas da HTS 2000 que diferem do que é divulgado sobre ela ou qualquer dado bem fundamentado que comprove experimentalmente que ESSE material não atende a necessidade, será um prazer saber!

Você sabe a faixa de temperatura onde começa-se a perder tensões(recozimento) da liga 6061 com têmpera T6? Isso é o x da questão visto que a HTS2000 funde a 380ºC,  que foi a temperatura que controlei o processo.


Editado por Fernando_BRA - 17 Mar 2015 as 16:47
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corredor_x Ver Drop Down


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Soldar assim sem fazer um tratamento térmico depois vai tampar o buraco, mas o "reparo" nao vai durar muito tempo, nao importa o material de adicao, seja ele HTS2000 (que é indicado para brasagem) ou qualquer outro.

O que importa é que o próprio aquecimento do material original do quadro vai degradar as suas propriedades mecanicas, esta regiao enfraquecida pelo calor da solda é chamada de ZTA (Zona Termicamente Afetada).
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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Valeu pelas palavras, corredor, a ZTA de uma liga 6061 com têmpera T6 (+-42000 PSI)  até onde sei começa a cerca de 500ºC, não tenho certeza exata. Quando comecei a pensar na possibilidade de fazer um reparo com a HTS2000(45900 PSI), foi a primeira coisa que me preocupei, mesmo que passasse ligeiramente da ZTA dessa liga, e perdesse um pouco da resistência na região onde receberia calor.

Edit: a temperatura de fusão da HTS 2000 é de em 380ºC, próximo  da temperatura de recozimento parcial (perda de tensões internas) da liga 6061, então baseado nisso, eu meti a mão na massa. 

O problema q to vendo é na minha incerteza da faixa de temperatura de recozimento parcial dessa liga. Levei fé na fonte que eu tinha, mas agora fiquei preocupado. Como a peça ja tava condenada a mais de 5 anos, caguei pra isso, mas que fique de alerta pros colegas.

Vocês sabem com certeza a temperatura de recozimento da liga 6061 T6?



Editado por Fernando_BRA - 17 Mar 2015 as 16:38
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klhada Ver Drop Down
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qdo eu pesquisei, o cara do HTS me falou que alumínio pra ser tratado termicamente, é na base de 700 graus, muuuuito longe da temperatura necessária pra utilizar o hts. MAS, na internet falam em 980f, o que dá 526 Celsius. Um maçarico desses de botijão de gás nem chega nessa temperatura. 

os poucos testes que eu tinha feito com o HTS eram promissores. Não testei em nada de bike, mas juntei duas peças de alumínio, e consegui torcer elas sem quebrar a solda. Coisa fina! Tongue
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Fernando_BRA Ver Drop Down
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O problema não é a temperatura de trabalho no processo do tratamento da têmpera T6(solubilização e envelhecimento, feito na maioria dos quadros de bikes de aluminio) mas sim a faixa de temperatura em que as forças de interação molecular diminuem a ponto de reduzir muito a resistencia. To procurando dados corretos.
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corredor_x Ver Drop Down


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Ligas de aluminio sofrem degradacao de suas propiedades mecánicas a partir de 150 graus Celsius, nao precisa chegar na temperatura máxima do tratamento térmico original.

 

Com argumentos simples voce pode entender que o reparo poposto com HTS2000 nao funciona em um quadro de bicicleta:

 

-          Voce já trincou o quadro, foi além do limite de resitencia (estática ou fadiga, nao importa) e o quadro falhou.

-          O reparo proposto vai degradar as propriedades do material, reduzindo ainda mais o limite de resistencia que voce ultrapassou.

 

A única conclusao lógica que podemos fazer é que após o reparo proposto o quadro vai falhar sob um carregamento ainda menor, ou após um período menor.

 

Um outro problema é que um reparo bem feito vai  sair mais caro que repor o quadro por um novo.

 


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brunocarlo Ver Drop Down
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Cara, nao quero te desanimar, mas eu tive uma scott, que comprei usada, ela tb era desta epoca, 2009, speedster, a minha foi a 20, era otima, mas trincou exatamente como a sua, eu corri atras da garantia, a scott so da 3 anos... nisto eu em contato com o primeiro dono e uma loja aqui no rio.... dai vi que pela garantia nao ia rolar, pensei em soldar.

A solda, pelo que o pessoal me explicou, nao ia ficar 100%, eu desisti.

O topocoque abri na epoca e as explicacoes sobre a solda:

http://www.pedal.com.br/forum/topic77164.html
Bruno Carlo
<a href="http://www.strava.com/athletes/1268675" rel="nofollow">Meu Strava</a>
<img src="http://veloviewer.com/SigImage.phpa=138bfc&r=2&c=3&u=M&g=n&f=jldebcghij&z=a.png" />
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Modo de agir Hue BR:jato de areia,depois massa plastica,depois massa rapida,fundo automotivo e tinta idem.Remonta e vende,e quem comprar q se foda...
Modo sei la altruista:Tente o reparo,ou ande assim,a trinca é pra frente,acho q nao vai partir o quadro ao meio,em uma freada usando o freio dianteiro,porem,a tendencia é q ela aumente.
Ou compre outro quadro,e passe todas as peças pra ele.
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rodrigo.rodrigues Ver Drop Down
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Originalmente Postado por Valente Valente Escreveu:

Fala Paulo!
Minha bike é uma SCOTT SPEEDSTER S1. Acho que o ano é 2006 ou 2007.
Mas eu a comprei tem uns 3 anos. Comprei o quadro usado e não tenho nota fiscal e nenhum documento do quadro.
Será que mesmo assim eu conseguiria trocar?

Agradeço a atenção!

Abraços! 

Pas possible!

Infelizmente, acho que não. 

Recentemente, um quadro meu Scale de 2008 teve o mesmo problema e, sem nota, a Scott não fez nada. Faz menos de um mês que estive em contato com eles.

Eles até tentaram encontrar o registro de venda da bike/quadro, mas não conseguiram.

No entanto, não custa nada tentar.



Originalmente Postado por FAB1000 FAB1000 Escreveu:

Como não é o primeiro dono, e não tem nem a nota fiscal dele, eu não acredito que conseguirá garantia dele. Mas como o não é garantido, não custa perguntar como seria o procedimento, pois vai que eles oferecem um desconto na aquisição de um novo?


Para meu caso, eles ofereceram um desconto na compra de um quadro novo, mas desisti de ter qualquer coisa da Scott.  Nada mais da Scott e nada de quadro/bike sem NF.





Editado por rodrigo.rodrigues - 19 Mar 2015 as 09:11
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Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dts Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 19 Mar 2015 as 13:03
Não é possível definir a temperatura de comprometimento do alumínio de forma fácil e padronizada.
Depende da liga que seu fabricante usa e mesmo nestas ligas podem ocorrer variações em função do tratamento, projeto e origem do tubo usado no quadro.
Aliás as vezes por falha no tratamento é que o quadro falha.
A questão são 2 pontos de vista (em relação a reparos):
1 Se falhou por erro de tratamento seguramente não deve ser remendado.
2 Se o remendo não pede se unir com a fratura com a mesma resistência (nível molecular) não é seguro e não deve ser remendado
Não existe milagre, veja se aquecer demais vai fragilizar ainda mais o quadro e se somado a isto é impossível a solda de alumínio se unir (a nível molecular) ao quadro sem ser temperada (pois enfraquece o resto do quadro) então não tem concerto. 

Deixa isto para lá e troque o quadro.
Estou nisto a mais 25 anos tive dezenas de quadros e NUNCA com exceção de Aço e TI (Muito difícil também) ví um remendo durar a ponto de valer a pena.
Mas já ví acidentes graves por conta disto.
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