Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Outros > Melhores Tópicos - Geral
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Queda.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoQueda.

 Responder Página  <12345>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Troll Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
Earth
Offline
Mensagens:15
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 11:14
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


 
"NOSSA!!!" foi o que eu pensei quando li primeiro este post! Nossa!!! Tomei a carteirada do fisico nuclear! Nuclear, não menos! O homem que olha para dentro da matéria! Que conhece o espaço vazio que preenche a imensidão entre cada pequena porção que constitui o que chamamos de realidade!

E depois eu pensei: Nossa! Por que o amigo físico, nuclear não menos, parece ter esquecido o equipamento de segurança em alguns de seus experimentos! Porque a radiação parece te-lo feito esquecer algumas coisas não menos importantes para um cientista.

Esqueceu por exemplo que era uma verdade óbvia para qualquer um, que nem precisava ser um alquimista, que o sol girava em torno da terra, e foi necessária a dúvida de vários grandes homens da sua profissão para que essa verdade deixasse de ser óbvia ou verdade.

Esqueceu-se também que quando formulou sua teoria de ondas e linhas, Maxwell as descartou por que para que elas fossem verdadeiras a velocidade da luz precisaria ser constante para todos os referências e isso ia contra o que se acreditava como uma verdade óbvia e então foi preciso um outro grande homem para acreditar que a verdade óbvia fosse uma mentira para para que um novo campo do conhecimento humano fosse aberto e que outras verdades que parecem contradizer o que é óbvio pudessem ser reveladas e que ao contrário do que diz o senso comum matéria e energia são a mesma coisa, que algo sólido tem mais espaço vazio do que matéria, de que o átomo que o seu próprio nome diz ser indivizível(para os que não sabem do grego a=não, tomo=divisão, parte) na realidade é constituido de pequenos pedacinhos, que a massa varia com a velocidade e tantas outras verdades que parecem contradizer as verdades óbvias.

Esqueceu-se também nosso amigo "Cientista"(Nuclear! Não menos!), que nenhuma verdade é absoluta e que o trabalho do cientista é manter-se cético e aberto à novas verdades, que o cientista deve sempre questionar as verdades em busca de novo conhecimento e que a Verdade é o terreno da religião e não do cientista e que uma vez que se perde a capacidade de questionar, perde-se a capacidade de evoluir.

Esqueceu-se também o nosso cientista(Nuclear! Não! menos...) que o conhecimento é obtido com evidências iluminadas pela razão e não por crenças disfarçadas com as névoas de falácias como apelo à autoridade, ad hominen e non sequitur que podem ser encontradas apenas nessa uma resposta dele.

Então quando se impressionar mais uma vez com a existência de pessoas que pensam como eu, lembre-se que a sua profissão só existe por que existiram pessoas que pensam como eu e você deveria igualmente pensar assim.

Acordei 5:15h pra pedalar e na minha "preparação fisiológica" tentei lei esse post. NUM TENDI NADA ! Fumou o q amigo ? Traduz aí em português o que vc escreveu ? Tá lendo muito e pedalando pouco ! LOL
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 12:15
Na real o problema do Notivago e nao dormir a noite.
Ai acaba ficando com esses desvaneios ai.


LOL

 Nao me leve a mal, nao tenho anda contra ninguem aqui, apesar de nao conhecer ninguem pessoalmente levo o mesmo sentimento de amizade a todos.

mas quando alguem da uams viajadas dessas  num guento num tirar uma....

Tongue
Tongue




Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
laperted Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:145
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 13:58
Eita discussão bizantina. Me lembra a época quando cinto de segurança passou a ser obrigatório em automóveis: sempre tinha alguém com uma história de um primo do cunhado do amigo do vizinho que morreu queimado porque não conseguiu soltar o cinto quando o carro pegou fogo após a batida ou um parente do tio da enteada que afogou-se quando o carro caiu no rio e ele não conseguiu abrir o cinto. Ou aqueles que gostam dos carro antigos porque não amassavam tanto quando batiam ("e o prejuízo era menor"). Cintos, airbags e carrocerias que absorvem impactos (como o capacete) não salvarão todos. Mas se salvar um só, já valeu.

Na boa, afirmar que capacete é um acessório estético... Francamente; desde quando circular com um ovo enfiado na cabeça é elegante? Respeito 100% o direito de divergirmos: se não quiser usar capacete, tudo bem, a cabeça é sua, mas poupe-nos das elocubrações pseudo-científicas-sociofilosóficas. Vamos pedalar, que é melhor (eu vou de capacete Wink )
Voltar ao Topo
Francyl Lemos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Ago 2009
Ibiuna
Offline
Mensagens:130
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 15:30
Pessoal, vou aqui fazer o advogado do Diabo: Concordo com o Notivago, quanto ao uso ou não uso do capacete. Porque? Ora, o uso não é um consenso universal - basta vermos fotos da China, por exemplo, onde certas ruas são tomadas pelas bicicletas - e não vemos capacetes. Agora, aqui, está virando um "modismo". Daqui a pouco vira lei - ou seja: restringe a nossa liberdade de escolha - usar ou não usar.
Acontecerá o que aconteceu com relação às motocicletas - o uso do capacete não era obrigatório, até meados dos anos 80. Daí, podia passear na praia, no campo, na cidade sem aquele trambolho na cabeça. Agora não, moro em sítio, zona rural, e até em estradinhas de terra, o uso do maldito capacete é obrigatório - qualquer guardinha municipal pode multar.
Também pratico hipismo, mas não há capacete para quem anda à cavalo. Ainda bem, porque no caso, precisaria de dois capacetes - um para o cavalo e outro para o jóquei.
Conheci um ciclista que parou para ir ao banheiro, numa rodovia, escorregou e bateu a cabeça na privada. Ainda bem que estava com o capacete.
Pessoal, já pensaram no tiozinho da barra-forte, tendo que colocar o capacete para andar a 6 Km/h? Já pensaram se vira lei?
Bicicleta também é meio de transporte - não é só prática esportiva - sendo assim, cada um que resolva se deve usar ou não - dependendo do uso, do momento, da velocidade, etc.
Navegar... Pedalar é preciso.
Voltar ao Topo
laperted Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:145
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 15:48
Pinçado do Código Nacional de Trânsito:

Art. 105.
São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:
...
V - Campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e retrovisor do lado esquerdo.

Quantos de nós têm esses parangolés instalados nas nossa bikes? Eu não tenho, nem vou colocar, mas não abro mão do capacete. Como descrevi em meu post original, quando atropelei o juvenil do Flamengo, bati com a cabeça no meio-fio. O capacete já era.


Voltar ao Topo
Deco Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2009
-
Offline
Mensagens:114
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 16:37
Notivago, você defendendo o não uso do capacete pode apresentar estudos científicos que comprovem a eficiência de se andar sem capacete? com os benefícios destas ações? Não estou falando de fatos, nem histórias de conhecidos, e sim artigos, com referência teórica e científica. Pois artigos comprovando a eficiência do capacete na proteção de traumas no crânio eu tenho conhecimento, já o contrário não. Se você tem acesso a essas informações por favor divida conosco.

Abraços

Deco
Voltar ao Topo
eneas.sp.bike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mar 2008
São Paulo - São
Offline
Mensagens:567
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 19:30
Neste tópico eu não posto mais....
Este cara é muito "ser ou não ser, eis a questão" e bike que é bom ...NADA!!!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 20:09
Tá bom, vou ser chato aqui agora.

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Estou realmente IMPRESSIONADO como alguém pode pensar como o notivago...
...tudo bem querer ser cético, argumentador, o cara que discorda de tudo e etc....

Ceticismo científico - uma postura científica e prática, em que alguém questiona a veracidade de uma alegação, e procura prová-la ou desaprová-la usando o método científico.
É isso que o Vampiro vem tentando fazer e não discordar de tudo.

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Mas daí a dizer que um capacete não protege a cabeça de ninguém.... Putz.

Onde alguem falou isso?

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Não precisa ser um físico nuclear, por pura coincidência sou, pra saber que um composto feito pra amortecer impactos de alguma forma faz isso, mesmo que essa estrutura seja danificada (rachar, como citou o alex).

Como físico nuclear vc deveria usar o método científico nas suas pesquisas e não se utilizar de argumentos ad Verecundiam. Mas uma vez sua conclusão não se sustenta nas premissas...

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Sei que já te pediram pra fazer vários testes... mas faz só mais um... pega um martelo e dá na sua cabeça com e sem capacete. Mas dá sem o capacete depois de dar com... senão não poderá concluir os testes.
Depois pede alguém pra postar os resultados aqui, porque certamente vc mesmo não terá condições por algum tempo.
 

Em qual situação do pedal vc da uma martelada na cabeça? Mas um non sequitur aqui. Vc sabe como se testa capacete? Deixando o cair de uma altura de 2m com um peso de 5kg dentro em diversas superfícies, e o impacto é no topo do capacete, esse teste parece coerente pra alguém? Os laterais, parte frontal e traseira não são testadas, que é onde ocorre a maioria dos impactos. 

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Vai me dizer que o capaceete de Felipe Massa não cumpriu com a função dele porque se danificou com a batida da mola...!!!????
Fala sério!
É quase um crime você fazer apologia ao não uso do capacete num forum de ciclismo... dizer que é um item estético ou algo que o valha...
Pára com isso, meu. Os casos estão ai aos montes de pessoas que bateram de cabeça no chão e não tiveram nada... será que a pessoa teria que cair sem o capacete pra poder te provar mostrando o estrago? Ninguém vai fazer isso... por isso digo pra vc mesmo fazer os testes com você.
Espero que você seja bem perito pedalando pra nunca ter que atestar o furo de suas teorias! 

Mais argumentos falaciosos, até ad Balacum usou aqui. Agora minha vez de usar um pouco, po esperava mais de um físico nuclear, pelo menos que usasse argumentos lógicos pra refutar a teoria do "não capacete"(faça jus ao codinome Einstein). Ficar atirando contra quem propõe que as pessoas questionem e pesquisem é levar até pro lado pessoal como muitos aqui tem levado é totalmente infrutífero. 

E ainda vem outros, usar argumentos falaciosos de senso comum, que não prova nada. E outros criticar que o cara pedala pouco e le muito, o que que isso tem a ver, estudar agora é problema??? Eu heim, ta tudo invertido mesmo.

Além dos motivos que eu já expus que uso o capacete, tb penso como o Alex, pois se o capacete me der 1% a mais de proteção ( o que se alega é uma proteção falsa de 88%) já está valendo, já que meu capacete é leve e não me incomoda. 
Voltar ao Topo
Troll Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
Earth
Offline
Mensagens:15
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 21:53
Landim, vc não foi chato nesse post, vc é chato cara ! Combina com o Notivago, outro chato ! Tudo tem q ser baseado em estudo científico, método científico. Tudo é argumento falacioso, sem premissa. Usa expressões em Latin sem a menor necessidade ! Ninguém aqui criticou quem estuda muito. Vou usar uma expressão sua: Onde alguém falou isso ? Agora, uma coisa é certeza, vcs 2 são muuuito chatos ! Thumbs Down
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 22:17
Originalmente postado por Troll Troll escreveu:

 

Acordei 5:15h pra pedalar e na minha "preparação fisiológica" tentei lei esse post. NUM TENDI NADA ! Fumou o q amigo ? Traduz aí em português o que vc escreveu ? Tá lendo muito e pedalando poucoLOL
Originalmente postado por Troll Troll escreveu:

 
Considero esse fórum um dos melhores da Net, mas tem uns caras aqui que forçam a barra demais ! Tão lendo muito e pedalando pouco, tá faltando glicose no cérebro e ficam inundando o tópico de blá blá blá que não leva a nada. Chato isso viu !


Velho ta chato, não entra, tão simples. Eu sou chato mesmo. Adoro ser chato, e vindo de vc é um, elogio. De um troll me chamando de chato, cara hoje eu não durmo de preocupação.  kkkkkkkkkkkkk


Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 04:00
Hahahahahaah
Dessa vez eu vou ter que rir... porque não adianta escrever que não estou aqui pra falar de método científico, física nuclear, resistência dos materiais ou estrutura da matéria...
Muito menos pra querer ser o maioral ou espertão. Até agora só vocês estão com os papos inteligentes, cultos, com termos em latim, e etc... Se vcs querem ser enfadonhos que sejam sozinhos...
 
Vamos fazer o seguinte, Landim...
Vou constantemente a  Fortaleza, morei ai 1 e 2 meses, sei tb que você tb sempre vem aqui...
...vamos marcar pra conversar essas coisas pessoalmente e numa boa, vamos pedalar juntos e dar boas risadas das bobagens que escrevemos no forum... você me passa sua experiência no ciclismo e te falo sobre meu trabalho, minhas pesquisas, meus esportes...
(Aliás tô até precisando pedalar por ai, porque aqui só faz chover).
 
Quero acreditar que você e o notivago não são tão chatos quanto parecem.
Só pense na questão de que forum é uma coisa aberta na Internet...  não gostaria que meu filho, ou qualquer outra criança, depois de ler absurdos como esses quisesse iniciar na prática do esporte de forma incorreta.
Uma coisa é questionar, duvidar... outra coisa é incentivar a pratica menos segura do esporte.
Não é porque até pouco tempo os profissionais não usavam capacete (e era legal vê-os no tour daquele jeito, não era? Muito mais chique...) que não devemos questionar o uso. Nao é porque até uns dias atrás o uso do cinto não era obrigatório que devemos questionar sua obrigatoriedade. O que falar então do fumo (com as lindas propagandas associadas ao esporte antigamente)...? E o uso dos EPIs nas empresas...? A humanidade evolui. O que favorecer de qualquer forma o aumento de nossa espectativa de vida é válido.
Se vc concorda que a proteção, mesmo ínfima (que fosse), vale a pena! Então brigue neste sentido. Não o contrário.
 
A propósito... prazer, viu?
E meu nome é Einstein, não é codinome ou epíteto. Isso não significa que eu tenha que ser igual, melhor ou pior do que alguém que tenha existido antes com o mesmo nome ou sobrenome.
 


Editado por Einstein - 30 Out 2009 as 04:04

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
hdab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2007
SP
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 10:58
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:


Uma coisa é questionar, duvidar... outra coisa é incentivar a pratica menos segura do esporte.


Mas não tem ninguém incentivando o não-uso do capacete. O que está em xeque é a eficiência dele.

E nós estamos cansados de ver e de saber que esse negócio de cultura do medo é uma realidade. O negócio no fim é: essa é a opção do Notívago - não usar. Tomara que nada lhe aconteça. A minha opção é pelo uso. :)
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 11:00
O capacete tal e qual usamos atualmente é relativamente recente. Até poucos (poucos mesmo) anos atrás, os capacetes eram MUITO mais feios, MUITO menos ventilados, MUITO menos eficazes (e eficientes). Eu tenho umas fotos minhas fazendo MTB nos anos 80 e 90 com capacetes ridículos, quentes, histéricamente coloridos e que certamente ofereciam MUITO menos proteção que qualquer capacete vendido hoje.

Antes destes capacetes, que eram pouco mais do que cascas de isopor com uma touca de lycra colorida, a coisa era ainda pior: as infames tiras de couro com espuma costurada dentro dos anos 70-começo dos 80. Esses sim, eram pesados, feios, não protegiam quase nada (ainda assim, eram obrigatórios em algumas provas, ao contrário do que e afirmou aqui), não tinha ajuste nem espuma hidroabsorvente pro suor, nada.

E assim, que quando se comprovou a eficácia do capacete, a indústria passou a aperfeiçoá-lo, e seu uso passou a ser exigido entre os prós. A questão é ocupacional sim (o capacete é EPI dos prós), mas tb técnica, cultural (tradição) e ainda tem o valor do exemplo que os prós oferecem.

Hoje, usar capacete não apenas protege mas no calor, deixa a cabeça ainda mais "fria" do que se não estivesse usando. Falar sobre o grau de eficácia do capacetes exige ainda estudar se de fato as pessoas o usam como deveria: no local certo, com as regulagens corretas, dentro da validade. Realmente, um capacete velho e mal regulado, além de feio, não protege porra nenhuma mesmo. Não adianta usar só por usar, tem que usar como deve ser usado.

P.S.: Einstein, eu conheço o Landim e o Notívago pessoalmente, os dois são gente-fina, inteligentes, bom papo, pedalam mesmo e são comédia, vai por mim LOL
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 11:51
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Originalmente postado por Fly Fly escreveu:


Originalmente postado por converge converge escreveu:

vamo para com esse policiamento, cada um é de um jeito e pensa de uma maneira, se nosso amigo acha que usar capacete é bestera deixa ele, é a opinião dele, cada um faz o q acha melhor.
pessoalmente acho o capacete importante, mas se outros não acham vcs vão fica ofendendo o cara até ele mudar de idéia?!
Ue, mas quem chegou aqui pra "policiar" o topico foi ele!Nao precisa mudar de ideia se nao quer usar, mas tambem nao precisa fazer os que usam tambem mudarem de ideia. Mas nada que uma boa pedalada nao resolva....


Opa! Dá uma lida melhor, a pregação pelo capacete veio primeiro, só que como todo mundo concorda com ela, ninguém se incomodou, exceto eu.

Tem nego aqui que tem vocação para padre e está pregando para o deus errado e fora da igreja.


Num tenho vocacao pra padre, nem estou pregando nada. alias quem prega e vc...como dizem...uma cruzada ingloria contra o uso do capacete..

agora vc se achar um "deus"   ai a viagem foi longe demais.......kkkkkkkk

se bem que  lendo seus textos, acaba-se chegando a essa conclusao:
que vc se acha um deus....acima de todos...acima de tudo...
Sleepy




Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 12:00
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O capacete tal e qual usamos atualmente é relativamente recente. Até poucos (poucos mesmo) anos atrás, os capacetes eram MUITO mais feios, MUITO menos ventilados, MUITO menos eficazes (e eficientes). Eu tenho umas fotos minhas fazendo MTB nos anos 80 e 90 com capacetes ridículos, quentes, histéricamente coloridos e que certamente ofereciam MUITO menos proteção que qualquer capacete vendido hoje.

Antes destes capacetes, que eram pouco mais do que cascas de isopor com uma touca de lycra colorida, a coisa era ainda pior: as infames tiras de couro com espuma costurada dentro dos anos 70-começo dos 80. Esses sim, eram pesados, feios, não protegiam quase nada (ainda assim, eram obrigatórios em algumas provas, ao contrário do que e afirmou aqui), não tinha ajuste nem espuma hidroabsorvente pro suor, nada.

E assim, que quando se comprovou a eficácia do capacete, a indústria passou a aperfeiçoá-lo, e seu uso passou a ser exigido entre os prós. A questão é ocupacional sim (o capacete é EPI dos prós), mas tb técnica, cultural (tradição) e ainda tem o valor do exemplo que os prós oferecem.

Hoje, usar capacete não apenas protege mas no calor, deixa a cabeça ainda mais "fria" do que se não estivesse usando. Falar sobre o grau de eficácia do capacetes exige ainda estudar se de fato as pessoas o usam como deveria: no local certo, com as regulagens corretas, dentro da validade. Realmente, um capacete velho e mal regulado, além de feio, não protege porra nenhuma mesmo. Não adianta usar só por usar, tem que usar como deve ser usado.
 
Perfeito,
E até entendo que é nosso papel (nós que precisamos da eficácia do capacete) de criticá-lo, tendo em vista a continuação da evolução deles. E nesse sentido até entendo as críticas do notivago e landim... mas questionei o não reconhecimento completo de qualquer benefício em usá-lo e bla bla bla... bom, vc já cansou de ouvir a minha música repetida e sabe o que penso em relação a isso... Big smile
 
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:


P.S.: Einstein, eu conheço o Landim e o Notívago pessoalmente, os dois são gente-fina, inteligentes, bom papo, pedalam mesmo e são comédia, vai por mim LOL
 
Isso sim é importante e interessante... Escrever é uma coisa, pessoalmente sei que as risadas estão garantidas. Big smile 
Inteligente os caras demonstram ser (não seria porque temos pontos de vista diferentes que eu duvidaria disso)!! Smile
 

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 12:33
Originalmente postado por hp5 hp5 escreveu:

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:


Uma coisa é questionar, duvidar... outra coisa é incentivar a pratica menos segura do esporte.


Mas não tem ninguém incentivando o não-uso do capacete. O que está em xeque é a eficiência dele.

E nós estamos cansados de ver e de saber que esse negócio de cultura do medo é uma realidade. O negócio no fim é: essa é a opção do Notívago - não usar. Tomara que nada lhe aconteça. A minha opção é pelo uso. :)

Pronto, exatamente, é isso Eisntein(desculpe pensei que fosse nick). Não incentivo o não uso do capacete, ficou claro isso ao meu ver, até pq eu USO capacete. 

Com certeza, sei que muito dos desentendimentos estão relacionados a má interpretação ou má exposição dos argumentos.  Quando vc vier a Fortaleza não deixe de contatar. 
Voltar ao Topo
prsherrera Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2007
Offline
Mensagens:2520
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 13:23
Alex, o notivago pedala sem capacete mm ou é sacanagem??
pedala só em locais fechados, tipo USP e afins, ou no transito de SP tb??
Voltar ao Topo
Deco Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2009
-
Offline
Mensagens:114
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 13:27
Fazendo uma breve pesquisa achei o site cujo link posto abaixo, ele traz diversas informações sobre o capacete: estatísticas, testes, pesquisas...

http://www.helmets.org/


Abraços
Voltar ao Topo
hdab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2007
SP
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 13:54
Originalmente postado por Deco Deco escreveu:

Fazendo uma breve pesquisa achei o site cujo link posto abaixo, ele traz diversas informações sobre o capacete: estatísticas, testes, pesquisas...

http://www.helmets.org/


Da mesma forma que podemos levantar inúmeros sítios, testes, pesquisas e afins questionando o uso do capacete - esse trabalho eu deixo pro Notívago heheh... mas só pra não dizer que não falei das flores:

http://www.copenhagenize.com/2009/09/fear-of-cycling-03-helmet-promotion.html

Estatística é um problema... ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:13
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O mundo não é cartesiano, portanto a lógica cartesiana não se aplica à maior parte das situações que enfrentamos. Mesmo que seja apenas na masi ínfima esperança de salvação (ou no caso, proteção), não tem nenhum argumento aceitável que justifique o não-uso do capacete. Em outras palavras, se não faz mal, já vale a pena, mesmo que um eventual bem seja uma possibilidade remota.


O mundo não é cartesiano e nem é o que estamos propondo aqui, conhecimento vale mais do que crença, só podemos saber se há prejuizo ou não se analisados os fatos devidamente.

Existem riscos potenciais em usar o capacete, doenças causadas por higiene imprópria, compensação de risco por parte do ciclista e dos outros usuários da rua, risco de estrangulação em crianças, ainda há que se pesquisar melhor a mecânica dos acidentes envolvendo o capacete...

Sem saber a veracidade ou não de algumas aclamações e sem saber quantificar o quanto de risco se causa ou se reduz com todos os fatores envolvidos é temerário fazer uma afirmação incisiva de que o capacete realmente age positivamente na segurança.

Primeiro é necessário se certificar de que ele não faz mal e se ele vale a pena.

Segundo nem sempre na escolha entre a remota segurança e a necessidade de fazer algo prevalece a segurança, por exemplo você está mais seguro não fazendo trilhas, você deixa de praticar MTB por que você pode se machucar? Você está fazendo uma escolha, fazendo algo de risco maior do que o dia-a-dia comum, do que um exercicio controlado. O que dizer então de esportes realmente perigosos, como o mergulho? Porcentualmente o mergulho mata 7 vezes mais do que o trânsito e ainda assim escolhemos nos enfiar em baixo d'agua, num ambiente complentamente inóspito, onde só sobrevivemos com ajuda de equipamento.

Olha os caras que praticam paraquedismo, pulam de avião perfeitamente bom e funcionando, arriscam a chance do paraquedas não abrir, arriscam a chance de cair num lugar ruim e sei lá mais o que pode dar errado e nem mesmo tem um ganho de saude com isso, só pela adrenalina. Se as considerações de segurança fossem o principal quesito ninguém faria isso por diversão.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:15
Originalmente postado por laperted laperted escreveu:

Eita discussão bizantina. Me lembra a época quando cinto de segurança passou a ser obrigatório em automóveis: sempre tinha alguém com uma história de um primo do cunhado do amigo do vizinho que morreu queimado porque não conseguiu soltar o cinto quando o carro pegou fogo após a batida ou um parente do tio da enteada que afogou-se quando o carro caiu no rio e ele não conseguiu abrir o cinto. Ou aqueles que gostam dos carro antigos porque não amassavam tanto quando batiam ("e o prejuízo era menor"). Cintos, airbags e carrocerias que absorvem impactos (como o capacete) não salvarão todos. Mas se salvar um só, já valeu.Na boa, afirmar que capacete é um acessório estético... Francamente; desde quando circular com um ovo enfiado na cabeça é elegante? Respeito 100% o direito de divergirmos: se não quiser usar capacete, tudo bem, a cabeça é sua, mas poupe-nos das elocubrações pseudo-científicas-sociofilosóficas. Vamos pedalar, que é melhor (eu vou de capacete Wink )


Eu estou perfeitamente equipado para concordar com isso, desde que também não se faça apologia ao capacete, que foi justamente o que me fez começar com tudo isso.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:18
Originalmente postado por Troll Troll escreveu:

Landim, vc não foi chato nesse post, vc é chato cara ! Combina com o Notivago, outro chato ! Tudo tem q ser baseado em estudo científico, método científico. Tudo é argumento falacioso, sem premissa. Usa expressões em Latin sem a menor necessidade ! Ninguém aqui criticou quem estuda muito. Vou usar uma expressão sua: Onde alguém falou isso ? Agora, uma coisa é certeza, vcs 2 são muuuito chatos ! Thumbs Down


Valeu, eu sou chato mesmo. Teimoso também. Arrogante, gordo e feio. Se eu deixei escapar alguma não se preocupe em me lembrar. Agora volta para debaixo da ponte.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:20
Não passo de um Zé Ruela e minha opinião provavelmente não importa a muita gente, mas sou obrigado a dizer que o meu conceito em relação ao Landim subiu bastante. Clap Falou bonito! Thumbs Up

Apesar de normalmente postar somente coisas inúteis aqui, eu tô falando sério e não tô ironizando... desta vez! Tongue
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:39
Landim, ad balacum???

Tu quoque, Landinus???
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:48
Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:


Notivago, querido...
Já sabendo da possibilidade de reações desse tipo foi que eu não usei qualquer termo técnico ou argumento de cunho científico para sustentar nada.


uh?

Citar Até porque não era preciso. Basta o senso comum (que por ser comum não significa burro, desqualificado ou questionável).


Não, nenhum deles. Mas isso também não significa que o senso comum está sempre certo. Pelo senso comum por exemplo, se você empurra um corpo, ele sempre para, inércia é um contra-senso. Tive uma colega de escola que simplesmente não conseguia aceitar que num ambiente sem atrito, no vácuo, o corpo continuaria se movendo para sempre.

Citar Sem falar que o objetivo deste fórum, pelo menos a meu ver, é falar de esporte e ciclismo e não ficar divagando sobre filosofia, holística ou física. Você precisa ter mais cuidado com isso pra não ficar com essa fama de antipático que se espalha por ai...


Se eu ligasse para a minha fama, eu não seria eu. Minha avó sempre dizia: Você quer ter a razão ou quer ser feliz?

Eu geralmente escolho ter a razão.

Citar (“Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância” já diria Confúcio).


E sócrates dizia que a virtude está em conhecer os seus limites, e eu concordo com os dois, mas de nenhum dos adágios citados se concluí que você não deva expandir os seus conhecimentos e reduzir a sua ignorância.

Também acredito que todo mundo tem o direito e o dever de nascer ignorante, mas não há justificativa para se recusar à aprender e evoluir.

Citar Apesar de ser físico, com especializações em geofísica nuclear e astrofísica, escrevi como pai e esportista, cuja família depende de minha integridade física para o sustento diário.


Sendo assim você tem mais um motivo para duvidar do capacete. Vamos fazer um exercício, por um momento vamos fazer de conta que o capacete não serve para nada, que ele oferece proteção zero(independente disso ser verdade ou não). Tendo esse fato como certeza você faria o que você faz com a bicicleta? Ou você mudaria de alguma forma o seu comportamento, se derrepente descobrisse que o capacete é uma enganação?

Se você se sentiu em dúvida ou um pouco desconfortável com essa idéia, não seria melhor ter certeza de seus fatos, pelo bem da sua mulher e da sua filha fazer uma decisão informada a respeito de andar ou não, onde andar e como andar, com ou sem capacete?

Quem se preocupa mais com a segurança? Quem cegamente acredita no que lhes é dito ou em quem vai se assegurar dos fatos?

Citar Até porque físicos, ou conhecedores de que qualquer área, não são donos da verdade nem hoje nem dia nenhum, nem em suas áreas nem em qualquer área do conhecimento. Caso contrário acabaria a necessidade do estudo e o desenvolvimento do conhecimento científico (Já dizia Sir. Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”).


Amém para isso!

Citar Apontar itens da evolução da ciência (que você quis mostrar como falhas) não desqualifica o ponto de vista de qualquer cientista daqui pra frente.


Aonde que eu apontei falhas na evolução da ciência? Será que meu português está assim tão sofrível? O que eu apontei foram grandes homens da ciência que questionaram o senso comum e que a despeito de toda a pressão social seguiram buscando as respostas para suas dúvidas até que isso lhes trouxesse a ruína ou um dedal a mais de conhecimento.

Originalmente postado por http://en.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno http://en.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno escreveu:

Giordano Bruno
morreu queimado por heresia, por que pensou diferente, por que não se ateve ao pré-conceito, por que tentou expandir nosso universo.

Nada disso foi para desqualificar qualquer cientista ou ponto de vista, pelo contrário, eu acredito que a verdade ciêntifica é boa enquanto dura, se amanhã descobrimos que algo que pensamos hoje é falho ou errado é irrelevante, contanto que o que é verdade hoje nos seja útil e funcione para as nossas necessidades.

Citar Vou parar de me alongar porque o Livestrong já deve estar tendo delírios e desejando não ter caído... pra não ter postado o tópico... pra não ter que ouvir o notivago, que engraçado, mostrando todo o seu conhecimento em todas as áreas, desde as que lhe competem às que não lhe competem (se é que as há).


Apelo à emoção e ao sentimento de massa. Você se sente orgulhoso de usar esse tipo de retórica?

Citar Seja feliz pedalando sem o seu capacete, enquanto eu, como se fosse um palhaço, pedalo com um adorno na cabeça.


Cada um faz o que acha melhor.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 18:50
O no da questao e aumentar o nivel de seguranca usando um EPI, nao que quem use va estar imunizado, afinal nao "vacina", e uma protecao fisica usado pra proteger uma area vital.

Sobre bacterias, elas estao em toda lugar, em locais que muitas pessoas lidam diariamente.
Isso seria uma questao de HIGIENE, se o cara e relaxado e nao limpa o equipamento, quem dira o resto; bandeja de praca de alimentacao e buffets de comida a quilo/livre  com aquele monte de pessoas em cima e remexendo a comida nao devem ser tao higienicos assim. 

Viver e um risco! Mas tem como minimizar os riscos.

Nao existe um local/situacao seguro 100%, pois isso nao depende somente de nos.

Por isto que o sujeito que mergulha deve ser preparado por um bom instrutor( o meu era Coronel do Corpo de Bombeiros), usar equipamentos de seguranca e ter as tecnicas pra ser safo.
Por isto que os paraquedistas usam um "reserva", no voo livre tambem temos o "reserva"( o segunda chance), curuso de nocoes de inidentes de voo.
Nao que isto va "imunizar" alguem, mas protege em muitas situacoes.
Na maioria das vezes a seguranca depende de um acessorio chamado "consciencia".










Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:06
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O mundo não é cartesiano, portanto a lógica cartesiana não se aplica à maior parte das situações que enfrentamos. Mesmo que seja apenas na masi ínfima esperança de salvação (ou no caso, proteção), não tem nenhum argumento aceitável que justifique o não-uso do capacete. Em outras palavras, se não faz mal, já vale a pena, mesmo que um eventual bem seja uma possibilidade remota.


O mundo não é cartesiano e nem é o que estamos propondo aqui, conhecimento vale mais do que crença, só podemos saber se há prejuizo ou não se analisados os fatos devidamente.


Então, não estou contrapondo os dois. O meu conhecimento deriva diretamente do seguinte: nas poucas vezes em que levei um tombo e bati a cabeça, as escoriações ficaram no CAPACETE e não na minha cabeça. Nas N x mil vezes em que vi isso acontecer com terceiros, idem. O conhecimento derivado dessa observação, aliado à lógica, me epermite concluir que seria pior se eu estivesse SEM capacete. Não tem crença nenhuma aí, só fatos e objetividade.

Nada é mais forte do que os fatos.

O conhecimento vale mais do que a crença, porque (de forma simplista) a crença é baseada no conhecimento. O mesmo se aplica ao fato: a REALIDADE vale mais do que o conhecimento, pq (de forma objetiva) o conhecimento é baseado na realidade - e na observação da realidade.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Existem riscos potenciais em usar o capacete, doenças causadas por higiene imprópria, compensação de risco por parte do ciclista e dos outros usuários da rua, risco de estrangulação em crianças, ainda há que se pesquisar melhor a mecânica dos acidentes envolvendo o capacete...


É aí que o seu argumento falha. Essa premissa é errada. Afirmar que o grau proteção oferecido pelo capacete é questionável ou não corresponde ao advertido é uma coisa, e acho que nisso todo mundo concorda (ainda que todo mundo admita que 1% seja melhor do que nada...). Mas afirmar que o uso do capacete pode causar mal ou aumentar os riscos é extrapolar.

"Higiene imprópria"... mesmo que isso existisse, não se aplica nesse debate. Como eu disse, as coisas devem ser usadas corretamente, e se o capacete for usado corretamente, coisas desse tipo não são fatores a se considerar. mas vamos admitir que sejam: ninguém vai morrer de infecção bacteriana ou asfixiado por fudum de espuma de capacete não-lavada LOL

A premissa básica é que ele seja usado corretamente, ponto. Daí pra frente é especulação e digressão. Idem pra terceiros: a função do capacete não é proteger pedestres e sim a cabeça do ciclista.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Sem saber a veracidade ou não de algumas aclamações e sem saber quantificar o quanto de risco se causa ou se reduz com todos os fatores envolvidos é temerário fazer uma afirmação incisiva de que o capacete realmente age positivamente na segurança.

Primeiro é necessário se certificar de que ele não faz mal e se ele vale a pena.


Sejamos minimamente sensatos aqui, vai...

Como eu falei, mal ele não faz, isso sim é propaganda enganosa. Admitir que ele faz mais mal do que bem é um contrassenso que não tem nada de falacioso, pra usar os termos que vc tanto estima. Existe um histórico, uma evolução, e se não foi suficientemente comprovado o bem que ele oferece, já foi mais do que comprovado que mal ele também não faz.

Assim como o capacete (e outros sistemas de proteção pessoal), o airbag pode fazer mal, e até matar. Mas é lógico, razooável, racional e comprovado que esse risco vale a pena correr em proporção aos benefícios, tanto é que se investe milhões em pesquisa pra aperfeiçoar esses EPIs e sistemas de segurança.

E "vale a pena" é escolha pessoal, cada um decide por si se vale ou não. Você acha que não vale, eu acho que vale, cada um acha se vale ou não, e acabou aí.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Segundo nem sempre na escolha entre a remota segurança e a necessidade de fazer algo prevalece a segurança, por exemplo você está mais seguro não fazendo trilhas, você deixa de praticar MTB por que você pode se machucar? Você está fazendo uma escolha, fazendo algo de risco maior do que o dia-a-dia comum, do que um exercicio controlado. O que dizer então de esportes realmente perigosos, como o mergulho? Porcentualmente o mergulho mata 7 vezes mais do que o trânsito e ainda assim escolhemos nos enfiar em baixo d'agua, num ambiente complentamente inóspito, onde só sobrevivemos com ajuda de equipamento.


O sentido da vida é viver, e dentro desse espírito, as pessoas (normais e equilibradas) buscam as maneiras mais seguras de realizar suas atividades. Ninguém vai deixar de fazer suas atividades só pelos riscos, e algumas pessoas inclusive vão atrás justamente do risco. Viver é essencialmente arriscado, mas isso não quer dizer que vamos aumentar os riscos do que fazemos na vida. O uso do capacete está 100% alinhado com esse propósito essencial e primitivo, só isso.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Olha os caras que praticam paraquedismo, pulam de avião perfeitamente bom e funcionando, arriscam a chance do paraquedas não abrir, arriscam a chance de cair num lugar ruim e sei lá mais o que pode dar errado e nem mesmo tem um ganho de saude com isso, só pela adrenalina. Se as considerações de segurança fossem o principal quesito ninguém faria isso por diversão.


Existe uma diferença fundamental entre as FORMAS de se fazer as coisas. É a exata diferença entre burrice aguda (ou crítica) e inteligência. Pular de paraquedas tomando todas as precauções possíveis é uma coisa - pode ser insensatez pra alguns, mas é inteligente. Pular do avião voando atrás do paraquedas, ou negligenciando os procedimentos de segurança, é outra. Além de insensatez, é burrice.

O ser humano é assim, certas coisas não têm explicação lógica, e foi isso que eu quis dizer com cartesianismo.


Editado por Alex SP - 30 Out 2009 as 19:07
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:09
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O capacete tal e qual usamos atualmente é relativamente recente. Até
poucos (poucos mesmo) anos atrás, os capacetes eram MUITO mais feios,
MUITO menos ventilados, MUITO menos eficazes (e eficientes). Eu tenho
umas fotos minhas fazendo MTB nos anos 80 e 90 com capacetes ridículos,
quentes, histéricamente coloridos e que certamente ofereciam MUITO
menos proteção que qualquer capacete vendido hoje.

Antes destes capacetes, que eram pouco mais do que cascas de isopor com
uma touca de lycra colorida, a coisa era ainda pior: as infames tiras
de couro com espuma costurada dentro dos anos 70-começo dos 80. Esses
sim, eram pesados, feios, não protegiam quase nada (ainda assim, eram
obrigatórios em algumas provas, ao contrário do que e afirmou aqui),
não tinha ajuste nem espuma hidroabsorvente pro suor, nada.


este artigo afirma que os capacetes de hoje em dia são menos seguros que os capacetes da década de noventa(ao menos na inglaterra) por que os padrões de qualidade foram relaxados.

Por exemplo o padrão Snell de 1984 exigia que o capacete absorvesse 97.8joules num impacto com superfie plana, o novo padrão EN-1078 exige de 46 à 90(dependendo do tamanho do capacete).

E como o robervaldopedal linkou no outro tópico, boa parte dos nossos capacete falha nestes testes, e olha que os testes são rudimentares e em nada se comparam com uma situação de acidente de trânsito.

Citar E assim, que quando se comprovou a eficácia do capacete, a indústria
passou a aperfeiçoá-lo, e seu uso passou a ser exigido entre os prós. A
questão é ocupacional sim (o capacete é EPI dos prós), mas tb técnica,
cultural (tradição) e ainda tem o valor do exemplo que os prós oferecem.


Eu ainda estou para ver esta comprovação.

Citar Hoje, usar capacete não apenas protege mas no calor, deixa a cabeça
ainda mais "fria" do que se não estivesse usando. Falar sobre o grau de
eficácia do capacetes exige ainda estudar se de fato as pessoas o usam
como deveria: no local certo, com as regulagens corretas, dentro da
validade. Realmente, um capacete velho e mal regulado, além de feio,
não protege porra nenhuma mesmo. Não adianta usar só por usar, tem que
usar como deve ser usado.


A capacidade de um equipamento também reside na sua facilidade de utilização, se o cidadão não consegue usar um capacete de forma correta, seja por facilidade de uso, seja por que as condições climáticas não permitam o uso por alguma razão ou qualquer outro fator de design do equipamento, isso também entra como fator de consideração.

No mínimo, no minimo, se usar direito o capacete é um fator que tem afetado sua eficiência, os fabricantes deveriam oferecer equipamento que vista melhor.

Além disso, deveria se oferecer uma gama melhor de equipamentos, com menos prioridade em performance e mais prioridade em segurança, conforto e higiene. Afinal, se como você disse, a maioria dos usuários e dos usuos está numa faixa de velocidade baixa e são pessoas simples se transportando, por que essas pessoas tem que vestir super capacetes aero com peso nada que tem a segurança como fator quartenario?
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:17
Cara... os idiotas e retardados que me perdoem, mas se alguém não tem QI, habilidade e bom-senso suficientes pra usar corretamente algo tão simples e básico quanto um capacete (o capacete seria a ameba do ciclismo LOL), não deveria nem pedalar, pra começar.

Já falei pra vc em outro tópico: essa sua postura paternalista vêm da sua crença de que todo mundo é idiota e despreparado, mas eu discordo radicalmente. Pra mim, embora existam idiotas em número maior do que o seria desejável, as pessoas sabem se virar, elas aprendem, e as que não aprendem acabam sucumbindo à lei de Darwin LOL
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Deco Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2009
-
Offline
Mensagens:114
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:20
Notivago, fico tentando entender aonde você quer chegar... hehehe

-Se você apoia o não uso do capacete:
No meu ponto de vista você peca pois em todos os posts você fica no exercício e no se. Não vi argumentos concretos nem fundamentação para o não uso do capacete. Não estou falando de higiene nem colocação errada, utilizando o capacete de maneira correta, quais os malefícios que teria?

-Se você quer só colocar criar polemica:
ai é só você continuar a responder os posts que está cumprindo o objetivo.

-Se você quer colocar em cheque e questionar o uso do capacete:
aí terá que se esforçar mais, beeeem mais


Abraços

Deco
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:22
Então, sabe a Carla Perez? Ela tinha uma bunda bem grande e usava ela para chamar atenção. O Notivago é tipo ela, só que sem a bunda. 
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:38
bom, teoricamente então, teríamos que ter dois modelos de capacete, um para as pessoas que procuram performance e outro para as pessoas que procuram segurança... Uma coisa que eu sempre me questionei com relação ao capacete é que ele protege apenas a parte mais dura da cabeça, as partes mais frágeis ficam expostas (tempora e nuca). Hoje em dia ponho ele na cabeça de forma automatica, mas no começo, a "falta de proteçao" me deixava meio desconfortável pra andar. Depois que uma pedra voou de um caminhão no meio da estrada e bateu nele, entendi que o capacete não foi feito apenas para uma eventual queda.

a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:41
Originalmente postado por prsherrera prsherrera escreveu:

Alex, o notivago pedala sem capacete mm ou é sacanagem??
pedala só em locais fechados, tipo USP e afins, ou no transito de SP tb??


Embora você não me tenha perguntado, vou responder mesmo assim, afinal eu sou chato. E para que você tenha a perspectiva completa, eu vou te dar o contexto completo.

Eu era um gordo(gordo no verdadeiro sentido de gordo, não como certos filé de borgoleta fritos na manteiga por aqui que se acham gordurosos) motorizado e infeliz até muito pouco tempo.

Como eu sou meio autista e fã do yoda eu ou faço as coisas ou não faço, não há tentar, quando parei de andar de bicicleta, desliguei completametne esse lado do cérebro, quando eu liquei ele de novo, do momento em que eu pensei: "Eu podia voltar a andar de bicicleta." para o momento em que eu comprei bicicleta mais todo o equipamento necessário(capacete, luzes, caramanhola, dry-fit, etc, etc, etc) e comecei a vir todo dia para o trabalho de bicicleta, foram quatro dias.

Desde então(um pouco menos de um ano) eu tenho usado a bicicleta como meu meio de transporte, eu diria que 90/100 das minhas viagens foram de bicicleta desde então, sempre na região da paulista, rebouças, pedroso.

No começo eu usava capacete e até incentivava o uso. Só que nas seis primeiras semanas que eu voltei a usar a bike, eu fiz uma extensa pesquisa a respeito de segurança no trânsito e mecânica de bicicletas, nessas pesquisas eu esbarrei nas campanhas contra a obrigatoriedade do capacete, naquele momento, eu não dei muita importância para o assunto, por que não era o meu foco de pesquisa, eu não imaginei na hora que a própria eficiencia do capacete era questionavel e não estava interessado na política envolvendo a bicicleta, eu estava preocupado com o que eu devia fazer para ficar vivo no trânsito. Mas uma das coisas que meu pai me ensino é sempre manter a mente aberta e nunca descartar informação, o que parece absurdo hoje ou inútil, amanhã pode se mostrar verdadeiro ou util, então eu guadei a referencia do assunto no fundo da minha mente.

No entanto, o comportamento dos evangelistas do capacete começou a me incomodar. Nas raras ocasiões em que eu andava sem capacete(por que as minhas espumas absorventes estavam lavando e portanto era impraticavel usar), em todas elas, alguém me fez o favor de me lembrar que eu estava sem capacete. A gota da agua para mim foi aqui no fórum, quando o Elton postou uma ciclo viagem dele, super bacana e claro, tinha o chato de plantão para observar nas fotos que ele estava sem capacete.

Foi quando eu decidi pesquisar sobre o assunto e mostrar para os chatos de plantão que não sabem ver uma cicloviagem ou um capote sem lembrar os envolvidos da importância do capacete. Em decorrência disso eu abri o tópico do mito do capacete.

Com o transcorrer da discussão, ao me extender no assunto e nas pesquisas, ao ler mais sobre o assunto, eu comecei a pensar que o capacete é mais um incômodo do que um benefício. Do que eu vejo dos argumentos apra os dois lados da discussão, é que se há alguma diferença, ela é muito pequena para fazer qualquer diferença.

Então para fazer um "statement" e para ser coerente, eu parei de usar o meu capacete. Eu apenas usava ele para fazer os passeios noturnos do CAB, por que é obrigatório para o passeio.

Mas dai o capacete passou a ser um inconveniente, por que para ir para o passeio, eu tinha que manter o capacete limpo e lembrar de trazer ele nas segundas feiras. Como eu sempre esqueço de fazer um ou outro eu acabo não participando dos passeios. No fim das contas eu faço os meus próprios passeios, eu extendo as minhas vindas para o trabalho para que elas durem 2 horas tres vezes por semana, no sábado vou às vezes para a usp com um amigo(incluindo ida e volta de casa de bicicleta), às vezes para a estrada, eu diria que 80% à 90% do meu tempo de bike é no trânsito, geralmente em avenidas e o restante em parques e locais fechados.

Trilha eu só vou voltar a fazer quando eu me sentir menos fora de forma.

Respondida a sua questão?
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:45
Rapaziada  bom pedal a todos ai no feriadao....

fui.....
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:46
Originalmente postado por Deco Deco escreveu:

Fazendo uma breve pesquisa achei o site cujo link posto abaixo, ele traz diversas informações sobre o capacete: estatísticas, testes, pesquisas...

http://www.helmets.org/


Abraços


Só uma consideração a respeito desse link, essa organização foi fundada e tem o propósito de incentivar o uso do capacete e portanto ela apresenta apenas metade das informações referentes à esse assunto.

Procurar lá se você deve ou não usar capacete é o mesmo que perguntar à um padre se você deve acreditar em Deus.

Claro que os dados e argumentos que eles apresentam devem ser lidos e levados em consideração, mas outras fontes devem ser consultadas tb.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 19:52
Então Leo, só pra vc saber, no meu caso foi o contrário. Eu comecei a pedalar SEM capacete, pq ele era inconveniente. Achava desengonçado, feio, desconfortável e ridículo. Com o passar do tempo, fui me convencendo do uso, e me acostumando. O inconveniente se tornou invisível, indistinto.

Ou seja, meu processo é parecido com o seu. Da mesma forma que vc, só que no sentido oposto e sem tanta pesquisa teórica, sem tanto ceticismo ou contestação. Eu não fui influenciado pela teoria e sim pela prática.

Não que isso confira mais ou menos valor à minha teoria ou à sua, mas eu pedalo há mais ou menos 20 vezes o tempo que vc adotou a bike. Na trilha, na estrada, na pista, na rua, etc. Eu já passei por situações que vc não passou e simplesmente despreza estatisticamente ou praticamente.

Como eu, tem trocentos milhares de ciclistas que vivenciaram as mesmas coisas. Acho sensato dar um crédito a isso, mas no mínimo vc deve compreender que é desse amontoado de experiência que surge a campanha pró-uso do capacete, e que isso faz sentido lógico, mesmo que algumas pesquisas (sempre contestáveis) apontem no sentido contrário.

Wink
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 20:02
Ta, legal. Mais um tópico que foi pra vala. Será possível que TODOS os tópicos que falam de tombo ou que alguém fale "use o capacete, cara", o Notivago tem que aparecer pra fazer a campanha dele? Fala sério, que coisa chata.
O cara parece aquele crente pentelho que fica pregando as coisas que ele acredita em todos os lugares, até para quem não quer ouvir.
Notivago, você que fala tanto de respeitar o espaço alheio, vê se respeita os outros user do forum e da um tempo na sua pregação. Ta enchendo o saco de todos. É toda hora esse mi mi mi.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 20:15
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Então, sabe a Carla Perez? Ela tinha uma bunda bem grande e usava ela para chamar atenção. O Notivago é tipo ela, só que sem a bunda. 


E você parece aquelas mulheres que apanham, choram, fazem escandalo, reclamam que doi mas não largam o traste.

E como diz um amigo meu, você pode ter deixado a 5a série, mas a 5a série nunca deixa você...
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 20:35
Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Ta, legal. Mais um tópico que foi pra vala. Será possível que TODOS os
tópicos que falam de tombo ou que alguém fale "use o capacete, cara", o
Notivago tem que aparecer pra fazer a campanha dele? Fala sério, que
coisa chata.


Resposta curta: Sim.

Sempre não. Porque mesmo sendo um deus eu dou minhas falhadinhas. Está contentinho agora que eu me dirigi à sua pessoa?

Citar O cara parece aquele crente pentelho que fica pregando as coisas que ele acredita em todos os lugares, até para quem não quer ouvir.Notivago, você que fala tanto de respeitar o espaço alheio, vê se respeita os outros user do forum e da um tempo na sua pregação. Ta enchendo o saco de todos. É toda hora esse mi mi mi.


É... deve ser comum mesmo o caso de gente que lê um texto sem querer.

"Socorro! Socorro! Meus olhos estão se movendo sozinhos e minha mente está interpretando o texto sem eu querer. Não consigo sair do computador, estou sendo sugado por tópicos que eu não quero ler..."
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Link direto para este Post Postado: 30 Out 2009 as 20:36
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:

Originalmente postado por Cebo Cebo escreveu:

Então, sabe a Carla Perez? Ela tinha uma bunda bem grande e usava ela para chamar atenção. O Notivago é tipo ela, só que sem a bunda. 


E você parece aquelas mulheres que apanham, choram, fazem escandalo, reclamam que doi mas não largam o traste.

E como diz um amigo meu, você pode ter deixado a 5a série, mas a 5a série nunca deixa você...


Ó, estou ofendido, nem vou dormir a noite. Cry


Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X