Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Outros > Melhores Tópicos - Geral
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Queda.
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoQueda.

 Responder Página  <1234 5>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sassota Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:9146
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 12:30
Realmente essa discussão não vai chegar em lugar algum. O Notivago começou essa discussão há muuuuuito tempo atras com um outro intuito, mas sempre acaba caindo no ponto de que quem usa capacete é legal e quem não usa é imbecil. Acho que é importante usar, mas não o considero o capacete mais eficiente que poderia ser feito. Acho que o capacete de ciclismo é falho em vários aspectos, mas enquanto não surgir algo melhor e com ele que devemos andar. DESENHISTAS INDUSTRIAIS DO FORUM, UNITE !!!
a verdade absoluta é uma só e cada um tem a sua...
Voltar ao Topo
Jcesark Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Mafra-SC
Offline
Mensagens:2074
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 12:38
hehehe..

o Notívago gosta  de polemizar mais do que o Alex.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 12:44
hehehe..

o Notívago gosta  de polemizar mais do que o JK.











Tongue


Editado por Alex SP - 27 Out 2009 as 12:45
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 12:47
1 x 1

LOL
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 12:50
Ceis polemizam pra caraio! Isso sim! LOL
HTFU!
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 12:59
ooooo esse aqui sem capacete  a carona tambem....kkkkk


http://www.youtube.com/watch?v=5QbaWV2z_mY&feature=player_embedded


lentinho  agora:

http://www.youtube.com/watch?v=nbMMrlD5_Sc&feature=related


Editado por Fly - 27 Out 2009 as 13:01
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 13:04
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:

ooooo esse aqui sem capacete  a carona tambem....kkkkk


Esses dois nem cérebro tem! hauhauhauahuha
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Gustavo.Braz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mai 2006
Alemanha
Offline
Mensagens:1025
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 13:17
Numa rápida pesquisa no youtube, achei vários testes científicos que comprovam a eficácia do capacete:

Voltar ao Topo
Adriano Diniz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2004
Campinas - São
Offline
Mensagens:6471
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 13:43

Apresentei o estudo no qual o Notivago se baseia para um amigo pesquisdador na Unicamp , ele não achou dados suficientes e foi buscar informações com a fonte . A analise ainda não está feita , mas a pré analise mostra muitos pontos contestaveis na mecanica utilizada pelos caras e a recomendação que ele me fez é : não deixe de usar, vou contestar este troço todo .

O trabalho esta sendo feito a sério , por isso não pode me adiantar nada .
Terra   : SPZ Stump Jumper 29r
Estrada : ? ?
Voltar ao Topo
Livestrong Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2009
Macapá, Amapá
Offline
Mensagens:1589
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 13:50
[modo irônico ligado] Pô, galera. Desculpem por ter criado o tópico... Não teria feito isso se soubesse que a coisa iria descambar tanto [modo irônico desligado]
"A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, uma hora, um dia ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, a dor dura para sempre." - Lance
Voltar ao Topo
thompson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jan 2009
Espírito Santo
Offline
Mensagens:100
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 15:19
Hoje tomei uma pequena queda típica de iniciante, putzgrila! Depois de 50km de pedal, já dentro da cidade novamente, me aproximo do sinal (semáforo) que fecha, me forçando a freiar. Daí que esqueci de desclipar os pés, e acabei me encaixando entre uma moto e um fiesta branco. A coitada da motorista deu um grito com o susto e eu fiquei com cara de babaca, pois o lugar é movimentado. rsrsrs

Quanto a questão do capacete, eu faço um joguinho rápido:
1 - Tese de que o capacete não serve pra nada e eu joguei dinheiro fora: 1 X 0 pra quem defende o não uso do mesmo.
2 - Tese de que o capacete não serve pra nada, joguei dinheiro fora, mas me sinto bem ao utilizá-lo e o dinheiro nem tá me fazendo falta: 1 X 1
3 - Mínima hipótese de o capacete minimizar um trauma na cabeça algum dia: 2 X 1 pra mim.

Bom, prefiro continar utilizando.
Abraços!!
Voltar ao Topo
marco-sc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Ago 2009
Curitiba-PR
Offline
Mensagens:918
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 19:47
notivago se voce acredita q o capacete nao ajuda em nada fassa um teste rapido primero enha de bike a toda velocidadede e de de frente em 1 muro com capacete depois repita o procedimento com o capacete e avalie os danos com e sem o capacete
Voltar ao Topo
converge Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jul 2009
SC
Offline
Mensagens:219
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 20:35
vamo para com esse policiamento, cada um é de um jeito e pensa de uma maneira, se nosso amigo acha que usar capacete é bestera deixa ele, é a opinião dele, cada um faz o q acha melhor.

pessoalmente acho o capacete importante, mas se outros não acham vcs vão fica ofendendo o cara até ele mudar de idéia?!
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 27 Out 2009 as 22:09
Ai é que tá Converge. A opinião não importa, o que importa são os fatos. Pelo menos neste assunto que é uma coisa objetiva.

Eu, como o Notivago, sou cético, mas não pesquisei a fundo o assunto, portanto não posso opinar, já que aqui requer uma ampla analise estatística e estudos de laboratório. Eu já andei sem capacete, mas hoje uso capacete por que me deixa mais visível para os veículos, me faz parecer pró, então os motoristas aqui tem uma certa curiosidade e respeito maior vendo toda a "fantasia", minha familia não me encherá o saco, por alem deu pedalar no meio do transito ainda não usar capacete.

 O que posso falar é o que já me aconteceu, das minhas quedas, nenhuma delas encostei o capacete no chão.
Voltar ao Topo
PhVmL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2009
Offline
Mensagens:208
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 12:49
Pô Landim, larga isso de ser cético pra tudo véio, abra o seu coração, a vida é bela, kkkkkkk

Agora, vamo parar com esse papo de falar que não acredita em capacete de ciclismo porque não há estudos que comprovem a eficácia, que numa queda maior não protege e por aí vai. GRAÇAS A DEUS nas suas quedas não bateu com a cabeça no chão ! E não queira bater sem capacete amigo, garanto que estraga e muuuito !
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 13:00
Cético é cético, meu coração ta sim aberto, sou felicíssimo. Não há relação alguma entre ceticismo e infelicidade.  A vida é ainda mais bela pra quem vive na realidade nua e crua. Preconceito bobo. 

Não é questão de acreditar, acredita quem tem fé, e fé não é baseada em evidencias. Eu acredito que ele vá proteger minha cabeça sim, mas não tenho evidencias para comprovar isso.  Por isso entendo o Notivago em sua cruzada inglória, acho que ele já pesquisou bastante sobre o assunto, mas não posso dizer se ele está correto ou não. 

E não foi graças a deus ou deuses ou fadas ou duendes que eu não bati minha cabeça, foi graças a mim mesmo e ao acaso.
Voltar ao Topo
PhVmL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2009
Offline
Mensagens:208
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 13:17
Tá bom então, vamos lá nos exemplos

1- luva não protege as mãos 
2- vaselina não protege as bolas
3- protetor solar não protege a pele
4- cera não protege a pintura
5- óculos de sol não protege os olhos
5- protetor de carter não protege o carter
6-...............................

E um cetico qualquer (nao falo de vc)  falando que nao acredita em nada disso porque nunca usou !

Para com isso cara, argumentacao na base de dizer que nunca aconteceu comigo e por isso nao acredito e complicado de entender, mas cada um com o seu cada um !

Abs e bons treinos !




Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 13:27
Onde eu disse que nunca aconteceu comigo pq nunca usei? Isso sim é falácia, non sequitur. 

Esse não é o argumento do Notivago tb. Leia mais. 

Voltar ao Topo
PhVmL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2009
Offline
Mensagens:208
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 13:50
Blz mermao, nao vou entrar nesse merito de falacias, premissas, argumentos e producao textual, nao tenho tempo pra ficar discutindo e filosofando sobre isso, mas ja que o topico e sobre queda e uso de capacete reafirmo: ja cai e bati com a cabeca no chao. Se estivesse sem capacete estaria agora com algum tipo de sequela e vivendo sem parte do couro da cabeca, o capacete foi pro lixo ! Protege sim e muuuito ! Entao essa estoria de pesquisa e falta de evidencia e conversa pra boi dormir.

Abraco e bons treinos !

PS: meu teclado ficou doido, rsrsr
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 14:13
Originalmente postado por Landim Landim escreveu:

Ai é que tá Converge. A opinião não importa, o que importa são os fatos. Pelo menos neste assunto que é uma coisa objetiva.
Eu, como o Notivago, sou cético, mas não pesquisei a fundo o assunto, portanto não posso opinar, já que aqui requer uma ampla analise estatística e estudos de laboratório. Eu já andei sem capacete, mas hoje uso capacete por que me deixa mais visível para os veículos, me faz parecer pró, então os motoristas aqui tem uma certa curiosidade e respeito maior vendo toda a "fantasia", minha familia não me encherá o saco, por alem deu pedalar no meio do transito ainda não usar capacete.
 O que posso falar é o que já me aconteceu, das minhas quedas, nenhuma delas encostei o capacete no chão.


You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Livestrong Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2009
Macapá, Amapá
Offline
Mensagens:1589
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 14:20
Na verdade eu me enganei. Não levei tombo algum... Sim, foi isso! Eu pensei que tinha caído, mas não... Mero engano.

Logo, o tópico nem tem razão de ser. Moderação, sinta-se livre para dar o destino devido a ele...

Deeply sorry...
"A dor é temporária. Ela pode durar um minuto, uma hora, um dia ou um ano, mas finalmente ela acabará e alguma outra coisa tomará o seu lugar. Se eu paro, no entanto, a dor dura para sempre." - Lance
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 14:21
Originalmente postado por converge converge escreveu:

vamo para com esse policiamento, cada um é de um jeito e pensa de uma maneira, se nosso amigo acha que usar capacete é bestera deixa ele, é a opinião dele, cada um faz o q acha melhor.

pessoalmente acho o capacete importante, mas se outros não acham vcs vão fica ofendendo o cara até ele mudar de idéia?!


Ue, mas quem chegou aqui pra "policiar" o topico foi ele!
Nao precisa mudar de ideia se nao quer usar, mas tambem nao precisa fazer os que usam tambem mudarem de ideia.

Mas nada que uma boa pedalada nao resolva....
Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
Troll Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
Earth
Offline
Mensagens:15
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 14:49
Considero esse fórum um dos melhores da Net, mas tem uns caras aqui que forçam a barra demais ! Tão lendo muito e pedalando pouco, tá faltando glicose no cérebro e ficam inundando o tópico de blá blá blá que não leva a nada. Chato isso viu !

Voltar ao Topo
laperted Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:145
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 15:35
É a velha máxima, no ciclismo só há aqueles que já caíram e os que vão cair... Confused

No meu modesto currículo (ou seria prontuário?) já atropelei um juvenil do Flamengo, uma mendiga que se jogou em frente da bike, e um tombão ao passar varado sobre um cabo de transmissão de TV, invisível sobre a pista à noite. No primeiro, ralei as costas, o braço e rachou o capacete; no segundo, ralei uma perna fiquei com um p**a hematoma no lado esquerdo do tórax (que escorou a infeliz) e não sei como fraturei nenhuma costela. No último dancei, fraturei o colo do fêmur, que precisou de três parafuso: fiquei 3 meses de muletas Cry
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 16:19
Originalmente postado por PhVmL PhVmL escreveu:

Tá bom então, vamos lá nos exemplos
1- luva não protege as mãos 
2- vaselina não protege as bolas
3- protetor solar não protege a pele
4- cera não protege a pintura
5- óculos de sol não protege os olhos
5- protetor de carter não protege o carter
6-...............................
E um cetico qualquer (nao falo de vc)  falando que nao acredita em nada disso porque nunca usou !
Para com isso cara, argumentacao na base de dizer que nunca aconteceu comigo e por isso nao acredito e complicado de entender, mas cada um com o seu cada um !
Abs e bons treinos !


Quem garante que você vai bater as mãos? Quem garante que vai ficar com as bolas assadas? Quem garante que você terá cancer de pele? ...e por aí vai.

Eu também já caí, tenho o capacete marcado, quebrou até o óculos. É lógico que no caso de uma queda onde você fosse bater a cabeça com força suficiente para causar sequelas, um anteparo amortecedor (no caso o capacete) seria útil.

MAS existem outras probabilidades, e a forçação de barra em cima de usar capacete traz outras consequências além da aderência ao uso do mesmo. É nesse ponto que o Notúrnico tá focando.

Não me lembro onde foi que li (e isso foi antes do tópico polêmico em questão) que o próprio aumento do "tamanho" da cabeça por conta do capacete pode ser um agravante em acidentes onde a ausência do mesmo não fizesse diferença. Algo do tipo lesionar algum músculo do pescoço por bater o capacete em algo que não atingiria a cabeça, entendeu? Sim, a probabilidade é pequena mas existe (e tem muitas outras probabilidades igualmente pequenas mas igualmente reais).

Se formos levar ao extremo o argumento de que o uso do capacete protege o ciclista de impactos na cabeça, devemos começar a lembrar dos joelhos, cotovelos, queixo, peito, pernas, etc, etc... e acabaremos pedalando disfarçados de transformers.

Ah, só pra ficar claro, eu uso capacete sim, até se for pra ir na padaria, mas nem por isso levo menos a sério a questão que o Notívago levantou. Uso porque quero, mas não acho que deva ser obrigatório nem que se contem historinhas de bicho-papão para estimular seu uso.

Endosso também o que o Sassota comentou: o design ainda está longe do ideal. Infelizmente isso acontece principalmente por esse design ser um compromisso entre peso, conforto, proteção e preço (não incluo estética porque é esquisito de qualquer jeito) e acho difícil melhorar em um aspecto sem piorar em outro.

Concordo com o Roddrigo, é uma jornada inglória essa do Notívago, e ele talvez devesse escolher melhor as palavras para tratar desse assunto tão especialmente polêmico, se expressando de uma maneira que conseguisse fazer as pessoas pensarem ao invés de ser irônico (e o cara é bom, eu morro de rir quando ele perde a paciência e joga a m... no ventilador ).
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 18:41
Questão de prática:

Um travesseiro pode proteger o mesmo que um capacete, mas não é prático como um capacete. Não é leve, não é aerodinâmico, não é confortável, não tem ventilação, não tem estética. Conclusão: o capacete não tem como única função oferecer proteção, mas sim proteção prática para quem pedala. Questão de prática.

Os capacetes são projetados e fabricados de acordo com sua finalidade. Cada um tem um limite de peso, velocidade de impacto, etc. Um capacete de skate é diferente de um de bike, de moto, de automobilismo, etc. pq as velocidades e necessidades específicas são diferentes. Não dá pra fazer manobras de skate com um capacete de moto, da mesma forma como não dá pra pedalar com um cofre de aço protegendo a cabeça. Questão de prática.

Em mais de 20 anos de MTB e ciclismo, eu já tomei assim uns 4 tombaços, feios mesmo. Em 90 eu caí de cara numa descida na trilha em Campos no Intercity do Luizinho, até perdi a memória por alguns minutos. Ralei a cara, o capacete prensou o óculos e cortou entre os olhos... Posso afirmar com 100% de certeza de que teria sido pior se eu estivesse sem capacete.

Em 94 eu tomei outro tombo em MG a 50km/h numa descida em JF, rachei o capa mas saí praticamente ileso. Em 97, outro tombo na Roberta Close em Alphaville igual aos demais. Em 2003, quase morri em Atibaia e rachei outro capacete. Em todas essas situações, eu tenho uma única certeza: eu saí vivo, e o capacete ajudou a mitigar as consequências.

Não sei se sofri algum dano no cérebro, mas certamente escapei de sofrer escoriações mais sérias na cabeça, pois os arranhões ficaram no capacete ao invés do meu couro cabeludo. Isso pra mim é FATO Tongue Óbvio, se um caminhão passar por cima da minha cabeça, nem um capacete de concreto me salvaria, mas esse não é o espírito da coisa. Entendo o raciocínio, a lógica e os argumentos do Notívago, mas não abro mão de usar o capacete de jeito nenhum.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 21:54
Originalmente postado por Fly Fly escreveu:


Originalmente postado por converge converge escreveu:

vamo para com esse policiamento, cada um é de um jeito e pensa de uma maneira, se nosso amigo acha que usar capacete é bestera deixa ele, é a opinião dele, cada um faz o q acha melhor.
pessoalmente acho o capacete importante, mas se outros não acham vcs vão fica ofendendo o cara até ele mudar de idéia?!
Ue, mas quem chegou aqui pra "policiar" o topico foi ele!Nao precisa mudar de ideia se nao quer usar, mas tambem nao precisa fazer os que usam tambem mudarem de ideia. Mas nada que uma boa pedalada nao resolva....


Opa! Dá uma lida melhor, a pregação pelo capacete veio primeiro, só que como todo mundo concorda com ela, ninguém se incomodou, exceto eu.

Tem nego aqui que tem vocação para padre e está pregando para o deus errado e fora da igreja.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 22:08
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Questão de prática:Um travesseiro pode proteger o mesmo que um capacete, mas não é prático como um capacete. Não é leve, não é aerodinâmico, não é confortável, não tem ventilação, não tem estética. Conclusão: o capacete não tem como única função oferecer proteção, mas sim proteção prática para quem pedala.


E talvez, só talvez, por todas essasa restrições de praticidade ele não ofereça a proteção que se diz que ele oferece e no final das contas, do ponto de vista prático ele seja apenas um chapéu estiloso.

Citar Questão de prática.Os capacetes são projetados e fabricados de acordo com sua finalidade. Cada um tem um limite de peso, velocidade de impacto, etc. Um capacete de skate é diferente de um de bike, de moto, de automobilismo, etc. pq as velocidades e necessidades específicas são diferentes. Não dá pra fazer manobras de skate com um capacete de moto, da mesma forma como não dá pra pedalar com um cofre de aço protegendo a cabeça. Questão de prática.


Exato, e alguns deles se concentram em de fato criar proteção ao invés de ser a coisa mais aerodinâmica do mundo. Se você olhar a história dos capacetes vai ver que eles foram originalmente criados para proteger de projéteis e que e existe dificuldade em proteger contra impacto ou mesmo projeteis mais massivos.

O capacete de ciclismo é uma comédia nesse sentido.

Citar Em mais de 20 anos de MTB e ciclismo, eu já tomei assim uns 4 tombaços, feios mesmo. Em 90 eu caí de cara numa descida na trilha em Campos no Intercity do Luizinho, até perdi a memória por alguns minutos. Ralei a cara, o capacete prensou o óculos e cortou entre os olhos... Posso afirmar com 100% de certeza de que teria sido pior se eu estivesse sem capacete.Em 94 eu tomei outro tombo em MG a 50km/h numa descida em JF, rachei o capa mas saí praticamente ileso. Em 97, outro tombo na Roberta Close em Alphaville igual aos demais. Em 2003, quase morri em Atibaia e rachei outro capacete. Em todas essas situações, eu tenho uma única certeza: eu saí vivo, e o capacete ajudou a mitigar as consequências. Não sei se sofri algum dano no cérebro, mas certamente escapei de sofrer escoriações mais sérias na cabeça, pois os arranhões ficaram no capacete ao invés do meu couro cabeludo. Isso pra mim é FATO Tongue Óbvio, se um caminhão passar por cima da minha cabeça, nem um capacete de concreto me salvaria, mas esse não é o espírito da coisa. Entendo o raciocínio, a lógica e os argumentos do Notívago, mas não abro mão de usar o capacete de jeito nenhum.


Veja que em alguns desses exemplos você nem mesmo sofreu lesão no resto do corpo, em especial, não teve fraturas ou dano à orgãos internos. O que te faz concluir que os danos a cabeça seriam piores dado que o restante do corpo sofreu danos compatíveis à cabeça, mesmo este restante do corpo não sendo protegido pelo capacete?

Se porventura você estivesse usando um relógio e este se quebrasse, você certamente pensaria, porcaria de relógio se quebrou no primeiro tombo. Você não pensaria, ufa! O relógio salvou meu pulso. O único motivo pelo qual você acredita que o capacete salvou você de machucados mais graves foi a sua crença prévia de que o capacete protege.

Se eu não me engano, foi o próprio Snell que disse que um capacete rachado só é prova de que o capacete não fez a função dele. O material do capacete é feito para absorver o choque se comprimindo, se ele racha ele falha nisso e passa o impacto do choque integralmente para a cabeça, o que é a maior parte dos casos relatados por aqui.

Dessa forma o capacete está protegendo no máximo de cortes, não seria mais eficiente usar um capuz de couro ou uma cota de malha ao invés então?
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 22:47
Estou realmente IMPRESSIONADO como alguém pode pensar como o notivago...
...tudo bem querer ser cético, argumentador, o cara que discorda de tudo e etc....
Mas daí a dizer que um capacete não protege a cabeça de ninguém.... Putz.
Não precisa ser um físico nuclear, por pura coincidência sou, pra saber que um composto feito pra amortecer impactos de alguma forma faz isso, mesmo que essa estrutura seja danificada (rachar, como citou o alex).
Sei que já te pediram pra fazer vários testes... mas faz só mais um... pega um martelo e dá na sua cabeça com e sem capacete. Mas dá sem o capacete depois de dar com... senão não poderá concluir os testes.
Depois pede alguém pra postar os resultados aqui, porque certamente vc mesmo não terá condições por algum tempo.
Vai me dizer que o capaceete de Felipe Massa não cumpriu com a função dele porque se danificou com a batida da mola...!!!????
Fala sério!
É quase um crime você fazer apologia ao não uso do capacete num forum de ciclismo... dizer que é um item estético ou algo que o valha...
Pára com isso, meu. Os casos estão ai aos montes de pessoas que bateram de cabeça no chão e não tiveram nada... será que a pessoa teria que cair sem o capacete pra poder te provar mostrando o estrago? Ninguém vai fazer isso... por isso digo pra vc mesmo fazer os testes com você.
Espero que você seja bem perito pedalando pra nunca ter que atestar o furo de suas teorias! 

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 22:48
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:



E talvez, só talvez, por todas essasa restrições de praticidade ele não ofereça a proteção que se diz que ele oferece e no final das contas, do ponto de vista prático ele seja apenas um chapéu estiloso.


A única lógica irrefutável que permanece, sem qualquer desvio ou devaneio secundário (estético ou o que for), é a seguinte: o capacete é projetado segundo parâmetros bem definidos que visam à proteção de impactos dentro de um certo limite aceitável e coerente. Não é ao acaso, nem tampouco é "cobertura total". Os estudos que orientam esses padrões determinam um nível aceitável de proteção a danos na cabeça e no cérebro.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Exato, e alguns deles se concentram em de fato criar proteção ao invés de ser a coisa mais aerodinâmica do mundo. Se você olhar a história dos capacetes vai ver que eles foram originalmente criados para proteger de projéteis e que e existe dificuldade em proteger contra impacto ou mesmo projeteis mais massivos.

O capacete de ciclismo é uma comédia nesse sentido.


Não vejo porque uma comédia, sendo que não enfrentamos projéteis enquanto pedalamos. E se enfrentamos, é uma situação fora da normalidade, portanto fora dos padrões aceitáveis. Assim como são fora dos padrões os impactos sérios, e estes obviamente não estão cobertos de forma alguma. Nenhum fabricante afirma que o capacete é proteção definitiva para quem bate a cabeça a 60km/h num muro de concreto. A proteção que ele oferece é contra impactos menores, dentro do aceitável.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Veja que em alguns desses exemplos você nem mesmo sofreu lesão no resto do corpo, em especial, não teve fraturas ou dano à orgãos internos. O que te faz concluir que os danos a cabeça seriam piores dado que o restante do corpo sofreu danos compatíveis à cabeça, mesmo este restante do corpo não sendo protegido pelo capacete?


O que me faz concluir isso? O fato do cérebro ser mais sensível, delicado e complexo, além de relativamente pesado em relação aos demais órgãos individuais do corpo. Isso pra não dizer que a cabeça comanda praticamente todas as funções corporais, e não tem como se "defender" com reflexos como braços, pernas, mãos. Não dá pra encolher a cabeça como fazemos com um braço, por exemplo.

Óbvio que ninguém quer perder um rim ou dois dedos, ou uma perna num acidente. Mas qualquer um sobrevive com um dedo a menos, um braço quebrado se remenda, etc. O cérebro não: perdeu, já era, não dá pra colocar pino, prótese nem engessar. Ninguém quer perder nenhuma função cerebral, as sequelas nesses casos são bem piores e é contra isso que se busca prevenir, justamente com o capacete. Além disso, esses acidentes são muito menos comuns do que batidas de cabeça.

Isso é básico, essencial - instintivo. Esse é o instinto de proteção primordial, perder a cabeça é o fim de tudo. É por isso que qualquer esforço no sentido de PROTEÇÃO da cabeça, por mínimo que seja, é válido, e o capacete está totalmente alinhado com essa concepção básica.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Se porventura você estivesse usando um relógio e este se quebrasse, você certamente pensaria, porcaria de relógio se quebrou no primeiro tombo. Você não pensaria, ufa! O relógio salvou meu pulso. O único motivo pelo qual você acredita que o capacete salvou você de machucados mais graves foi a sua crença prévia de que o capacete protege.

Se eu não me engano, foi o próprio Snell que disse que um capacete rachado só é prova de que o capacete não fez a função dele. O material do capacete é feito para absorver o choque se comprimindo, se ele racha ele falha nisso e passa o impacto do choque integralmente para a cabeça, o que é a maior parte dos casos relatados por aqui.

Dessa forma o capacete está protegendo no máximo de cortes, não seria mais eficiente usar um capuz de couro ou uma cota de malha ao invés então?


Eu não discordo que o capacete é praticamente um adorno em muitas situações do ciclismo. Subindo a 20km/h ele não tem muita função, pois estamos devagar. Descendo a 60km/h tb não adianta muito. Mas até uma certa velocidade e em situações muito comuns que compõe (eu estimaria) 80% dos momentos para (estimo aqui tb) 90% das pessoas, o capacete oferece uma proteção que, por mínima que seja, as pessoas aceitam e admitem.

A real é que só podemos nos prevenir ANTES que algo aconteça. Depois, na cadeira de rodas, não adianta se lamentar nem argumentar nada, tudo já era. Se a chance for de 0,1% e a proteção oferecida pelo capacete for de mísero 1%, ainda assim compensa (até pq o capacete não oferece nenhuma desvantagem prática, pois eles são leves, baratos, coloridos, ventilados, etc.). Essa é a lógica do capacete, esse é o apelo irresistível e é por isso que a maioria das pessoas jamais vai concordar com argumentos como os seus.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 22:51
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:



E talvez, só talvez, por todas essasa restrições de praticidade ele não ofereça a proteção que se diz que ele oferece e no final das contas, do ponto de vista prático ele seja apenas um chapéu estiloso.


A única lógica irrefutável que permanece, sem qualquer desvio ou devaneio secundário (estético ou o que for), é a seguinte: o capacete é projetado segundo parâmetros bem definidos que visam à proteção de impactos dentro de um certo limite aceitável e coerente. Não é ao acaso, nem tampouco é "cobertura total". Os estudos que orientam esses padrões determinam um nível aceitável de proteção a danos na cabeça e no cérebro.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Exato, e alguns deles se concentram em de fato criar proteção ao invés de ser a coisa mais aerodinâmica do mundo. Se você olhar a história dos capacetes vai ver que eles foram originalmente criados para proteger de projéteis e que e existe dificuldade em proteger contra impacto ou mesmo projeteis mais massivos.

O capacete de ciclismo é uma comédia nesse sentido.


Não vejo porque uma comédia, sendo que não enfrentamos projéteis enquanto pedalamos. E se enfrentamos, é uma situação fora da normalidade, portanto fora dos padrões aceitáveis. Assim como são fora dos padrões os impactos sérios, e estes obviamente não estão cobertos de forma alguma. Nenhum fabricante afirma que o capacete é proteção definitiva para quem bate a cabeça a 60km/h num muro de concreto. A proteção que ele oferece é contra impactos menores, dentro do aceitável.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Veja que em alguns desses exemplos você nem mesmo sofreu lesão no resto do corpo, em especial, não teve fraturas ou dano à orgãos internos. O que te faz concluir que os danos a cabeça seriam piores dado que o restante do corpo sofreu danos compatíveis à cabeça, mesmo este restante do corpo não sendo protegido pelo capacete?


O que me faz concluir isso? O fato do cérebro ser mais sensível, delicado e complexo, além de relativamente pesado em relação aos demais órgãos individuais do corpo. Isso pra não dizer que a cabeça comanda praticamente todas as funções corporais, e não tem como se "defender" com reflexos como braços, pernas, mãos. Não dá pra encolher a cabeça como fazemos com um braço, por exemplo.

Óbvio que ninguém quer perder um rim ou dois dedos, ou uma perna num acidente. Mas qualquer um sobrevive com um dedo a menos, um braço quebrado se remenda, etc. O cérebro não: perdeu, já era, não dá pra colocar pino, prótese nem engessar. Ninguém quer perder nenhuma função cerebral, as sequelas nesses casos são bem piores e é contra isso que se busca prevenir, justamente com o capacete. Além disso, esses acidentes são muito menos comuns do que batidas de cabeça.

Isso é básico, essencial - instintivo. Esse é o instinto de proteção primordial, perder a cabeça é o fim de tudo. É por isso que qualquer esforço no sentido de PROTEÇÃO da cabeça, por mínimo que seja, é válido, e o capacete está totalmente alinhado com essa concepção básica.

Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


Se porventura você estivesse usando um relógio e este se quebrasse, você certamente pensaria, porcaria de relógio se quebrou no primeiro tombo. Você não pensaria, ufa! O relógio salvou meu pulso. O único motivo pelo qual você acredita que o capacete salvou você de machucados mais graves foi a sua crença prévia de que o capacete protege.

Se eu não me engano, foi o próprio Snell que disse que um capacete rachado só é prova de que o capacete não fez a função dele. O material do capacete é feito para absorver o choque se comprimindo, se ele racha ele falha nisso e passa o impacto do choque integralmente para a cabeça, o que é a maior parte dos casos relatados por aqui.

Dessa forma o capacete está protegendo no máximo de cortes, não seria mais eficiente usar um capuz de couro ou uma cota de malha ao invés então?


Eu não discordo que o capacete é praticamente um adorno em muitas situações do ciclismo. Subindo a 20km/h ele não tem muita função, pois estamos devagar. Descendo a 60km/h tb não adianta muito. Mas até uma certa velocidade e em situações muito comuns que compõe (eu estimaria) 80% dos momentos para (estimo aqui tb) 90% das pessoas, o capacete oferece uma proteção que, por mínima que seja, as pessoas aceitam e admitem.

A real é que só podemos nos prevenir ANTES que algo aconteça. Depois, na cadeira de rodas, não adianta se lamentar nem argumentar nada, tudo já era. Se a chance for de 0,1% e a proteção oferecida pelo capacete for de mísero 1%, ainda assim compensa (até pq o capacete não oferece nenhuma desvantagem prática, pois eles são leves, baratos, coloridos, ventilados, etc.). Essa é a lógica do capacete, esse é o apelo irresistível e é por isso que a maioria das pessoas jamais vai concordar com argumentos como os seus.
 
Clap

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 23:05
O mundo não é cartesiano, portanto a lógica cartesiana não se aplica à maior parte das situações que enfrentamos. Mesmo que seja apenas na masi ínfima esperança de salvação (ou no caso, proteção), não tem nenhum argumento aceitável que justifique o não-uso do capacete. Em outras palavras, se não faz mal, já vale a pena, mesmo que um eventual bem seja uma possibilidade remota.
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 23:16
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:

O mundo não é cartesiano, portanto a lógica cartesiana não se aplica à maior parte das situações que enfrentamos. Mesmo que seja apenas na masi ínfima esperança de salvação (ou no caso, proteção), não tem nenhum argumento aceitável que justifique o não-uso do capacete. Em outras palavras, se não faz mal, já vale a pena, mesmo que um eventual bem seja uma possibilidade remota.
 
Concordo plenamente, Alex!!!!
 
 O problema é que a proteção não é ínfima (sei que vc não afirmou isso. Disse que "...MESMO QUE SEJA...").
A minha preocupação é que as pessoas comecem a achar que o capacete é opcional... (tipo, "pode ser que proteja..." ou "uso porque não faz mal"). 
O negócio é importante MESMO!!!!
Pode não te proteger 100% em quedas mais severas... mas pode te proteger 50, 60, 70% dos casos ou as mesmas porcentagens em redução de impacto... que seja. O importante é que este "adorno notivaguês" pode até salvar sua vida ou te livrar de situações bem dolorosas e incômodas.
Usem capacete!!!!!!

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 23:27
Já caí vários pacotes feios, em ciclovia, estrada e velódromo.
No único que bati a cabeça no chão tive um mega-galo e um ferimento por atrito que demorou uma semana para cicatrizar. A situação foi ridícula, seguindo pela ciclovia em velocidade considerável acertei uma garota que mandava uma mensagem do celular e não olhou para atravessar.
Moral da história, não morri por não estar de capacete, mas se estivesse iria apenas rir da situação, e não voltar com um melão que sangrava brotando da cabeça.

Sou cabeça dura, literalmente. Certos dias uso, certos dias não. A verdade é que não gosto e não acho bonito, prefiro o velho boné de ciclismo. Mas não tenho dúvida da serventia do capacete.


Editado por Voodoo - 28 Out 2009 as 23:30
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 28 Out 2009 as 23:32
Pois é... na prática se eu quebrar o relógio, é o mesmo que eu quebrar o capacete. Só que na prática, pode ser bem diferente o resultado d´eu quebrar o pulso ou a cabeça. Enfim, se ele me protegeu das ESCORIAÇÕES, já valeu.

Outra, agora na linha da física: é LÓGICO que uma boa parte da energia gerada pelo impacto racha o capacete. É igualmente lógico que 100% dessa "boa parte da energia" iria diretamente para a cabeça.

O que me leva a concluir: nosso cérebro é protegido dentro da cabeça por alguns sistemas bem inteligentes e avançados (líquidos, meninges, pia-máteres e outras membranas, além do hardshell que é o crânio). Isso certamente tem um porquê, como eu disse é um órgão extremamente importante e ao mesmo tempo relativalente delicado e sensível.

Embora de forma um tanto rudimentar se comparada com essa maravilha toda, o capacete de certa forma "emula" isso, com as espumas, o isopor, a casca e o esqueleto interno. Faz todo sentido acrescentar uma camada de proteção artificial à nossa proteção natural. Por fim, os pais não conseguem impedir que seus bebês batam a cabeça, mas o instinto é proteger a todo custo nesse sentido. O cinto de segurança e o airbag não evitam acidentes e têm eficácia limitada na proteção parcial em caso de acidentes. Ainda assim, o uso do capacete e do cinto de segurança são igualmente instintivos.




Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
hdab Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2007
SP
Offline
Mensagens:266
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 00:42
Já não é novo esse posicionamento do Notívago em relação ao uso do capacete, haja vista aquela discussão interminável no fórum principal. Pra mim o questionamento de certos assuntos tidos como "dogma" é pertinente, mas há certas lutas que são deveras inglórias (essa é uma delas), já que essa me parece girar em torno da "preferência pessoal".

Acredito que a encrenca dele se dê por conta da cultura do medo que se apoia fortemente na estatística pra promover o uso do equipamento. Daí a busca interminável por artigos e mais artigos, os quais também se utilizam da estatística, mas com propósito diametralmente oposto, para corroborar a tese dele de que não há provas de que o capacete é efetivo.

Esse tópico tende a ser como o primeiro: aquela discussão de sexo dos anjos que nunca termina. Pra mim, a decisão final é do ciclista: eu me sinto protegido com ele, mesmo sabendo das limitações do equipamento e as condições de contorno. Se algo acontecer e eu não estiver usando, pior pra mim.
Voltar ao Topo
notivago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mar 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:655
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 03:31

NOSSA!!!

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Estou realmente IMPRESSIONADO como alguém pode pensar como o notivago...
...tudo bem querer ser cético, argumentador, o cara que discorda de tudo e etc....

Mas daí a dizer que um capacete não protege a cabeça de ninguém.... Putz.

Não precisa ser um físico nuclear, por pura coincidência sou, pra saber que um composto feito pra amortecer impactos de alguma forma faz isso, mesmo que essa estrutura seja danificada (rachar, como citou o alex).

Sei que já te pediram pra fazer vários testes... mas faz só mais um... pega um martelo e dá na sua cabeça com e sem capacete. Mas dá sem o capacete depois de dar com... senão não poderá concluir os testes.

Depois pede alguém pra postar os resultados aqui, porque certamente vc mesmo não terá condições por algum tempo.

Vai me dizer que o capaceete de Felipe Massa não cumpriu com a função dele porque se danificou com a batida da mola...!!!????

Fala sério!

É quase um crime você fazer apologia ao não uso do capacete num forum de ciclismo... dizer que é um item estético ou algo que o valha...

Pára com isso, meu. Os casos estão ai aos montes de pessoas que bateram de cabeça no chão e não tiveram nada... será que a pessoa teria que cair sem o capacete pra poder te provar mostrando o estrago? Ninguém vai fazer isso... por isso digo pra vc mesmo fazer os testes com você.

Espero que você seja bem perito pedalando pra nunca ter que atestar o furo de suas teorias! 


"NOSSA!!!" foi o que eu pensei quando li primeiro este post! Nossa!!! Tomei a carteirada do fisico nuclear! Nuclear, não menos! O homem que olha para dentro da matéria! Que conhece o espaço vazio que preenche a imensidão entre cada pequena porção que constitui o que chamamos de realidade!

E depois eu pensei: Nossa! Por que o amigo físico, nuclear não menos, parece ter esquecido o equipamento de segurança em alguns de seus experimentos! Porque a radiação parece te-lo feito esquecer algumas coisas não menos importantes para um cientista.

Esqueceu por exemplo que era uma verdade óbvia para qualquer um, que nem precisava ser um alquimista, que o sol girava em torno da terra, e foi necessária a dúvida de vários grandes homens da sua profissão para que essa verdade deixasse de ser óbvia ou verdade.

Esqueceu-se também que quando formulou sua teoria de ondas e linhas, Maxwell as descartou por que para que elas fossem verdadeiras a velocidade da luz precisaria ser constante para todos os referências e isso ia contra o que se acreditava como uma verdade óbvia e então foi preciso um outro grande homem para acreditar que a verdade óbvia fosse uma mentira para para que um novo campo do conhecimento humano fosse aberto e que outras verdades que parecem contradizer o que é óbvio pudessem ser reveladas e que ao contrário do que diz o senso comum matéria e energia são a mesma coisa, que algo sólido tem mais espaço vazio do que matéria, de que o átomo que o seu próprio nome diz ser indivizível(para os que não sabem do grego a=não, tomo=divisão, parte) na realidade é constituido de pequenos pedacinhos, que a massa varia com a velocidade e tantas outras verdades que parecem contradizer as verdades óbvias.

Esqueceu-se também nosso amigo "Cientista"(Nuclear! Não menos!), que nenhuma verdade é absoluta e que o trabalho do cientista é manter-se cético e aberto à novas verdades, que o cientista deve sempre questionar as verdades em busca de novo conhecimento e que a Verdade é o terreno da religião e não do cientista e que uma vez que se perde a capacidade de questionar, perde-se a capacidade de evoluir.

Esqueceu-se também o nosso cientista(Nuclear! Não! menos...) que o conhecimento é obtido com evidências iluminadas pela razão e não por crenças disfarçadas com as névoas de falácias como apelo à autoridade, ad hominen e non sequitur que podem ser encontradas apenas nessa uma resposta dele.

Então quando se impressionar mais uma vez com a existência de pessoas que pensam como eu, lembre-se que a sua profissão só existe por que existiram pessoas que pensam como eu e você deveria igualmente pensar assim.
You can choose from phantom fears and kindness that can kill;
I will choose a path that's clear
I will choose freewill.
-- Rush, Freewill
Voltar ao Topo
Einstein Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:1745
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 05:15
Originalmente postado por notivago notivago escreveu:


NOSSA!!!

Originalmente postado por Einstein Einstein escreveu:

Estou realmente IMPRESSIONADO como alguém pode pensar como o notivago...
...tudo bem querer ser cético, argumentador, o cara que discorda de tudo e etc....

Mas daí a dizer que um capacete não protege a cabeça de ninguém.... Putz.

Não precisa ser um físico nuclear, por pura coincidência sou, pra saber que um composto feito pra amortecer impactos de alguma forma faz isso, mesmo que essa estrutura seja danificada (rachar, como citou o alex).

Sei que já te pediram pra fazer vários testes... mas faz só mais um... pega um martelo e dá na sua cabeça com e sem capacete. Mas dá sem o capacete depois de dar com... senão não poderá concluir os testes.

Depois pede alguém pra postar os resultados aqui, porque certamente vc mesmo não terá condições por algum tempo.

Vai me dizer que o capaceete de Felipe Massa não cumpriu com a função dele porque se danificou com a batida da mola...!!!????

Fala sério!

É quase um crime você fazer apologia ao não uso do capacete num forum de ciclismo... dizer que é um item estético ou algo que o valha...

Pára com isso, meu. Os casos estão ai aos montes de pessoas que bateram de cabeça no chão e não tiveram nada... será que a pessoa teria que cair sem o capacete pra poder te provar mostrando o estrago? Ninguém vai fazer isso... por isso digo pra vc mesmo fazer os testes com você.

Espero que você seja bem perito pedalando pra nunca ter que atestar o furo de suas teorias! 


"NOSSA!!!" foi o que eu pensei quando li primeiro este post! Nossa!!! Tomei a carteirada do fisico nuclear! Nuclear, não menos! O homem que olha para dentro da matéria! Que conhece o espaço vazio que preenche a imensidão entre cada pequena porção que constitui o que chamamos de realidade!

E depois eu pensei: Nossa! Por que o amigo físico, nuclear não menos, parece ter esquecido o equipamento de segurança em alguns de seus experimentos! Porque a radiação parece te-lo feito esquecer algumas coisas não menos importantes para um cientista.

Esqueceu por exemplo que era uma verdade óbvia para qualquer um, que nem precisava ser um alquimista, que o sol girava em torno da terra, e foi necessária a dúvida de vários grandes homens da sua profissão para que essa verdade deixasse de ser óbvia ou verdade.

Esqueceu-se também que quando formulou sua teoria de ondas e linhas, Maxwell as descartou por que para que elas fossem verdadeiras a velocidade da luz precisaria ser constante para todos os referências e isso ia contra o que se acreditava como uma verdade óbvia e então foi preciso um outro grande homem para acreditar que a verdade óbvia fosse uma mentira para para que um novo campo do conhecimento humano fosse aberto e que outras verdades que parecem contradizer o que é óbvio pudessem ser reveladas e que ao contrário do que diz o senso comum matéria e energia são a mesma coisa, que algo sólido tem mais espaço vazio do que matéria, de que o átomo que o seu próprio nome diz ser indivizível(para os que não sabem do grego a=não, tomo=divisão, parte) na realidade é constituido de pequenos pedacinhos, que a massa varia com a velocidade e tantas outras verdades que parecem contradizer as verdades óbvias.

Esqueceu-se também nosso amigo "Cientista"(Nuclear! Não menos!), que nenhuma verdade é absoluta e que o trabalho do cientista é manter-se cético e aberto à novas verdades, que o cientista deve sempre questionar as verdades em busca de novo conhecimento e que a Verdade é o terreno da religião e não do cientista e que uma vez que se perde a capacidade de questionar, perde-se a capacidade de evoluir.

Esqueceu-se também o nosso cientista(Nuclear! Não! menos...) que o conhecimento é obtido com evidências iluminadas pela razão e não por crenças disfarçadas com as névoas de falácias como apelo à autoridade, ad hominen e non sequitur que podem ser encontradas apenas nessa uma resposta dele.

Então quando se impressionar mais uma vez com a existência de pessoas que pensam como eu, lembre-se que a sua profissão só existe por que existiram pessoas que pensam como eu e você deveria igualmente pensar assim.
 
Notivago, querido...
Já sabendo da possibilidade de reações desse tipo foi que eu não usei qualquer termo técnico ou argumento de cunho científico para sustentar nada. Até porque não era preciso. Basta o senso comum (que por ser comum não significa burro, desqualificado ou questionável).

Sem falar que o objetivo deste fórum, pelo menos a meu ver, é falar de esporte e ciclismo e não ficar divagando sobre filosofia, holística ou física. Você precisa ter mais cuidado com isso pra não ficar com essa fama de antipático que se espalha por ai... (“Conhecimento real é saber a extensão da própria ignorância” já diria Confúcio).

Apesar de ser físico, com especializações em geofísica nuclear e astrofísica, escrevi como pai e esportista, cuja família depende de minha integridade física para o sustento diário. Até porque físicos, ou conhecedores de que qualquer área, não são donos da verdade nem hoje nem dia nenhum, nem em suas áreas nem em qualquer área do conhecimento. Caso contrário acabaria a necessidade do estudo e o desenvolvimento do conhecimento científico (Já dizia Sir. Isaac Newton: “Se eu vi mais longe, foi por estar de pé sobre ombros de gigantes.”).
Apontar itens da evolução da ciência (que você quis mostrar como falhas) não desqualifica o ponto de vista de qualquer cientista daqui pra frente.
Vou parar de me alongar porque o Livestrong já deve estar tendo delírios e desejando não ter caído... pra não ter postado o tópico... pra não ter que ouvir o notivago, que engraçado, mostrando todo o seu conhecimento em todas as áreas, desde as que lhe competem às que não lhe competem (se é que as há).
Seja feliz pedalando sem o seu capacete, enquanto eu, como se fosse um palhaço, pedalo com um adorno na cabeça.

"La vida es muy peligrosa. No por las personas que hacen el mal, sino por las que se sientan a ver lo que pasa" Einstein
Voltar ao Topo
Troll Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Out 2009
Earth
Offline
Mensagens:15
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 08:31
WackoWacko[/QUOTE]

"NOSSA!!!" foi o que eu pensei quando li primeiro este post! Nossa!!! Tomei a carteirada do fisico nuclear! Nuclear, não menos! O homem que olha para dentro da matéria! Que conhece o espaço vazio que preenche a imensidão entre cada pequena porção que constitui o que chamamos de realidade!

E depois eu pensei: Nossa! Por que o amigo físico, nuclear não menos, parece ter esquecido o equipamento de segurança em alguns de seus experimentos! Porque a radiação parece te-lo feito esquecer algumas coisas não menos importantes para um cientista.

Esqueceu por exemplo que era uma verdade óbvia para qualquer um, que nem precisava ser um alquimista, que o sol girava em torno da terra, e foi necessária a dúvida de vários grandes homens da sua profissão para que essa verdade deixasse de ser óbvia ou verdade.

Esqueceu-se também que quando formulou sua teoria de ondas e linhas, Maxwell as descartou por que para que elas fossem verdadeiras a velocidade da luz precisaria ser constante para todos os referências e isso ia contra o que se acreditava como uma verdade óbvia e então foi preciso um outro grande homem para acreditar que a verdade óbvia fosse uma mentira para para que um novo campo do conhecimento humano fosse aberto e que outras verdades que parecem contradizer o que é óbvio pudessem ser reveladas e que ao contrário do que diz o senso comum matéria e energia são a mesma coisa, que algo sólido tem mais espaço vazio do que matéria, de que o átomo que o seu próprio nome diz ser indivizível(para os que não sabem do grego a=não, tomo=divisão, parte) na realidade é constituido de pequenos pedacinhos, que a massa varia com a velocidade e tantas outras verdades que parecem contradizer as verdades óbvias.

Esqueceu-se também nosso amigo "Cientista"(Nuclear! Não menos!), que nenhuma verdade é absoluta e que o trabalho do cientista é manter-se cético e aberto à novas verdades, que o cientista deve sempre questionar as verdades em busca de novo conhecimento e que a Verdade é o terreno da religião e não do cientista e que uma vez que se perde a capacidade de questionar, perde-se a capacidade de evoluir.

Esqueceu-se também o nosso cientista(Nuclear! Não! menos...) que o conhecimento é obtido com evidências iluminadas pela razão e não por crenças disfarçadas com as névoas de falácias como apelo à autoridade, ad hominen e non sequitur que podem ser encontradas apenas nessa uma resposta dele.

Então quando se impressionar mais uma vez com a existência de pessoas que pensam como eu, lembre-se que a sua profissão só existe por que existiram pessoas que pensam como eu e você deveria igualmente pensar assim.[/QUOTE]

WackoWackoWacko
Voltar ao Topo
Jcesark Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 25 Nov 2008
Mafra-SC
Offline
Mensagens:2074
Link direto para este Post Postado: 29 Out 2009 as 09:22
O capacete não era obrigatório entre os prós até uns anos atrás.

Já que é pra falar só estando embasado, alguém sabe de algum estudo provando que as mortes ou danos cerebrais diminuíram estatisticamente após a obrigatoriedade do uso do capacete ? 
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 5>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X