Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Queda por fratura do guidão carbono 3T Eryx Team
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Queda por fratura do guidão carbono 3T Eryx Team

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
svincenti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2012
Ouro Fino
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar svincenti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Queda por fratura do guidão carbono 3T Eryx Team
    Postado: 07 Set 2021 as 17:15
No dia 19/02/2021, eu sofri uma queda, devido à fratura do meu guidão de carbono 3T Eryx Team. Felizmente não fraturei nada, nem tive lesões mais sérias. Além do susto, foram apenas escoriações, hematomas e inchaços. Como eu tinha uma câmera acoplada ao capacete, e estava gravando, no momento do acidente, resolvi fazer uma edição e postar no YouTube. O objetivo é apenas alertar os ciclistas, afinal muitas vezes, em nome de aliviar o peso das bicicletas, opta-se por utilizar peças menos resistentes. Quem tiver interesse de assistir, o link é:

https://youtu.be/UPVTPaq8RM0

Não é link patrocinado, nem nada do tipo. Não vou ganhar nada com isso, a não ser a título de curiosidade e informação, ok?

Bons pedais a todos!
Abraços,

Sergio
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 18:15
primeiro, que ótimo que está tudo bem e foram só machucados leves! uma queda boba dessas podia ter dado bem mais problema, deu sorte!

agora sobre o guidão..
o carbono não é "menos resistente", pelo contrário.. até pq se fosse assim pro's não usariam em condição de competições com alto stress relacionado no componente, não é bem por ai de que pra aliviar peso se compromete resistência/funcionalidade
mas ai entra a questão da procedência desse teu guidão.. é um 3T original? voce comprou em loja confiável? pq tem muita cópia por ai e, na aparência, até semelhante msm, mas entra o problema de fabricar de forma errada, não testar, e ai é um componente comprometido..
se for original, aí é buscar a loja pra acionar de alguma forma, a loja ou a marca, pois um guidão não é pra fraturar assim, pelo menos não assim só pedalando, seria diferente se fosse descendo um barranco ou sei lá..
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1813
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 18:31
Pelo local da quebra, aparentemente a fadiga decorreu de sobreaperto da manete de freio. Não faço ideia do torque correto, mas creio não ser mais que 4Nm.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 19:12
É por essas e outras que prefiro o bom e velho alumínio, hehehe...
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1813
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 19:27
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

É por essas e outras que prefiro o bom e velho alumínio, hehehe...


Certeza , ainda mais no MTB que descendo se divide o apoio apenas entre pedal e guidão... complicado!
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
LeoSilva Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Mar 2020
curitiba pr
Offline
Mensagens:815
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoSilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 20:00
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

É por essas e outras que prefiro o bom e velho alumínio, hehehe...


Depois de ver esse vídeo quero distância de componentes de carbono.
Voltar ao Topo
svincenti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2012
Ouro Fino
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar svincenti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 21:22
Eu me expressei mal quando disse “menos resistente”. Mas era um guidão original sim, inclusive peguei outro na garantia. Mas desta vez optei pelo de alumínio mesmo. Quanto ao torque, creio q estava correto, pois comprei a bike nova e fiz o bikefit correto, quando todos os ajustes foram realizados pelos profissionais da loja. Mas enfim, como eu disse inicialmente, o objetivo da minha postagem foi mais curiosidade mesmo, mostrar uma coisa q pode acontecer com qualquer um. Abraço a todos.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2128
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2021 as 21:41
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

É por essas e outras que prefiro o bom e velho alumínio, hehehe...

Tamo junto. Sou cismado. Não teria também, além do fator custo que já afasta muitos, paciência para o "manejo" e cuidado indispensável com  peças de carbono. Considerada a procedência o produto pode falhar por torque inadequado.
Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 07:18
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

É por essas e outras que prefiro o bom e velho alumínio, hehehe...

Ainda mais andando com um baita sobrepeso!!
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 07:36
Se a ruptura ainda fosse na parte da mesa com aquela parafusaiada toda e o lance de aperto eu não diria nada, mas nos manetes? Faço ideia aqueles guidões do tipo integrado com a mesa mas que não tem o perfil redondo por toda a sua extensão e sim flat, como esse aqui:



Eu tb uso algumas peças em carbono mas só em partes que não tem muita frescura com aperto, como o banco e canote. Imagine ter que usar buchas para prender o garfo ao quadro mesmo sendo o sistema aheadset por causa do problema de torque nas peças...
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 08:56
Acho que devemos ficar atentos a comprar produtos de "marca".

Vejamos, pesquisando esse modelo, achei informação de 2011, pelo que vi só foi feito em 2 formatos, reto e com rise no tamanho 680mm.

Último modelo de guidão 3T para MTB que achei algo foi de 2014, então me parece que faz bom tempo que a 3T não faz nada para MTB.

E no site deles desde 2017 os produtos podem ser facilmente registrados e confimados sua veracidade atravez do numero de serie e QRcode impresso nos produtos.

Enão acho que ser "original" vai ser bem dificil.


Aperto do manete tanto no alumino ou no carbono é apenas pro manete não girar qndo freia, é pra ficar bem facil de girar na hora do tombo.

De linhas de entrada de carbono não muda muito o torque pra aluminio não, os canotes e guidões são robustos, bastante material, por isso a pouca diferença de peso.





Voltar ao Topo
GabrielSL329 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2019
Farroupilha
Offline
Mensagens:1715
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GabrielSL329 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 08:58
Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Acho que devemos ficar atentos a comprar produtos de "marca".

Vejamos, pesquisando esse modelo, achei informação de 2011, pelo que vi só foi feito em 2 formatos, reto e com rise no tamanho 680mm.

Último modelo de guidão 3T para MTB que achei algo foi de 2014, então me parece que faz bom tempo que a 3T não faz nada para MTB.

E no site deles desde 2017 os produtos podem ser facilmente registrados e confimados sua veracidade atravez do numero de serie e QRcode impresso nos produtos.

Enão acho que ser "original" vai ser bem dificil.


Aperto do manete tanto no alumino ou no carbono é apenas pro manete não girar qndo freia, é pra ficar bem facil de girar na hora do tombo.

De linhas de entrada de carbono não muda muito o torque pra aluminio não, os canotes e guidões são robustos, bastante material, por isso a pouca diferença de peso.






A título de informação (pros leigos, incluso eu): Carbono tem validade??
Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange
Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada)
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 09:19
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

A título de informação (pros leigos, incluso eu): Carbono tem validade??

Sou leigo, mas já ouvi algo assim. Como usa resina plástica na construção, acredito que sim, tenha validade, da mesma forma que uma cadeira de plástico tb tem.

Mas, como disse, sou leigo em carbono. Alguém confirma ou refuta a hipótese?
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
rod_br Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jan 2008
Amparo, SP
Offline
Mensagens:340
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rod_br Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 09:27
Ótimo que não teve nada de mais grave. Mas a mensagem é: ou comprem peças boas de carbono ou fiquem com o alumínio.
Cannondale F-Si Carbon 5 (2021)
Specialized Stumpjumper 26"
Kona Kula 26"
KHS Alite 500 26"
Voltar ao Topo
FelipeV Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Out 2013
Gaspar SC
Offline
Mensagens:393
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeV Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 09:29
Pois então, não acredito que tenha, no sentido, está lá guardado não vai estragar.

Pode que alguma loja tenha em estoque, comprou achando que ia bombar e ficou anos na prateleira, até comprei um sapatilha com sola de carbono com preço bom em loja fisica que estava encalhada lá, até fiz piada com vendedor "esse mofinho aqui ? qnto tempo isso ta guardado" é um modelo que foi lançado em 2018.

No uso, e acho que não se usa tanto tempo assim nesse meio, soube que rodas de carbono, marca ou sem marca sofre com o tempo, ao poucos os raios vão "puxando" o carbono e cria um calombo na região do nipple.  Mas fadiga, tanto carbono como aluminio vai sofrer e nenhum avisa antes.




Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 11:26
Que desespero! Já vi speedeiro no chão com garfo de carbono quebrado. 

Cada um sabe onde o calo aperta (com torquímetro, preferencialmente), mas considero o carbono um produto que demanda de cuidados especiais, além de qualidade comprovada em sua fabricação. Para mim não rola. 

Um competidor patrocinado usar é uma coisa, vai ter peça reposta sempre, profissionais cuidando da bike 24/7...  agora eu, mero mortal que ando com bomba, ferramentas, um santinho e o cartão no vermelho, a chance de dar ruim com produtos oem é muito grande. Quero não rs.
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 13:28
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

A título de informação (pros leigos, incluso eu): Carbono tem validade??

Sou leigo, mas já ouvi algo assim. Como usa resina plástica na construção, acredito que sim, tenha validade, da mesma forma que uma cadeira de plástico tb tem.

Mas, como disse, sou leigo em carbono. Alguém confirma ou refuta a hipótese?
tem e não tem.. boa parte da "validade" depende de ser bem feito

tem um envelhecimento/desgate por exposição a UV, umidade, salinidade, mas desde que nao seja super exposto a isso é para resistir tranquilo ao tempo..
ainda assim, carbono é fibra+resina e tem toda uma técnica no layout das fibras, encaixe, quanto na adição da resina e todo o processo de cura controlado.. variações nesses processos podem acelerar o envelhecimento e deterioração (assim como tb vão comprometer a resistência sob stress em uso, daí novamente cai na marca confiável, controle de qualidade, testes, etc)

existe uma questão de colocarem uma validade mas no sentido de "bom pra usar até X anos" (ja vi falarem de 7 ou 10) pq é quanto eles garantem em condições gerais, se for bem cuidado pode passar disso - tanto que se procurar tem gente com quadros de 10, 15, 20 anos por aí usando de boa..
e outra coisa tb é que a tecnologia de uso de carbono evoluiu muito nos últimos anos de forma geral, e nas bikes tb, então a qualidade de um quadro de 2000, 2010 e um desse ano é pra ter diferenças significativas em termos de aproveitamento do material, resistência, e também longevidade
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Gustavoct Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Abr 2019
Vila Velha - ES
Offline
Mensagens:419
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gustavoct Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Set 2021 as 16:34
Eu pedalo numa Specialized de carbono 2015 ErmmErmm, to pesando 114kg, Stern SmileStern Smile.
Bateu um certo medo, mas o guidão de carbono é muito confortável, flexível, muito bom de pedalar. 
Eu não aperto os parafusos da bike, só o do trilho do selim, o resto é tudo num Bike Shop renomado daqui, a montagem do grupo foi na autorizada SPZ, e nas 2 oficinas só elogiaram a bike.
Será que tem como eu verificar se tá tudo 100% ? 
Att.
Gustavo
Voltar ao Topo
svincenti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2012
Ouro Fino
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar svincenti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 15:07
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por FelipeV FelipeV escreveu:

Acho que devemos ficar atentos a comprar produtos de "marca".

Vejamos, pesquisando esse modelo, achei informação de 2011, pelo que vi só foi feito em 2 formatos, reto e com rise no tamanho 680mm.

Último modelo de guidão 3T para MTB que achei algo foi de 2014, então me parece que faz bom tempo que a 3T não faz nada para MTB.

E no site deles desde 2017 os produtos podem ser facilmente registrados e confimados sua veracidade atravez do numero de serie e QRcode impresso nos produtos.

Enão acho que ser "original" vai ser bem dificil.


Aperto do manete tanto no alumino ou no carbono é apenas pro manete não girar qndo freia, é pra ficar bem facil de girar na hora do tombo.

De linhas de entrada de carbono não muda muito o torque pra aluminio não, os canotes e guidões são robustos, bastante material, por isso a pouca diferença de peso.







A título de informação (pros leigos, incluso eu): Carbono tem validade??


Não sei se carbono tem validade, mas eu tenho uma sapatilha aqui, da Shimano, que é de 2011, se não me engano. Usei ela até acabar. Detalhe: o que acabou foi "o resto", porque a sola de carbono tá excelente até hoje.

Editado por svincenti - 13 Set 2021 as 15:13
Voltar ao Topo
svincenti Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jun 2012
Ouro Fino
Offline
Mensagens:261
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar svincenti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2021 as 15:12
Originalmente postado por Pantoja Pantoja escreveu:

Que desespero! Já vi speedeiro no chão com garfo de carbono quebrado. 

Cada um sabe onde o calo aperta (com torquímetro, preferencialmente), mas considero o carbono um produto que demanda de cuidados especiais, além de qualidade comprovada em sua fabricação. Para mim não rola. 

Um competidor patrocinado usar é uma coisa, vai ter peça reposta sempre, profissionais cuidando da bike 24/7...  agora eu, mero mortal que ando com bomba, ferramentas, um santinho e o cartão no vermelho, a chance de dar ruim com produtos oem é muito grande. Quero não rs.


É o que eu penso também... os profissionais têm as melhores peças e os melhores mecânicos o tempo todo. Nós, meros mortais, temos mais é que nos preocuparmos na diversão e na segurança de nossas atividades.
Voltar ao Topo
stefanob Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2016
Curitiba
Offline
Mensagens:1036
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar stefanob Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Set 2021 as 18:07
Originalmente postado por Gustavoct Gustavoct escreveu:

Eu pedalo numa Specialized de carbono 2015 ErmmErmm, to pesando 114kg, Stern SmileStern Smile.
Bateu um certo medo, mas o guidão de carbono é muito confortável, flexível, muito bom de pedalar. 
Eu não aperto os parafusos da bike, só o do trilho do selim, o resto é tudo num Bike Shop renomado daqui, a montagem do grupo foi na autorizada SPZ, e nas 2 oficinas só elogiaram a bike.
Será que tem como eu verificar se tá tudo 100% ? 
então Gustavo, calma lá.. heheh
a bike sempre foi tua? já teve algum acidente ou pancada mais forte? se não teve nenhuma situação extrema, ainda mais numa bike de marca renomada como a SPZ, a chance de problema só por envelhecimento/desgaste acredito ser baixa.. mesmo considerando teu peso

pra verificar mesmo, tem como sim.. dá pra fazer uma varredura no carbono pra verificar se está tudo ok, sem trincas e tal.. mas pra isso precisa de equip especializado, é ultrassom se nao to enganado e ai acho que só quem realmente trabalha fundo com carbono que teria, o q nao é fácil de achar e ainda te custaria uma grana


Editado por stefanob - 14 Set 2021 as 18:07
Road Tropix Madrid 2018
Rodas Superteam 50C
Perfil Strava
Voltar ao Topo
Andrepmcv Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2020
Vitoria
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrepmcv Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2023 as 12:16
Boa Tarde

Nao to dizendo que foi o caso aqui. 

Mas lendo os relatos me fez pensar no quanto é importante a bike ta "revisada". Eu sempre tento passar um olho fino no quadro e nos componentes justamente para ver essas avarias... sempre revejo os apertos dos parafusos... Alem disso, achar um mecanico bom é dificil, aquele que vai passar o olho fino na sua bike sem pressa para terminar porque tem outras para fazer, que vai checar detalhe por detalhe... 

eu particulamente estou doido pra comprar um guidão de carbono. Comprei um pelo bike inn mas a fiscalizacao nao deixou entrar e devolveram.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X