Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quantos graus em uma curva uma bike aguenta?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quantos graus em uma curva uma bike aguenta?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quantos graus em uma curva uma bike aguenta?
    Postado: 26 Jun 2019 as 19:16
Acho que essa pergunta é para os mais "matemáticos" do fórum, hehehe... Qual o grau médio de inclinação uma bike consegue fazer uma curva (no asfalto, área plana, velocidade média de 20Km/h) ou qual o grau máximo que alguém já fez aqui em curva e não caiu?

Peguei uma "mania" de, quase ao final do pedal, fazer alguns km em curvas com grande inclinação (ainda não medi, hehehe) usando um "trajeto" semi-oval (mais ou menos como na F-Indy) demarcado em um dos galpões do Engenhão (RJ) pelo pessoal que vai lá treinar patins (cerca de 70mts de perímetro). Qdo a molecada de bike me vê fazendo isso lá, vai atrás de mim naquela de "eu tb sei fazer isso", só que a maioria deles derrapa com curvas bem menos inclinadas do que eu com a minha bike (que não cai, pelo menos ainda...), mesmo com bikes equivalentes à que eu uso. O legal disso é que a graça não é fazer a "curva perfeita" e sim os tombos homéricos e engraçados que a molecada leva, hehehe...  
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2019 as 19:59
Voltar ao Topo
hurry-gurits Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Out 2015
são paulo
Offline
Mensagens:2069
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurry-gurits Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2019 as 20:19
Isso depende do raio de abertura da curva x inclinação da parede x velocidade , é uma simples decomposição de forças, quanto maior a inclinação maior tera que ser a velocidade.

No parque do ibirapuera na decada de 90 tinha uma "piscina oval" com 1,2m de largura de parede inclinação de uns 60 graus, que a galera ficava acelerando durante horas, o ponto critico sempre era a saida pela parte alta uma vez que a velocidade era alta para se manter na parede, é o mesmo princípio fisico do famoso "globo da morte"
scott single track 95 26" cromo
khs 204 full 2012 26"- R.I.P.
khs sixfifty 2500 27.5" - 2014
Mongoose XR PRO 29" - 2016
GT Sanction Pro 27.5" - 2015
GT Agressor 1.0 26" - 2012 - Pumptrack Edition
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2019 as 20:24
Muito boa a explicação do cara em relação às forças centrípeta, centrífuga e coeficiente de fricção. Os vídeos desses caras são muito bons, já os vi comparando bikes caras com bikes baratas, ou a estabilidade em manobras entre roads e mts e tal. E o barbudo parece o Volverine, hehehe...

Originalmente postado por misera misera escreveu:

https://www.youtube.com/watch?v=3I-daSkd62E
Voltar ao Topo
Kings Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2018
Americana/SP
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kings Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jun 2019 as 10:58
Originalmente postado por hurry-gurits hurry-gurits escreveu:

No parque do ibirapuera na decada de 90 tinha uma "piscina oval" com 1,2m de largura de parede inclinação de uns 60 graus, que a galera ficava acelerando durante horas, o ponto critico sempre era a saida pela parte alta uma vez que a velocidade era alta para se manter na parede, é o mesmo princípio fisico do famoso "globo da morte"
Ia sempre no Ibirapuera nessa época, e via os caras andando nessa piscina. Ficava morrendo de medo de entrar e pagar um mico na frente da galera. Até o dia que fui lá e não tinha ninguém. Entrei no oval e levei um rola homérico, saí todo ralado. Nunca mais tive coragem nem de pensar em entrar num negócio desse.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X