Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Quando trocar rolamento roda bike
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Quando trocar rolamento roda bike

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Bikeraço Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Set 2016
Timoteo
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bikeraço Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quando trocar rolamento roda bike
    Postado: 31 Ago 2019 as 19:03
Olá pessoal.

Estou com um par de rodas Vzan Everest XC com mais de 10.000km rodados. Até o momento os rolamentos não apresentam folgas ou irregularidades no giro (falta de graxa). Nunca foram desmontados.

Como identificar a hora de trocar os rolamentos? Só se tiver folga?

Com o aumento da vida útil, é perceptível o aumento do atrito em decorrência da degradação da lubrificação?

Parece que a roda não está girando tão solta como no início
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2019 as 21:36
Eu faço a revisão, limpeza e lubrificação a cada 6 meses ou 3000km. Se estiver algo fora do comum, troco as esferas ou rolamentos, conforme o caso. Nunca tive que trocar as pistas das esferas, mas já troquei um cubo inferior por outro melhor antes que me desse esse problema.

Essa é a minha experiência. Na verdade, eu tb quero saber quando é a hora de trocar o cubo. Imagino que com boa manutenção, ele deve durar bastante, já que as peças que desgastam são removíveis. Ainda assim, devem haver situações onde a troca seja mais vantajosa.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
rafasheila Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Mar 2010
santa cruz
Offline
Mensagens:277
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafasheila Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2019 as 09:26
VZAN recomenda a manutenção a cada 1500 km, se vc já rodou 10000 km, já passou bastante da hora de uma revisão. Mesmo achando que a cada 1500 km seja um exagero, sempre melhor gastar um pouquinho com manutenção e lubrificação e não arriscar ficar na mão na trilha ou danificar uma roda cara por rolamentos der 20 reais.
"sempre acho que consigo fazer a curva, ás vezes acerto"
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2019 as 10:08
Rolamentos de qualidade, a graxa é especificada para a vida útil do rolamento. Ou seja, considerando que nestes cubos tenham bons rolamentos, não há necessidade alguma de abrir a vedação dos rolamentos e "relubrificar".

A vida útil deles, tu irá perceber na suavidade de funcionamento. Folgas, pequenos "trancos" na rotação já indicam o fim da vida dele. Até mesmo esse atrito adicional que você percebe (roda mais pesada) já é um indício que está chegando ao fim da vida. Nessa condição, não seria urgente a substituição deles, porém já é um motivo fazer o reparo a melhoria no giro da roda.
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2019 as 10:11
Uma coisa interessante que vejo muito. Rolamento blindado não se "relubrifica", se troca. Ao tirar a capa de vedação para lavar e trocar a graxa, ela perde a funcionalidade de vedação, deixando o rolamento mais suscetível a entrada de sujeira. O correto é trocá-los quando apresentar funcionamento inadequado.

Diferentemente de cubos cone/esfera, estes quando não são vedados (selados) necessitam troca constante da graxa. 
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X